RESENHA: "A Teoria de Tudo", de Jane Hawking

domingo, 23 de junho de 2019

Por: Cam
Perfil do Nyah: https://fanfiction.com.br/u/565042


Sinopse: A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir à óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos — entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen. Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como “Uma breve história do tempo”, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida.
Número de Páginas: 448
Editora: Única


Oi, pessoal! Sejam bem-vindos à minha primeira resenha da vida! Espero ter sorte de principiante nesse caso. Bem, antes de mais nada, gostaria de esclarecer que este livro, A Teoria de Tudo, foi escrito pela JANE HAWKING, ex-esposa do Stephen Hawking, e não pelo próprio Stephen, não estou pronta para livros de física ainda.

Resolvi ler esse livro mais ou menos no meio do ano passado, pouco depois da morte do Stephen, pois queria saber mais sobre sua inspiradora vida. Porém, devo alertá-los que, diferente do que eu pensava, esse livro não é uma biografia da vida de Stephen Hawking.

Caso você não esteja familiar com a história deste livro, ele é, basicamente, a visão que a Jane tinha de seu relacionamento e casamento com Stephen, escrito anos após seu divórcio com o mesmo.

Sei que de primeira o livro não parece atrativo, dá até a impressão de estarmos invadindo a privacidade do casal, mas o que me prendeu foi perceber que tinha todo um fator sobre a história da sobrevivência do Stephen que foi ignorado, que é justamente a presença da Jane na vida dele.

Sempre que ouvimos falar de Stephen Hawking lembramos dele como um homem valente que lutou contra uma das doenças mais raras que existe, a ELA, que causou sua paralisia e sobre como ele foi guerreiro e tudo mais (não me levem a mal, ele foi mesmo um guerreiro, disso não há dúvidas). Porém quem já ouviu falar de Jane Hawking? Diria que não muitas pessoas, se tivesse que adivinhar.

Tudo bem, ela não teve muito reconhecimento no mundo acadêmico, pelo menos não tanto quanto Stephen, mas saibam que ela é uma das principais razões dele ter sobrevivido tanto tempo com uma doença daquelas.

Além disso, a meu ver, um dos assuntos mais interessantes abordado no texto é a forma como as namoradas dos cientistas são tratadas no mundo acadêmico. E, é claro, o romance entre o Stephen e a Jane é uma das coisas mais tocantes que já li na minha vida. E foi real, não uma história saída da cabeça de alguém, o que para mim faz com que o livro se torne ainda mais especial.

Dito isso, imagino que muitos de vocês devem saber que existe um filme baseado nesse livro (inclusive foi premiado com o oscar de melhor ator, se não me engano). Agora vem a pergunta: vale a pena ler o livro mesmo já tendo visto o filme?

A resposta é: sim. Chocando um total de 0 pessoas.

Na minha opinião, o filme é um ótimo drama, porém não faz ao livro justiça. Isso porque mudaram alguns acontecimentos e exageraram outros para impressionar na tela do cinema, e não tem nada de errado nisso. Enfim, eu poderia divagar sobre uma ou outra coisa a respeito do filme que me incomodaram um pouco, mas isso viraria uma resenha do filme e poderia até conter alguns spoilers.

No mais, o livro é lindo. Recomendo sempre a leitura dele, você pode ler mesmo se romance não for sua praia, pois o livro aborda vários outros temas muito interessantes. Entretanto, a última coisa que quero falar antes de encerrar esta minha tentativa de resenha, é que, caso você queira ler o livro, seja imparcial. Ao encerrar a leitura você pode ficar com um sentimento amargo com relação ao Stephen, o que não é justo. O livro conta somente a versão da Jane sobre como o relacionamento começou e acabou, e sabemos que existem duas versões para a mesma história, então tenha cuidado para não ficar muito emocionalmente envolvido na narrativa dela.

É isso, sinto que falei mais do que devia, mas espero que tenha sido útil!

2 comentários:

  1. Como eu amo seu blog 😻...
    Eu nunca comentei e tô com um pouco de vergonha de fazer isso rsrsr como é difícil encontrar alguém que fale tão bem como você e que estava na ativa.
    A maneira que você escreve é tão gostoso de ler... Que talento 😻 parabéns, só me deu mais vontade de conhecer o livro (só vi o filme ;-;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não é preciso ter vergonha nenhuma! Eu respondo a tudo.
      Não fui eu que escrevi o artigo, mas muito obrigada por este comentário!

      Excluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana