Como Evitar Vícios e Repetições na sua Escrita

domingo, 9 de fevereiro de 2020
computador, papel e caneta

Por: Fatima Hamze


Olá, escritor! Espero que esteja tudo bem. Meu nome é Fatima (Raven Hraesvelg no Nyah) e sou beta da Liga há seis anos. Hoje vim falar sobre repetições na escrita.
Embora a repetição, quando usada intencionalmente, possa servir como ferramenta para dar ênfase a determinada ideia, para muitos escritores um dos maiores problemas é a reincidência não intencional de palavras ou ideias. O problema está quando o leitor começa a perceber isso e deixa de prestar atenção na história.
Temos dois casos de repetições a discutir: repetições de ideias e repetições de palavras.
A repetição de ideia é quando você reitera uma informação que já deu ao leitor. Como assim? Pense que você está lendo o texto e no início do texto o autor narra o protagonista como sendo alguém de olhos azuis, porém alguns parágrafos depois essa informação é dada novamente. Se esse detalhe não tem importância para a história, para quê repeti-lo, não é?
Já a repetição de palavras é o caso mais comum entre os textos. É quando uma palavra é usada inúmeras vezes num curto intervalo de tempo.
Mas sem desespero, o objetivo do artigo de hoje é trazer a luz ao fim do túnel. Então, como evitar repetições?

Leia teus escritos anteriores.

Quando você dá uma pausa na escrita e depois retorna ao ponto de parada, é muito capaz de acabar repetindo ideias que já foram ditas anteriormente. Por isso, tente sempre ler aquilo que você escreveu antes de recomeçar.

Leia em voz alta.

Ler teu texto em voz alta te dará uma nova perspectiva sobre ele. É mais fácil identificar reiterações quando você as ouve. Como acréscimo, você pode pedir para que alguém, seja um amigo ou um beta, ler o teu texto.

Evite termos muito usados.

“Mas”, “disse” e entre outras são exemplos de palavras que usamos com uma frequência muito grande durante a escrita. E uma maneira eficiente de saber se você está repetindo palavras é o mecanismo de busca do Word. Uma dica interessante é procurar por sinônimos.

Use pronomes.

Repetições de nomes também entram para a lista de coisas desagradáveis de se ler. Faça uso dos pronomes para ajudar a balancear teu texto. Mas cuidado para não abusar! O ideal é utilizar pronomes e alternar o uso com os nomes e sujeito oculto. “Eu respondi” pode facilmente ser trocado para “Respondi”.

Cuidado com frases muito longas.

Transforme um pensamento longo em alguns mais curtos. Dessa forma, consegue ver o que pode ficar e o que precisa ser apagado. Além disso, você adicionará cadência à sua escrita. Uma boa combinação de frases curtas e longas é mais impactante do que apenas uma ou outra.

Espero que essas pequenas observações que trago sejam de alguma forma útil para lidar com esse tão frequente problema. Nos vemos na próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana