Papo de Editoras - Delphi e Xeque-Matte

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Por: HikariNoHime



Hello, hello, olha só quem está de volta! Mais algum sobrevivente ao ENEM nessas terras maravilindas? Continuando essa série do babado q, hoje vamos falar das lindas e poderosas Delphi e Xeque-Matte, com mensagens especiais de três autores mais especiais ainda!
Caso alguém se interesse, vou deixar aí em baixo os links dos sites e o Facebook de cada editora. Então apertem os cintos e tragam a pipoca, porque lá vamos nós!


Delphi:

A Delphi é uma editora jovem no mercado. Foi fundada em 2016 em São Paulo e, de acordo com seu próprio site, visa: a satisfação dos leitores; encontrar e promover novos talentos; ser transparente; agir com competência, confiabilidade e ética, buscando se aprimorar cada vez mais. Atualmente possui apenas quatro livros em catálogo. Um deles, inclusive, pertence à autora Alice Alamo, especialmente conhecida pelo fandom de Naruto no Nyah! Fanfiction.
Ela está voltada para o público Jovem, YA (jovem-adulto) e NA (novo-adulto) e publica livros dos gêneros fantasia, romance, drama, aventura, ficção científica, terror, suspense, mistério e distopia. Também se trata de uma editora livre de preconceitos: seja qual for o tema ou o casal do seu original, desde que dentro desses gêneros listados, pode ficar tranquilo que ele será avaliado com todo o carinho do mundo!
A forma de envio é bastante simples: basta enviar por e-mail um anexo do livro no formato Word, sem decoração e, de preferência, na formatação texto justificado, Arial, tamanho 12, espaçamento simples entrelinhas. Também é necessário enviar um resumo de até três páginas no mesmo formato. No corpo do e-mail deve ir a sinopse do livro e alguns dados pessoais do autor (nome, idade, profissão e pseudônimo).
Em qualquer caso, o original aceito ou não, a editora retornará o contato. Lembrando que o tempo de avaliação não é especificado e que o recebimento de originais ocorre durante todo o ano.
Bônus: Essa é uma daquelas editoras maravilhosas que não possuem reclamações no Reclame Aqui!
Bem, isso é tudo o que eu consegui descobrir escavando as profundezas do site e da página do Facebook da Delphi. Mas, como é sempre bom ter uma opinião de alguém de dentro, trago um pouco da conversa que tive com Rodrigo Avelino, autor de “A Novela Nada Excepcional”! É de deixar o forninho cair, né non?

1.      A publicação foi paga? O preço foi satisfatório? A qualidade do serviço compensou a quantia?
Rodrigo: Sim, a publicação foi paga, mas o preço foi o mais acessível possível. Eu mal imaginei que seria tão razoável e o melhor de tudo é o serviço atencioso e de qualidade.
2.      A editora oferece outros serviços além da publicação? (Ex: Capa, revisão, divulgação, evento de lançamento, etc.) Se sim, quais? Você ficou satisfeito com o resultado?
Rodrigo: A editora oferece praticamente todos os serviços como: Revisão, Diagramação, Capa, ISBN, fora a divulgação... Evento de lançamento não teve, mas imagino que o motivo seja o fato da editora priorizar autores novos, desconhecidos...
3.      Você voltaria a publicar com essa editora?
Rodrigo: Voltaria e Voltarei!!! Para uma editora iniciante, eles têm um serviço de muita qualidade.
4.      O que diria a alguém que quer publicar com essa editora? Vale a pena?
Rodrigo: Você, escritor, vai publicar seu primeiro livro com a Delphi? Parabéns, você será mimado e prontamente atendido, e no final seu livro vem impresso em papel pólen amarelado!! O que falta? O cheiro de livro velho e nada mais.

Fofo, não? Depois disso até dá vontade de publicar por essa editora! Mas~ como nem tudo é tão simples, tem sempre uma segunda opção tão boa quanto esperando por nós para plantar aquela linda dúvida!
E esse precisamente é o caso da...



Xeque-Matte:

Também fundada em 2016, a Xeque-Matte mostra de cara um senso de ideal e transparência que chama a atenção. citando diretamente do próprio site:

“Missão: A Editora Xeque-Matte tem como principal missão ser referência em profissionalismo, qualidade e eficiência editorial para isso está alinhada aos valores éticos e morais que promovam a valorização dos autores nacionais e mereça o respeito e reconhecimento como uma editora séria e comprometida.
Visão: Diante de um mercado editorial nacional seletivo, buscamos dar a oportunidade de trazer aos leitores livros de qualidade e com diferencial, garantindo a valorização dos nossos autores.
Valores: A Editora Xeque-Matte entra no ramo editorial focada no compromisso com nossa literatura de promover e honrar o grande conteúdo nacional.”

Um belo impacto, sem dúvida. E, como prova do que dizem, Xeque-Matte hoje possui 18 livros em seu catálogo, entre eles a obra de uma autora também do Nyah!
A editora não possui um público-alvo específico e aceita qualquer gênero textual, sendo a única exceção biografias. O prazo de avaliação é de quatro meses, período ao qual a editora se compromete a enviar uma resposta para o autor.
O texto deve ser enviado no seguinte formato: documento Word em folha A4, margem padrão; texto justificado nas fontes Times New Roman ou Calibri, tamanho 12; espaçamento entre linhas: 1,5 linhas; diálogos pontuados com travessões (—), não hífens (-). Uma ficha de apresentação do autor, sinopse e resumo da obra também pode ser enviado no e-mail, apesar de não ser exigido pela editora. O período de envio, assim como a Delphi, se estende o ano inteiro.
Extra, extra: mais uma preciosidade sem reclamações no Reclame Aqui!
Agora para o nosso precioso insight da editora, uma palavrinha de Maria Eduarda Duarte, autora do livro “Apenas Viva Sem Mim":

1.      A publicação foi paga? O preço foi satisfatório? A qualidade do serviço compensou a quantia?
Maria: A publicação da Xeque Matte foi paga, o valor foi condizente com o serviço ofertado e explicado diretamente ao autor. Não é um demérito que eu sinta, considerando que tive como recuperar vendendo os meus próprios livros. Sim, a qualidade compensou. Como eu disse: a publicação foi paga, mas os serviços foram prestados e considerados bastantes antes de eu fechar. Todos elogiam a capa, a diagramação e a revisão da editora. Em termos de serviço, não posso reclamar.
2.      A editora oferece outros serviços além da publicação? (Ex: Capa, revisão, divulgação, evento de lançamento, etc.) Se sim, quais? Você ficou satisfeito com o resultado?
Maria: Sim, oferece revisão, todo projeto editorial gráfico, eles também entram em contato com livrarias para fazer lançamento físico (algo que não desejei, pois fiz o meu próprio na minha escola). Em termos de serviços, adorei os meninos, o carinho com o livro, enfim, é um lugar em que você se sente acariciada.
3.      Você voltaria a publicar com essa editora?
Maria: Se eu tivesse dinheiro? Com toda certeza!
4.      O que diria a alguém que quer publicar com essa editora? Vale a pena?
Maria: Vá em frente! Se você pode investir nos seus sonhos: faça! Você merece sonhar e realizar, além de merecer o melhor para seu livro. Eu realmente desejo que editoras como a Xeque, que tratam bem o autor e o livro, cresçam.

Isso é tudo por hoje pessoal! Espero que tenham gostado do nosso papinho! Nos vemos de novo (eu espero e rezo) em dezembro!
Beijinhos de Chocolate ♥




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana