Quer Publicar Seu Livro? Pergunte-me Como! [3] - Editoras

terça-feira, 20 de março de 2018

Por: MicheleBran
Perfil: https://fanfiction.com.br/u/5389



Olá, escritores. Como vão? Ainda motivados na saga da publicação?
Espero que sim. Estamos só começando rs
Sem mais delongas, vamos falar da famosa publicação por uma editora. Quer entender como funciona? Qual a diferença entre editoras de grande, médio e pequeno porte? E, principalmente, descobrir qual delas é a melhor para você? Só vem!
  

O Que é uma Editora?

Além do óbvio, “uma organização que realiza a publicação de obras literárias, discográficas e impressos” [Fonte], há alguns detalhes que precisamos compreender para ir adiante.
O primeiro ponto é que a editora cuida dos serviços de editoração e publicação do livro através de uma série de profissionais. São estes:
·         Os autores, os criadores das obras;
·         Revisores, copidesques, etc., que fazem a revisão e preparação do texto final;
·         Diagramadores, que farão o projeto gráfico do livro e determinarão como o texto e elementos como imagens, ilustrações, fotos, gráficos, tabelas, entre outros, estarão dispostos;
·         Outros, como, por exemplo, a equipe de marketing, responsável por alavancar o nome da editora e vender as obras em seu catálogo.
Um ponto importantíssimo (e até polêmico, eu diria) é compreender que, segundo os especialistas em mercado editorial, a editora real oficial arca com todos os custos da publicação.
Não é de hoje que aqueles que trabalham no ramo batem na tecla das editoras que cobram pela publicação e fazem questão de deixar claro: elas são apenas gráficas ou prestadoras de serviços, ainda que carreguem o nome “Editora”. Duvida? Então leia este texto até o final e veja as palavras deles.
Tretas à parte, é importantíssimo conhecer a fundo a editora e saber se ela vai cobrar algo de você ou não; se sim, quanto; que serviços ela oferece, etc. Mas veremos isso com mais detalhes em breve. Agora vamos aos tipos de editoras existentes em termos de porte.


Publicando por uma editora grande

Segundo uma das apostilas do curso “Escritor Profissional”, do site Carreira Literária, as editoras grandes “em geral, publi­cam títulos de largo alcance (...). A tiragem inicial média de uma grande editora que publica literatura costuma variar entre 3.000 e 8.000 exempla­res”. Alguns podem sair até com mais, depende do nível de hype da obra.
Publicar por uma editora de grande porte vai abrir muitas portas e te tirar da cabeça uma série de preocupações. Em geral, você não precisará correr atrás de revisão, diagramação, capa e marketing porque todos esses serviços já estarão previstos. Há variações, mas todas elas vêm em contrato. Por via das dúvidas, pergunte o que será oferecido.
Toda essa estrutura só é possível com um grande investimento, o que quer dizer que eles não irão apostar em quem não tem chances de retribuir todo esse gasto. O que nos leva ao lado ruim: para autores iniciantes, é bem complicado encontrar editoras desse nível dispostas a investir neles.
Mas não pense que é necessariamente maldade. A editora, bem ou mal, é uma empresa, tem despesas e precisa de dinheiro para manter a sua estrutura funcionando e seus profissionais remunerados. Sem isso, ela simplesmente fecha as portas e adeus. Diminui um mercado que já não é lá essas coisas aqui. Lembre-se de sua própria experiência: contas não se pagam com abraços, certo? rs
Calma que nem tudo está perdido.
Ultimamente, com as inúmeras formas de autores se mostrarem e chamarem a atenção do público, temos algumas editoras grandes começando a se abrir para nós, newbies. Abaixo, seguem algumas diquinhas para ser o próximo best-seller nacional (VOU QUERER UM EXEMPLAR AUTOGRAFADO DE GRAÇA SE ALGUÉM AQUI CONSEGUIR, só avisando rs):

Bota a cara no sol, mana!

Se esse é seu desejo, corre já para criar uma plataforma na internet para tornar seu trabalho conhecido. Vale Nyah, Wattpad, site, blog, ou tudo isso junto.
Descubra formas chamativas de atrair leitores e construa uma base de pessoas que admiram e valorizam seu trabalho (falaremos sobre isso em detalhes em um post futuro, pode deixar!).
Quanto mais gente gostando do que você faz, maiores suas chances, afinal você prova que os editores não estarão perdendo tempo e muito menos jogando dinheiro fora ao apostarem em você porque, olha só... Apenas observe esse montão de gente aqui querendo comprar meu livrinho.

Esteja sempre vigilante

Muitas dessas editoras aceitam originais a qualquer tempo, outras apenas em certos períodos. Também existem concursos e premiações nas quais o vencedor ganha publicação na casa. Fiquem atentos. Não é algo tão comum, que eu saiba, mas pode ser uma ótima oportunidade.

Persiga a qualidade

Não adianta nada querer publicar por esse método um livro cheio de erros de português, buraco de enredo e personagem mal escrito. O livro precisa ser bem feito.
Perfeito ninguém nunca estará, mas dê o seu melhor. Estude bastante, revise, procure leitores beta (calma, nem todos de nós fazemos esse serviço rs) e procure alguém que possa dar a você suporte com a parte técnica a fim de deixar seu texto o mais impecável possível.
A língua será sua principal ferramenta de trabalho e você precisa ter domínio do básico, pelo menos. Se não sabe de algo (o que é normal, ninguém sabe tudo), estude e aprenda. É seu sonho que está em jogo. Vale a pena investir nele (e em você).
Momento merchan interno: visite nossas aulas de português :D

Pesquise

Faça uma lista de editoras que gosta e com as quais gostaria de trabalhar e verifique qual delas aceita originais e em que época isso acontece, como você deve enviar o material (se por e-mail ou uma cópia impressa), se deve enviar todo o livro ou apenas uma parte dele; e PRINCIPALMENTE a temática da editora.
Não adianta espernear. Se a dita-cuja só publica terror e seu livro é um romance chick-lit, ou vice-versa, não vai rolar. Se informe sobre a linha editorial e leia outros livros deles antes de tentar contatá-los. Depois não adianta chorar o “não” recebido.
Imagine só quantos textos eles não recebem por mês? Se o seu não estiver dentro dos parâmetros, não vai ser sequer analisado.

Se destaque na multidão

Procure uma forma de chamar a atenção. Vale uma embalagem/envelope diferenciado ou um texto cativante no corpo do e-mail. Use seu máximo de carisma e torça para não tirar falha crítica (RPGistas do mundo, uni-vos rs).

CALMA!

Como eu disse, editoras grandes recebem uma quantidade perturbadora de livros por dia e é humanamente impossível analisar tudo isso do dia para a noite. Então é bem comum que o tempo de resposta seja longo.
Sei de autores que levaram um ano para serem respondidos, portanto não se desespere nem saia atirando para todo lado e mandando seu livro para todo mundo. Tenha critérios e paciência.
Muita paciência.
Sério, muita paciência mesmo!


Publicando por editoras médias/pequenas

Pode sair mais vantajoso para escritores iniciantes, mas também ser uma pedra no sapato. A maioria delas cobra pela publicação de alguma forma, seja pedindo que o autor compre alguns livros ou cobrando um valor fixo, que muitas vezes é alto.
Outro ponto negativo é que nem todas oferecem serviços de revisão, diagramação, capa e divulgação, e você precisará correr atrás de tudo isso. E, por último, ainda segundo o texto citado no tópico anterior: “dificilmente editoras pequenas têm uma rede de distribuição significativa, ficando restritas quase sempre a distribuir seus livros nas cidades em que estão localizadas e/ou no eixo Rio-São Paulo. Muitas delas nem mesmo distribuem fisicamente seus livros, comercializando-os apenas nos dias de lan­çamentos, feiras independentes e através de seus e-commerces”.
Seus pontos fortes são, além da aceitação maior a escritores iniciantes, a abertura para gêneros diferentes de romances (entenda aqui o romance como um texto longo, não uma história de amor), como contos, crônicas e poesias, por exemplo, além das clássicas antologias (certeza que você já ouviu falar delas ou até já participou de uma).
E não vamos esquecer de mencionar que, pelo fato de terem tiragens menores, o que facilita o trabalho delas e o seu na hora de vender, acabam sendo uma ótima saída para quem pode arcar com os custos ou dar a sorte de encontrar uma que fará todo o serviço com qualidade. É, no mínimo, uma boa porta de entrada e até uma forma de chamar a atenção de editoras maiores.
Vamos a algumas diquinhas de sobrevivência:

Seja como o Bilbo

Pelo amor de Deus, LEIA ESSE CONTRATO ANTES DE ASSINAR. Como eu disse, nem todas as editoras oferecem um serviço completo (ou gratuito) e você precisa saber disso. Verifique quais serviços eles incluem no pacote e quais não.
Em geral, elas oferecem capa, revisão e diagramação. Outras ainda bancam a distribuição para algumas livrarias e colocarão seu livro no site da editora, mas a parte de marketing e promoção da obra é por sua conta em quase todas elas.
Leia com atenção: caso a escolhida não atenda a suas expectativas, não assine nada e vá bater na próxima porta.

Não troque gato por lebre

Ressuscitei ditado mais velho que minha avó virgem (duas vezes! rs) para dizer que nem tudo o que reluz é ouro (OKAY, CHEGA HAUAHAU).
Muitas gráficas se travestem de editoras para atrair incautos e transformarão seu sonho em um pesadelo (com a diferença, como já diria minha querida personagem Rebecca, que do pesadelo você acorda).
Não faltam exemplos internet afora de “editoras” que prometiam revisão, diagramação, capa linda e maravilhosa, distribuição até pra Marte, mas na hora de fazer o que deviam, jogaram os livros no corretor do Word, criaram a capa no Paint e o autor não achou o livro para vender nem no site deles.
Verifique SEMPRE a situação da editora no “Reclame Aqui” (vale até para editoras grandes, não se engane), procure autores anteriormente publicados por lá e converse com eles sobre suas experiências.
E, sobretudo, confie em sua intuição. Se sentir que há algo de errado, fuja. Geralmente tem mesmo.

Tudo na ponta do lápis

Como a maioria dessas editoras cobra para publicar, nem que seja apenas por cada livro que o autor adquirir, é importante você saber quanto isso vai custar.
Some suas despesas com todo o serviço necessário para a publicação do livro (contando com os gastos com a editora e o que precisar contratar por fora) e divida pela quantidade de livros dessa tiragem. Assim você tem um total de quanto vai gastar com cada volume e pode ter uma base do preço final.
Vou dizer algo que vai parecer bem cruel, mas é melhor que vocês descubram por mim: o preconceito com livros nacionais ainda impera e muitas pessoas não vão gastar mais de 35 reais com um autor que elas não conhecem.
Se o preço do livro ficar muito mais caro do que isso, melhor tentar outra editora, chorar um desconto ou avaliar outra forma de publicação.

“Encontrei a editora perfeita, confiável, com os serviços de que preciso e que não vai deixar meu livro mais caro que um rim no mercado negro, o que fazer?”


Rezar uma novena em agradecimento, não espalhar isso muito alto para não deixar outros escritores com inveja e correr pro abraço.
Boa sorte! (Me manda, pelo menos, um marcador? :3)
No próximo post, veremos o que, afinal, é uma book proposal e o que comem, onde vivem e de que se alimentam os agentes literários. Hasta la vista, baby!

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