Por: M L Carneiro
Ahoy! Cá estou
de volta para continuar a série sobre criação de mundos. Na
primeira parte vimos algumas coisas básicas para se preparar para
essa construção, hoje, vamos partir para áreas mais palpáveis.
Continuem comigo nessa jornada que logo seu mundo estará de pé!
Ah, e para quem
ainda não leu a primeira parte deste post, sugiro que a leiam aqui:
http://www.ligadosbetas.blogspot.com.br/2014/07/como-criar-um-mundo-em-talvez-mais-de.html
Terceiro dia – Esculpindo
ou
“Como vai ser a geografia do meu mundo?”
Na minha opinião,
fazer o mapa de um mundo que você está criando é uma das partes
mais divertidas. Você não precisa ser um mestre do desenho, os seus
rabiscos já ficam incríveis quando você vai criando ilhas,
continentes, penínsulas... Mas para criar esse mapa é legal que
você tenha definido alguns pontos sobre a geografia do seu mundo, e
é disso que vamos tratar neste dia.
Qual o
tamanho do seu mundo?
No post anterior
já falamos um pouco disso, no sentido do tamanho do universo que
você quer criar. Mas agora vamos pensar no tamanho literal mesmo.
Vai ser um planeta inteiro do tamanho da Terra ou apenas um
continente pequeno e isolado? Tente pensar no que você quer para a
sua história e o quanto o tamanho do mundo vai influenciá-la. Fazer
um mundo gigante é bem legal, mas lembre-se de que quanto maior o
mundo, mais tempo você levará detalhando-o, então tente pensar em
algo razoável para as suas necessidades.
Esse mundo
segue as mesmas leis que o nosso?
Aqui eu digo das
leis físicas, químicas e biológicas. Se sua história vai ter um
tema mais verossímil, é bom que ela siga todas as leis da natureza
que temos aqui, ou que pelo menos você descreva bem como vão ser as
novas leis. Mas numa história mais fantasiosa ou utópica, você
pode ter coisas como gravidades invertidas ou oscilantes, inércia
inexistente, som no espaço, enfim, você vai ter bastante liberdade
criativa. Entretanto, tenha em mente se o mundo segue ou não as
mesmas regras da Terra e, se não, quais são as leis dele.
Outro detalhe a
se pensar é em como o tempo funciona no seu cenário. Quantas horas
um dia possui? Quantos dias existem em um ano? Os dias e noites
funcionam como na Terra, equilibrados, ou há mais tempo de um deles?
Como funcionam as estações? Existem outras divisões temporais,
como meses e semanas? São vários detalhes que vão enriquecendo seu
mundo.
O quanto do
mundo já é explorado?
Se seu mundo for
situado com uma tecnologia futurística ou ao menos próxima da
atual, muito provavelmente todo ele já vai ter sido explorado, ou ao
menos cartografado. Mas até poucas centenas de anos atrás a própria
Terra não estava totalmente no mapa. Então, se seu cenário segue
um tema semelhante à época das grandes navegações ou anterior a
isso, é bem provável que existam grandes pedaços de terra
inexplorados no planeta que você está criando. Isso normalmente
ocorre quando temos continentes separados por pedaços muito grandes
de mar, quando os continentes são grandes demais em alguma direção,
ou ainda quando um pedaço dele chega a uma parte muito gelada ou
muito quente do planeta, e então ninguém consegue passar e povoar
além dali.
Com isso em
mente, defina qual é a parte “principal” de seu mundo, onde
estão as principais civilizações, onde sua história vai se
passar. Em seguida, defina onde serão os limites daquele pedaço do
planeta, levando em conta o quanto a tecnologia dele o deixaria ser
explorado. Em cenários futuristas os limites serão para além dos
planetas, serão até a parte da galáxia em que se é possível
chegar. Por fim, pense um pouco nas partes inexploradas. Você não
precisará detalhá-las ao máximo, mas seria interessante ao menos
pensar no quê e em que povos existem nesses lugares.
Quais são
os principais pontos geográficos?
Todo planeta
possuí acidentes geográficos característicos e interessantes.
Alguma cordilheira gigantesca que percorre toda a costa de um
continente, uma ilha-continente isolada ao sul do planeta, uma
península pontiaguda e comprida onde é possível encontrar grandes
quantidades de pedras preciosas, enfim, deixe sua criatividade fluir.
Muitas pessoas se limitam a criar cidades e construções
interessantes, mas lembre-se de que a natureza estava no seu mundo
muito antes das civilizações chegarem, e que em muitos momentos ela
é extremamente mais interessante, complexa e bonita.
Como é o
clima e a vegetação do planeta?
Você pode achar
que não, mas esses dois pontos também definem muito as interações
entre os povos do planeta. Um planeta muito frio ou muito quente vai
impor grandes dificuldades de desenvolvimento para sua população.
Ao mesmo tempo, a vegetação (ou a falta dela) de um lugar pode
auxiliar ou prejudicar as raças que vivem ali. Então gaste algum
tempinho pensando em como são esses pontos nos vários cantos de seu
mundo. Se ele for extenso, muito provavelmente terá diversos climas
e vegetações, então aqui também vale a regra máxima da
verossimilhança: se você quer deixar seu cenário muito próximo do
real, pesquise bastante sobre como funciona na Terra, que vegetações
existem em cada clima, que tipo de terreno existe de acordo com a
vegetação e o clima, e depois disso, replique essas regras na sua
criação.
Quarto dia – Povoando
ou
“A demografia de seu mundo”
Pronto, já
conseguimos moldar como vai ser o nosso mundo. Mas de que adianta um
lugar onde ninguém vive? Agora é a hora de povoar esse planeta!
Para começar, vamos ver quais são os povos, ou raças, que existem.
Quais são
as raças existentes neste mundo?
Percebam que
estou falando de raças, não de etnias. Estamos falando da raça
humana, da raça élfica, raça anã, e assim por diante. Se seu
mundo é fantasioso, você provavelmente vai querer colocar essas e
algumas outras raças místicas nele. Então agora é a hora de
pensar em quais e em como serão elas. Você pode, e deve, se
inspirar em outras obras para tirar as raças fantasiosas mais
comuns, como elfos, anãos, gnomos, orcs, fadas, entre outros. Com
elas você terá bastante material de inspiração e consulta pronto,
facilitando bastante seu trabalho.
Mas não se
limite a isso, você pode alterar substancialmente as características
dessas raças ‘tolkienianas’, adaptando-as às suas necessidades,
como você também pode criar raças totalmente novas e diferentes.
Isso acontece muito em histórias futurísticas, com diversos
planetas a serem a explorados na galáxia, mas também não há
problema algum em você inovar nas raças de histórias medievais. Só
é preciso cuidado e dedicação para criar uma nova raça. Para
isso, colocarei aqui um miniguia para auxiliá-los na criação
dessas novas raças:
- Tome como comparação o humano. É com essa raça que estamos mais acostumados, afinal somos dela, então todas as características da nova raça serão mais bem entendidas quando comparadas às dos humanos.
- Equilibre bem as vantagens e desvantagens que essa raça tem. Se você fizer um povo que é apenas mais forte e mais inteligente, sem nenhuma desvantagem, vai desequilibrar a balança e deixar espaço para que as outras raças sejam subjugadas e pereçam. É só olhar para a Terra, você conhece algum Neandertal hoje? Não, porque o Homo Sapiens era mais evoluído e “venceu” na dominação do planeta.
- Como é a aparência física desse novo povo? São humanoides, ou seja, muito parecidos com o homem, apenas com alguns detalhes diferentes? Ou são bem distantes? Faça o “design” da sua raça, essa pode ser uma das partes mais divertidas, especialmente se você for criativo e um bom desenhista.
- Defina como são as características mentais dessa nova raça, ou seja, qual é o comportamento comum dela, como é a personalidade de integrantes dela, quais são suas ambições e desejos no mundo, etc.
- Como é a organização política dessa raça? É uniforme ou possui diferenças em diversas regiões? Lembre-se do que falei no post anterior, é legal você definir muito bem como é a organização política de cada povo, mas elas não precisam ser sempre as mesmas.
Existem
raças dominantes? Raças em guerra?
Isso também é
algo muito comum, apesar de tentarmos equilibrá-las, sempre terá
alguma raça que possui algumas vantagens em certa região e por isso
dominam aquele local. A região pode ser desde um pequeno condado até
o planeta inteiro, e por isso essa raça pode entrar em conflito com
outras raças, algo que é extremamente comum. Se entre nós,
humanos, temos guerras entre etnias diferentes, imagine como seria a
interação entre raças diferentes. Não é algo que pareça ser
simples. Se existe alguma guerra entre raças, explique o porquê,
pense de onde essa guerra surgiu, quem está ganhando, quais são os
aliados de cada lado e o quanto essa guerra pode afetar o
desenvolvimento do planeta, e também da sua história.
Quais são
as raças “civilizadas” e as “bárbaras” ou “monstruosas”?
Aqui podemos
entrar em um maniqueísmo entre o bem e o mal. Sabemos que dentro de
uma própria raça vão existir indivíduos bondosos e maldosos, mas
cada raça normalmente possui sua tendência média. Algumas serão
as raças “do bem”, como normalmente são os homens, anãos e
elfos, e outros serão “do mal”, como orcs, goblins e dragões.
Fazer essa divisão pode ajudar muito na criação do desenrolar da
história. É onde normalmente dividimos as raças civilizadas dos
“monstros”.
Dentro de
cada raça existem muitas divisões?
Reinos, países,
casas, famílias... Mesmo dentro da mesma raça os povos costumam se
dividir, confiam em se agrupar para se proteger. Então pense em
quais são esses tipos de divisão, relacionando-os com a sua
organização política. Detalhar isso ajudará você a entender como
as raças vão se relacionar entre si e com o mundo exterior.
Existem
idiomas diferentes nesse mundo?
A menos que seja
um mundo bem pequeno, é bem provável que existam vários idiomas
nele. Normalmente temos um tipo de linguagem para cada raça, e às
vezes mais de uma língua dentro de cada uma delas. Outra coisa
normal é termos o idioma “comum”, ou seja, aquele que a maior
parte do planeta sabe, e que é utilizado entre os diferentes povos.
Então pense em
como você quer que seja a distribuição de linguagens no seu mundo
e decida também se você quer deixá-las explícitas ou implícitas,
isto é, se você quer realmente criar outros idiomas, ou deixar
implícito que os povos estão falando em outra língua, mas sem ter
que detalhá-la. Tome cuidado aqui, apesar de que criar um novo
idioma pode ser bem interessante, dá um trabalhão, principalmente
para deixá-lo bem feito.
Que outros
tipos de criaturas extraordinárias existem no mundo?
Ok, já falamos
das raças inteligentes, mas um mundo não é feito só delas, não é
mesmo? Existem diversos outros tipos de animais para povoar o mundo.
Então você pode pensar em que tipo de animais, além dos já
encontrados na Terra, existem no seu planeta. Monstros, bestas
mitológicas, humanoides não muito inteligentes... Vale pensar em
tudo aqui. Buscar inspiração em outras obras é uma ótima dica,
mas tente inovar também e criar algo novo, da sua cabeça, tenha
certeza de que vai ficar bom!
---------------xXx---------------
Ufa, lá se foram
mais dois dias de criação, já estamos chegando ao fim. Os próximos
dois e últimos dias serão “Explicando” e “Detalhando”, onde
vamos falar dos últimos detalhes da criação. Mas uma coisa que
queria lembrar aqui é que vocês não precisam seguir esses posts
como um guia de passo-a-passo, durante a criação tudo fica
misturado. Você pensa em como vai ser o tamanho do planeta, depois
numa raça que vai existir, depois no clima em que essa raça vive...
Enfim, coloco aqui tudo que eu vejo de principal para você detalhar
em seu mundo numa ordem agrupada, mas a ordem de criação para seu
mundo é você quem faz!
Espero que tenha
sido útil e que vocês tenham gostado. Lembrem-se, qualquer dúvida
podem falar nos comentários.
Até a próxima!
Cheers!
Aê, finalmente! A segunda parte do melhor manual enfim no site.
ResponderExcluirRealmente, quando segui as dicas da primeira parte eu já tava pensando nas raças e na geografia dos lugares.
Mal vejo a hora da parte três estrear.
Parabéns, M L, você é um ótimo instrutor. Está me ajudando (e dando-me ideias) demais em construir um mundo, o que eu sempre tive dificuldade por possuir detalhes minuciosos. Parabéns, mesmo. E Obrigado.
ResponderExcluirP.S.: Esperando a terceira parte.
Amei! Por favor poste logo a ultima parte!
ResponderExcluirA última parte ainda não tem data marcada, mas fica atento/a ;)
Excluirpor favor quando ira postar a ultima parte?
ResponderExcluirOi! Que eu saiba, ainda não há data prevista para a publicação da próxima parte. Desculpa não poder ajudar :/
ExcluirQuando chega a terceira parte? Descobri os posts agora e queria muito o último. Amei esse e o anterior
ResponderExcluirInfelizmente, não te posso dar uma previsão. Tudo depende do autor :/
ExcluirQueria muito a continuação
ResponderExcluirEstá definitivamente nos nossos planos terminar este artigo, mas ainda não temos data apontada. Desculpa!
ExcluirOlá, gostaria de ler a parte 1, mas não a achei no blog. Os textos são muito bons e tem me ajudado bastante.
ResponderExcluirOlá! Cá está: https://ligadosbetas.blogspot.com/2014/07/como-criar-um-mundo-em-talvez-mais-de.html Obrigada pela leitura!
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