Novel Mo Dai Zu Shi (série The Untamed) – Diferenças Entre as Versões

domingo, 20 de dezembro de 2020

 Por: Lady Lovegood

Olá, pequenos gafanhotos, como estão? Eu espero de coração que todos vocês estejam felizes, saudáveis e hidratados!

Então, sem mais delongas: hoje vou trazer para vocês uma “resenha” de uma novel chinesa que me conquistou muito nos últimos meses! Ela é literalmente tudo em que posso pensar depois que a li e vi a série! E essa, senhoras e senhores, é MDZS — Mo Dai Zu Shi!

Eu já fiz uma resenha aqui bem completinha (na medida do possível) sobre essa história, na verdade, mas nela eu abordei a trama seguindo o que existe na série, que, apesar de muito fiel à obra original, que é a novel, ainda diverge em algumas coisas.

Eu considero que seria muito prolixo simplesmente repetir tudo o que eu já disse na outra resenha, — a qual vou deixar o link aqui embaixo —, dessa forma eu vou tentar me ater nas coisas que existem na novel e não existem na versão cinematográfica — ou mesmo coisas que existem em The Untamed, mas que nunca existiram de fato na obra “original”. E também alguns fatos aleatórios e curiosidades!

 

Link da resenha de The Untamed:

https://ligadosbetas.blogspot.com/2020/12/resenha-untamed-serie-mo-dai-zu-shi.html

 

O Universo de MDZS

O universo de MDZS com certeza é bem mais explicado e completo no romance. E isso se estende desde interações entre personagens até a própria construção de mundo. Vamos aos exemplos, para facilitar.

Uma coisa que eu não tinha percebido, ao apenas assistir The Untamed, era o quão importante e significativo era a questão do nome das pessoas nesse universo. Nele, as pessoas têm um nome de nascimento e um nome de “cortesia”; sendo o nome de nascimento oferecido àqueles mais próximos da pessoa, amigos, parentes, pessoas com mais intimidade, e o nome de cortesia a desconhecidos, colegas, pessoas não muito próximas.

Por exemplo, Lan Zhan é o nome de nascimento do nosso querido Segundo Jovem Mestre Lan, e Lan WangJi é seu nome de cortesia. E, sabendo disso, algo que na série nós acabamos não dando o valor devido, é o fato do Wuxian, desde o começo, chamar o WangJi por seu nome de nascimento, demonstrando uma intimidade que não condizia com a situação — visto que eles eram colegas de classe que tinham acabado de se conhecer.

Aliás, se prestado bem atenção, esse é um dos motivos pelos quais o Lan Zhan fica “bravo” em uma das suas primeiras interações.

Mas, bem... também vamos lembrar que o Lan Zhan retribuiu o favor e chama o Wuxian por seu nome de nascimento, “Wei Ying”.

(Levante a mão se você também escutou a voz do Wang Yibo pronunciando “Wei Ying” \o/)

 

Outra coisa que também fica um pouco confuso e mal explicado na série é como, de fato, as pessoas se tornam cultivadores. O processo não é muito bem explicado, como na novel, e nem dá detalhes, por exemplo, de como exatamente o método de cultivo do Wuxian, o cultivo demoníaco, funciona.

Eu não vou explicar aqui porque talvez esse seja um spoiler, para você que ainda não leu.

Em The Untamed, também, apesar de com o passar do tempo você começar a entender o conceito de Seita e quais são as principais, também não explica muito bem como funciona cada uma. Na novel você entende que nas seitas existe sempre uma família principal, o clã, que são os responsáveis por liderar toda a seita, e que as principais seitas são:

- Seita Jin, que fica em Lanling (LanlingJin)

 - Seita Lan, que fica em Gusu (GusuLan)

- Seita Jiang, que fica em Yunmeng (YunmengJiang)

- Seita Nie, que fica em Qinghe (QingheNie)

- Seita Wen, que fica em Qishan (QishanWen)

 

E elas ainda tem, digamos, suas “capitais”, que são onde de fato residem dentro dessas regiões. Respectivamente, esses lugares são:

- A Torre da Carpa

- O Recesso das Nuvens

- O Píer Lotús

- O Reino Impuro

 - A Cidade Sem Noite

 

E cada uma dessas seitas tem suas peculiaridades, cultura e técnicas próprias de cultivo.

No geral, é muito interessante ler sobre como os personagens são diferentes de acordo com a Seita da qual vieram, e vemos muito em MDZS esse choque cultural, principalmente entre os dois personagens principais: Wei Wuxian e Lan WangJi.

 

Os Personagens

A coisa que mais me chocou depois de ler a novel foi com certeza perceber que a série dá muito destaque para personagens que quase não aparecem no romance. Personagens queridos como Jiang YanLi e Wen Qing têm de fato poucas cenas, essa primeira menos ainda que a última.

É inegável ainda a importância de Wen Qing para a história, mas ela, ao contrário do que a série mostra, não é inserida logo no começo da história, mas sim apenas mais tarde, já quase no estopim da guerra entre a Seita Wen e as outras Seitas. Na série, ela foi, ao meu ver, desnecessariamente inserida em situações onde ela nunca esteve presente. Aliás, ela e seu irmão Wen Ning.

A nossa amada Jiang Yanli, também, que aparece já nos primeiros episódios indo com seus irmãos, Jiang Cheng e Wei Wuxian, estudar em GusuLan, no Recesso das Nuvens, na verdade não vai com eles na novel, aparecendo apenas bem mais tarde na história, e tendo pouca participação ativa, apesar de ainda ser uma figura importante na história.

Outra coisa que deixou a história da série bem confusa, também, foi o fato de terem escolhido apenas um ator para interpretar o Wei Wuxian, tanto antes de sua morte como depois, quando ele ressuscita. Isso nos fez esquecer um pouco de um personagem importante, que apesar de nunca ter aparecido de fato, foi imprescindível para o encaminhar da história: Mo Xuanyu, que foi quem cedeu seu corpo, em troca de sua própria alma, para o espírito de Wei Wuxian.

Wei Wuxian, depois de voltar a vida, de fato tem a aparência de Mo Xuanyu, não mais a sua antiga, e isso fica muito explícito no romance, inclusive tendo uma cena dele mesmo descrevendo como ele se parece agora, no corpo do Xuanyu. E isso é muito mais válido para explicar o porquê das pessoas não o reconhecerem, a princípio, como Wuxian. Uma explicação muito melhor que a máscara que usaram como desculpa na série.

 

Linha do Tempo

Eu prefiro, indiscutivelmente, o sistema de linha do tempo da novel, pois, diferente da série, que nos quase trinta episódios sequenciais de flashback, a novel intercala os flashbacks de acordo com os acontecimentos do presente — o presente sendo a partir da ressurreição de Wuxian.

Essa forma é com certeza menos enfadonha e cansativa, e deu mais destaque aos eventos do presente que, ao meu ver, eram o que realmente importavam. A série passou muito tempo revendo coisas passadas, inclusive inventando coisas que nem existiam, e gastou uma quantidade de episódios menores no presente, cortando inclusive algumas cenas muito interessantes que poderiam ter sido incluídas.

O que salvou a série foi o fato da história ser, indiscutivelmente, incrível, sendo no passado ou presente.

 

Ah, sim, um fato importante também!

Em The Untamed, todos os acontecimentos, desde as aulas nos recessos das nuvens, atravessando a guerra com os Wen e até a morte do Wuxian, se passam em um período de três anos, enquanto na novel se passa bem mais tempo que isso.

É por isso que na sinopse da série fala de rever eventos de “16 anos atrás”, pois o Wuxian passou 13 anos morto, e com os três em que se passa desde o começo da história, dá a soma de 16 anos.

Mas não é bem assim.

O que dá a entender é que o Wuxian tinha em torno de 14/15 anos quando foi estudar no Recesso das Nuvens pela primeira vez, e algo em torno de 22 anos quando morre, o que nos daria um lapso de tempo de 7/8 anos, mais os trezes em que ele permaneceu morto.

Mas não se atentem muito a isso, pois, como eu disse na resenha de The Untamed, a própria autora, na novel mesmo, deu algumas mancadas em relação a contagem de tempo. O personagem Jin Ling, por exemplo, tinha algo em torno de quatro meses quando o Wuxian morreu e, trezes anos depois, quando Wuxian o encontra depois de ressuscitar, ele declara em alto e bom som que tem 15 anos.

Alguém avisa esse garoto que alguém está roubando seus preciosos anos de vida hahahahahaha

 

A Trama

A forma como a história é desenvolvida é com certeza bem diferente na novel.

Em primeiro lugar, não existe o “ferro yin”, que é o objeto de grande poder que parece instigar toda a guerra com o clã Wen na série. Na novel, vamos entender que a ganancia e sede de poder foi o que realmente levou o clã Wen a levantar guerra com o mundo do cultivo.

Aliás, a narração da novel é dividida em arcos e, apesar de ainda muito importante, nos primeiros arcos de flashback, que narram o Wuxian no Recesso das Nuvens, pouco vemos a presença do clã Wen ser mencionada. Diferente da série, os discípulos Wen nem comparecem às aulas, o que explica porque Wen Qing e Wen Ning não aparecem tanto no romance como na adaptação cinematográfica.

Em decorrência da censura e do tempo curto, que não poderia de fato abarcar toda a narrativa da novel, também tivemos muitas cenas importantes cortadas e coisas que ficaram sem explicação ou não foram dadas a importância que mereciam.

Uma dessas coisas é a cena rápida que apresenta o juramento feito entre Lan Xichen, Nie MingJue e Jin GuangYao, que os tornaram irmãos jurados. Ao meu ver, não ficou explícito na série o quão importante esse juramente era, e dessa forma, não ficou evidente o quanto Lan Xichen era próximo do líder do clã Nie, e quão profunda foi a traição que ele sentiu de Jin GuangYao.

Também não é explicado porque aquela prostituta, que surge mais tarde como testemunha dos crimes do nosso vilão, foi poupada, enquanto suas amigas meretrizes foram todas mortas. Na novel há toda uma cena explicando o motivo.

Na série, eles também mostram Wen Ruohan, o líder do clã Wen, tendo o título de “Cultivador Chefe”. No entanto, tal título, no romance, só foi criado após a Campanha Tiro ao Sol, depois de Wen Ruohan já estava morto.

No romance também não é dito se o posto de cultivador chefe é oferecido a alguém mais depois que o anterior morre, enquanto na série ele é oferecido a HanGuang-Jun.

 

Romance

O que mais sofreu com os cortes da série foi com certeza o romance. Toda a história de amor de Lan Zhan e Wei Ying foi quase em sua totalidade suprimida, apenas algumas cenas mais românticas aqui e ali, que, sem um contexto bem situado, poderiam se passar como momentos de companheirismo entre amigos muito próximos.

Na novel, longos capítulos e arcos são dedicados ao desenvolvimento do relacionamento deles, além de ainda estar presente no meio da história em si, conforme eles vão interagindo, crescendo e amadurecendo.

É um romance explícito, intenso e poderoso.

Eu senti, na verdade, que muito do personagem do Lan Zhan foi perdido nessa censura da série, pois, muito do que ele fez e faz é guiado pelo profundo amor que ele sempre sentiu por Wei Ying.

Na série, por exemplo, retrata a morte do Wei Wuxian após ele enfrentar o exército de cultivadores que queria matá-lo.

Na novel, não foi isso que aconteceu; ele não morreu ali.


SPOILERS, SPOILERS, MUITOS SPOILERS

(Prossiga por sua própria conta e risco)

 


Na novel, mais tarde vamos saber, pela boca de Lan Xichen, que, em meio a sua loucura e matança, Lan Zhan conseguiu resgatar Wei Ying do meio da batalha e levá-lo para outro lugar em segurança e, durante muito tempo, mesmo Wei Ying não o reconhecendo, em meio ao seu surto de loucura, ele ficou ao seu lado, doando energia espiritual e lhe transmitindo carinho e conforto.

Depois, quando seu tio, seu irmão, e anciões do clã Lan os encontraram e quiseram levar Lan Zhan de volta para Gusu, WangJi lutou contra os 33 anciões de seu clã, o que o levou a ser sentenciado a receber 33 chibatadas que o deixaram ferido por anos e a beira da morte. Ele também foi obrigado a entrar em reclusão por três anos.

Dessa forma, a morte de Wei Wuxian foi alguns meses depois, no que ficou conhecido como “cerco da colina sepultura”, e WangJi nem estava presente, pois ainda estava muito machucado. Mas, após saber da morte de seu amado, mesmo com toda a dor, ele ainda se arrastou até lá para ver por si mesmo.


FIM DO SPOILER

 

Esse e outros inúmeros gestos e sacrifícios que mais tarde vamos conhecer, nos faz perceber o quanto perdemos desse personagem tão incrível que o Lan Zhan é.

E bem, na novel, após o fim de toda a luta e a resolução de todos os mistérios, nós também ainda temos muitos capítulos exclusivos para narrar o romance deles! A sua primeira vez (e segunda, e terceira, e quarta, quinta, sexta, décima, vigésima... todo dia é todo dia), sua vida diária, mostra um pouco do que eles fazem agora, onde eles vivem e, o mais importante, podemos ver como, a cada dia que passa, eles se tornam ainda mais apaixonados um pelo outro!

E acho que é isso, gente! Eu falei e falei e sinto que nem toquei na superfície de todas as diferenças que eu poderia citar entre a série e a novel, mas eu tentei falar daquilo que mais achei relevante, que dá mais sentido à história. Se eu esqueci de algo ou disse algo errado, não hesitem em me corrigir! E perguntas também são bem aceitas ;)

Beijinhos!!!

Sra Lovegood

17 comentários:

  1. Adorei esta análise. Vou além, amei!
    Belíssimo trabalho. É a primeira que gostei muito mais dentre todas que já li, desde que fui arrebatada por MDZS. Os dois personagens estão muito bem descritos aqui. Amo demais Wei Wuxian e Lan Wangji desde que assisti a "Live Action" e então li tudo sobre a série, sobre o romance, li alguns fanfic's e, finalmente encontrei o romance traduzido na íntegra, para ler. Vocês existem para a paixão dos leitores. Continuem esse belo trabalho.
    Ah! Simplemente adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela leitura! Ficamos felizes por teres gostado :D

      Excluir
    2. Belíssimo trabalho 🙏 💖 parabéns 👏 gostaria de saber como encontrar o livro 📔

      Excluir
  2. Uauuuuu... amei o seu texto, amei de vdd. E mesmo não tendo lido a novel ainda, senti a mesma coisa sobre Lan Zhan, que ele perdeu muito na serie, dava pra ver que tinha algo a mais, porem não foi mostrado. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  3. Amei!!! É o que sempre digo, o drama é bom? SIM é ótimo, mas não se compara com a novel que é cheia de detalhes e muito mais aprofundada e explicativa! Eu gosto tanto de MDZS que comecei a escrever uma fic wangxian! A premissa é "Como seria se Wangji houvesse achado o corpo de Wei e quisesse ressuscitar o amado?" Algo meio dark com o Lan Zhan mexendo em arte demoníaca ksksksk enfim, gostei muito da sua resenha <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei os esclarecimentos. Como posso fazer para ler a novel?

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe se consigo ler a novel impressa?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns adorei conhecer mais sobre essa maravilhosa e apaixonante história obrigada pelos belos detalhes que na novel são muito mais descritos.Gostaria de saber onde consigo a novel para ler? Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Assisti o anime na ânsia do BL, totalmente por indicação pois em uma resenha no YouTube informaram que o Live action era completo assisti o dorama na Netflix e muitas cenas (principalmente pra quem nem assistiu o anime) ficam confusas. Graças  a Deus a New Pop vai publicar o mangá e terei mais cenas do romance entre Lan Zhan e Wei Ying (passo pano para todas as ações dele).

    ResponderExcluir
  8. Oi.o que mais fiquei em duvida foi a caso do circulo dourado,eles conseguem sobrevir normalmente ou morre rapido?por que ele deu o seu nucleo pro seu amigo? Queria saber.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pela explicação, juntando essa com outra explicação que vi no Twitter me deixou mais por dentro das falhas da série, principalmente pq fiquei me perguntando quem era esse tal de Mo Xuanyu até quase 6 ep pra acabar...

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana