Por: Lady Salieri
Bom, meus queridos, conforme prometido, venho por meio deste post esclarecer alguns aspectos referentes à segunda etapa do processo seletivo da Liga dos Betas, além de mostrar como fazemos uma betagem. Logo de início quero dizer que esse não é o modo "certo" ou "melhor" de se betar um texto, é apenas o modo que adotamos na Liga por acreditar ser o mais adequado ao nosso público e também por estar de acordo com nossa visão e missão.
Tendo isso em conta, gostaria de dividir esse post em três partes, a saber:
1. Diferença entre o beta e o revisor;
2. Aspectos avaliados na 2a etapa do processo seletivo da Liga;
3. Como fazemos a betagem de um texto.
Esperamos, todos os membros da Liga dos betas, que este post seja capaz de esclarecer as dúvidas de muitos e, mais do que isso, orientar a todos os candidatos a beta reader em seus testes.
1. Diferença entre o beta e o revisor
O site revisão para quê? já adiantou bastante meu trabalho e explicou os conceitos tanto de revisor, quanto de copydesque e leitor crítico. Segundo ele:
"copidesques fazem a limpeza inicial do texto. Buscam, além dos problemas de grafia, falhas de coesão e coerência, problemas no encadeamento de ideias, problemas de estrutura. Um copidesque geralmente tem mais liberdade para mexer no texto que um revisor."
"Ao revisor de texto cabem os ajustes finos do livro, no material já diagramado e geralmente impresso, ou seja, não é ele o responsável por problemas de coesão e coerência do texto, por exemplo."
"Tratando-se de literatura, o leitor crítico fica encarregado de avaliar a qualidade da obra não só do ponto de vista da qualidade da escrita como também da qualidade narrativa.Ele aponta inconsistências no enredo, pontos fracos da trama, pontos fortes que podem ser mais bem explorados, apelo comercial da história e por aí vai. O leitor crítico é uma espécie de anjo da guarda do escritor que sugere o momento certo para uma possível edição da obra."
Como nosso público-alvo é composto de autores iniciantes, já deu para perceber o tamanho da nossa responsabilidade, certo? Dependendo do que fizermos, poderemos prejudicar uma pessoa para sempre, fazendo com que ela desista de escrever e perca, muitas vezes, sua única forma de lidar com a realidade, já que os escritores do Nyah! Fanfiction escrevem por infinitos motivos, menos visando qualquer fim comercial.
Dessa forma, para atuar na Liga, mesmo que sejam pessoas de pouca idade como os autores que costumam publicar ali, precisamos de gente que tenha certas habilidades desenvolvidas para, além de ajudar efetivamente a quem acompanha, possa passar-lhes a devida confiança. Não acredito que haja aprendizagem sem confiança em âmbito nenhum da nossa vida.
2. Aspectos avaliados no teste da Liga dos Betas
Apesar de parecer, nosso teste não é para nada complicado. É apenas a simulação de um pedido de betagem de um autor X que tem um texto problemático. O candidato deve ajudá-lo realizando a betagem do texto e mandar-lhe de volta. Essa é basicamente a dinâmica do Nyah.
Tendo o teste em mãos, avaliamos:
1. Abordagem: é a maneira com que o candidato se dirige ao autor (ou se você o faz, claro. A maioria dos testes nem apresenta abordagem). Ele pelo menos cumprimenta o autor? Explica o seu método, fala em linhas gerais sobre a história dele, ou apenas sai marcando os erros e fica por isso mesmo? Ele é agressivo, irônico? Dirige-se ao autor ou ao texto do autor? Quanto mais detalhista o candidato é na sua abordagem, mais ele sai na frente dos demais.
2. Coesão/coerência dos seus comentários: obviamente, durante sua betagem, o candidato está em constante comunicação com seu autor. Nesse caso, ele sabe transmitir-lhe de maneira clara aquilo que está corrigindo? Sabe explicar-lhe bem sobre o estado do seu texto e sobre o que ele pode fazer para melhorá-lo?
3. Qualidade da crítica: obviamente, a correção dos aspectos gramaticais e ortográficos é importante, mas nem de longe é tudo o que fazemos. Há ainda a parte estrutural da história e a sua qualidade, em que temos de prestar muita atenção para dar um retorno devido ao autor e não ser leviano, misturando nosso gosto pessoal na análise desses aspectos. Esse é um dos pontos mais importantes na nossa avaliação, porque simplesmente é uma coisa que não se aprende em curto prazo e exige aprimoramento contínuo.
3. Como betamos um texto na Liga dos Betas
Em primeiro lugar, na Liga prezamos a comunicação com nosso autor, de maneira a transmitir-lhe segurança e credibilidade. Tudo o que explicarei a seguir se resume nessa frase. Assim:
1. Nas comunicações iniciais sempre cumprimentamos o autor e nos explicamos, tanto a respeito dos nossos pontos fortes e fracos, como sobre o que avaliamos mais atentamente na história dele.
2. Marcamos e justificamos todos os seus equívocos.
3. Fazemos um comentário sobre o capítulo como um todo no final da betagem, explicando a nossas impressões, assim como o que acreditamos que faltou à história e o que ele pode fazer para melhorar.
4. Pedimos a correção e o reenvio do capítulo para reavaliação (o que pode ser feito bem mais de uma vez).
Mais ou menos assim:
Imagem ilustrativa, não representa uma betagem definitiva do texto |
É isso, galera, espero que isso deixe claro sobre o nosso trabalho e sobre o tipo de beta que buscamos para a Liga.
Desde já, boa sorte a todos!
Por curiosidade esse exemplo que você deu com a imagem, é padrão na Liga?
ResponderExcluirPois eu tive experiências diferentes. A única que seguiu isso foi a Anne L.
Oi, Milla =D
ResponderExcluirNão, não é padrão, mas grande parte do pessoal usa esse mesmo método. A ideia, no entanto, e a minha intenção com a imagem, foi mostrar que realmente marcamos TUDO o que vemos no texto e comentamos essas marcações com os autores, para eles saberem onde estão errando =D
Bjooo!
Pois é, seria muito mais legal se todo mundo fizesse isso. Uma betagem que fizeram, por exemplo, o arquivo veio igual sem nenhuma mudança. Daí a pessoa só disse que editou alguns erros de digitação, mas nem teve marcação ou observação.
ExcluirEnfim, acho que a pessoa nem é mais beta.
Mas seria interessante se todos realmente seguisse esse exemplo, pois ajuda muito o autor saber exatamente o que ta acontecendo.
Hey.
ResponderExcluirEu sou uma das candidatas para a segunda fase e estou fazendo o teste no momento hahah. Pois bem, eu estou avaliando o capítulo num todo (enredo, pontos fracos e fortes, pontos a serem explorados, etc), mas estou fazendo várias correções quanto a gramática também. Gostaria de saber se há algum problema nisso.
Beijocas!
@Milla, vou tentar explicar melhor isso na page da Liga, porque se um beta não deu uma opinião sequer a respeito do seu texto, não explicou nem as mudanças de digitação que fez, ele é um mau beta e merece ser denunciado.
ResponderExcluirObrigada pelo toque, vou falar com o pessoal da indução pra colocar isso mais em evidência
@Thais, não há problema, muito pelo contrário, os desvios gramaticais devem ser apontados!
ResponderExcluirBoa sortee =D
Olá, eu gostaria de ser beta, como faço para entrar para a Liga dos Betas?
ResponderExcluirToda a informação que precisas está nesta página: https://fanfiction.com.br/liga_dos_betas/ É uma pena que o processo seletivo deste mês tenha acabado de passar. Mas fica atenta, porque o próximo é em junho ;) Avisa se tiveres alguma dúvida :D
Excluir