Por: Duki
Como dito em outra postagem do blog, personagens são um dos elementos mais importantes da história. Por esse motivo devemos sempre manter uma personagem bem construída e que seja lembrada por nossos leitores. Para isso, a personagem precisa ter sentido na historia, não apenas aparecer. É ai que a biografia entra.
Biografia é a escrita da vida, ou seja, tudo que aconteceu e acontece com a personagem. No caso de história, é algo que também acontecerá. Ou seja, biografia é tudo sobre sua personagem, desde o nascimento até a morte.
Mas como isso muda a história?
Simples. Tendo a biografia completa da sua personagem, é mais fácil contar a história, pois mesmo que você não queira, o passado irá influenciar o presente e o presente o futuro, afinal, uma coisa puxa a outra. Vejamos, por exemplo, a biografia do personagem Harry Potter.
[Spoilers Harry Potter]
Harry é um menino que perdeu os pais. Viveu onze anos com os tios e o primo, mas era tratado com desprezo. Aos onze anos recebe a carta de Hogwarts, a escola de magia. Embarca então em uma aventura, descobre que é bruxo, faz amizades e descobre coisas de seu passado. Passa por lutas, provações e sucessivos acontecimentos até seu final.
Ou seja, o fato de Harry ser um bruxo "puxa" os acontecimentos seguintes.
Biografia é, portanto, a história completa da personagem. Ela ajuda o escritor a conduzir seu personagem ao futuro e à ações pré-determinadas por sua biografia. Ajuda a conectar as ações e eventos, e saber o rumo que a história tomará. Como é o caso de Harry Potter.
Cada mínimo detalhe que ocorre na história leva ao final descrito. A morte de Dumbledore, por exemplo, foi necessária para que a ascensão de Voldemort e o destino final de Harry fossem realizados. O amor de Snape por Lily Potter, mãe de Harry, também é importante, pois Snape o estava protegendo por este motivo, seu amor por Lily. Ambos os fatos levam a um lugar: o embate entre Voldemort e Harry Potter. Isso tudo faz parte da biografia de Harry.
É obrigatório estruturar uma biografia para a personagem?
Não, caro colega. Mas veja bem. Com a biografia das personagens você já possui um meio resumo (ou um completo) da sua história. Isso quer dizer que é muito mais difícil se desvirtuar da trama principal e criar personagens sem um mínimo de personalidade, afinal, a vida faz a pessoa.
Por isso é aconselhável escrever bem a biografia das personagens, ou ao menos a das principais e as que influenciarão o rumo da história. Sendo assim, os personagens ficarão bem lembrados, e a trama instigará mais o leitor.
Resumo:
- Biografia é tudo sobre sua personagem. Nascimento, passado, presente e futuro.
- Ela ajuda a traçar um determinado caminho para a personagem.
- Serve também como meio resumo da história.
- Conecta fatos e muitas vezes os explica.
- Ajuda a manter o rumo da trama.
Bibliografia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.