O que são fanfics ABO?

domingo, 27 de setembro de 2020

 


Por: Sra. Lovegood

Olá, jovens padawans, como estão? Se cuidando? Saudáveis? Espero que sim! :)

Então, a tia trouxe hoje para vocês a explicação de um termo que vocês já devem ter visto muuuito por aí no fundo das fanfics e, se chegaram até aqui, é porque provavelmente estão se perguntando o que diabos isso significa!

 

E aí, afinal, o que é ABO, tia?

Então, a sigla significa literalmente: Alfa, Beta e Ômega. Nas fanfics, ela indica que existe essa, digamos... “dinâmica” entre as pessoas, que se encaixam em alguma dessas “categorias”. Na verdade, eu vejo muito essas três atribuições sendo chamadas de “segundo sexo”, pois elas têm muito a ver com o corpo da pessoa e seus instintos fisiológicos.

 

Vou explicar cada um, para vocês entenderem melhor.

Os Alfas são GERALMENTE os mais fortes no universo ABO, e costumam ter instintos de proteção, de territorialidade, são orgulhosos, poderosos e a “escala mais alta” da sociedade. É como se realmente fosse a descrição do “macho alfa” mesmo, APESAR de que as mulheres também podem muito bem ser alfas. Como eu disse lá atrás, é descrito como um “segundo sexo”.

Como o ABO é usado muito em fanfics em que os personagens são lobos, nas histórias eles também costumam ter características físicas como: serem altos, fortes, terem muita resistência, sentidos aguçados, como audição e olfato, etc. E até mesmo em fanfics em que os autores não escrevem os personagens como lobos, algumas vezes essas características também são aplicadas.

Os Ômegas, por sua vez, são GERALMENTE a classe mais... “delicada”, digamos assim. Eles são os mais gentis, dóceis, amáveis, bonitos e frágeis. De todas as três dinâmicas, eles são os mais fracos fisicamente, apesar de muitas vezes serem descritos como tendo sentidos aguçados quase tão bons quanto o dos alfas, ou seja: um bom olfato, paladar, audição, etc.

Nas fanfics, eles geralmente são quem tem a habilidade de engravidar, seja homem ou mulher, então em alguns universos eles são muito preciosos por esse motivo, enquanto em outros eles não são muito valorizados por serem considerados fracos física e emocionalmente.

Os Alfas e os Ômegas são naturalmente atraídos um pelo outro. Eu diria que noventa por cento das vezes as histórias se utilizam de um negócio chamado essência/perfume/cheio, que é basicamente um aroma único que cada uma das dinâmicas apresenta. O cheiro dos alfas costuma ser bem forte e mais intensos, enquanto o cheiro dos ômegas é mais doce e mais leve. As duas dinâmicas são atraídas pelos cheiros e costumam escolher parceiros fortemente influenciadas por isso.

Claro que não é cem por cento das histórias que usam isso, mas nas que usam, costuma ser a regra, apesar de haver exceções.

Muito bem, agora vamos falar dos Betas. Os Betas são a dinâmica com menos características, e são os mais próximos dos humanos normais. Eles não têm cheiros intensos e marcantes como os ômegas e alfas, e em alguns casos, os autores até os descrevem como não tendo cheiro nenhum. Eles são moderadamente fortes, como um humano normal, eu diria, às vezes um pouco mais — mas ainda superiores aos ômegas. Eles também não têm muitos instintos que precisam ser atendidos, como os outros. Fisicamente eles costumam ser descritos como nem muito altos nem muito baixos e relativamente bonitos.

Os betas masculinos ainda podem engravidar um ômega ou mulher beta/alfa, GERALMENTE, assim como os femininos ainda podem ter filhos.

 

Agora vamos para a parte mais interessante:

O que vocês têm que entender é que o universo ABO não foi algo criado com regras, VOCÊ escritor faz as regras. Tudo que eu disse até aqui é sobre o que se encontra mais nas fanfics, o que GERALMENTE acontece. Porque a verdade é que é apenas uma premissa que você pode trabalhar do jeito que você quiser.

Vou dar vários exemplos de coisas que li em fanfics para vocês entenderem melhor:

O mais comum é você encontrar fanfics em que o Alfa é o mais poderoso, o mais importante, mas eu já li histórias em que a dinâmica mais admirada era a ômega. Lembro bem que numa história em particular, os alfas eram tidos como fracos porque eles eram muito facilmente seduzidos pelos ômegas, ao ponto de fazer qualquer coisa que um ômega mandasse.

Em algumas histórias os ômegas masculinos não podem engravidar uma mulher nem outro ômega, já em outras eles podem. Às vezes os betas, sejam homens ou mulheres, são inférteis, às vezes não, eles podem ter filhos. Já li, inclusive, fanfics em que o ômega masculino não poderia engravidar, só as mulheres.

Uma coisa a se levar em consideração também são os personagens. Não é só porque alguém é um ômega que ele automaticamente tem que ser delicado, frágil e gentil. O personagem ainda é uma pessoa com defeitos e qualidades. O mesmo vale para os Alfas: existe por aí muitos alfas que são gentis, compreensivos, calmos. Assim como também existe betas que mesmo sem apresentar grandes traços de sua dinâmica, ainda podem ter características de alfas ou ômegas.

 

Enfim, é uma infinidade de possibilidades, e você escritor irá escolher como trabalhar a sua ideia e seus personagens dentro desse universo do ABO.

Então, espero que eu tenha conseguido explicar um pouquinho para vocês o que é ABO. Dúvidas? Só deixar nos comentários XD

É isso, gente! Beijinhos!

SraLovegood


25 comentários:

  1. Nossa! Agora sim u peguei o jeito kkkkk Eu achava que o sistema ABO era como um bicho de sete cabeças!!! Obrigad! Me ajudou bastante!!!


    Vc já ficou sabendo sobre "lobo virado" ? Pelo o que eu entendi era como se um ômega tivesse depressão ou algo parecido... Poderia me ajudar com mais informações sobre...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu não `sou a autora e não sei responder à tua pergunta. No entanto, vou deixá-la aqui caso alguém saiba :)

      Excluir
  2. Muito obrigado,estava pensando em fazer fanfics nesse estilo e precisava entender mais sobre esse mundo ABO KKKKKKKKKK ❤️❤️

    ResponderExcluir
  3. Ata pois eu nao entendia como um homem engravidava kkkkk muito obrigada pela imformação.

    ResponderExcluir
  4. chamei meu amigo e omega e o namoradin dele de alfa KKKKKK quase morri

    ResponderExcluir
  5. Gente, mas e esse negócio de Lúpus? Tem outras espécies? Pq eu sempre vejo só isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também há muito variação desse negócio de "Lúpus" e "Originais", mas na maioria das vez o Lúpus é uma terceira definição, tipo: Alfa Lúpus, Alfa, Beta, Ômega Lúpus, Ômega. Outros dizem que apenas alguns Alfas podem ser Lúpus.
      Na maioria das histórias com Lupús, ele são mais forte ou até se transformam.

      Excluir
  6. Muito obrigado, ainda estou confuso, mas esclareceu bastante.
    Tenho lido muitos manhwas com uns tal de "feromonios" q usavam essa dinâmica

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma dúvida. Eu leio muita história ABO, mas recentemente uma pessoa me falou que o tema invalida a transexualidade. Muita gente concordou com isso, mas eu ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto. Você já escutou sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O ABO não invalida a transexualidade. Afinal, não faz sentido pois pessoas trans não possuem feromônios (nesse nível, claro) e também não são divididos em três categorias (alfa, beta e ômega). Portanto, uma coisa é clara: as pessoas transsexuais estão apenas dizendo isso para forçarem a típica representatividade em um mundo fetichista. Não tem nenhum problema em consumir conteúdo/obras com esse tema, afinal é pura ficção.

      Excluir
  8. Eu queria saber como eh que uma alfa e uma ômega passam pelo nó.
    Eu nn encontro muitas fanfics entre duas mulheres sendo Alfa e Ômega.
    Alguem me tira essa duvida

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma dúvida. O que é um ômega lúpus? E qual é a diferença dele e um ômega?

    É a primeira vez que vejo isso em uma fic ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou autora mais não me intensifico muito no universo ABO pelo fato de ter que buscar muitas fontes que normalmente não são muito específicas e causam muita dor de cabeça mais enfim.
      Respondendo sua pergunta.. Ômegas Lúpus podem se transformar e também podem ter a chance de ter seu filhote, ou seja, engravidar. Ômegas também podem mais é uma gravidez arriscada onde pode validar a vida do filhote. Ômegas Lúpus também são mais privilegiados por serem mais "caçados" assim sigamos. Eles tem o cheiro mais intenso e marcante - não deixando o ar doce de lado -, diferente dos Ômegas, que tem o cheiro leve e suave.
      Podem se comunicar com seu Alfa através da marca - a marca pode ser feita em qualquer gênero ou classificação - que é feita na relação de amor com seu parceiro, que pode ser um Beta ou um Alfa, depende do autor da Obra.
      No cio, ocorrente no decorrer de a cada 2 em 2 meses, que dura em torno a 5 a 8 dias, o Ômega Lúpus necessita de um Alfa, pois ele é o único que satisfaz seu prazer. Ômegas também procuram apenas Alfas, mas, diferente dos Ômegas Lúpus que podem ficar esse tempo sem comer ou descansar indo apenas a procura de prazer e satisfação, Ômegas tendem a ter mais energia e insônia, cólicas e a cada dia que se passa, sua obsessão por prazer vai diminuindo e é seu tempo fértil onde a probabilidade de engravidar aumenta cerca de 3 vezes mais.
      Ômegas Lúpus, na transformação, tem a pelagem Branca como neve e os Alfas Lúpus, Negros como a noite.

      O universo ABO tem algumas restrições mais quase nunca são realizadas.

      Então, caso pense em escrever uma obra referente ao Universo ABO, deixe sua criatividade fluir e divirta-se pois, esse tipo de obra é mais conhecida por ser muito aberta, onde o autor se sente livre para imaginar o que quiser e retomar sua imaginação de volta aos trilhos.

      Espero ter ajudá-lo, pelo menos um poucokkk.

      Excluir
  10. mais isso e verdade na vida real eu nuca vi um alfa ou Ômega

    ResponderExcluir
  11. É óbvio que é mentira, para de brisar hshahsshsh

    ResponderExcluir
  12. "Ah, agora eu entendi... Agora eu saquei... Agora todas as peças se encaixam".

    ResponderExcluir
  13. Oi oi, tenho uma pergunta: Os betas podem se relacionar com os alfas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem sim por tanto que o alfa aceite.. Mais eles só não poderam ter filhos..

      Excluir
  14. Nossa mano, quantas fanfic eu já deixei de ler por causa desse "ABO" !? Em pleno 2024, e eu não sabia disso😭 Agora sim deu pra pegar um pouco do jeito do negócio. Thank you very much!

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana