Por: MicheleBran
Perfil: https://fanfiction.com.br/u/5389
Cá estamos nós de novo, dessa vez
para aprender um pouco mais sobre como entrar em uma editora pela porta da
frente.
De qualquer forma,
independentemente do tamanho da editora em que você vá trabalhar, poucas são as
que virão até você. A maioria delas, você vai ter que correr atrás, então fica
ligado para não comer mosca e fazer besteira: muitas editoras pedem carta de
apresentação, mini-currículo e/ou uma book proposal. Não consegui encontrar um
termo em português que se encaixasse direitinho para este último nome, mas
basicamente é uma proposta comercial de publicação que você vai fazer para a
editora. A famosa “venda do peixe”.
Outras apenas aceitam mediante
intermediação de um agente literário, mas calma que falaremos, ao menos
resumidamente, de tudo isso.
Redigindo seu mini-currículo:
É o mais simples dos três. Basta fazer um pequeno
texto sobre você, informando nome, idade, cidade, outras publicações (caso
tenha), etc.
Não precisa se estender muito, desde que essas
informações importantes estejam lá. É como uma pequena apresentação de você
para o editor.
Redigindo uma carta de apresentação:
Agora vamos um pouco
mais além. Faremos um textinho mais elaborado e com mais detalhes, pois, além
de se apresentar enquanto escritor, você precisa falar um pouco sobre os itens
listados a seguir:
1) Motivo pelo qual escreveu este livro: razão pela qual você se dispôs a escrever e se dedicar tanto a esta
história em especial.
2) Breve pesquisa de mercado: exponha quem é seu público alvo (também trataremos disso em um post
futuro), principalmente em termos de idade, gênero e preferências de leitura.
3) Demonstre que sabe que a editora publicou ou tem interesse
em publicar material semelhante: lembre-se de que você
precisa pegar a editora correta, certo? Aqui é hora de mostrar que você não
simplesmente saiu mandando aleatoriamente seu livro para todas a editoras que
apareceram na pesquisa do Google. Listar isso vai demonstrar seu interesse pela
empresa e que você fez a lição de casa direitinho pesquisando sobre ela.
4) Sua pesquisa ou conhecimento sobre o assunto do livro: liste todo o material que serviu de referência na pesquisa e criação de
seu trabalho.
5) Pequena demonstração de sua rede de contatos: aqui você deve mostrar justamente o que falei lá em cima sobre criar
uma plataforma e se alavancar como escritor antes de tentar a publicação. Hora
do show-off. Mas atenção: nada de falsificar números, certo? Mostre apenas o
que você REALMENTE tem.
6) Capacidade de se expressar bem e na língua em que a
editora publica: aqui você vai mostrar que sabe escrever
de forma clara e concisa, com sentido e no idioma da editora (caso queira
tentar na gringa). Aqui eles avaliarão o geral do seu texto: nível de
português, clareza da mensagem, coesão das ideias, etc.
Lembrete: Quanto mais pessoal for sua carta de apresentação, melhor. Ou seja: use
exemplos que encontrar na internet apenas como base, mas redija seu próprio
texto de forma que as ideias estejam concatenadas direitinho, de forma clara,
sem repetições e erros gramaticais ou ortográficos, etc. (escreva como se
estivesse no ENEM rs); mas de forma que mostre quem você é, sua personalidade e
seu jeito de ser.
Redigindo sua Book Proposal:
O buraco é mais embaixo, agora. Pode preparar os dedos
para digitar para caramba. Em resumo, o “book proposal” vai seguir uma linha
bem semelhante à da carta de apresentação, mas vamos nos aprofundar um pouco
mais. Preparados? Alonga os dedos e vem:
1. Título do livro:
acho que não precisa explicar, né? rs;
2. Dados do autor:
aqui você fala um pouco sobre você. Idade, onde mora, formação, etc;
3. Resumo do livro em
uma frase: basicamente, é como se você estivesse fazendo uma frase de
efeito para colocar na capa. Crie algo bem chamativo ou use uma frase de
impacto que resuma bem sua obra. Quanto mais misterioso melhor, assim você
fisga a atenção do editor;
4. Sinopse:
sinopse para o leitor que deverá ficar na contracapa do livro. Aqui você deve
dar o seu melhor para provar que sabe fazer um bom resumo capaz de vender sua
obra;
5. Informações do
autor: essas também serão para o leitor, naquela parte da contracapa em que
normalmente temos a foto do autor com informações sobre sua vida. Vale listar
não só sua vida, mas também eventuais prêmios que já tenha ganhado, outros
livros publicados (se houver), etc. Só não vale mentir. Apenas liste o que
realmente conseguiu, por motivos óbvios, rs;
6. Plano de
Marketing: aqui você deve expor toda sua rede de contatos e de quais
plataformas tem para divulgação da obra.
7. Análise
comparativa: outras obras que se assemelham ao seu livro. Aqui você deve
mostrar suas referências, obras da mesma temática que costuma ler e aproveitar
para mostrar que seu livro tem espaço no mercado;
8. Detalhes técnicos:
aqui você vai mostrar ao editor dados bem específicos sobre seu livro, como
quantos caracteres e páginas ele tem, qual o tamanho dos capítulos e quantos
são, qual o público-alvo e sua faixa etária, etc;
9. Resumo Pontuado:
exatamente o que você está pensando. Você precisará resumir seu livro capítulo
por capítulo. Além disso, deve listar os elementos presentes nele, como você
apresenta os personagens, viradas de enredo, clímax, toda a sequência de
acontecimentos que levam ao fim do livro; incluindo explicações e razões de por
que você esconde determinadas informações para revelá-las posteriormente e
quais são elas, e como você pretende manter o leitor interessado até a última
página.
Ou seja: boa sorte na book proposal. Vai precisar, hahaha.
Agentes Literários: O que são? Para que servem? Onde se escondem? Com qual entidade é necessário fazer pacto para conseguir um?
O agente literário é o profissional que vai te dar uma
mãozinha com todo o processo de produção e publicação do livro, desde te ajudar
a conseguir o registro da BN até apresentar seu material para uma editora,
incluindo a leitura crítica. [Fonte]
Antes que me pergunte: não, você não precisa de um, A
MENOS QUE deseje publicar por uma editora grande. Algumas delas só vão ouvir o
que você tem a dizer sobre seu livro se, antes, um agente intermediar o contato
entre vocês.
Praticamente não adianta mandar por conta própria para
algumas delas sem passar pelo agente antes, as chances são de que nem olhem seu
manuscrito, por isso busque sempre se informar antes do envio se esses
profissionais serão necessários. Também é fundamental a parceria com um agente
literário se você deseja publicar fora do país, em qualquer idioma.
Mas, claro, isso traz uma desvantagem: um agente
abrirá portas, sem dúvidas, porém é um serviço que pode sair meio caro, já que
no Brasil ainda não é um mercado grande.
A dica básica, caso queira contratar um é a mesma
sobre as editoras: pesquise o passado do agente e busque saber com quem ele
trabalha ou trabalhou. Converse com outros autores que ele agenciou e se
informe se vale a pena para o tipo de publicação que você deseja.
E algo que descobri vendo um hangout com agentes uns
mil anos atrás: fuja daqueles que vão te cobrar mensalmente. O melhor agente é
aquele que cobra quando apresenta resultados.
Se depois de escrever tanto no book proposal, você
ainda estiver vivo, coloque umas compressas, faça uns alongamentos e volte aqui
para ler a próxima parte, na qual falaremos sobre autopublicação.
Até breve e boa sorte na fisioterapia para tratamento
dessa tendinite no punho!
Titia ama vocês.
Muitíssimo obrigada por esse post.
ResponderExcluirFoi de grande ajuda ♥
Obrigada pelo comentário!
ExcluirEu, na verdade, tenho uma pergunta para fazer
ResponderExcluirEu apresento uma dificuldade imensa para descrever roupas, principalmente roupas de época ou com detalhes demais, mas que são importantes. Como acha que eu poderia mudar isso? É ainda mais complicado comigo pelo fato deu escrever principalmente sobre fantasia, ficção cientifica e terror(terror não se encaixa muito, mas eu gosto muito mais dos terror que retratam época)
Tem alguma dica? Algo que possa me auxiliar?
-E.M.
Acho que as melhores dicas que te posso dar são: ler bastante, principalmente coisas como blogs e revistas de moda, em que a descrição de roupas e adereços existe em abundância; e praticar. Podes, por exemplo, praticar fora da história, pegando, em fotos de vestidos de época e tentar descrevê-los. Espero ter ajudado :)
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