Como Retratar Relacionamentos de Amor/Ódio

domingo, 20 de outubro de 2019
relacionamento amor ódio dica de escrita


Por: Lady Lovegood

Olá, chuchus da tia! Como estão? Depois de um tempinho sumida, cá estou eu com mais um artigo para o Blog! Da última vez eu dei algumas dicas sobre “Como escrever BDSM”, e dessa vez vou tentar dar uma direção sobre como escrever os tão queridos arcos de “Amor X Ódio”.
Esse trope com certeza é um dos meus favoritos e eu li centenas de fanfics sobre relacionamentos assim, uma vez que meu OTP é Draco e Harry, e eles com certeza são a encarnação de um relacionamento baseado nisso. Enfim, com base em toda minha longa gama de experiência com os mais variados tipos de histórias seguindo essa premissa, vou tentar guiar você, destemido escritor, que gostaria de se aventurar por essa terra misteriosa e deliciosa!
Lembrando que esse artigo será focado inteiramente em relacionamentos românticos (afinal, existe amor/ódio entre amigos, familiares, também, etc.).

  1. Antes do Amor


Para você, escritor, que está apenas começando a esboçar a ideia de uma história de amor e ódio, a coisa mais importante a se considerar para construir um relacionamento sólido e coerente entre seus personagens é tentar delinear primeiro quem eles são antes de atingir a etapa do amor; isto é, o que eles significam um para o outro.
Seus personagens são apenas conhecidos? Seus personagens já foram amigos em algum momento? Eles têm frequente contato um com o outro ou nunca se falaram? Os dois se odeiam mutuamente? Isso é muito importante, porque nos leva ao próximo item, que é com certeza um dos pontos que deve ser mais bem explicados na sua história.

  1. Motivos do Ódio

Veja bem, para que você tenha uma verdadeira história que caminhe nos moldes do “amor/ódio”, é preciso que o ódio sentido pelos personagens um pelo outro, ou apenas por parte de um, seja coerente e realmente faça sentido existir.
Responderei a algumas das indagações do item anterior para dar um exemplo de como definir o que os personagens significam um para o outro  +  o motivo de seu ódio ser essencial.

Seus personagens são apenas conhecidos?
Sim, suponhamos que você queira que eles sejam apenas conhecidos e nunca tenham sido amigos antes.
Veja bem, com base nisso, existe uma gama de possibilidades que você já pode descartar ou colocar na mesma. Seus personagens, já que não se conhecem muito bem e não têm um relacionamento íntimo anterior, não podem, por exemplo, manter seu ódio baseado em um sentimento de traição ou mágoa profundo (até pode, neste último caso, mas é outro caso que vou apresentar mais para a frente, sendo uma exceção*), mas eles podem muito bem odiar a outra pessoa pelo que ela representa.
Quem não se lembra do ódio entre alunos da sonserina e grifinória? A maioria dos alunos realmente não se conhecia, mas eles se odiavam simplesmente pelo que achavam que o outro representava.

Seus personagens se odeiam mutuamente?
Digamos que não, que apenas um deles odeia o outro. E isso, apenas isso, meu caro escritor, pode dar uma abordagem completamente diferente a sua história, porque então não somente você precisa definir quem eles são um para o outro, mas o motivo para um odiar enquanto o outro não.
Aqui, nesse conceito, está uma das ramificações mais usadas no trope de amor/ódio, que é quando um dos personagens sente ódio e o outro amor.
Isso me lembra muito o Simon e o Baz de Carry On, que vivem e respiram o amor/ódio.
Na história (SPOILER, SPOILER, SPOILER), eles realmente não se dão muito bem e são inimigos(?), mas eles também se conhecem muito bem, porque compartilharam um dormitório por muitos anos. Mas enquanto o Simon apenas demonstra desconfiança pelo Baz e parece que em algum momento realmente o odiou, o Baz, no fundo, sob todo o descontentamento, ódio e atitudes mesquinhas para chamar a atenção, realmente está apaixonado pelo Simon (sim, ele admite isso com todas as letras no livro. LEIAM, é muito bom).
E não esquecendo, é claro, que no livro o Simon tem motivos muito claros e sólidos para odiar o Baz (o Baz foi uma merda de várias formas), então o ódio dele é muito coerente, enquanto apresenta também argumentos muito sólidos para o Baz estar apaixonado pelo Simon e o odiar também.



  1. Eles se amam e odeiam ao mesmo tempo?


Resolvi separar isso do tópico anterior para não ficar muito grande e porque também quero trabalhar como um quesito de exceção (apesar de ser muito usado).
Como ressaltei anteriormente, há casos em que um dos personagens está apaixonado pelo outro enquanto o outro o odeia. Mas também existe a possibilidade deles se odiarem e amarem ao mesmo tempo. É uma das coisas que mais vejo em fanfics Drarry. 
O importante, como falei nos itens anteriores, é haver motivos coerentes para o ódio e o amor.
Vamos aos exemplos:
Em muitas fanfics vejo o Draco amando o Harry pela boa pessoa que ele é, por ser heroico, bonito e por ter salvado ele na guerra, além de ter matado Voldemort e ter livrado sua família da ira daquele tirano. Em contrapartida, ele também o odeia, pois a derrota de Voldemort também fez com que sua família estivesse do lado perdedor da guerra e Draco se sente inferior a Harry.
O Harry, por sua vez, ama o Draco por toda a lealdade que ele demonstra com sua família, por sua beleza, esperteza e engenhosidade, mas também o odeia por tudo que ele representa, por tudo que ele e sua família fez e por tudo que ele acredita.
Eu considero que esse seja uma das ramificações mais difíceis de trabalhar, pois vocês têm que decidir com antecedência se eles vão chegar a perdoar um ao outro em algum momento, se vão conseguir superar seu ódio, ou se vão apenas considerar enterrar tudo para debaixo do tapete.
Eu sinceramente espero que vocês escrevam muitas histórias em que eles se perdoem e sejam muito felizes e tenham bebês <3



  1. A estrada para o Amor

Depois de decidir todas essas coisas, aqui vamos nós! O desenvolvimento.
Você, corajoso escritor, precisa traçar o caminho que nossos jovens heróis vão traçar para chegar ao amor, e aqui vai muito da sua criatividade, sinceramente. Já vi fanfics de tudo quanto é jeito em que no final as coisas funcionam.
Mas eu vou dar alguns exemplos do que é mais comum por aí, casos vocês precisem de algumas ideias!
Seus personagens podem ser conhecidos que se odeiam apenas com base no pouco que conhecem um do outro e, com o tempo e oportunidade, começam a se conhecer melhor e sentir algo mais um pelo outro.
Eles também podem ser amigos que, por algum motivo, passaram a se odiar, mas que, com o tempo, reacendem a amizade, se perdoam e logo se tornam algo mais.
Ou, O MEU FAVORITO: eles são inimigos mortais que também sentem uma atração gigantesca um pelo outro e não conseguem manter as mãos longe um do outro, se amassando por aí nos armários de vassouras de Hogwar-... quer dizer, *cof, cof*, se amassando por aí... E então começam a lenta ou rapidamente a se apaixonar um pelo outro, conforme vão se conhecendo.
E lembram daquele meu asterisco de exceção lá em cima? Aqui vai ele!!!!!!!
Meu arco favorito de desenvolvimento de amor/ódio até hoje com certeza é o dos personagens Laurent e Damen de Príncipe Cativo! É sinceramente além do perfeito.
SPOILER, SPOILER!
Na série de 3 livros nós vemos o ódio que o Príncipe Laurent sente pelo Príncipe do país inimigo, Damianos, porque Damen matou o irmão mais velho de Laurent, Auguste.
Veja bem, como eu disse no asterisco, aqui está uma exceção porque o Laurent realmente não conhece intimamente o Damen, mas o odeia com todas as forças por isso. Mas é um motivo sólido, então é coerente.
No livro o Damen conhece o Laurent anos depois de ter matado o Auguste e realmente não pensa nele antes disso, todo o ódio dele pelo Laurent é baseado na pessoa que ele vem a conhecer durante o tempo que ele passa ao lado do Laurent (Laurent pode ser cruel).
Mas o mais interessante é como eles começam a lentamente mudar esse relacionamento deles, mesmo sem querer, para algo diferente. Eles começam a se conhecer e perceber que eles são muito mais do que o que viam superficialmente ou baseado em preconceitos. O livro também é excelente porque trabalha o personagem Laurent de uma forma fantástica, fazendo com que o leitor quase não reconheça o Laurent das primeiras páginas com o Laurent das últimas páginas. Mas, claro, se você ler o meio do livro irá entender o porquê disso e os motivos que levaram os dois a deixarem de se odiarem.
Desculpem, eu me empolgo falando desse livro.



  1. O Amor

E finalmente chegamos ao fim! O tão maravilhoso amor. Cabe a vocês, nobres escritores, decidirem que fim dar a seus personagens.
Como eu falei em um item anterior, vocês precisam decidir se, nesse ponto, os personagens conseguiram ou não superar seu ódio, se eles irão ficar juntos mesmo ainda odiando o outro um pouco, se eles não ficarão juntos, se eles perdoaram um ao outro, etc...
Como o trope se chama “ódio ao amor”, o mais comum é que eles consigam, sim, superar esse ódio e ficarem juntos <3 Vocês só precisam ter o cuidado, aqui, de fazer com que a estrada para o amor seja lógica e desembarque em um final que não vai deixar pontas soltas ou os leitores confusos se perguntando “Como?” ou “Por quê?”.
E lembrem-se: o clichê só é clichê porque é maravilhoso, sim, e as pessoas adoram. Não tenham medo de escrever sua própria versão desse trope e usar e abusar da imaginação!!!


Enfim, eu sinceramente espero que isso tenha ficado mais coerente do que eu acho que ficou, e que tenha ajudado vocês em algo! Hahahaha São tantas coisas para falar que ficou difícil selecionar.
Qualquer pergunta ou ajuda que vocês precisarem, podem comentar aqui embaixo que responderei com todo prazer! <3
Beijos!

2 comentários:

  1. ola<3, etn, entrei aqui em busca de uma coisa que não encontrei, mas as informações em si me ajudaram MUITO para formular a história em sim, etn obrigada, mas se alguém tiver alguma ideia em especifico de algum motivo para a garota nova e a outra menina que já estudava no internato se odiarem? realmente não sei como fazer isso sem fazer alguma delas fazer builying com todo mundo

    ResponderExcluir
  2. Amei a dica. Eu estou com uma história de um anjo que precisa proteger uma mulher que ambos se odeiam, ela odeia o odeia porque ele odeia humanos, que só a protege o livro inteiro porque é a forma de todos os anjos voltarem pra o paraíso novamente. Ele a odeia porque ela é a simples humana, teimosa, nunca confia nele. Mas então ela descobre além da super proteção dele tem algo nele misterioso que a encanta. E ele descobre que que ela além de ser a fraqueza dele também lhe dar força para ter sua graça celestial de volta através do amor. Eu quero um final bacana respeitando meus personagens sem um final brega de crepúsculo sabe. Quero algo dramático mas que seja feito a escolha do meu anjo se ele volta pra casa (paraiso) ou se escolhe ficar entre os humanos. Eles se amam na fase agora do meu livro ele já se declarou, embora ela tenha se declarado primeiro tomou a iniciativa do primeiro beijo 3 capítulos antes, mas eu quero que ele escolha voltar e ficar com ela. Quero que minha leitora entenda que possa ter escolhas a serem feitas por duas partes cada uma queria ter um anjo na sua vida. Mas está difícil minha inspiração para finalizar. Não sei como posso colocar o felizes para sempre sem precisar deixar tudo parecido com os outros livros. Quero diferente, quero um uau vou ler de novo.

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana