RESENHA: "Cai o Pano", de Agatha Christie

domingo, 27 de outubro de 2019

Por: Cam
Perfil do Nyah: https://fanfiction.com.br/u/565042

Autor: Agatha Christie.
Sinopse: A convite de Poirot, o capitão Hastings retorna ao local da primeira investigação de ambos: a mansão Styles. O tempo passou: o detetive belga envelheceu e está em uma cadeira de rodas, já a antiga mansão foi reduzida a uma mera hospedaria. A visita, porém, se revela mais que um reencontro entre velhos amigos. O instinto de Poirot, ainda afiado, lhe diz que entre os hóspedes há um assassino. E ele precisa que Hastings o ajude a identificá-lo antes que haja mais uma vítima   e antes que seu tempo acabe.Escrito na década de 40, mas mantido em um cofre até sua publicação em 1975 (um ano antes da morte de Christie), Cai o pano é a última investigação de Hercule Poirot. Neste romance, considerado um de seus melhores, a Rainha do Crime concebe uma arrebatadora despedida ao seu maior e mais querido personagem.
Data de Publicação: 1975

Olá, detetives e detetivas (me cancelem), estou retornando com uma resenha dessa autora maravilhosa que é Agatha Christie.

Li três livros dela em um mês: Assassinato no Campo de Golfe, Cai o Pano e Assassinato no Expresso Oriente. Claro que dos três meu favorito é o último, mas como dele todos nós já sabemos, resolvi focar em Cai o Pano, que é outra leitura excepcional.

Uma coisa que esses três livros têm em comum é o detetive Hercule Poirot. Ele é de longe a melhor parte dos livros para mim. Na realidade, eu nem mesmo tento resolver os enigmas sozinha, prefiro "assistir" o Poirot chegando em suas conclusões e pisando na polícia com seu conhecimento.

Por conta disso, Cai o Pano foi um livro muito triste para mim por se tratar de seu último caso. A autora faz um bom trabalho em retratar a enfermidade em que o já aposentado detetive se encontra de forma verossímil, fazendo com que até mesmo o leitor duvide da sanidade dele em alguns momentos.

O livro, basicamente, conta a história de um assassino experiente que fará uma próxima vítima e do detetive que tenta desmascará-lo. Acho que esse foi o único livro da Agatha que me fez suspeitar de TODO MUNDO, sem exceções. Cada capítulo eu falava "ah, essa pessoa com certeza é o assassino!". E não era nem porque todos tinham um motivo para ter assassinado a vítima, a maioria nem tinha, só que aquela galera da estalagem era um bando de marginais mesmo.

Outra coisa interessante é que o livro, diversas vezes, faz alusão ao primeiro caso do detetive Poirot, que ocorreu justo na mansão Styles, local também de seu último caso. Para quem leu a primeira história do Poirot deve ser bem legal entender as referência. Como eu não li, confesso que fiquei boiando. Ah, e se você também não leu, eles não chegam a revelar quem era o culpado deste primeiro caso nem a história em grandes detalhes, então não chega a ter spoilers.

Enfim, recomendo fortemente a leitura de Cai o Pano. Tenho certeza absoluta de que o final vai te impressionar mesmo que você tenha descoberto o assassino por si mesmo. Vai por mim, a forma como o livro explora as fraquezas da psique humana, eu nunca tinha visto em nenhuma outra obra dela. 

Antes de finalizar de uma vez, gostaria de deixar aqui minha citação favorita do livro, pois me pego pensando nela em momentos aleatórios do dia: "Eu sempre tive tanta certeza, muita certeza. Mas agora eu sou mais humilde e digo como uma criança pequena 'Eu não sei'." (tradução livre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana