Entrevista: Larissa Lima, vencedora da 2ª edição do “UFC Fanfics”

sábado, 30 de junho de 2018



A Liga dos Betas está sempre tentando criar meios para promover a interação entre betas, autores e leitores, e para tanto, possui no Facebook o grupo SBLAN – Sociedade dos Betas, Autores e Leitores do Nyah!
Desde 2016, durante o mês de julho, dentro do grupo acontece o torneio UFC FANFICS — uma competição de escrita na qual, até as últimas duas edições, os participantes se enfrentavam em chaves de disputa, tendo que escrever um capítulo em cada rodada seguindo à risca as regras e desafios propostos. Para este ano, porém, o formato da competição foi modificado visando maior interatividade e participação.
A escritora Larissa Lima (Mare di Stelle) foi a campeã da edição passada do UFC e, por isso mesmo, convidamos a grande vencedora para falar um pouquinho sobre a sua experiência. Acompanhe conosco:

Liga dos Betas (LB): Enquanto autora, o que você sentiu que mudou depois do UFC?
Em termos de escrita, você, por exemplo, tinha alguma dificuldade de escrever algum tipo de gênero ou particularidades de enredo? Coesão e coerência, descrição de cenários, etc.?
Larissa Lima (LL): Sempre tive uma dificuldade de acreditar naquilo que escrevia como bom o suficiente para que alguém lesse. Na competição, eu consegui superar meus próprios limites, principalmente na rodada final! O UFC me deixou muito mais confiante na minha escrita e na forma como ela pode tocar as pessoas. Eu, como romântica incurável, sou adepta aos contos de fadas e finais felizes. Escrever algo com tom mais sério ou sombrio é bem difícil pra mim, e foi justamente o que eu fiz com Abiodun. Uma história sobre a dor e o sofrimento de um escravo no Brasil Colônia? Não imaginei que meu estilo fofinho e água com açúcar pudesse se adaptar a isso. Eu estou me esforçando ainda, mas sempre fico com o pé atrás.

LB: Que legal, Larissa! Isso te fez produzir mais, consequentemente? Muitas vezes deixamos de postar uma história que amamos escrever por falta de confiança.
LL: Sim! Eu perdi o hábito de sair perguntando se alguém leria uma história com enredo X antes de postá-la, inclusive. Só postava e deixava pra medir consequências depois.

LB: Eu também sou puro fluffy. E depois disso, você se arriscou em novos gêneros?
LL: Sim, vários. Já escrevi contos de terror, microcontos (graças às 100 palavras do primeiro capítulo), comecei vários projetos envolvendo assuntos que eu sempre quis tratar mas não sabia como: relacionamentos abusivos, bullying, suicídio... Acho que quebrei essa trava dentro de mim, por mais que ainda ame um romancezinho de vez em quando, haha!

LB: Ah, que legal! Estou até com inveja — branca, é claro. E, me conta com sinceridade: Você achou justo os termos de avaliação? Qual a sua opinião sobre a staff do projeto?
LL: Olha, eu lembro que fiquei com uma raivinha da primeira avaliação... Eles só descontaram alguns décimos da minha nota, mas na descrição dos avaliadores afirmaram não ter grandes erros, daí minha alma “treteira” aflorou. Depois que eles explicaram onde viram os erros, eu vi que estavam certos e baixei a minha bolinha, haha! Fora isso, só a vontade básica de matar todo mundo quando faziam suspense pra revelar o vencedor da rodada, mas isso eu já perdoei. Ou quase...

LB: Sabemos que você participou das duas edições da competição: a primeira em 2016 e a segunda em 2017. Na sua opinião, o que você sentiu que houve de diferente no seu desenvolvimento nas duas edições do UFC, e neste último, qual foi o maior desafio que você enfrentou referente às rodadas?
LL: Como eu saí logo na primeira rodada, não posso comentar muita coisa do primeiro, mas eu me senti bem mais confiante na segunda edição. Sabe aquela sensação de já ter estado lá e conhecer o mecanismo? Foi isso que me deu o impulso que eu precisava para começar.
Meu maior desafio, sem dúvida, foi o tempo! Nunca trabalhei bem com prazos e entreguei quase todos os capítulos nos últimos minutos disponíveis, principalmente durante a Final, quando eu enfrentei uns problemas em relação à escola. No fim, deu tudo certo, mas eu passei a prestar mais atenção aos prazos de entrega (não só em relação a escrita, isso me afetou inclusive com os meus trabalhos e estudos)!

LB: Você poderia comentar um pouquinho mais sobre o enredo das histórias que você teve de escrever para a competição do ano passado?
LL: Eu escrevi duas histórias para a competição:

Abiodun, que permaneceu intocada lá no site e é sobre a experiência de um escravo no período colonial do Brasil — como ele fugiu de seus captores e o que aconteceu depois disso. É uma história bem curta e eu coloquei minha alma inteirinha nela! Foi bem difícil de escrever, mas eu amo cada palavra.
Resiliência, que começou como uma história de três capítulos e agora é uma one-shot. Ela conta a curta jornada de uma mulher, a libertação de suas angústias e o primeiro passo dado em frente depois de tantos anos com a vida estagnada.

LB: Para finalizar: Qual a importância, na sua opinião, de existir esse tipo de interação entre escritores como a competição do UFC Fanfics, e se você tivesse que falar algo para alguém que sempre fica indeciso se deve ou não participar, o que você diria?
LL: Ah, esses programas ajudam a gente a se aproximar de outros escritores (e dos betas, também) e conhecer trabalhos incríveis. Tem pessoas que eu sigo desde o primeiro UFC, me apaixonei pelo trabalho delas e agora não sei viver sem!
Para quem estiver em dúvida, a experiência é incrível. A correria e o desafio para escrever, a ansiedade esperando os resultados, a torcida pelos seus candidatos favoritos... Sério, não dá pra perder! Eu mesma só deixo de participar se for proibida!

LB: Larissa, agradecemos imensamente pela sua participação nessa entrevista e desejamos a você boa sorte no torneio deste ano. E para você, leitor que estiver lendo isso ainda no dia do lançamento desta entrevista, ainda dá tempo de se inscrever na competição! Basta fazer parte do grupo do SBLAN (https://www.facebook.com/groups/sblan/) e ler o regulamento da competição para poder preencher o formulário de inscrição, ambos no post fixado do grupo. Por que não tentar desafiar a própria escrita nessas férias, enquanto se diverte e faz novos amigos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana