O que são as AU, tão famosas no Twitter?

domingo, 31 de maio de 2020


Por: Lady Lovegood

Link no Nyah: https://fanfiction.com.br/u/683259/

Olá, chuchus da tia, como vão? Estão se cuidando? Usando máscara, lavando as mãos, ficando em casa? Eu espero do fundo do meu core que todos vocês estejam física e mentalmente bem! E, para animar e agitar um pouco a quarentena de vocês, eu vim aqui hoje falar um pouquinho de um gênero textual um tanto quanto novo que tem surgido por aí e que tem sido uma febre!!! Vocês estão prontos, pequenos gafanhotos?

Muito bem, vamos lá!

As AU das quais eu estou falando provavelmente não são as que vocês estão pensando, apesar de terem o mesmo significado!

“Como assim, tia?”

Assim como o termo empregado como gênero textual das fanfics em inglês, aqui AU também significa Alternative Universe, mas diferente das fics, onde significa que a história se passará em um universo diferente daquele do cânon, isso aqui não é a regra, pois a história pode se passar tanto no universo original como em outro. 

“Então por que tem esse nome, tia?”

Eu sinceramente não sei, meus amores, não fui eu que nomeei. *chora*

O gênero começou a ficar particularmente conhecido no Twitter lá por 2017, 2018, quando autoras de fanfics começaram a escrever suas histórias por meio de tweets usando um formato bem diferente daquele a que estamos acostumados!

“Qual? Qual, tia?”

As autoras resolveram que seria uma boa ideia simular histórias utilizando os aplicativos e sites de redes sociais. E assim, através de conversas, posts, tweets simulados, a história ganhou uma forma nova e incrível.

Segue aqui embaixo prints de algumas, as quais as autoras muito gentilmente me cederam permissão para usar como exemplo:

Como podem ver, aí estão exemplos de conversas e publicações utilizando o Twitter e o WhatsApp!

E veem como no primeiro tem um 9 e no outro um 12? Então, alguns autores de AU gostam também de enumerar seus tweets para organizar de uma melhor forma, apesar de eles sempre estarem sequencialmente em uma thread no Twitter!

O que me lembra de uma coisa: É PROIBIDO COMENTAR NAS THREADS DAS AU! Não façam isso, pois isso quebra as threads e acaba com todo o trabalho que o autor está tendo para deixar a história sequenciada e bonitinha! Então deixem sempre seu amor com likes e RT’s!

“E se eu quiser comentar, tia?”

Muito simples. Faça um retweet com comentário! Eles são muito apreciados pelo autor, pois é sempre bom saber o que estão achando da sua história, sim?

SÓ NÃO COMENTEM NA THREAD! >.>

Tem autores também que fazem uma rápida apresentação dos seus personagens antes da AU começar, para situar seus leitores, já que muitas vezes não dá para ir soltando essas informações no meio de uma história contada por meio de conversas em redes sociais.

Ex.:

Estão vendo como a autora juntou os personagens em squads? Então ela mais ou menos explicou quem é amigo de quem, e até deu um nome para cada grupo de amigos.

Esse é um exemplo com uma AU do BTS que, aliás, eu considero que seja o fandom criador das AU e onde existem a maior quantidade delas.

Geralmente o primeiro tweet da thread contém uma sinopse/resumo da AU e uma sequência de fotos que representa a história, como se fosse realmente a capa de uma fanfic!

Também temos autores que escrevem uma apresentação completinha de cada personagem individualmente!

Alguns contam toda a história apenas utilizando simulação de conversas em redes sociais, mas há AU’s com narração também. Os autores escrevem em algum app de sua preferência, tiram print e tá-dá!

O legal é que também você pode simplesmente ter uma ideia, formular um plot, jogar no Twitter, e outra pessoa pode manifestar interesse em desenvolver a AU! Então não há desculpa de estar sem inspiração para ter uma ideia; já existem MUITAS por aí, só esperando alguém que queira desenvolver!

E alguém se interessou pelo Plot da Verônica!

Legal, né? XD

Então é isso, gente! Eu realmente espero que eu tenha conseguido explicar um pouquinho para vocês o que são as tão populares AU do Twitter! Qualquer dúvida é só deixar nos comentários abaixo, ok? A tia vai tentar responder com toda a atenção!

E eu estou pensando em talvez no próximo post meu ensinar a fazer uma AU, o que vocês acham? Gostariam?! XD

Vou deixar aqui também o user do Twitter de todos que gentilmente cederam suas AU para eu usar como ilustração aqui:

@darkmukesx

@lallieyoonmin

@erami_ym

@Ygvmin7

E, caso queiram ler algo, vou deixar aqui algumas recomendações também. E eu escolhi a dedo algumas que tenho certeza que vocês vão amar!

A Erami é uma rainha quando se trata de AU (e fanfics também!!!):

https://twitter.com/erami_ym/status/1265819748937478144?s=19

https://twitter.com/erami_ym/status/1135711504387452928?s=19

Essa está bem no comecinho, então vocês vão conseguir acompanhar o processo de escrita:

https://twitter.com/Ygvmin7/status/1259878130820558850?s=19

As AU da Verônica são lendárias:

https://twitter.com/darkmukesx/status/1102708122597158912?s=19

E outra lenda para encerrar:

https://twitter.com/lallieyoonmin/status/1164729296663076864?s=19

 

E é isso, gente! Beijinhos virtuais para vocês!

Lady Lovegood

  

Um comentário:

  1. É anônimo mas na real é a sua soulmate comentando aqui falei que ia ler né?? Kakdkeksjs amei o nome Lady Lovegood super tendência achei e amei como vc escreve, bem bonitinho e direitinho, com print e bem informada. Amei lindaaa parabéns artigo lindo��������������

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana