Por:
Carol Ferreira
(Annye)
O texto contém grandes spoilers. No entanto, eles estão marcados em branco. Para lê-los, basta selecioná-los com o mouse. Só sugiro que faça caso já tenha lido o livro/assistido ao filme.
Aqui
no blog da Liga, a gente já falou várias vezes sobre clichês.
Como
eu teria um trabalho enorme para fazer um compilado de textos que
abordam o clichê (correndo ainda o risco de não reunir todos os
links desse tema), vou deixar apenas a dica para que vocês procurem
mais sobre o tema na caixinha de busca que fica logo ao lado do menu.
Mas
se vocês notaram o título do texto, perceberam que hoje nós não
vamos falar dos temidos clichês, e sim, de seu oposto.
“Plot
twist” (plot = enredo/twist = torcido), traduzido literalmente como
reviravolta, é um elemento narrativo usado para surpreender os
leitores/expectadores.
A
wikipedia define Plot Twist como: “[...]
uma mudança radical na direção esperada ou prevista
da narrativa de
um romance, filme, série
de televisão, quadrinho,
jogo
eletrônico ou
outra obra narrativa.
É uma prática muito usada para manter o interesse do público na
obra, para normalmente surpreendê-los com uma revelação.”
“Mas
como eu uso o plot twist em meu texto? Só há uma maneira?”
Claro
que não!
Existem
vários métodos de introduzir um plot twist em uma narrativa. Por
falta de didática melhor, acredito que a melhor forma de explicar as
diversas formas seja enchendo esse post com inúmeros exemplos. Eles
obviamente virão acompanhados de spoilers, a fim de ilustrar da
melhor forma possível.
Então peço desculpas desde já, e aviso
que os spoilers estarão invisíveis (para ler o spoiler, basta
selecionar o texto entre aspas com o mouse).
1.
Plot Twist ao fim da narrativa
O
tipo de reviravolta que todos conhecem. Nesses casos, o grande clímax
da história está justamente em um grande fato ou acontecimento. Ele
determinará o fim da história, e é por meio desse grande final que
conhecemos obras que ficaram eternizadas.
~Spoilers
– Clube da Luta (filme de David Fincher)~
“Quem
já assistiu sabe que no fim da história descobrimos que o Tyler na
verdade era uma projeção do próprio Jack, devido suas noites
insones e problemas psicológicos.
Mas
o plot twist da história se revela apenas ao fim, quando Jack passa
a rever todos os acontecimentos pela sua ótica, e se vê segurando a
arma que Tyler apontava para ele. Naquele momento, é tarde demais
para conter o grande plano de Tyler, que acaba ocorrendo. Mas fica
subentendido que o romance entre Jack e Marla foi levado a frente –
isso é, se ele não foi preso e sobreviveu.”
Sendo
assim, podemos dizer que a marca registrada desse tipo de elemento
narrativo, quando executado da forma acima citada, é a surpresa que
só afeta aquele pequeno período de tempo. Nós não veremos o que
irá acontecer depois, porque o depois não importa. O choque
imediato é suficiente para que qualquer dúvida se torne algo de
segundo plano.
2.
Plot Twist no início/meio da narrativa
Estamos
acostumados a ver reviravoltas acontecerem no final, mas esse tipo de
plot twist muito me interessa por sua peculiaridade. Diferentemente
do que se espera, a história é narrada bem até determinado ponto e
depois ainda tem que lidar com os resultados – imediatos e a longo
prazo – de sua mudança.
~
SPOILERS: “A favorita” (novela de João Emanuel Carneiro)
“Aqui
temos duas protagonistas: Flora e Donatella. Por mais de dois meses
de novela (exatamente 59 capítulos), o público foi induzido a
pensar que Donatella tinha cometido um crime e estava pagando por
seus pecados na cadeia. Mas no capítulo 60, eis que surge a magia do
twist.
Foi
na verdade Flora quem cometeu o crime, e a missão de Donatella passa
a ser desmascarar a vilã e reconquistar sua filha, que acabou
ficando sob a tutela de Flora enquanto Donatella esteve na cadeia..”
O
mais legal nesse tipo de reviravolta, é que ainda temos mais da
metade dos acontecimentos pela frente. Sendo assim, o autor
praticamente desenvolve duas tramas. Além do mais, o plot twist aqui
não serve para dar fim a uma sucessão de fatos, mas para
desencadear uma série de novos problemas que deverão ser
solucionados até o fim da jornada.
Ou
seja, usar a ferramenta do plot twist no meio da história é mais
para “animar” o público, dando a eles a sensação que a
história não é previsível e que muita coisa ainda pode acontecer
dali pra frente.
Ainda
existem algumas subclasses para os twists:
a)
Cronologia reversa: a
história, nesses casos, começa justamente pelo seu final. Sendo
assim a curiosidade é plantada no “como” a situação prosseguiu
até que se chegasse a esse ponto e não no “porquê”.
Exemplo:
Em
“Memórias póstumas de Brás Cubas”,
temos o narrador protagonista contando sua história até que
chegasse a morte. Mas ele avisa o leitor logo no início que ele já
estava morto.
b)
Red herring (ou “distração”): usado
principalmente em romances policiais, é a reviravolta que pega a
todos desprevenidos, pois planta pistas falsas ou oculta informações
primordiais para a solução do mistério.
Exemplo:
Em
“Os Outros”, vemos
uma mãe desesperada com a casa cheia de fantasmas. Durante todo o
filme tentamos entender de onde vêm os espíritos e o que fazer para
afastá-los. Até que para surpresa geral, na verdade a Nicole
Kidman, seus filhos e empregados que estavam mortos. Chocante.
c)
Flashbacks: esses
aqui são mais do que conhecidos. Usados por 10 em cada 11 ficwriters
(e aqueles que nunca usaram, ainda vão), são a melhor forma de
justificar uma personagem. Trazendo o que já sabemos de flashbacks
para a mecânica do plot twist, nesses casos, apenas uma cena do
passado é suficiente para mudar todo o enredo futuro.
Exemplo:
Em
“Titanic”, o
objetivo principal do filme é achar o maldito diamante que todos
achavam que tinha se perdido para sempre na imensidão azul. Claro
que tudo foi esquecido a partir da primeira cena de Jack e Rose. Até
que já estamos nos anos 90 e, de repente, somos transportados de
volta a 1912, onde vemos Rose mexer em seu bolso e achar o diamante.
Uma cena tão sutil que mudou o rumo da história (para os
telespectadores, é claro, já que não faz muita diferença para
aquele cara que gastou milhões procurando uma pedra para desistir
quando ela finalmente foi lançada ao mar)..
d)
Narrador não-confiável:
Ele está narrando a história em primeira pessoa, então é a única
fonte de informação do público. O choque da reviravolta aqui é
salientado pelo narrador se dar muito bem/muito mal, mesmo não
merecendo. Afinal de contas, ele manipulou toda história a seu
favor, deixando difícil para os leitores decidirem o que realmente
acham de sua índole.
Exemplo:
Citando
Machado de Assis novamente, temos a discussão mais acalorada por
todo ensino médio. Em “Dom
Casmurro”,
deveríamos ler apenas uma história cotidiana de romance, que virou
uma tragédia devido à “infidelidade” de Capitu. Contudo, o
narrador da história é o próprio Bento, e nunca ficamos sabendo se
ele estava mentindo ou não.
e)
Chekhov's gun: é
um princípio narrativo que diz que tudo que é colocado em uma
narrativa tem um propósito. Em meio a um plot twist, o chekhov's gun
pode ser qualquer elemento (desde uma personagem até um objeto), que
irá ser relevante para o clímax da história.
Exemplo:
No
filme* “Um porto seguro”
temos
a personagem Jo, que se torna amiga de Erin. As duas ficam cada vez
mais próximas, e Jo passa a dar várias dicas de relacionamento para
que Erin perca seu medo e Alex e ela sejam felizes juntos. No fim
descobrimos que Jo é a falecida esposa de Alex, que tirou férias do
céu e permaneceu por ali só para ter certeza de que seu amado e
filhos teriam um bom futuro.
*(não
li o livro, então não posso dizer se a narrativa se repete)
f)
Descoberta: A
última e não menos importante subcategoria do plot twist, é a
descoberta (ou anagnórise). Nesse caso, a personagem faz uma
descoberta sobre si (ou de outro personagem) que muda o rumo da
narrativa.
Exemplo:
Em
“O sexto sentido” Bruce
Willis está morto. O filme inteiro. O que difere, no entanto, com o
plot twist Red herring demonstrado em “Os outros”, é o fato de
que a narrativa girava em torno do menino, Cole. Então a descoberta
nos faz ver que o protagonista nunca foi Cole, e sim Malcolm (por
protagonista, falo daquele que precisava “fechar” um ciclo).
Claro, temos algumas dinâmicas Red herring (de deixar pistas soltas
que indicavam a morte do psicólogo), mas o choque nesse caso é
justamente a mudança súbita da natureza do protagonista.
Ótimo,
agora eu tenho muitas referências. Mas como eu utilizo essas
dinâmicas no meu texto?
Não
existe uma fórmula mágica que faça plot twists funcionarem. O
grande segredo para uma reviravolta ser bem executada, é ela ter
coerência e casar com o texto.
Com
isso quero dizer: não
force
a barra
para usar um plot twist. Criar uma história mirabolante só para
inserir uma ideia que cause choque no leitor não é uma boa ideia.
Além
do mais, fazer de plot twists uma assinatura sua pode tornar-se, por
incrível que pareça, previsível demais.
Um
exemplo simples que nem chega a ser um spoiler: George R. R. Martin
adora matar suas personagens. O primeiro “protagonista” que
morreu causou um tremendo choque e comoção. Mas agora, mesmo
ferindo sentimentos alheios, as mortes são apenas o caminho
necessário para o decorrer da narrativa. Ou motivo para piada no
Facebook. De qualquer forma, aquele choque que sentíamos nos
primeiros livros/temporadas de Game of Thrones, agora já passou.
Temos
também o diretor de cinema Shyamalan. Depois de “O sexto sentido”,
vimos “Sinais” e “A vila” serem vendidos como filmes de
finais surpreendentes. Mas basta perceber como ambos não geraram
polêmica pelos seus finais para saber que eles talvez não tenham
surpreendido tanto assim.
Conclusão
Reviravolta
é um elemento que pode lançar sua narrativa para o sucesso. Tendo
um bom enredo e um final surpreendente, é quase impossível a
história não receber comentários positivos.
O
problema é que a única forma de saber o que funciona e o que não
funciona é testando.
Gostaria
então, de deixar um site muito interessante, que pode ajudar muito
aqueles que querem ter ideias para plot twist (seja para incorporar
em suas histórias ou apenas para treinar seu poder narrativo). Estou
falando do Plot Twist
Generator. O site é em inglês, mas seu objetivo é dar uma
frase de reviravolta para que o autor possa se inspirar e incorporar
aquilo à sua história.
Espero
então que toda a informação acima auxilie vocês na hora de
escolher o tipo de plot twist que mais se encaixa com sua história.
Links
consultados:
Plot
Twist Generator:
http://writers-den.pantomimepony.co.uk/writers-plot-twists.php
Plot
twist (wiki): http://en.wikipedia.org/wiki/Plot_twist
É claro que não podemos esquecer da reviravolta em O Mistério das Duas Irmãs.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário!
ExcluirMaravilhoso o texto! Eu sou uma amante de plot twists declarada, afinal, histórias com enredos inesperados são memoráveis! (Melhor que plot twist só histórias de final aberto para interpretações). - "Os irmãos Karamazov" junta os dois <3
ResponderExcluirEnfim, eu adoraria sugerir um assunto que não tem muito a ver com o post, mas vem me atormentando desde muito!
"Como iniciar uma fic sobre um assunto o qual você não tem muito domínio? " - Como assim? Bem, eu vou usar o meu exemplo: pretendo escrever uma história na qual os personagens são músicos. Mas eu não toco nenhum instrumento, não sei o básico de música, dó ré mi ... o que vem depois ?), enfim, já deu pra entender.
No entanto, uma das minhas manias é apostar na verossimilhanca quando estou escrevendo! Eu me sinto mais segura sobre um assunto que eu conheço, obviamente.
Que fontes seriam confiáveis para uma pesquisa? Será que eu tenho que sair perguntando por aí para músicos?
Como uma aspirante a escritora de ficção não fantástica, eu adoraria receber dicas de o que fazer para conquistar a confiança dos meus leitores e a minha própria auto confiança! (Aquela auto confiança de escritores de ficção científica que escrevem sobre apocalipses zumbis, usando de imaginação e pesquisa!)
O assunto não se restringe apenas à música, só usei meu exemplo! Conheço muitas pessoas que querem criar seus personagens com um requinte de psicologia, outros ainda que ambientam suas narrativas no exterior.
Ufa! A pergunta foi meio imprecisa e abrangente, mas espero que compreenda! Pois há um enorme grilhão de ferro me prendendo ao chão e que não permite que eu de asas à minha história, chamado "Insegurança".
Aguardo por mais posts seus, e não se incomode em responder meu comentário se não entendê-lo :S
Bjos
(~*----*)~
Olá! No teu caso, eu mesma posso ajudar-te, se quiseres, poisestudo música. Se quiseres contactar-me, deixo aqui o meu perfil no Nyah! (http://fanfiction.com.br/u/267364/). Nos outros casos, só há uma solução: pesquisar. Google, perguntar em grupos de escritores, perguntar a amigos, ler livros sobre esse assunto, etc. Há vários autores com esse problema e estas são as únicas soluções que eu conheço.
ExcluirObrigada pelo comentário!
Beijos
O post me ajudou muito! Adorei o conteúdo, vou praticar!
ResponderExcluirObrigada pelo comentário! Ainda bem que gostaste!
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