Resenha: Jogando Xadrez Com os Anjos, Fabiane Ribeiro

terça-feira, 27 de março de 2018

Por: Cris Reese
Perfil: https://fanfiction.com.br/u/595046/


Yaiii!!! Vamos a mais um livro?
Ouvi um sim? Sim, sim sim. Hoje trago um livro brasileiro. Confesso que o li inteiro sem imaginar que a autora era brazuca, porque a história acontece na Inglaterra, e de alguma forma, pensei que a autora fosse de lá. Os detalhes foram muito fiéis a época em que a história acontece e aos costumes do lugar.
O livro de hoje é “Jogando Xadrez com os anjos” de Fabiana Ribeiro. Confesso que quando recebi esse livro fiquei um pouco receosa. Pensei ser algo espiritualista. Apenas comecei a ler porque vi “após segunda guerra mundial” na sinopse. E não me arrependo de ter lido!
O livro gira em torno de Anny, uma menina de 10 anos que foi “abandonada” pelos pais, coloquei entre aspas porque há um segredo interessante aí. Na verdade, há muito mistério nesse livro, o que o torna instigante. Anny é aquele tipo de criança anjinho, inocente, carismática e otimista, coisa rara hoje em dia. Ela sai de uma vida de princesa e precisa limpar, cozinhar e passar por dificuldades para se manter viva, isso inclui apanhar a nível hard.
Essa história é a receita de bolo de Aristóteles: criar simpatia pelo personagem, fazer ele sofrer por coisas alheias a ele, depois sofrer mais, quando não puder mais sofrer, faz sofrer mais um pouco e então tem uma catarse. Um exemplo dessa receita de bolo é Jogos Vorazes e Harry Potter, mas não vamos entrar nesse detalhes, rsrsrs.
Esse livro me fez refletir sobre sonhos. Quatro personagens tiveram a vida completamente afetada pelos sonhos, dois correram atrás dois não, e isso refletiu assustadoramente na personalidade deles. Digo assustadora porque conheço pessoas daquela forma, e quando você ler o livro, também irá pensar em um conhecido.
Ao ler o livro, fui obrigada a pensar em vingança e perdão, que foram dois temas muito bem abordados. Como o livro é recheado de mistérios, não posso citar muitas coisas, mas se optar por ler, espere entrar na mente de uma criança, com toda a inocência, sonhos, ingenuidade e imaginação dessa idade. Muita imaginação! Meu Deus! Anny tem uma imaginação muito fértil.
Tenho que trazer atenção para a parte que mais gostei do livro: ela fica no final e me surpreendeu muito. Por já estar acostumada com livros de suspense e policial, foi fácil descobrir algumas coisas antes da hora, mas mesmo assim fiquei chocada com algumas revelações que estavam a todo instante sendo esfregados na minha cara. Acho que esse foi o ponto forte do livro. E, por coincidência, é o momento de maior sofrimento de Anny, infelizmente um sofrimento real que muitas pessoas passaram na década de 40.
Como nem tudo são flores, não gostei do desenvolvimento final, achei que poderia ser melhor explorado. Foram perdidas ótimas chances para um “tchan”, mas posso dizer que não houve pontas soltas, o que já ganha muitos pontos.
De 10 estrelas, dou 6 para esse livro.
Caso tenha algum livro que gostaria de ver resenhado aqui, deixe nos comentários ou entre em contato com o nosso blog, iremos adorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana