Quer Publicar seu Livro? Pergunte-me Como! [7] – Kobo Writing Life

segunda-feira, 2 de julho de 2018
Por: MicheleBran
Perfil: https://fanfiction.com.br/u/5389


Fala, meu povo. Como vocês têm passado?
Espero que estejam todos bem e empolgados para essa que é a última parte da nossa série de posts. Adorei trazer essas informações para vocês, mas né? Tudo na vida precisa acabar.
Além disso, existem outros inúmeros assuntos que eu pretendo trazer para vocês aqui no blog da Liga e não pude até o momento por estar consumida com as pesquisas para essa série, hahaha.
Let’s go!
No mês passado vimos como publicar no Kindle em mais detalhes, e hoje aprenderemos como lançar nossas obras em outra plataforma muito interessante, apesar de ainda não tão popular quanto o KDP. Trata-se do “Writing Life”, a plataforma de autopublicação do Kobo, uma empresa de e-readers e principal concorrente do Kindle.
O processo de publicação é até bem simples, também. Senta aí confortavelmente e vem acompanhar o detalhamento do processo:

“Cheguei...”
Antes de mais nada, você vai precisar fazer o seu cadastro no site. Para isso, clique neste link e, quando abrir a página inicial, vá em “Criar Conta KWL”.



Essa parte terminada, você precisa criar sua conta de autor, um cadastro mais completo do que a conta simples. Não esqueça de aceitar os termos de uso (apenas depois de ler, please) e confirmar seu e-mail.



Também é bom ler as perguntas frequentes. Lá, suas dúvidas podem já ter sido respondidas pela equipe.
A partir daqui, vamos precisar nos mover com muito cuidado (rs) porque tudo está em inglês mesmo (mas a tia traduz, relaxa).
A próxima etapa é preencher suas informações bancárias, já que o e-book não pode ser publicado até que o Kobo tenha como pagar você pelas vendas. Para isso, com sua conta criada, procure no canto superior direito pelo link “My Account” (Minha Conta) e, depois, “Payment Information” (Informação de Pagamento).
Quando abrir a page, selecione seu país.


Caso o site não ofereça pagamento na moeda corrente do local do seu cadastro, você será pago em dólares americanos (que chique!).
Será solicitado o ABA ou Routing Number, que é o código identificador do banco para transferências internacionais. No site do seu banco, normalmente, você pode encontrar essa informação, mas outra opção possível é entrar em contato com eles e solicitar essa informação.


Depois, vai abrir uma lista de agências do banco e você deve procurar aquela onde abriu sua conta, obviamente. A busca está disponível pelo endereço completo, nome da rua, estado, etc.



Com sua agência localizada, o próximo passo é colocar o número da conta para onde seu pagamento será encaminhado e seu nome (ou de quem é o dono da conta, caso você pegue a de alguém “emprestada”).



Prontinho. Agora só passarmos para a próxima etapa: a publicação. Mas, caso não consiga encontrar sua agência, você pode mandar um e-mail para writinglife@kobo.com (em inglês) e eles ajudarão você.


“...Tô preparada pra atacar...”
Com todo seu cadastro em ordem, agora é hora de colocar seu livro à venda. Procure em sua conta pelo link “eBooks”, então clique em “Create New eBook” (Criar Novo eBook).
Vai abrir uma página como a que está logo abaixo:




Preencha os dados de seu livro direitinho e, em seguida, passemos para a capa.
O Kobo recomenda que sua imagem não seja maior que 5MB e tenha resolução de 1448p x 1072p para melhor qualidade da imagem. Então, caso seja você quem vai fazer sua própria capa, tenha isso em mente. Caso não, solicite algo que respeite essas dimensões a seu capista.
O passo seguinte é escolher a(s) categoria(s) de seu livro. O site recomenda preencher todas as três disponíveis para que seu livro possa alcançar seu verdadeiro público alvo. Aqui, é importante que você tenha conhecimento sobre gêneros literários para selecionar aquelas que realmente transmitam a ideia certa sobre o conteúdo de sua obra.


Com tudo isso pronto, estamos quase lá. Agora você pode fazer upload do seu livro. O site suporta conteúdo em .doc, .docx, .opf, .epub e .mobi. O site venderá seu livro em .epub, mas se o arquivo não estiver nesse formato, eles convertem automaticamente.



Com isso tudo pronto, seu livro já pode ser adicionado à biblioteca do Kobo. Selecione o preço e uma data desejada para o lançamento. Além disso, também existe a opção de disponibilizar pré-vendas.



Com tudo isso definido, clique em “Publish eBook” (Publicar eBook) e BANG! Em até 72h ele estará disponível na loja, aí é só começar a colher os milhões de dólares *cof* com as vendas.
Importante lembrar que você pode editar as informações do seu livro a qualquer momento e que as obras não precisam ser exclusivas, ou seja, você pode postar em quantas plataformas de vendas desejar (a menos que esteja com o Kindle Select, nesse caso, não poderia vender aqui no Kobo porque a obra seria exclusiva da Amazon).
Para maiores informações sobre tamanhos e formatos de arquivo, clique aqui. Neste link, você pode aprender como pré-visualizar seu livro. Por último, mas não menos importante, aqui você pode aprender mais sobre pré-vendas. Tudo em inglês, mas nada que um bom tradutor online não resolva.


Hora de Esfregar seu Livro Bem na Cara das Pessoa Tudo
Agora é hora de começar a promover seu livro para aumentar as vendas e melhorar seus ganhos. Lembre-se de que suas histórias, independentemente de como foram publicadas, não vão se vender e ganhar leitores sozinhas.
Divulgue em grupos, no seu perfil pessoal, em múltiplas redes sociais, faça promoções, crie uma rede de contatos. Tudo isso pode ajudar você a se tornar mais reconhecido. Não fique parado!


Considerações Finais (já que ficou quase um TCC mesmo rs)

·         Segurança em primeiro lugar. Não se apresse para publicar, porque isso é a receita para um desastre. Avalie bem suas possibilidades (sobretudo financeiras), reflita com cuidado e seja sempre curioso. Investigue editoras, cheque o passado delas, veja se oferecem os serviços que você deseja e converse com outros autores antes de fechar contrato. Vai poupar muita dor de cabeça.
·         Se não encontrar nenhuma proposta boa ou seu bolso não puder bancar os custos, deixe para tentar novamente depois. Não caia em armadilhas. Seu livro merece todo o carinho do mundo, e nem todos vão cuidar dele dessa forma. Pense nisso!
·         Roma não foi construída em um dia e, acredite, seu trabalho não estará publicado e pronto para distribuição de uma hora para outra. Se nem a Rowling foi aceita por editoras logo de cara, não somos nós, pobres mortais, que seremos.
·         Porém, Roma foi destruída rapidamente várias vezes. Se não quiser que seu sonho vire cinzas, não seja passional! Mantenha cabeça fria para tomar as melhores decisões.
·         Essa não é a única forma de ter reconhecimento. De novo: você não vai ser melhor ou pior do que ninguém se publicar (ou deixar de publicar) seu livro. O fato de ter um exemplar físico dele em suas mãos não quer dizer nada sobre a qualidade ou seriedade de seu trabalho. Temos histórias maravilhosas postadas apenas na internet e livros bem meia-boca nas estantes e livrarias, então não use isso como parâmetro. Tampouco queira publicar apenas porque outras pessoas publicaram, ou porque estão pedindo que faça isso. A vontade tem que vir de você.
·         Use a razão e pense com cuidado antes de assinar qualquer papel. Analise cláusulas, valores e, principalmente, as promessas feitas.
·         E por último, mas não menos importante: tenha sempre um amigo advogado de bolso para ajudar você a entender o juridiquês contratual ou, na pior das hipóteses, correr atrás de seus direitos. Vai por mim: melhor prevenir do que remediar.
Ok, agora parei com os ditados.

Depois de tantos volumes emocionantes, chega ao fim a nossa saga.
Espero que tenham gostado e que todas as minhas palavras tenham servido de esclarecimento para as dúvidas que correm em suas cabecinhas.
Até mais, beijos de luz, boa sorte nessa caminhada e depois de todo o trabalho que tive pesquisando, escrevendo, revisando, checando informação e o escambau::::: ME MANDA LIVRO DE GRÁTIS, QUERO HAUAHAUAHAU
Brincadeira, mas se puder mandar os links para outras pessoas que, eventualmente, possam precisar ler essas palavras, ajudaria bastante na divulgação e deixaria toda a Liga bem alegre.
:*

[Fonte, onde você também pode consultar informações sobre pagamento e royalties.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana