Por: MicheleBran
Perfil: https://fanfiction.com.br/u/5389
Olá, escritores. Como vão? Ainda
motivados na saga da publicação?
Espero que sim. Estamos só
começando rs
Sem mais delongas, vamos falar da
famosa publicação por uma editora. Quer entender como funciona? Qual a
diferença entre editoras de grande, médio e pequeno porte? E, principalmente, descobrir
qual delas é a melhor para você? Só vem!
O Que é uma
Editora?
Além do óbvio, “uma organização que realiza a publicação de
obras literárias, discográficas e impressos” [Fonte], há alguns detalhes que
precisamos compreender para ir adiante.
O primeiro ponto é que a editora
cuida dos serviços de editoração e publicação do livro através de uma série de
profissionais. São estes:
·
Os autores, os criadores das obras;
·
Revisores, copidesques, etc., que fazem a
revisão e preparação do texto final;
·
Diagramadores, que farão o projeto gráfico do
livro e determinarão como o texto e elementos como imagens, ilustrações, fotos,
gráficos, tabelas, entre outros, estarão dispostos;
·
Outros, como, por exemplo, a equipe de
marketing, responsável por alavancar o nome da editora e vender as obras em seu
catálogo.
Um ponto importantíssimo (e até
polêmico, eu diria) é compreender que, segundo os especialistas em mercado
editorial, a editora real oficial arca com todos os custos da publicação.
Não é de hoje que aqueles que
trabalham no ramo batem na tecla das editoras que cobram pela publicação e
fazem questão de deixar claro: elas são apenas gráficas ou prestadoras de
serviços, ainda que carreguem o nome “Editora”. Duvida? Então leia este
texto até o final e veja as palavras deles.
Tretas à parte, é importantíssimo
conhecer a fundo a editora e saber se ela vai cobrar algo de você ou não; se
sim, quanto; que serviços ela oferece, etc. Mas veremos isso com mais detalhes
em breve. Agora vamos aos tipos de editoras existentes em termos de porte.
Publicando por
uma editora grande
Segundo uma das apostilas do curso
“Escritor Profissional”, do site Carreira Literária,
as editoras grandes “em geral, publicam
títulos de largo alcance (...). A tiragem inicial média de uma grande editora
que publica literatura costuma variar entre 3.000 e 8.000 exemplares”. Alguns podem sair até
com mais, depende do nível de hype da obra.
Publicar por uma editora de grande
porte vai abrir muitas portas e te tirar da cabeça uma série de preocupações.
Em geral, você não precisará correr atrás de revisão, diagramação, capa e
marketing porque todos esses serviços já estarão previstos. Há variações, mas
todas elas vêm em contrato. Por via das dúvidas, pergunte o que será oferecido.
Toda essa estrutura só é possível
com um grande investimento, o que quer dizer que eles não irão apostar em quem
não tem chances de retribuir todo esse gasto. O que nos leva ao lado ruim: para
autores iniciantes, é bem complicado encontrar editoras desse nível dispostas a
investir neles.
Mas não pense que é necessariamente
maldade. A editora, bem ou mal, é uma empresa, tem despesas e precisa de dinheiro
para manter a sua estrutura funcionando e seus profissionais remunerados. Sem
isso, ela simplesmente fecha as portas e adeus. Diminui um mercado que já não é
lá essas coisas aqui. Lembre-se de sua própria experiência: contas não se pagam
com abraços, certo? rs
Calma que nem tudo está perdido.
Ultimamente, com as inúmeras formas
de autores se mostrarem e chamarem a atenção do público, temos algumas editoras
grandes começando a se abrir para nós, newbies. Abaixo, seguem algumas
diquinhas para ser o próximo best-seller nacional (VOU QUERER UM EXEMPLAR
AUTOGRAFADO DE GRAÇA SE ALGUÉM AQUI CONSEGUIR, só avisando rs):
Bota a cara no sol, mana!
Se esse é seu desejo, corre já para
criar uma plataforma na internet para tornar seu trabalho conhecido. Vale Nyah,
Wattpad, site, blog, ou tudo isso junto.
Descubra formas chamativas de
atrair leitores e construa uma base de pessoas que admiram e valorizam seu
trabalho (falaremos sobre isso em detalhes em um post futuro, pode deixar!).
Quanto mais gente gostando do que
você faz, maiores suas chances, afinal você prova que os editores não estarão
perdendo tempo e muito menos jogando dinheiro fora ao apostarem em você porque,
olha só... Apenas observe esse montão de
gente aqui querendo comprar meu livrinho.
Esteja sempre vigilante
Muitas dessas editoras aceitam
originais a qualquer tempo, outras apenas em certos períodos. Também existem
concursos e premiações nas quais o vencedor ganha publicação na casa. Fiquem
atentos. Não é algo tão comum, que eu saiba, mas pode ser uma ótima
oportunidade.
Persiga a qualidade
Não adianta nada querer publicar
por esse método um livro cheio de erros de português, buraco de enredo e
personagem mal escrito. O livro precisa ser bem feito.
Perfeito ninguém nunca estará, mas
dê o seu melhor. Estude bastante, revise, procure leitores beta (calma, nem
todos de nós fazemos esse serviço rs) e procure alguém que possa dar a você
suporte com a parte técnica a fim de deixar seu texto o mais impecável
possível.
A língua será sua principal
ferramenta de trabalho e você precisa ter domínio do básico, pelo menos. Se não
sabe de algo (o que é normal, ninguém sabe tudo), estude e aprenda. É seu sonho
que está em jogo. Vale a pena investir nele (e em você).
Momento merchan interno: visite nossas aulas de português :D
Pesquise
Faça uma lista de editoras que
gosta e com as quais gostaria de trabalhar e verifique qual delas aceita
originais e em que época isso acontece, como você deve enviar o material (se
por e-mail ou uma cópia impressa), se deve enviar todo o livro ou apenas uma
parte dele; e PRINCIPALMENTE a temática da editora.
Não adianta espernear. Se a
dita-cuja só publica terror e seu livro é um romance chick-lit, ou vice-versa,
não vai rolar. Se informe sobre a linha editorial e leia outros livros deles
antes de tentar contatá-los. Depois não adianta chorar o “não” recebido.
Imagine só quantos textos eles não
recebem por mês? Se o seu não estiver dentro dos parâmetros, não vai ser sequer
analisado.
Se destaque na multidão
Procure uma forma de chamar a
atenção. Vale uma embalagem/envelope diferenciado ou um texto cativante no
corpo do e-mail. Use seu máximo de carisma e torça para não tirar falha crítica
(RPGistas do mundo, uni-vos rs).
CALMA!
Como eu disse, editoras grandes
recebem uma quantidade perturbadora de livros por dia e é humanamente
impossível analisar tudo isso do dia para a noite. Então é bem comum que o
tempo de resposta seja longo.
Sei de autores que levaram um ano
para serem respondidos, portanto não se desespere nem saia atirando para todo
lado e mandando seu livro para todo mundo. Tenha critérios e paciência.
Muita paciência.
Sério, muita paciência mesmo!
Publicando por
editoras médias/pequenas
Pode sair mais vantajoso para
escritores iniciantes, mas também ser uma pedra no sapato. A maioria delas
cobra pela publicação de alguma forma, seja pedindo que o autor compre alguns
livros ou cobrando um valor fixo, que muitas vezes é alto.
Outro ponto negativo é que nem
todas oferecem serviços de revisão, diagramação, capa e divulgação, e você
precisará correr atrás de tudo isso. E, por último, ainda segundo o texto
citado no tópico anterior: “dificilmente editoras
pequenas têm uma rede de distribuição significativa, ficando restritas quase
sempre a distribuir seus livros nas cidades em que estão localizadas e/ou no
eixo Rio-São Paulo. Muitas delas nem mesmo distribuem fisicamente seus livros,
comercializando-os apenas nos dias de lançamentos, feiras independentes e
através de seus e-commerces”.
Seus pontos fortes são, além da aceitação maior a
escritores iniciantes, a abertura para gêneros diferentes de romances (entenda
aqui o romance como um texto longo, não uma história de amor), como contos,
crônicas e poesias, por exemplo, além das clássicas antologias (certeza que
você já ouviu falar delas ou até já participou de uma).
E não vamos esquecer de mencionar que, pelo fato de
terem tiragens menores, o que facilita o trabalho delas e o seu na hora de
vender, acabam sendo uma ótima saída para quem pode arcar com os custos ou dar
a sorte de encontrar uma que fará todo o serviço com qualidade. É, no mínimo,
uma boa porta de entrada e até uma forma de chamar a atenção de editoras
maiores.
Vamos a algumas diquinhas de
sobrevivência:
Seja como o Bilbo
Pelo amor de Deus, LEIA ESSE
CONTRATO ANTES DE ASSINAR. Como eu disse, nem todas as editoras oferecem um
serviço completo (ou gratuito) e você precisa saber disso. Verifique quais
serviços eles incluem no pacote e quais não.
Em geral, elas oferecem capa, revisão
e diagramação. Outras ainda bancam a distribuição para algumas livrarias e
colocarão seu livro no site da editora, mas a parte de marketing e promoção da
obra é por sua conta em quase todas elas.
Leia com atenção: caso a escolhida
não atenda a suas expectativas, não assine nada e vá bater na próxima porta.
Não troque gato por lebre
Ressuscitei ditado mais velho que
minha avó virgem (duas vezes! rs) para dizer que nem tudo o que reluz é ouro
(OKAY, CHEGA HAUAHAU).
Muitas gráficas se travestem de
editoras para atrair incautos e transformarão seu sonho em um pesadelo (com a
diferença, como já diria minha querida personagem Rebecca, que do pesadelo você
acorda).
Não faltam exemplos internet afora
de “editoras” que prometiam revisão, diagramação, capa linda e maravilhosa,
distribuição até pra Marte, mas na hora de fazer o que deviam, jogaram os
livros no corretor do Word, criaram a capa no Paint e o autor não achou o livro
para vender nem no site deles.
Verifique SEMPRE a situação da
editora no “Reclame Aqui” (vale até para editoras grandes, não se engane),
procure autores anteriormente publicados por lá e converse com eles sobre suas
experiências.
E, sobretudo, confie em sua
intuição. Se sentir que há algo de errado, fuja. Geralmente tem mesmo.
Tudo na ponta do lápis
Como a maioria dessas editoras
cobra para publicar, nem que seja apenas por cada livro que o autor adquirir, é
importante você saber quanto isso vai custar.
Some suas despesas com todo o
serviço necessário para a publicação do livro (contando com os gastos com a
editora e o que precisar contratar por fora) e divida pela quantidade de livros
dessa tiragem. Assim você tem um total de quanto vai gastar com cada volume e
pode ter uma base do preço final.
Vou dizer algo que vai parecer bem
cruel, mas é melhor que vocês descubram por mim: o preconceito com livros
nacionais ainda impera e muitas pessoas não vão gastar mais de 35 reais com um
autor que elas não conhecem.
Se o preço do livro ficar muito
mais caro do que isso, melhor tentar outra editora, chorar um desconto ou
avaliar outra forma de publicação.
“Encontrei a editora perfeita, confiável, com os serviços de que preciso e
que não vai deixar meu livro mais caro que um rim no mercado negro, o que
fazer?”
Rezar uma novena em agradecimento,
não espalhar isso muito alto para não deixar outros escritores com inveja e
correr pro abraço.
Boa sorte! (Me manda, pelo menos,
um marcador? :3)
No próximo post, veremos o que,
afinal, é uma book proposal e o que comem, onde vivem e de que se alimentam os
agentes literários. Hasta la vista, baby!
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