Guia de Bolso do NaNoWriMo – Parte 3

segunda-feira, 30 de outubro de 2017
Por: Michele Bran
Perfil: https://fanfiction.com.br/u/5389/

Novembro está às portas e a essa altura você já sabe o que ele traz: NaNoWriMo. Caso seja um newbie aqui no blog, por favor, leia esse post em que falo mais sobre o que é o desafio e depois clique aqui para saber como cadastrar seu projeto.
Caso já conheça, vamos seguindo. Já devo ter feito uns dois posts sobre minha preparação lá no meu blog pessoal, mas é sempre bom dar uma atualizada nas coisas. Além disso, se você está meio perdido e não sabe como começar o desafio, vamos lá com umas diquinhas rápidas (para dar tempo).
Let's go!


#Escolha bem seu projeto
Não adianta forçar uma história que não está saindo. Você precisa escolher uma que goste de verdade, uma que te deixe no clima, motivado para escrever. Apostar em uma com a qual não se tem essa ligação é receita de fracasso.
Ano passado, eu pretendia fazer outra história, mas não deu certo. Acabei mudando com três ou quatro dias de desafio. Mas você pode descobrir apenas quando for tarde demais e acabar perdendo muito tempo.
Por via das dúvidas, separe um projeto reserva. Assim, se precisar mudar, pelo menos já sabe para onde vai.

#Prepare um ambiente livre de distrações
Separe um cantinho da casa onde possa escrever concentrado e sem interrupções. Isso vai garantir um progresso rápido, uma vez que você se livrará de tudo aquilo que prejudique seu fluxo de ideias.
Quem não tem problema com isso e consegue retornar de boas mesmo com algumas pausas fruto de problemas externos, ok; mas saiba que parar o tempo todo pode, sim, prejudicar seu trabalho porque impede que você entre no estado de fluxo, o ponto alto da concentração. Quanto mais concentrado, mais inspirado se fica.
Coloque o celular no silencioso e resista à tentação de conferi-lo com frequência, saia da internet (o ideal é fazer suas pesquisas antes e aproveitar o momento de escrever apenas para escrever), avise a quem mais more com você que não deseja ser interrompido por um tempo, tranque seu gato ou cachorro fora do quarto, faça uma playlist inspiradora, guarde imagens de referência (prompts são sempre uma boa pedida, caso fique perdido no que quer escrever) coloque uma garrafinha de água por perto e vá ao banheiro antes de começar a escrever, etc.
Tudo para não tirá-lo desse estado de concentração fundamental para sua escrita.

#Pesquise o Máximo Possível Antes de Começar
O segredo para vencer o NaNo é aproveitar o tempo. Mesmo que você tenha horários longos livres, eles não adiantarão de nada se você não souber manejar isso. Eu sei muito bem o quanto uma pesquisa pode ser longa e consumir muitos dias (levei mil anos pesquisando para outra história), então o ideal é que você já comece novembro com seus estudos feitos, suas anotações sempre à mão e os conhecimentos na cabeça.
Mesmo que você não faça um planejamento, é bom ter uma ideia geral em mente do que planeja abordar, assim você pode se preparar direitinho antes e tirar novembro apenas para a escrita.
Dica extra: quando o desafio começar, escreva todos os dias. Deixar para fazer tudo no final vai estressar você e deixá-lo com metas altíssimas para cumprir. Dividindo 50 mil palavras por 30 dias, dá uma média de 1.667 palavras. Não é muito. Uma hora por dia de escrita concentrada já te fará alcançar esse número, e até passar, se você escrever rápido.
O mesmo vale para o planejamento. Se curte planejar sua história, faça isso antes. Hora de escrever é hora de escrever. Pesquise e planeje antes. E deixe para revisar apenas depois, pelo amor de Deus.
Repita de novo: Novembro é apenas para escrita!

#Programe-se
O que mais afasta pessoas do NaNo é o fato de ser em fim de semestre, época que sempre coincide com as provas de escolas ou faculdades. Porém a menos que sua agenda seja bastante apertada e cheia de compromissos, ou você trabalhe e estude, dá pra separar um tempinho por dia e escrever.
Como disse antes, dá em torno de 1.667 palavras diárias, não é muito. Uma hora de escrita concentrada e você consegue. Basta observar seus horários antes e separar um tempinho para a escrita, sem falhar. É algo que dá até pra fazer em outras ocasiões, não só no NaNo.
Outra alternativa é escrever aos fins de semana, dividindo o que você escreveria de segunda a sexta entre sábado e domingo. Por exemplo, do dia 1/11 (quarta) até o dia 5/11 (o domingo mais próximo), espera-se que o participante tenha feito 8.335 palavras. Dividindo por dois, temos uma média de 4.168 palavras, algo que dá para você fazer. Não precisa ser tudo de uma vez. Você pode, por exemplo, dividir em dois ou três turnos. Assim, coloca a matéria em dia durante a semana e escreve nos sábados e domingos.

#Descanse!
Essa dica também vale para o durante e o depois do desafio.
Assim que terminar essa fase de programação, relaxe e se divirta. Não comece com a mente cansada, não se esforce demais.
A jornada é puxada mesmo para quem tem tempo sobrando, calcule para quem não tem. Então não vale se desgastar desde já. Se não der para escrever agora, não tem problema. Você pode se reunir com amigos e fazer seu próprio NaNo fora de época em seu mês de férias ou mesmo separar um mês para escrever sozinho, se ninguém quiser acompanhar. Nada impede!


Como eu me preparo:
Agora vamos falar de maneira bem pessoal. Como eu fiz para vencer tudo?
Não precisei fazer nenhum pacto (será? rs). O segredo é um só: até o momento, eu não comecei nenhum Camp ou o NaNo sem saber o que eu queria escrever. Eu posso ter mudado de ideia e ido escrever outra no meio do caminho, porém comecei com uma ideia X.
E quando decido por tais projetos em detrimento de outros é justamente porque já tenho bem definida a ideia do que quero escrever neles. No mínimo, tenho um planejamento geral, um resumão com começo, meio e fim da história.
Mas vamos por partes. Minha preparação é por em etapas. Primeiro analiso dentre as histórias que já tenho o planejamento pronto qual delas eu estou mais a fim de escrever. Decidido isso, abro esse plot para ver se está tudo ok, se quero mudar algo, retirar, acrescentar, enfim.
Fechando essa parte, vou para o campo das pesquisas. Faço um apanhado geral do que eu preciso saber (normalmente, conforme faço o plot, já vou fazendo esse roteiro também) e crio umas anotações ao longo do plot (que é o único doc que deixo aberto quando começa a escrever para ir consultando) conforme a pesquisa avança com os conceitos-chave que preciso saber para desenvolver o enredo mais ou menos bem.
Apenas algo preliminar. Depois quando a história fica pronta, ou a maior parte dela, é que vejo se realmente preciso pesquisar mais alguma coisa, que parte precisa de maior aprofundamento, etc, aí vou fazendo os ajustes. 100% de precisão não é algo com o que eu me preocupe nessa fase
Toda essa parte pronta, vou colher coisas que me inspirem. Então faço uma pasta separada e coloco imagens de referência dos personagens, de cenários, de objetos que possam aparecer ao longo da história, fotos e desenhos que possam ter a ver com o enredo, etc.
Por último, antes de escrever, crio uma playlist (atualmente no Spotify, antes no pc mesmo) com músicas que eu goste e me deixem no clima para essa história, que tenham a ver com as cenas e personagens, que eu possa usar como epígrafes, etc.
Com tudo isso pronto, vou tentar relaxar um pouco e fazer outras coisas para deixar a mente fresca. Assim, quando o desafio começa para valer, estou de boas para começar a jornada que durará o mês inteiro.
Esse é meu segredo: dedicação, organização e começar com a mente descansada. Tenta também! Vai que funciona ;)

Apesar das dificuldades, vale a tentativa. Mesmo que você não vença, qualquer avanço em sua história já será uma vitória, especialmente se você está há muito tempo parado (será um ótimo exercício de retorno) ou só escreve sob pressão (como eu rs).
Adoraria ter vocês como meus coleguinhas de jornada literária, então convido todos que estiverem lendo isso a me adicionarem como amiguinha lá no site do NaNo.
Sem mais, me despeço. Separem seus cadernos e canetas, ou computadores, aqueçam os dedos, deixem água ou café por perto e SE PREPAREM! The challenge is coming!
Até qualquer dia \ô/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana