Por: Lady Lovegood
Olá,
chuchus da tia, tudo bem? ♡
Cá estou eu mais uma vez para tentar colaborar um pouquinho com o Blog e trazer
algum conhecimento adquirido a base de muitas fanfics e livros lidos!
Hoje eu vou tentar falar um pouco sobre como trabalhar com Histórias Principais
X Histórias Secundárias ao mesmo tempo na sua história/fanfic. Espero que vocês
possam tirar proveito de algumas dessas dicas :)
Delimitação
O mais importante de tudo é, antes de mais nada, separar qual é seu enredo
principal, o foco da história, e quais são os personagens que integram esse
enredo principal. Vale lembrar que você pode ter duas ou mais histórias
principais no mesmo enredo!
Por exemplo, imaginem uma história de uma princesa que sai em uma aventura em
busca de um objeto mágico que pode salvar seu reino e, no meio do trajeto,
encontra um aprendiz de feiticeiro que sonha em se tornar um mago e que acaba a
acompanhando nessa jornada. Nesse caso, nós teríamos durante essa aventura dois
personagens principais que buscam coisas diferentes, mas fazendo parte do mesmo
enredo.
As Histórias Secundárias
Então depois de saber sobre o que sua história principal vai tratar, está na
hora de adicionar os personagens secundários com suas respectivas histórias.
Pessoalmente eu considero que o segredo aqui é não colocar personagens que não
acrescentam nem contribuem em nada com suas histórias. Sempre é bom ter um
porquê de eles estarem ali. Eles não podem estar ali só de enfeite.
Seguindo a mesma premissa da princesa e do aprendiz do item anterior.
Imaginemos que você, escritor, queira escrever sobre um rapaz que quer se
tornar um grande soldado do reino. Você pode colocar ele na história com seus
próprios objetivos em mente, mas de forma que contribua com a história
principal. Ele pode, por exemplo, ser muito importante mais tarde na derrota de
um grande inimigo ou ter habilidades especiais que foram essenciais em algum
momento.
Tudo tem que estar encaixadinho no enredo maior, para não ficar pontas soltas e
não ficar a impressão de "meu Deus, que personagem inútil" ou
"que história chata, vou pular".
Um grande exemplo de fracasso de personagem/história secundária é o Jason
Grace, de Os Heróis do Olimpo.
Ele era filho de Zeus, irmão da Thalia, todo cheio de poderes legais, mas por
algum motivo não acrescentava muito na história. Ele na verdade passou a metade
da saga desmaiado.
Tempo
Você escritor deve ter cuidado com o tempo de cena de cada personagem/história.
Como os principais são o foco do livro/fanfic, logo eles devem ter mais tempo
de cena. Lembrem-se, é geralmente por eles que seus leitores estão lendo o
livro.
Claro que também existem casos em que o personagem secundário com sua história
secundária acaba conquistando ainda mais o coração dos leitores do que os
principais! Quem não lembra do Magnus e do Alec de Instrumentos Mortais? ♡
Mas ainda assim, terminar de contar sua história principal sem se desviar do
foco é importante. Se você quiser trabalhar mais aquela história secundária,
você pode muito bem depois separar em uma fanfic/livro diferente ou em algum
extra! Aliás, como a própria Cassandra Clare fez agora ao escrever uma série
todinha só para o Alec e o Magnus XD
Evolução
Não se desviar do foco não significa que um personagem secundário não possa,
mais tarde, evoluir para um principal. O importante é que tenha um motivo para
isso e que seja importante e interessante para seus leitores.
Quem não lembra do Nico di Ângelo que foi só uma história secundária em Percy
Jackson e os Olimpianos e também até metade dos Heróis do Olimpo? E mais tarde
o Rick Riordan transformou ele em um dos personagens principais em um dos
livros!
Mas percebam, ele não fez isso por simples capricho. Era muito importante que,
naquele livro específico, o Nico fosse um dos protagonistas.
Aprendendo com o exemplo
Para vocês que querem trabalhar diversas histórias principais de uma vez, eu
recomendo fortemente a leitura de Os Heróis do Olimpo do Rick Riordan.
Jason Grace a parte (ninguém é perfeito), ele com certeza foi um mestre nessa
série toda em, ao mesmo tempo, trabalhar várias narrações de personagens (às
vezes chegando a 4 ou 5 em um só livro) e manter o foco.
São várias histórias principais acontecendo ao mesmo tempo e, no meio de cada
uma, ainda com diversas histórias secundárias. Mas no fim, tudo faz parte de um
todo maior!
Cassandra Clare a partir do livro Cidade de Vidro também trabalha bem essas
trocas de histórias principais no decorrer do livro. Ela, inclusive, transforma
o Simon, um personagem até então chato e que não acrescentava muito, em um dos
personagens principais! E fez muito bem feito (uma verdadeira queen)!
Enfim, é isso, gente! Espero que eu tenha conseguido contribuir com alguma
coisa! Hahaha
Comentários, sugestões e críticas? Deixe um comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.