Títulos de capítulos: 7 dicas para fisgar um leitor e evitar spoilers

Por Electra (Liga dos Betas) Perfil: http://fanfiction.com.br/u/415771/ Olá, queridos! O tema de hoje é: títulos de capítulos con...


Por Electra (Liga dos Betas)

Olá, queridos! O tema de hoje é: títulos de capítulos contendo spoilers. Sim, leitores, há autores que colocam absolutamente tudo o que vai acontecer no capítulo resumido em algumas palavras do título. Chato quando acontece isso, não é? Neste tópico, eu vou abordar dois temas: dicas para criar bons títulos e dicas para não colocar spoilers nos títulos. 

Primeiramente, você sabe o que é um título? 

Título é uma designação atribuída a alguém em razão de suas qualificações, que podem ser tanto acadêmicas, de natureza nobiliárquica, religiosa, profissional, eletiva ou honorífica. [Wikipedia]

No mundo literário, também há títulos: um escritor de livros, um cronista, um autor de contos. Dentro do mundo literário, há os títulos dos livros, crônicas, contos, poemas, etc. E ainda dentro dos títulos de livros, crônicas, contos, poemas, etc., há os títulos dos capítulos desse tal livro, conto, poema e crônica. 

Veja dicas para a criação de títulos abaixo:

1) Economize palavras. Sabe quando aquele título é misterioso, intrigante e te dá vontade de ler o capítulo o mais rápido possível? Provavelmente, o título deste tal capítulo não ultrapassa as quatro palavras. Três ou quatro palavras dão conta do recado! 

2) Releia o primeiro parágrafo. Ao reler o primeiro parágrafo do seu texto, grife as palavras-chave. Assim você saberá quais são os pontos mais importantes dele e poderá tirar um título somente das palavras-chave.

3) Organize as palavras-chave. Junte-as numa frase, de modo que aborde de um modo geral o assunto que você desenvolveu no seu texto. 

4) Use verbos que sugiram ações e imagens. Os verbos de ação são muito úteis nessas horas. Observe o título deste post: a ação é fisgar. Todo mundo já foi fisgado por aquele filme maravilhoso, ou já viu como é fisgar um peixe num desses documentários por aí. É impactante, é atraente, é promissor. 

5) A pontuação está a seu favor. Diferenciações gráficas capturam o olhar. Veja um exemplo: se você estivesse no seu feed do Facebook e visse uma frase inteiramente em maiúsculo, negrito, cheia de pontos de exclamação, você certamente iria parar para ler aquele artigo "gritante". O mesmo vale para um leitor. 

6) Seja ousado. Imagine a seguinte situação: eu posto o último capítulo da minha fanfic, da qual você é leitor, e o título é um mero "Não!". Você não ficaria incomodado com esse vazio deixado de propósito? Coisas no formato "Você. Eu. E um final.", "Ele, eu e a morte", etc., chamam a atenção; instigam a curiosidade do leitor. Não tenha medo de ser curto e breve; ninguém quer saber demais, certo?

7) Última coisa a ser feita: não se estresse ao querer criar um nome para o seu capítulo antes mesmo de começar a escrevê-lo. Escreva o seu capítulo antes, sem estresse, deixe a sua escrita fluir sem restrições. Quando você tem um capítulo pronto, use as dicas números 2 e 3 a seu favor: releia o primeiro parágrafo, grife as palavras-chave e as organize numa frase que aborde, de um modo geral, o conteúdo do seu texto.

E agora, tia, você já enrolou bastante! Quero saber como não colocar spoilers nos títulos dos meus capítulos. O que eu faço?

Imagine assim: você é um convidado do Oscar. A premiação é uma das partes mais emocionantes do Oscar, porque você não sabe de quase nada. Sabe quem vai estar lá e quem vai concorrer aos prêmios, nada além disso. A graça é descobrir, prêmio por prêmio, o vencedor, e isso se aplica aos títulos dos capítulos. Qual a graça de já saber que a mocinha se apaixona pelo vilão e deixa o mocinho logo de cara? 

Outro exemplo é: imagine se o que acontece no livro inteiro estivesse estampado na capa do livro. Perderia totalmente a graça! 

Última dica de utilidade pública, preste atenção!

1) Não diga tudo no título! O título, vide regras, é o resumo do texto. Um sumário, uma palavra de impacto, uma ação bombástica que só fará sentido ao se ler o capítulo inteiro. Deixe que o leitor sinta vontade de descobrir o que acontece. Não entregue que o mocinho morre, nem que o vilão se safa, tampouco que a personagem principal desaparece! 

Espero que este post tenha lhes ajudado a melhorar suas dissertações de títulos! Não é tão difícil dar títulos bons agora, certo? Isso aí, estrelinha na testa de todo mundo!

***

Material consultado:
1. Wikipedia


Artigos relacionados

8 comentários

  1. Adorei suas dicas!
    Todas me ajudaram bastante durante a construção dos meus títulos. Muito obrigada mesmo! Amo esse blog . Só deus sabe o quanto que todos vocês betas já me salvaram de situações cabulosas.Por favor continuem fazendo posts fabulosos para que todos os writers também sejam contaminados pelos louváveis ensinamentos!

    Ah! gostaria de sugerir um post com dicas para superar bloqueios criativos. Acho que essa poderia ser a salvação para muitos autores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou adicionar aqui a sugestão!

      Ainda bem que gostaste, flor.

      Excluir
  2. Ah, eu tinha falado desses títulos que contam a história toda uma vez no ask da liga! Adorei o texto! :3

    ResponderExcluir
  3. Eu não costumo colocar um nome nos meus capítulos... Ou então colocar tipo ''a nova pessoa'', ''o novo lugar'' e etc. Perco muitos leitores com isso? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que o título não dê grandes spoilers, acho que não...

      Excluir
  4. Eu poderia até dizer tudo num título, mas da maneira como o romance fosse escrito...as pessoas achariam o título sem sentido, mas no final eles saberiam do que se trataria....desta forma seria muito interessante!

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.