Coluna: A Literatura Erótica no Wattpad

sábado, 13 de fevereiro de 2021

 

Por: Rienne De Clairmont
 

As colunas são parte da nova programação do Blog da Liga dos Betas, serão artigos de opinião em que colunistas fixos e convidados irão discorrer sobre os mais variados temas no mundo da escrita, literatura e fanfic. Agradecimentos especiais a beta Rienne De Clairmont pela coluna desta semana.

 

O fenômeno do Wattpad, site de histórias amadoras ou fanfics, vem tomando proporções gigantescas na comunidade leitora do mundo, por assim dizer. Como exemplo, cito o aplicativo Tik Tok, famoso por seus vídeos de conteúdos diversos; a plataforma acaba por ser dividida em diversas áreas, de modo que cada fandom aproveite, de maneira mais personalizada, o conteúdo preferido. Assim, temos o conhecido BookTok, isto é, o fandom leitor que produz vídeos focados em livros e afins. Entretanto, o BookTok vem encontrando o lado sexual do TikTok; para aqueles que curtem histórias mais eróticas e se aventuram pelo aplicativo, é comum encontrar vídeos mencionando experiências sexuais diversas, provindas tanto do contato real, quanto da leitura. Todavia, vale ressaltar que estarei focando apenas na leitura erótica presente no Wattpad e a sua repercussão; o lado sexual do BookTok vai muito além do Wattpad e pretendo abordar esse tema em colunas futuras.

Em primeiro plano, as histórias publicadas no Wattpad são de conhecimento geral da comunidade leitora, de modo que frases encontradas em histórias publicadas se tornaram icônicas e sinônimos para as publicações eróticas realizadas no site. Trago como exemplo a famosa “tirou minha calcinha, me deixando apenas de calcinha”, a frase tornou-se uma pérola do site, sendo compartilhada em diversas outras plataformas. De modo que, quando pensamos em literatura erótica apenas, o mais cru vem à nossa cabeça; cortesia da experiência no Wattpad e das suas romantizações?

É fato que em um site gratuito, que possibilita a todos  postarem suas histórias de maneira livre, os usuários vão encontrar todo o tipo de enredo e escrita. Entretanto, ao contrário do que a grande maioria acredita, a literatura erótica não é composta apenas pelas partes mais explícitas e cruas, muito pelo contrário. O gênero vai muito além e possui diversas camadas. Por outro lado, a porcentagem de histórias +18 encontradas em sites, principalmente no Wattpad, focam apenas no carnal e no explícito, aproveitando-se do mais raso que o gênero erótico pode oferecer. Todavia, a problemática surge a partir do momento em que os leitores passam a usar as histórias publicadas como uma espécie de guia para as suas próprias relações sexuais.

Como mencionado, o Wattpad é um site livre, isto é, qualquer um pode criar uma conta e postar suas próprias histórias; e mesmo que o site possua um aviso em histórias +16 e +18 e que bloqueie o acesso de usuários que não possuam a idade indicada, é de conhecimento geral que nem todo usuário é fiel a sua idade na hora de realizar o seu cadastro em sites, principalmente em sites de histórias. Com isso, nos deparamos com textos pouco desenvolvidos e com diversos erros de gramática, o que, de fato, não se apresenta como o maior problema na situação indicada, mas sim, a idade dos autores. Para muitos a literatura erótica se resume a um hot bem explícito, uma tentativa de refletir a realidade. Mediante a isso, retomo o BookTok; é comum assistirmos a vídeos de pessoas comentando o fato do Wattpad tê-las ensinado diversas coisas em relação ao sexo, em parte não há problemas nisso, dado que a educação sexual é sim primordial na vida de cada ser. Por outro lado, mesmo que o Wattpad possua um acervo considerável de histórias bem desenvolvidas, com embasamento real e sem romantização de temas polêmicos; a grande maioria das obras encontradas no site são baseadas estritamente no achismo e no senso comum.

Como dito, a educação sexual é de extrema importância na vida de um ser humano, mas se feita de maneira incorreta, como vemos por meio da propagação da pornografia, que incita um comportamento mais violento no sexo, pode acabar por gerar diversos males. É fato que qualquer história tem a tendência a embelezar o cotidiano, salvo aquelas que optam por retrata-lo de maneira fiel, portanto o embelezamento atinge todos os extremos de uma narrativa, inclusive as relações sexuais entre os protagonistas. Ressalto, que há sim livros que abusam de tudo o que o gênero erótico tem a oferecer, nos apresentando cenas construidas com o entrelaçamento da emoção com a ação, trazendo aspectos implicitos do sexo para as páginas.

Quanto ao Wattpad, por ser um site que atinge escalas globais, permite a propagação de informações provindas do senso comum de cada autor, e muitas vezes este autor, não por mal, acaba por espalhar uma ideia equivocada sobre sexo e infelizmente muitos leitores acatam as informações como reais e constroem toda uma verdade, uma realidade em cima desse pedaço de informação. Posto isto, a educação sexual da população mais jovem — e cada vez mais jovem —, segue caminhos equivocados, que acabarão por gerar alguma inconveniência no futuro.

Exposto isso, volto minha atenção para a raiz do gênero erótico. A definição presente no dicionário para o termo “erotismo” é “estado de excitação sexual; tendência a experimentar a excitação sexual mais prontamente que a média das pessoas”. Posto isso, é preciso reforçar que o sexo não se resume apenas ao ato da penetração; há diversos outros fatores envolvidos na ação. Fato esse, que muitas histórias pecam em mostrar, focando apenas nas ações cruas e com poucas descrições. O gênero em si, procura se aprofundar nas diversas sensações e nos diversos sentimentos envolvendo as personagens envolvidas no ato; são os pequenos detalhes que compõem a cena, ao contrário do que muitos pensam, a penetração em si age como uma coadjuvante na situação. O sexo no gênero erótico é como uma batalha, cheio de detalhes e pequenos acontecimentos que constroem uma narrativa.

Agora, qual o motivo de praticamente metade do acervo do Wattpad conter cenas explícitas de sexo? A resposta é simples: faz sucesso. Todo autor que publica a sua história quer que ela receba reconhecimento, afinal é um trabalho próprio, e dessa maneira muitos autores se utilizam do +18 para trazer engajamento para suas narrativas e, infelizmente, acabam por usar o sexo apenas como um atrativo para leitores, não se empenhando em inserir sua narrativa completamente no gênero. Assim, começam a surgir as histórias com cenas cruas e secas, e os leitores acabam por acatar aquelas descrições como verdadeiras, podendo vir a aplicá-las na vida real.

Por fim, antes de apresentar a conclusão final deste artigo, faço uma ressalva para a romantização presente nos atos sexuais. Infelizmente, o Wattpad é rei no quesito de romantização, o qual pretendo abordar mais futuramente, de modo que situações problemáticas se tornam comuns e normais; para o leitor influenciável, ao se deparar com situações parecidas, não será capaz de identificar as “bandeiras vermelhas” da situação, dado que, na narrativa lida no último mês, a situação se apresentava como normal. O bad boy não vai ser só bonzinho contigo, ele vai te forçar a ter relações com ele, mesmo que indiretamente; haverá sim chantagem psicológica envolvida nas relações. Tudo isso é romantizado nas famosas narrativas de CEOs poderosos, chefes de máfia e bad boys que mudam só pela mocinha.

Em conclusão, não há modos de evitar que essas histórias existam, pois dependem de autor para autor, e o que eles pretendem passar com aquelas páginas. Meu único conselho é: procure se informar sobre. Nem tudo que se lê é estritamente real, e para àqueles que nunca experienciaram relações sexuais, qualquer informação nova será raciocinada como fato. A literatura erótica é muito mais que as histórias do Wattpad, e do que os vídeos postados no BookTok demonstram; existe uma profundidade imensa presente no gênero, que está lá para ser usada e abusada. Quanto mais a cena conter micro detalhes de expressão, de sentimentos, já cria uma outra experiência de leitura para o leitor. Assim sendo, ressalto que este artigo não procura generalizar todas as histórias +18 presentes no site, mas sim mostrar como o Wattpad pode acabar por desmerecer um gênero e romantizar situações sexuais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana