Como conseguir ler?

domingo, 19 de julho de 2020


Por: Hannah Dias

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Eu vim aqui para trazer uma questão SUPER importante nesse nosso mundinho e que é até complicado para muitas pessoas. Tantantan: a leitura!

Ler é uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo. Entretanto, é uma ação um pouco difícil principalmente para aqueles que não estão acostumados a ler e àqueles que não leem faz um certo tempo (meu caso). Na busca de encontrar meu lugar na leitura, percebi que a minha experiência poderia fazer sentido a outros também.

Vamos às dicas?

 

1°) Não se compare com outros leitores.

Eu sei que começar com essa dica é bem suspeito, mas eu quero enfatizar desde o início que não vou aceitar a sua comparação com o fulano que lê uns 20 livros por mês. Sua meta pode ser ler 20 livros cada mês, mas nunca formulada pensando que você deseja alcançar certa pessoa. Ela pode te inspirar a ler mais, mas de jeito nenhum é aceitável dar a ela o poder de te fazer se sentir inferior. Cada um é cada um. Você não precisa ser ninguém além de si mesmo.

 

2°) Comece por livros de seu interesse.

Bem, essa é bem simples. Caso você esteja inclinado a algum tipo de livro, seria bom começar por ele. Pensa um gênero que você gosta muito e que geralmente vem à sua cabeça algo como “se eu fosse ler um livro, eu leria desse gênero”. É aí que você começa.

 

3°) Defina uma quantidade de páginas para ler por dia.

Não tem jeito. No início, a leitura vai ser algo bem maçante e vai ser bem difícil continuar (parece que estamos falando de exercício físico, hahahaha), mas como eu disse anteriormente: vale a pena! Em um primeiro momento, antes da leitura te cativar, será necessário fazer um certo esforço. Comece com 30 páginas por dia. 20 páginas. E vai aumentando gradualmente. Também recomendo usar um app que congela seu celular por um determinado tempo. Foque-se na leitura e eu te garanto que o resultado será fantástico.

 

4°) Leia com o marca-texto na mão!

Ter um marca-texto, um lápis, um post-it, ajuda MUITO na leitura. Você estará fazendo uma leitura ativa, de maneira que, conforme o livro conversa com você, você conversa com o livro também.

 

5°) Uai, e os clássicos, Hannah?

Clássicos são maravilhosos e devem ser exaltados. Mas, você tem todo o direito de não gostar deles. Eu sempre vou dizer que é melhor dar uma chance aos clássicos alguma vez na sua vida, mas se não for da sua vontade, isso não te faz menos leitor. Cada um com seu gosto e suas preferências. Porém, se tiver curiosidade, vai fundo!

 

6°) Organize um horário para leitura.

É muito bom quando você tem todo o planejamento do dia e sabe os seus horários. Gente, dá para encaixar a leitura na rotina! Ler não demora muito, dependendo da quantidade de páginas que você se dispõe a ler. Realmente não demora. Pode ser apenas 1h por dia e eu garanto que pode ser suficiente. Escolha um horário em que você estará descansado e disponível, e faça bom proveito. Eu, por exemplo, gosto de ler à tarde ou à noite.

 

7°) Vá no seu tempo.

Você não precisa ler um livro de x páginas (não importa se são 100 ou 600) em uma semana, quinze dias ou um mês.  O importante é você ler os seus livros no seu tempo, de acordo com a sua rotina, porque só você pode dizer quando tem tempo, quando está desanimado ou quando simplesmente não tem vontade de ler. E tudo bem! Você não precisa estar 100% para ler um livro todo dia. E você pode simplesmente dar um tempo quando for necessário.  NUNCA se pressione (volte à dica 1, caso ainda não tenha entendido).

 

8°) Não tenha medo de desistir de um livro.

Só porque muitas pessoas leram tal livro e você não gostou, não precisa se forçar a ler tudo mesmo você odiando a leitura. Na verdade, não importa o livro, nem o autor, se você não gostar da leitura, não é obrigado de forma alguma a continuar lendo. Passe para o próximo!

 

9°) Aventure-se em outros gêneros.

Quando você já tiver lido vários livros de seus gêneros favoritos, seria muito interessante se aventurar em outras leituras para poder crescer e conhecer outros pontos de vista. Nada como uma boa fuga do usual e aprender coisas novas.

 

10°) Divirta-se!

A leitura nada mais é que um entretenimento repleto de aprendizado e mundos fantásticos. Você vai aprender mais sobre a sua vida, a vida do outro, a vida do mundo, a vida de outros mundos e a vida de outros seres. A leitura estimula a sua criatividade, aumenta seu vocabulário, traz conhecimentos e lições para a existência e nos ensina sobre possibilidades. Não há nada tão completo e grandioso como a leitura. É impossível não se divertir e aproveitar a estrada.

 

Bem! Espero que vocês tenham gostado das dicas. Eu estou na minha caminhada para ler livros de outros gêneros porque quero muito crescer como leitora, então eu pensei que falar sobre esse assunto seria um bônus muito proveitoso para quem está lendo e para euzinha que estou escrevendo. Foi um imenso prazer!

Espero que vocês coloquem as suas leituras em ordem, e aqueles que não conhecem ainda esse mundo, espero que gostem do que verão daqui em diante. Os livros são uma fonte inesgotável de maravilhas!

Aqui eu me despeço! Um beijo, um queijo, um livro e muitos sorrisos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana