Fazendo Uso do Google Docs para o Processo de Betagem (e escrita, também!)

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Por: Nat King 
Perfil no Nyah!: https://fanfiction.com.br/u/271972/


Será que estou atrasada? Nah! Além disso, o pessoal do blog é compreensível e ninguém vai puxar a orelha, hehehe...
Hehe...
He.
Vish.

Bom, então, sem mais delongas, vamos partir direto para essa que é uma das melhores ferramentas para você que é escritor, beta, ou ambos! O recurso Docs do Google!!



“Mas tia, qual é a vantagem de usar o Docs?”
Utilizando esse recurso, você pode escrever sem correr o risco de, em alguma tragédia, tipo o computador explodir já aconteceu com algumas pessoas da Liga kk, perder seu precioso textinho, uma vez que o Docs salva tudo na nuvem! É escrever e ter a certeza de que cada palavrinha está sendo gravada! Mas também é possível habilitar a opção de escrever enquanto está off-line para que o Docs salve tudo automaticamente, assim que tiver conexão com a internet ;)
“Ah tá, tia, mas e a vantagem disso para o processo de betagem?!”
O Docs, além de possuir toda a estrutura para que você possa escrever e formatar seu texto IGUALZINHO ao programa Word, tem como opção compartilhar o arquivo com outra pessoa, no caso, o seu beta! As alterações do beta são automaticamente salvas e a cada novo comentário, você é notificado por e-mail, tendo total acesso às alterações, inclusive em tempo real, se assim vocês combinarem! Com isso, você e seu beta não precisam ficar trocando e-mails cheios de anexo, simplificando a tarefa e agilizando o processo!
Animou com a ideia, mas nunca viu um Docs mais gordo? Então vem conferir o passo a passo!

(A beta pede desculpas pela baixa qualidade de algumas imagens, ela só sabe salvar coisas em jpg)

Pode parecer bobo, mas tem gente que se perde na configuração do Gmail, e está tudo bem!  Contudo, não se acanhe, é bem fácil de localizar! Está vendo aqueles quadradinhos láááá em cima, no canto direito, ao lado da sua foto de avatar? Aquele é o Google Apps! É ali que você tem que clicar!

Depois de clicar no Apps, algumas opções dos diversos recursos vão aparecer, MAS ainda não é o que a gente precisa. Mais embaixo você pode clicar na opção “MAIS”.



(Cuidado: a longa exposição ao jpg de baixa qualidade pode causar danos à visão)


E tadáááá, aqui está o Documentos! Pode clicar sem medo de ser feliz! Vai! Vai! *-*

Depois de clicar em “Documentos”, a página Google Documentos irá abrir, com algumas sugestões de formatação, como currículo, carta, etc... Para abrir um documento novo, basta clicar no retângulo com símbolo de adição, que simula uma folha em branco, e clicar!

(Textinhos de betagem censurado por motivo de Top Secret)

E VOILÁ!! OLHA SE NÃO É A COISA MAIS CHUCHU DESSE MUNDO?!?!?!?!?! *--*
Você pode nomear o documento, editar tipo de fonte e tamanho, usar recursos como negrito e itálico, grifar, sublinhar, alterar cor, acrescentar imagens, justificar à direita, esquerda ou centralizar, ajustar margem e espaçamento entre linhas, fazer comentários... 

(Perceba o amor da pessoa pelo docs)

“Mas, tia, se está online, todo mundo vai ver?”
A menos que você queira, não. Veja só, assim que você cria um documento, ele automaticamente torna-se “secreto”, ou seja, apenas você tem acesso a ele.



“E para o meu beta ver? O que é que eu faço?”
Basta clicar nesse cadeado que uma janela irá abrir, possibilitando editar o acesso ao documento. 


IMPORTANTE: Atente-se às opções ao lado das estrelinhas! Para maior segurança, você pode ativá-las, impedindo que seu documento seja salvo ou impresso por terceiros e evitando que novas pessoas que você não solicitou, sejam adicionadas ao documento. Legal, né? ;)
A parte final da edição pode ainda conter essas três opções, você dando ao seu convidado (o beta, nesse caso), a liberdade de editar o texto (apagar palavras, incluir, etc...), de apenas ler, ou de apenas comentar. Converse com o seu beta para saber qual o melhor recurso para vocês dois! Lembrando de sempre salvar uma cópia extra apenas para seu acesso, ok? ;)


“Gostei, tia! Todo mundo pode usar?!”
Até onde eu vi, apenas quem possui uma conta Google (Gmail) pode utilizar :( Então precisamos ver se tanto você quanto o beta solicitado terão acesso ao recurso...

“O beta vai me falar dessa opção ou eu posso sugerir?”
Você pode dar essa opção já no pedido de betagem, no primeiro contato! ;)

“Tia, o beta tem gmail, mas ele não quer usar o Docs... :(”
Poxa, aí é chato :c Mas aí vai de você; acha que isso prejudicaria o processo de betagem, ou você não se importa? Trocaria de beta por conta disso? Vale a reflexão e conversa SEMPRE! Tudo para que seja uma ótima experiência para ambos os lados, viu? ;D

Ah, para aqueles que nem sempre tem o computador por perto, o Docs ainda conta com um aplicativo para celular! Dê uma olhadinha se o seu aparelho comporta o aplicativo. Pode ser uma opção para quando não está em casa e uma ideia aparecer!

Essa foi a dica de hoje, gostaram? Espero ter me feito entender! Qualquer dúvida, comente, ou nos contate que será um prazer enorme poder ajudar! Até a próxima!!

Nat King

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana