RESENHA: "A Bolsa Amarela", de Lygia Bojunga

domingo, 16 de junho de 2019

Por: Rebel Princess
Perfil: https://fanfiction.com.br/u/474498/

A cada mês, venho eu panfletar uma obra lida na faculdade e que salvou minha vida. Literatura infantil/juvenil? Vou fazer isso sim! Não desista da resenha ainda! O ícone que trago para vocês hoje é uma queridíssima que publicava lá em 1970, mas que tem uns livros tão atuais que até me pergunto se ela não veio para o futuro escrever e depois voltou lá para publicar :v
                Lygia Bojunga – premiada com o Nobel de Literatura Infantil em 1982 - foi essa pessoa que nos trouxe, na forma de um “livrinho bobo”, uma reflexão linda sobre a transformação da personalidade, a formação da identidade de alguém. Mesmo Raquel - nossa protagonista - sendo uma criança da mesma época que Bojunga, é impossível não relacionar alguns dos receios e pensamentos dela com os que nós próprios já tivemos e, por vezes, observamos nas crianças de hoje. Ou seja, meus caros, aquelas viagens “ao mundo da lua” que acontecem de vez em quando são postas à vista nessa obra, e sua problematização não é nem de longe enfadonha de se ler: é uma viagem ao fantástico para se aproveitar do início ao fim, sem culpa caso você já não seja mais o público da literatura infantil/juvenil.


Pulo do gato sobre o enredo para chamar a atenção – a bolsa e as vontades de Raquel
                A Bolsa Amarela é um livro bem curtinho (com figuras!) que vai contar como Raquel, uma simpatia de menina, precisa esconder suas vontades, porque elas são grandes demais e ela morre de vergonha que os outros vejam. Basicamente, ela tem 3 vontades: crescer e deixar de ser criança, ter nascido garoto em vez de menina e escrever. Como as duas primeiras não estão ao seu alcance para serem resolvidas – e considerando o contexto de sociedade ainda tradicional na qual ser criança e mulher tinha suas limitações, isso se constitui um detalhe bem elaborado na trama -, ela começa a praticar a escrita com cartas para seus amigos imaginários (ela tem um monte de papeizinhos com nomes aleatórios, para cada carta, ela sorteia um destinatário). A história é de gênero fantástico, então não espere explicações para todas as “peculiaridades” de Raquel!
                O mais intrigante – e revoltante, diga-se de passagem – é como a família dela a trata, como um verdadeiro “zero à esquerda”, expondo-a a situações humilhantes e de deboche e pouco se importando sobre seus sentimentos. Entretanto, na verdade, tudo pelo que ela passa – pasmem – é realmente comum de se ver com pais que “obrigam” seus filhos a fazer isso ou aquilo, a mostrar tal coisa que sabem fazer, a “respeitar” quem ordena algo... para entender tudinho que a autora problematiza, já que coloca uma criança com sentimentos e caráter próprios para narrar, só lendo mesmo (é mindblowing).
                Enfim, após uma “doação” que a tia rica de Raquel faz à sua família de coisas que não quer mais, acaba sobrando para ela uma bolsa amarela, feia, grande e pela qual ninguém se interessou. Problema resolvido: as vontades vão todas para a bolsa! Raquel ainda passa por muitas complicações com ela (o zíper emperra, as vontades crescem demais e a bolsa quase explode, o primo chato pega a bolsa para caçoar dela), mas seus fiéis companheiros que ela encontra no decorrer da história – um galo de briga chamado Afonso, um guarda-chuva e um alfinete – vão ajudando-a a superar cada “chateação”, para usarmos uma palavra que ela usa bastante, de forma que ela começa a perceber que pode construir seu próprio valor enquanto menina, criança e escritora amadora.
                Com uma linguagem bem coloquial, sem seguir rigidamente as normas de escrita, já que é uma criança que narra a história, Lygia Bojunga revolucionou o modo de pensar essa parte da vida, tão cara à formação da estrutura psicológica e de caráter. Já falei demais da história e das contribuições dela, então só resta deixar minha indicação para que você, em qualquer fim de semana à toa ou naquelas horinhas de folga no meio da rotina, pegue A Bolsa Amarela para conferir esse mundo maravilhoso de Raquel que em muito pode se assemelhar ao nosso! <3

Um comentário:

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana