Resenha: Desventuras em série (Mau Começo)

domingo, 30 de agosto de 2020

Por: Cam 

Autor: Lemony Snicket

Sinopse: Caro Leitor,

Sinto muito dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem ímãs que atraíssem desgraças.

Neste pequeno volume, os três jovens têm que lidar com um repulsivo vilão dominado pela cobiça, com roupas que pinicam o corpo, um incêndio calamitoso, um plano para roubar a fortuna deles e mingau frio servido como café da manhã.

É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o impeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas alegres, se é isso que você prefere.

Respeitosamente,

Lemony Snicket

Editora: Seguinte

Páginas: 152

 

Caros leitores, sinto muito em informar-lhes que a resenha que irão ler será extremamente desagradável — não, mentira, estou brincando! Pelo menos eu espero que não seja desagradável, hahaha.

Bem, provavelmente muitos de vocês já estejam familiarizados com a trágica história dos irmãos Baudelaire por conta do filme estrelado por Jim Carrey ou pela série na Netflix, que, se não me engano, já está na sua segunda temporada, mas, caso alguém aqui nunca nem tenha ouvido falar, eis um breve resumo.

O livro conta a história de três irmãos, Violet, a mais velha, é uma inventora muito habilidosa, o que vem a calhar diversas vezes na história, Klaus é um devorador de livros e, por fim, a neném Sunny tem dentes afiadíssimos e está sempre mordendo as coisas, uma gracinha. Entretanto, em um terrível acidente, os irmãos se encontram órfãos e completamente devastados com o incêndio que ocorreu na mansão onde moravam.

Após isso, a guarda das crianças é confiada a um parente distante, o terrível Conde Olaf, que é um homem misterioso e extremamente cruel, tornando a vida dos pobres órfãos ainda pior. Já devo alertá-los que o título e a sinopse do livro não mentem quando falam de todos os maus momentos e acontecimentos da história, então devem estar pensando, vale a pena ler uma história tão triste?

Por incrível que pareça, por mais horrível que seja a vida dos pobrezinhos, a leitura dessa história é muito leve e, por vezes, bem divertida (não me chamem de sádica, por favor, vou me explicar). Isso porque o livro tem um estilo de narrar bem diferente que o usual, onde o narrador é quase como um personagem da história, embora ele não se apresente em nenhum momento, ao menos não que eu me lembre. Então esse narrador fica durante todo o livro interagindo conosco, o leitor, e eu achei uma experiência muito incomum e divertida.

Sem contar que eu amo a mensagem que o livro traz, mesmo com o quão terrível a vida dos jovens é, os irmãos estão sempre unidos, e eles encontram um no outro a força e motivação para continuar “lutando” e para seguir em frente, isso foi algo que me deixou bastante tocada em diversos momentos.

A leitura flui muito rapidamente, recomendo esse livro para qualquer um que não tenha o hábito de ler e queira começar, em poucos dias você vai perceber que está na última página e almejar mais. E há mais! Esse livro é apenas o primeiro volume de 13 livros, para ser sincera eu não fazia ideia de que havia tantos, mas foi uma ótima surpresa.

Não tive a oportunidade, ainda, de ler os restantes livros da saga, mas após ler este sei com certeza que preciso terminá-las, mesmo que me angustie ver os três amores da minha vida sofrendo, apesar de tudo o que o narrador nos diz, ainda tenho esperanças em um final feliz, eles com certeza merecem.

Enfim, espero que esta resenha tenha atiçado sua curiosidade pelo menos um pouquinho, se decidir realmente ler o livro no futuro garanto que não irá se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana