Como Publicar de Forma Independente: Erros e Acertos

domingo, 14 de fevereiro de 2021

 

Por: Mariana Cunha 

 

Mariana é membra da Liga dos Betas. É escritora, tendo publicado em eBook seu livro "Não Posso Simplesmente Perder Você". Hoje ela vem compartilhar sua experiência com publicação independente para aqueles que desejam publicar sem depender de uma editora.

 

 Quando temos uma ideia, nos surge uma luz no fim do túnel, aquela que cega, ilumina uma imensidão de caminhos que nossos pensamentos nos levam, mas depois a realidade chega acabando com nossos sonhos e nos colocando em uma posição de desistência.

 Publicar um livro parece um bicho de sete de cabeças (e até pode ser), mas acredito que com um pouco de paciência e alguns atos de coragem, o sonho de ter um livro publicado pode ser alcançado. Vou usar minha experiência como exemplo, claro que existem inúmeras outras oportunidades e caminhos, mas preciso falar sobre as que eu vivenciei para dar precisão.

 Lá em 2014, a Mariana estava com todas suas ideias abstratas, por se tratar de uma garota muito tímida, as folhas de caderno da faculdade estavam lotadas de textos e ideias para uma história. Ainda nesta época, eu não fazia o mínimo de ideia de como levar para frente estas ideias, e em um resumo breve, até a publicação, não sabia.

No momento em que resolvi que escrever livros teria que fazer parte ativa de minha vida, estava em um momento crítico da minha vida: morando sozinha, acabado de sair de um emprego CLT, com dois filhos (dogs) para cuidar e com muita vontade de seguir o caminho da escrita. O livro já estava pronto, mas totalmente “cru”, eu não tinha dinheiro suficiente para ir atrás de todos os processos como; revisão, diagramação, capa e divulgação. Foi então que resolvi dar meu primeiro passo de forma independente.

O meu processo não é o ideal, mas confesso que como primeiro passo foi muito importante. Revisei o livro, retirei algumas partes, busquei entender a diagramação (que é bem fácil depois que você pega o jeito) e para te ajudar, a Amazon disponibiliza um “guia” para diagramar aos moldes do KDP), tive a sorte de contar com alguns amigos que leram a primeira versão e gostaram (novamente, o ideal não seria se basear em leituras de amigos, mas como eu disse, foi minha experiência) e assim, optei por gastar com capa e uma breve divulgação (existem vários pacotes, mas você pode optar por ir nas páginas de Facebook, fazer seu “jaba” por Instagram e pagar anúncios que ajudam a ampliar o alcance, fazendo o trabalho por si).

Finalmente, o primeiro dia de vendas chegou e posso dizer que deu certo me aventurar neste caminho totalmente sozinha, porém não recomendo.

 Não houve nenhum planejamento elaborado e senti falta da boa e velha revisão, que com toda certeza me faria ter crescido um pouco mais em classificação com um livro um pouco menos amador. Porém, esses detalhes eu só me dei conta depois que fui me aprofundando melhor ao mercado, e isso, apenas o tempo, a pesquisa e a imersão neste mundo podem dar. O primeiro passo é muito importante, ir sem medo, seguir o que o coração manda. É o velho clichê que se torna real. Claro que, seguir com algumas dicas são é sempre bom.

Algumas dicas que eu daria à Mariana do passado e para quem tem o sonho de publicar um livro, são:

 

  • Esqueça de todo este processo de vendas, por hora. Foque em estruturar sua história. Primeiramente, escreva. De qualquer jeito, anote todas as ideias, todos os pontos de personalidades de seus personagens e pontos chaves da história. ESTRUTURE sua história.
  • A parte que me faltou, bem importante: revisão. Sabemos que, mesmo em uma publicação independente, há gastos, não tem por onde fugir, mas este é um gasto muito importante. Por mais que conheçamos de ponta a ponta nossa história, há detalhes e errinhos que não percebemos, uma passagem que para o escritor está clara, mas que para o leitor pode ficar vago, e tudo isso é visto por um revisor.
  • Divulgação: não tenha vergonha do seu trabalho! Fale sobre seu livro, conte sobre ele, mostre a magia que faz seu livro ser único! Não tenha medo do flop!
  • Tenha paciência! O processo é demorado, mas não desista e nem pense em engavetar a ideia! Vá ajeitando e encaixando sua realidade com a escrita, se seu sonho for a publicação.
  • Não pense que publicar em uma editora é único caminho! Essa ideia se desgastou com o tempo, graças aos malfeitores que buscam extorquir dinheiro de nós pobres sonhadores. Seu livro precisa ser visto e claro que divulgado por editoras famosas o torna acessível a mais pessoas, porém não espere por isso, a publicação independente abre muitas portas.

 

Lembre que seus sonhos podem ser alcançados, seu livro pode ser publicado e tenha paciência para ele ser popularizado! Aprecie a caminhada e deixe fluir.

2 comentários:

  1. Amei o post!!!
    vcs podem indicar quem faça leitura crítica? meu livro está na metade e seria muito bom para meu desenvolviemento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigado pela sua leitura! A Liga dos Betas trabalha com revisão e parceria crítica, mas no momento nós estamos passando por reestruturações internas e por isso não estamos pegando betagens. Fique atenta aqui no Blog, teremos novidades em breve, Lara! <3

      Excluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana