Resenha: The Untamed (série - Mo Dai Zu Shi)

domingo, 6 de dezembro de 2020


 Por: Lady Lovegood

Olá, pequenos gafanhotos, como estão? Eu espero que todos vocês que estejam lendo este artigo neste momento encontrem-se física e mentalmente saudáveis! :)

 

Muito bem, a resenha que eu vou trazer hoje para vocês é de uma série incrível chamada The Untamed (Os Indomáveis), baseada na novel chinesa Mo Dai Zu Shi, e que está disponível no catálogo da Netflix (e provavelmente em algum site de pirataria br por aí).

Eu admito para vocês que relutei muuuito em começar a ver essa série, mesmo que minha amiga que me apresentou ela me enchesse o saco todo dia para eu começar a assistir. Bom, só tenho a dizer a vocês que eu me arrependo muito de não ter começado a assistir a série ou a ler a novel no começo da quarentena! Hahahaha Eu tinha a impressão, muito errônea, de que a série seria chata e monótona, e o tamanho dela, 50 episódios!!!!, também me fez desanimar. Mas enfim, depois de assistir, nunca achei 50 episódios um número tão pequeno em toda a minha vida. Para vocês terem noção, acho que assisti tudo em 3/4 dias! É viciante!

E na esperança de que talvez vocês também se interessem e assistam essa série maravilhosa, eu vou tentar fazer alguns comentários sobre o que você pode esperar em encontrar nessa série! Não vai ser tanto uma resenha, mas sim uma tentativa de fazer você ser encantado e sugado para esse universo de MDZS também!

Ah, sim, e uma coisa importante! Apesar dessa história ser contada em uma série, uma novel e um anime (sim, tem um anime também!!!!), eu vou focar aqui só na série, sem adentrar em acontecimentos que aparecem só na novel. Mais tarde pretendo fazer uma resenha da novel, a qual é beeem mais rica em detalhes que a série e, claro, é a história “original”.

 

O Universo de The Untamed

Assim que a série começa, você de cara se depara com pessoas saltando de lugares incrivelmente altos, que quase parecem que estão voando, com lutas de espadas, instrumentos musicais “mágicos” e talismãs que fazem coisas incríveis. Esse é o universo de MDZS, de The Untamed.

Nesse universo, existe algumas pessoas que são muito mais fortes e poderosas que as pessoas normais, as quais são chamadas de “cultivadores”. Eles têm esse nome por, ainda na infância e com muito treinamento, terem “cultivado” um núcleo dourado, que seria como um pedaço de energia condensado que lhes confere o poder de usar uma espada espiritual e praticar o cultivo espiritual.

O nível do cultivo de cada pessoa vai depender muito da idade em que ela começou a cultivar; quanto mais cedo, melhor. Pessoas que começam muito velhos, já na adolescência, têm um núcleo dourado mais fraco. E também depende do quanto a pessoa se empenha em treinar e cultivar seu núcleo dourado.

Com um núcleo dourado forte, uma pessoa é capaz de usar sua espada espiritual para lutar, para voar, e também tem um corpo físico mais forte do que o de um humano normal. E eles também vivem bem mais e envelhecem muito devagar.

Bom, seguindo em frente.

Nesse universo de The Untamed, a maioria dos cultivadores pertencem a seitas, onde cada uma tem suas regras próprias, seu estilo de luta e seus traços e costumes próprios de sua região onde estão localizados. Algumas seitas são maiores e mais importantes que as outras, e elas costumam ter bastante influência no mundo do cultivo como um todo.

Enfim, nesse universo, os cultivadores lutam contra fantasmas, cadáveres de pessoas mortas que por alguma razão tiverem seus espíritos perturbados e voltaram para se vingar ou algo parecidos, contra feras, espíritos malignos, etc.

Então, o que você tem que ter em mente, é que nessa série você vai ver alguns bons conflitos e lutas! Nunca fica entediante.

 

Os Personagens

Apesar do universo ser incrível por si só, o que fez eu me apaixonar por essa séria com certeza foram os personagens. E aqui eu bato palmas para a autora que escreveu MDZS, pois ela construiu personagens incríveis, complexos e encantadores.

O personagem principal, Wei Wuxian, ou Wei Ying, é o tipo de personagem que de cara conquista sua simpatia e empatia. Irreverente, engraçado, astuto, inteligente, audacioso, e com um coração maior que o mundo, ele é o epítome do herói de todo grande romance! Um herói meio sem noção e que apronta muito, mas ainda assim um herói HAHAHAHAHA


Contudo, foi justamente com o Wuxian que depois, com o tempo, percebi a genialidade da escritora. Ela nos apresentou um jovem que era bom em seu âmago, e o fez traçar uma jornada longa e dolorosa, mostrando passo a passo de como até a melhor das pessoas pode, mesmo sem querer, cair em desgraça e fazer coisas terríveis.

E não se preocupem, eu não estou dando nenhum spoiler com essa informação, pois isso vocês percebem nos primeiros minutos do primeiro episódio da série.

E ela não fez essa complexidade de ações apenas com o personagem principal, existe muitos outros personagens que te fazem entrar em uma turbulência de emoções. Eu juro a vocês que, em dada ocasião, fui do ódio ao amor ao ódio ao amor com um personagem em cinco minutos! Ela nos faz odiar alguém com todas as forças e depois chorar por essa pessoa.

Mas há também personagens que mostram e representam a imutabilidade e o modelo do que é ser uma boa pessoa e viver com retidão em todos os momentos; e, é claro, eu não poderia estar falando de outro personagem a não ser ele: Lan Zhan, nome de cortesia Lan WangJi.

Lan Zhan é, superficialmente, numa visão puramente física, o típico personagem frio, gelado, justo, de poucas palavras (“hum”) e que não é muito chegado a sorrisos. Mas ele também foi criado como o irmão mais novo do atual líder da seita mais rígida de todas as seitas, a seita GusuLan, que conta com mais de 3 mil regras (mais tarde atualizado para mais de 4 mil e contando)!  A seita que prega a justiça e a retidão. Então, por fora, ele pode ser todo fechadão e certinho, e ficar puto da vida com quem desobedece às regras, mas eu digo a vocês: se existe um bombonzinho com cobertura de mel nessa série, esse alguém é o Lan Zhan.



E saindo dos WangXian (Lan Zhan + WuXian), que são os dois personagens principais da série, temos também alguns vilões incríveis com histórias muito intricadas, que nos fazem perceber que o mundo não é tão preto e branco.

(E tem alguns vilões que só são psicopatas mesmo e merecem morrer.)

 

Linha do Tempo

A história de MDZS é contada seguindo duas linhas do tempo, o passado e o presente, mas, enquanto na novel a história vai seguindo o presente e, sempre que preciso, corta para flashbacks de acontecimentos passados, na novel eles seguiram um modelo diferente.

Os primeiros minutos da série retratam uma cena do personagem Wei Wuxian se jogando de um penhasco, em meio a uma batalha que está acontecendo. Você provavelmente ficará bem confuso e não entenderá nada do que tá rolando, o porquê de quase todos quererem matar ele, e tudo bem, isso é normal.

Acontece que essa cena é a cena final do arco do passado, será o ponto final de onde a história termina para começar o presente.

O presente começa logo depois dessa cena, e apresenta o presente, 13 anos depois disso, e mostra Wei WuXian ressuscitando no corpo de outra pessoa.

Na série isso fica bem confuso, porque o mesmo ator, Xiao Zhan, foi usado tanto para interpretar o Wuxian do passado, antes de ele morrer, quanto o Wuxian reencarnado, que está no corpo do Mo Xuanyu. Eles usaram um recurso de uma máscara, para parecer que seria por isso que as pessoas não o reconheciam, mas ainda assim fica um pouco confuso.

De toda forma, a cena segue o Wuxian reencarnando no corpo do Xuanyu e logo e logo percebendo que ele tem alguns mistérios para resolver. Existe a interação dele com alguns outros personagens, mas logo depois disso a série corta para um flashback muito extenso do passado.

Enquanto a novel intercala os flashbacks com o presente, na série isso é jogado tudo de uma vez, e então ficamos presos até o episódio 30, mais ou menos, vendo os acontecimentos do passado, que explicam toda a trajetória até a cena do início da série, do Wuxian se jogando de um precipício.

Confesso que achei isso extremamente cansativo e fiquei frustrada por não saber logo o que ia acontecer no presente, mas a história é tão boa que foi possível superar e assistir tudo sem ficar entediante. E mesmo porque, se eu não assistisse, não ia entender nada.

Então é isso, acho que é o que vocês precisam entender sobre as linhas do tempo da série.

PS.: Existe muitos furos em relação a essa contagem de anos entre a quantidade de tempo em que o Wuxian passou morto e o passado, principalmente se levarmos em consideração a novel. Na novel fala que o Wuxian passou 13 anos morto, mas na série fala que o flashback do início é 16 anos antes daquele momento do Wuxian ressuscitando, só que não faz sentido, visto que na novel fala que o Wuxian tinha 15 anos quando ele foi para o Recesso das Nuvens a primeira vez, e ele morreu com 21/22, o que faria com que o flashback fosse de... 19/20 anos atrás? Mas enfim, não é muito importante para a história. Só lembrem que o Wuxian passou 13 anos morto.

Outro sinal de que talvez a autora tenha se confundido nas datas também é o fato do Jin Ling ter mais ou menos quatro meses quando o Wuxian morreu, o que faria ele ter 13 e uns meses quando o Wuxian ressuscita, mas ele fala claramente que tem cinco algumas semanas depois.

Mas enfim, de toda forma, seria um erro de 3 para mais ou para menos, e não faz tanta diferença assim.

 

A Trama

Eu não posso falar muito disso, senão sinto que acabarei dando mil e um spoilers. Apenas saibam que o enredo foi muito bem construído, levando mistérios do passado, e várias vidas, a se ligarem a acontecimentos do presente, conduzindo nossos dois personagens principais numa busca atrás da verdade.

A história é realmente muito boa, e eu juro para vocês, eu fui tombada tantas vezes nessa história que perdi a conta. Eu jurava que sabia quem tinha feito o quê e quando o culpado realmente aparecia eu ficava assim:

 

Romance

 E por último, mas não menos importante, o romance!

O nosso casal principal, Lan Zhan e Wei Wuxian (ou Wei Ying, como gosta de falar o Lan Zhan), é com certeza um dos pares românticos mais perfeitos que eu já vi, e têm uma história de amor emocionante e trágica (mas com final feliz).

Infelizmente, a gente pouco ver isso na série, uma vez que o romance deles foi censurado :C Mas ainda assim, para quem tem bons olhos, é impossível negar que não existe mais que apenas amizade ou companheirismo ali. A dedicação eterna e afeto incondicional do Lan Zhan pelo Wei não poderia ser nada mais que puro e simples amor.

E mesmo não sendo explícito, os atores, Xiao Zhan e Wang Yibo, têm uma química maravilhosa (e eles são lindos de morrer!!!!), e apresentaram cenas muito bonitas que com certeza cruzaram para a fronteira do romance, apesar de nada ser dito explicitamente nem aparentemente reconhecido em voz alta pelos personagens na série. Mas está lá, claro como o dia.




E se vocês querem romance de verdade, aconselho a ler a novel. Lá conta todo, todoooo o romance deles, até as cenas +18 hihihihihihihi

Então o que vocês têm que ter em mente é que sim, eles são um casal, mesmo na série, ainda que não fique explícito.

 

Enfim, eu acho que por hora é isso! Eu vou escrever depois um artigo falando sobre a novel, onde entrarei com mais detalhes que não foram abordados aqui, e fazendo comparações com The Untamed, mostrando alguma divergência entre as duas versões. E, claro, falando mais sobre o romance dos personagens, que na novel despende vários e vários capítulos para abordar.

Espero que tenham gostado e esclarecido algumas coisas, e também desejo do fundo do meu coração que vocês deem uma chance a essa série, pois ela é fantástica! Juro que vale a pena <3

Beijos, darlings! Até mais ;)

 

Sra Lovegood


2 comentários:

  1. Boa noite,aonde eu leio a novel estou louca pra ler mas não encontro
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Vai no Wattpad e pesquisa por "The Grandmaster of Demonic Cultivation", ou vai nesse link: https://www.yaoitoshokan.net/manga/the-grandmaster-novel/
    No link tá completo, no wattpad tá em andamento.

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana