5 Coisas que eu Queria que Tivessem me Ensinado Quando Comecei a Escrever

domingo, 6 de outubro de 2019
dicas de escrita


Por: Michele Bran
Link no Nyah: https://fanfiction.com.br/u/5389/

Olá, escritores, betas e leitores.
Como têm passado? Cá estou eu de novo (agora aos domingos, já que mudou a grade de posts aqui do blog). Para quem não me conhece (imagino que a maioria rs), faço parte da Liga desde 2013, mas comecei a escrever um pouco antes, em 2007.
Nesses doze anos (socorro, me senti meio velha agora rs), já cometi muitos erros e acertos (mais erros, claro) e consegui aprender coisas que, infelizmente, as dicas de escrita habituais não vão nos contar.
Contudo são lições muito importantes que, caso você aprenda apenas lendo, pode vir a evitar muita dor de cabeça. Sério, vai por mim.
Pega o bloquinho de notas e vem.


5) Seus problemas são seus

Já vamos começar com tijolada? Já vamos começar com tijolada!
Não importa o que tenha acontecido: se seu dia foi ruim, se sua escrita não está ok ainda, se você não recebeu o retorno que esperava... Esses problemas são seus e não é justo jogar para outros resolverem ou, pior ainda, rebaixar o trabalho alheio porque o seu não teve o destaque que você acha que merece.
Não foi algo que aprendi na prática (grazadels), mas a verdade é que quanto mais você sai falando em grupos de escritores que o livro do amiguinho é clichê, que determinado gênero literário é ruim, que só história ruim faz sucesso, que você não está nem aí pra comentários e visualizações (mesmo chorando pra ter mais deles o tempo todo), mais ranço as pessoas pegam de você. Uma coisa é fazer uma crítica pontual, outra é choramingar por isso em onze de dez posts que faz.
Vale muito mais a pena investir em você e em seu trabalho do que viver para falar mal dos outros, criar tretinha e discórdia, rebaixar o texto alheio. Falar eternamente mal dos outros diz mais sobre você do que sobre eles, além de que ranços conquistados não voltam atrás.
Não conto quantas histórias bacanas eu já deixei de lado porque os autores eram pessoas tóxicas e amarguradas. Credo!

4) Mulher, melhore!

Procure sempre melhorar suas técnicas de escrita e estudar bastante. Não apenas para deixar seu texto o mais afiado possível, mas principalmente porque quanto mais tempo você gastar em sua melhoria pessoal, menos chances de te sobrarem horas suficientes no dia para que você fique alguém amargo como as pessoas citadas no tópico anterior.
Joguei shade mesmo!

3) Ninguém é obrigado

Agora vamos começar a falar mais de mim.
E se você pensa que, por causa disso, serei boazinha, está redondamente enganado!
Algo que me ressentia bastante, e não faz muito tempo, era o fato de meus amigos escritores e/ou leitores não passarem pelas minhas histórias para dar um oi, mesmo quando eu estava escrevendo algo do gênero que eles mais gostavam. Principalmente quando eles liam e acompanhavam fielmente histórias parecidas com as minhas.
Mas... nem sempre as pessoas estão com tempo livre para ler. Ou têm interesse. Independentemente do motivo: ninguém é obrigado a ler absolutamente nada de ninguém. Muito menos a gostar.
Eu mesma não li ainda bastante coisa que meus amigos escreveram e odiaria que eles viessem me cobrar, então por que faria isso com qualquer um deles? A vontade de ler tem que partir da pessoa para que a experiência valha a pena. Cobrar, ficar de mimimi e choramingar que ninguém dá atenção só serve para as pessoas se encherem de nós.
Se a pessoa sequer é sua amiga, então, pior ainda. O que já vi de gente indo cobrar leitor atrasado ou gente que prometeu ler em algum momento não é brinks.
Não faz isso, gente. Descobri por experiência própria que isso é um tiro no pé. Ao invés de atrair leitores, afasta. Vai por mim.

2) Agrade a si mesmo/a antes de tudo

Nessa ânsia de querer ter mais e mais números, parece natural que seguir as dicas dos leitores (todas elas) vá tornar essa tarefa mais fácil, mas não se engane: é pegar um atalho para o fracasso.
Nem sempre as sugestões que você vai receber são viáveis ou te interessam. E é aí que entra meu conselho: só coloque na história aquilo que deixe você contente com o desenvolvimento dela.
Após anos tentando manter todo mundo satisfeito, percebi que é impossível. E olha que nem estou falando só por mim, pelo que eu queria. As dicas, muitas vezes, são conflitantes. Não dá para seguir x sem desagradar quem queria y. Não tem como você manter todos os seus leitores satisfeitos todo o tempo. Escrever é fazer escolhas, e fatalmente elas vão deixar alguém insatisfeito em algum momento.
Então se esforce em manter em alta a animação do seu leitor mais importante: você mesmo. Sem estar feliz com o que está fazendo, você vai se desmotivar e terminar seu trabalho se tornará um fardo muito pesado.
Já é algo complicado por si só começar, desenvolver e terminar uma história quando se tem por objetivo fazer algo com certo nível de qualidade. Não deixe esse processo ainda mais complicado.

1) Não vai ser fácil

Você vai ter vontade de mudar de história, largar tudo, se jogar de uma ponte... Eu sei, já passei por tudo isso.
Mas é assim mesmo. É normal se perder, se desmotivar, esperar tanto e receber tão pouco (ou mesmo nada) em troca.
O ponto é: todo mundo já passou por isso, o que nos leva à lição bônus "nada vai cair do céu". Todo mundo que hoje é famosinho nos sites já começou sendo apenas uma @ a mais com histórias para contar. Mais um número insignificante em meio a tantos outros. Com muito esforço, persistência e divulgação é que alguns começaram a se destacar, mas até isso acontecer, todos passaram por essa mesma fase ruim em que nada parece dar certo.
E não se engane: alguns estão nessa mesmo hoje, embora ainda pareçam tão bem-sucedidos.
Você pode chegar lá, claro! Mas não se iluda: vai ser preciso escrever bastante, insistir bastante e divulgar ainda mais. A única coisa que cai do céu é chuva.
E olhe lá!


Que lições literárias vocês aprenderam ao longo da vida? Deixem aqui nos comentários e vamos trocar figurinhas 
Beijos e até a próxima :*

2 comentários:

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana