Como Estruturar Sociedades Fantasiosas

terça-feira, 17 de março de 2015
Por: Corvid

Perfil: http://fanfiction.com.br/u/474248/

     Hey, amiguinhos! Vejam quem está aqui de novo com mais um tema fantástico de fantasia!

    Hoje nós vamos ver como estruturamos uma sociedade fantástica (com magia, é claro). E é aqui que vamos àquela perguntinha clichê de sempre:

    “Mas, tio Corvid, eu já sei como estruturar uma sociedade. Três poderes: executivo, legislativo e judiciário!”

    Olha, já é um oitavo do caminho andado, você já sabe o nome dos três poderes.

    Mas enfim, estruturar uma sociedade fantástica pode ser mais complicado (e divertido) que gerir um país no mundo (chato) real.



    Vamos saber mais sobre os três poderes:



    Executivo - Esse é o poder que administra o povo e os seus interesses, e faz leis. O líder, no presidencialismo, é o presidente.

    Bom, na sua sociedade fantástica, tenho quase oitenta por cento de certeza de que o presidente é um monarca. Se não for ou for… bem, continue lendo.

    Aí é que está, o rei faz parte do Poder Executivo também. Nas monarquias parlamentaristas (isto é, têm um rei e um primeiro-ministro ou chanceler), o monarca é o chefe de estado e o primeiro-ministro ou chanceler é o chefe de Governo.

    OBS: Monarquia parlamentarista é diferente de república parlamentarista.

    “Tio, chefe de governo e chefe de estado? Como?”

    O chefe de estado é o ser diplomático (sabe a rainha Elizabeth? Ela.). Ele representa a nação, fazendo tratados com outros países e discursos amorosos. Já o chefe de governo fica atrás da sua mesa de madeira maciça cuidando da parte mais… complexa da coisa (leis, verbas etc.). Em suma, o chefe de governo chefia o Executivo, isso em repúblicas e monarquias diferentes do nosso querido presidencialismo.

    É basicamente isso, o poder Executivo são os representantes para o povo, a voz de um país, os que mandam e fazem guerras ou paz.



    Judiciário - É, particularmente, meu poder favorito. O Judiciário é, nada mais, nada menos, que os tribunais de uma nação. É exercido pelos juízes, que têm a capacidade de julgar qualquer ser, empresa ou fundação do país, império ou seja lá o que for.

    Estamos falando de um poder diferente do Executivo, e é aí que entra a parte constitucional da coisa. Pela lei, os três poderes são independentes uns dos outros, porém, são harmônicos entre si. Você deve estar falando: que lindo! Os três poderes da sociedade tão harmônicos entre si… Só que não, meu (minha) caro (a) amigo (a). Rola muita briga, sim! Rola pancadaria e discussão… Os poderes causam muita treta aqui no Brasil e em alguns países lá fora.

    Pra você não ficar perdido, as tretas acontecem por: aqui no Brasil, o presidente é quem escolhe os Ministros do Supremo Tribunal Federal. Veja, se a constituição diz que os poderes são independentes entre si, como pode o líder do Executivo ter influência no Judiciário? Tretas… tretas...

    Enfim, vamos ao último poder.



    Legislativo - O Legislativo é o poder que faz as leis, os amados pela população. Deputados e senadores, são esses os homens e mulheres que trabalham para o povo e pelo povo (assim como o Executivo). Fazem e estão fazendo projetos de leis nesse exato momento, seja na cabeça de um deputado inspirado ou um projeto que está sendo votado por agora (isso se você estiver lendo antes da madrugada).

    A Câmara e o Senado fazem e votam nos projetos de lei. No fim, se o processo passar por todas as etapas no Congresso, o projeto vai para as mãos do presidente (por isso os poderes são harmônicos entre si). Na mesa do Executivo, o presidente pode sancionar (isto é, aprovar) ou vetar (reprovar).

    Por fim, um dos mais legais poderes do poder é julgar o próprio presidente! Sim, eles são os que levam para frente o processo denominado Impeachment, que é mandar o presidente para o olho da rua.

Veja a linha: O Legislativo começa o processo, se tudo der certo, encaminha para o Judiciário e, se tudo der certo novamente, afeta diretamente o Executivo. Harmonia total!

    

    Bom, nos alongamos pra caracolis nos três poderes, né? Vamos para a parte mais mágica da coisa:

    Lembre-se de que sua sociedade precisa ter os três poderes quase que obrigatoriamente, mas você até pode criar um quarto, algo relacionado com magia, talvez? O que eu quero dizer é que: infle sua criatividade. Estruturar uma sociedade fantástica é muito divertido quando você está inspirado.

    Uma lista básica vai te ajudar a entender melhor essa estruturação toda:

   

Corpo da Sociedade Fantástica

    Cérebro: Sem o cérebro não conseguimos viver. O mesmo acontece com a sociedade. Já perceberam que todos os brasileiros têm algo em comum? Um mínimo jeitinho, nem que seja aquela alegria cheia de euforia ou qualquer coisa que seja. Mas o nosso Cérebro não serve exatamente pra isso (é trabalho pro Tronco). Vamos dividi-lo em três partes, se não for incômodo.

Já ouviu falar em Capitalismo, Comunismo e Centrismo? Esses três fazem parte do Espectro Político. Não adianta fugir e falar que pensar assim é ter mente fechada. É impossível (ou quase) pensar em um quarto modelo para o Espectro, tudo, veja bem, tudo o que você pensar de sistema econômico e social para o seu país já existe.

    Se o seu país, nação, império ou reino for vivo principalmente pela economia movimentada pelo lucro com política de livre comércio (isto é, o mínimo de burocracia para montar um comércio com impostos), ele é Capitalista, o sistema mais usado pelo mundo.

    Se o seu país acredita que a igualdade é caminho para a prosperidade, ele é Comunista. Esse sistema leva consigo a igualdade total entre as classes (aliás, no Comunismo nem existem classes sociais) e propriedades. Nessa sociedade não existe meu ou seu, tudo é de todos.

    Por fim, se sua sociedade acredita que o lucro e a igualdade levam até a prosperidade, ela é Centrista. O Centrismo, como já diz o nome, está no meio do Espectro. Acredita que a nação deve ser igualitária até um ponto (como o “todos são iguais perante a lei”), mas não tão extremado como o Comunismo. E também acredita que não deve levar tão a sério o lucro e o livre comércio. Enfim, é o centro, a mistura das duas ideias.

    Viu? Não há como inventar um novo sistema socioeconômico, as ideias possíveis já estão todas aí, escolha um para sua sociedade e seja feliz.



    A segunda parte é o Legislativo, é claro. O pessoal tem todas as ideias para leis e projetos, e os que votam nessas ideias. Você pode dar nomes legais para eles, ou até mesmo ignorar nossa constituição e unir o Judiciário com o Legislativo. A sociedade é sua e se você quiser chama até de pirulito.



    A terceira parte do Cérebro é o Judiciário. São os que pensam com justiça e honra. Os que averiguam os fatos e as versões para que, no fim, soltem o veredito.

    Olhos: É a sua polícia secreta, seu FBI, sua CIA, ou seja lá o que for. Não adianta vir com essa de que você não precisa de uma agência secreta na sua sociedade (ou talvez não precise mesmo, mas é aconselhável que tenha). Os Olhos vão ver tudo o que está acontecendo ao redor do seu império ou reino. Eles protegem as fronteiras e guarnecem os muros do seu lugar. Você perderia a guerra sem eles.

    Boca: São os diplomatas do seu país. Os tais chefes de estado que falamos antes. Se você quer uma sociedade completa, você precisa de uma boca. O que seria do seu país sem relações diplomáticas com os vizinhos? Morreriam todos em uma guerra com certeza. A paz é necessária de vez em quando, assim como é a guerra. Se a boca for muda, sua sociedade é isolada e perece com o tempo.

    Tronco: Sem o Tronco você não teria uma sociedade… nem mesmo teria os olhos, a boca, a cabeça ou qualquer outra parte do nosso Corpo da Sociedade. O Tronco é o povo. Os verdadeiros donos do seu reino ou império. É por aqui que você tem que começar a pensar mais: seu povo é pacífico ou é mais pra guerra? Eles gostam muito de dinheiro ou nem tanto? São igualitários ou não levam isso tanto a sério? E fisicamente: são grandes como os gigantes ou orelhudos como os elfos? Ou ambos! Ou uma raça novinha criada por você! Acredite, criar um povo é mais legal do que você possa imaginar.

    Braços: Os Braços é o seu exército. O que te protege. Imagine você tentando se defender de um soco sem os braços? Difícil. Acontece o mesmo com um reino ou império. Sem um exército sua população está desprotegida, totalmente entregue aos seus vizinhos e a uma futura guerra.



    Para as sociedades com magia (caso a sua não tenha, ignore):



    Veias: A magia está pulsando dentro do seu Tronco? É claro que estão! E estão lá pelas veias.

    Se você for um elfo viciado em magia como eu, essa parte será a melhor de todas. As perguntas que você tem que fazer pra você mesmo são:

    Minha magia mata?

    Minha magia é canalizada pelo meio ambiente ou pelo próprio interior das pessoas?

    Minha magia revive pessoas?

    Se as desvantagens existem, quais são elas?

    Todo mundo sabe usar magia?

    Todo mundo pode usar magia? Ou seja, existe alguma lei que proíba o uso de magia?

    Quem regula a magia? É regulada por um quarto poder administrativo (diferente do Executivo, Legislativo e Judiciário)?

    Em suma, o que minha magia faz?

    Em suma, o que minha magia não faz?



    Pernas: Oh! As pernas, elas são as que encerram nosso Corpo. Representam o Executivo, o sustento da sociedade. O que seria do seu lugar sem um líder? Não tem jeito, não dá pra ficar sem um presidente, chanceler, primeiro-ministro, monarca ou o que for. Não tente negar, meu caro, a humanidade observa isso há anos. Os homens das cavernas tinham líderes. Os Astecas, Maias, Incas, o Império Romano, a sociedade grega e todas as outras sociedades que já passaram pela Terra tiveram um líder. Sem as pernas a sociedade está incompleta, e, estando incompleta, uma hora ela cai.



    Tendo esse corpo completo (ou com mínimas modificações), você tem uma sociedade. Essa é a estrutura da sociedade, mas ainda não chegamos ao fim.



    O último passo e as últimas perguntas para se fazerem é (são) as (o) seguintes (seguinte):

    Pergunte-se qual é a relação do seu império ou reino com os vizinhos.

      Vocês têm contratos de trabalho, venda, compra ou paz? Quais? Eles têm nomes? Por que foram feitos?

      Vocês já entraram em guerra? Por quê? A guerra teve um nome?

      Você fala a mesma língua que o seu vizinho? Se não, por quê?

      As populações têm intrigas paralelas, não políticas? (Ex: fofocas, assuntos passados, brigas entre famílias…)

      Seu império ou reino possui cônsules? (Cônsules são, geralmente, um representante de um país em outro país. Diplomatas que moram em outros países). Se não, como as relações internacionais são feitas?



    Na verdade, caros amigos, todas essas perguntas são tendenciosas (quer dizer que eu estou quase mandando você fazer essas coisas), isso se estamos falando em uma sociedade medieval ou moderna. Caso forem, é quase (quase) obrigatório ter contratos com o exterior, guerras, intrigas não políticas (como Brasil e Argentina, por exemplo) e cônsules. Isso tudo forma a sociedade medieval ou moderna.

    Bem, se não for nem medieval e nem moderna, eu não sei o que é. Talvez Idade da Pedra, nunca se sabe.



    Brincadeiras à parte, se você chegou até aqui e introduziu os três poderes básicos na sua sociedade, fez o Corpo e respondeu todas as perguntas… parabéns, amigo! Você agora possui uma sociedade intermediária! Digo intermediária porque, na minha classificação pessoal, você saiu do básico, que é, basicamente (trocadilhos estão em todos os lugares), ter uma ideia na cabeça, e chegou ao intermediário, que é pôr a ideia em prática. Nem pense que você já tem uma coisa super complexa. Quem tem isso é o Mr. Tolkien, nem eu, nem você temos isso, e vamos demorar para ter. É algo que requer um estudo aprofundado: história, filosofia, criatividade, etc… é difícil, mas, quem sabe, com a honra dos deuses, possamos ter uma dessas um dia, sim?

    Não se esqueça de entrar no seu mundo todos os dias. Cuide dos seus cidadãos e do seu Corpo, tudo bem?


    Até mais!

REFERÊNCIAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana