Como escrever cenas de sexo

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Por: Verlaine Vincertty
Link: https://fanfiction.com.br/u/503552/

Aviso: conteúdo proibido para menores de 18 anos.
Olá, seres humanos! Tudo bem com vocês? Sou novata na liga dos betas, logo, este é o primeiro artigo que faço para blog. Hoje, trago para vocês um tema que todos nós gostamos. Exatamente, estou falando de sexo. A relação sexual está muito presente na literatura contemporânea, e não seria diferente nas fanfics. No entanto, tenho observado que alguns autores possuem dificuldades em abordar o ato. No presente artigo, estarei dividindo com vocês algumas orientações sobre o que é interessante numa cena de sexo. 
É importante o autor ter em mente que não existe uma manual passo-a-passo de como descrever o ato sexual no universo ficcional, pois a cena vai depender do contexto da história e da construção dos personagens. 
Inicialmente, o autor deve fazer um esboço mental da cena. Alguns questionamentos devem ser levados em consideração, como: quem irá narrar o ato? Quão explícito eu quero ser? Quero algo romântico ou selvagem/carnal? Onde quero que isso aconteça? É fundamental que o momento faça sentido, ou seja, que haja compatibilidade com que está acontecendo em volta dos personagens. Imaginem que eles estão sendo perseguidos por zumbis. Provavelmente parar e fazer amor não seria algo muito adequado. Da mesma maneira, é importante situar adequadamente o local do momento de amor, que deve estar, também, de acordo com o enredo.
Uma cena de sexo não é algo que deve ser inserida levianamente. É preciso que haja um encaixe com o enredo, do contrário, será apenas uma exibição de sexo gratuito. É interessante levar em consideração as motivações e os conflitos dos envolvidos, como o ato vai influenciar na história e no relacionamento dos personagens e como eles irão reagir.
Uma dica pertinente para os autores que desejam escrever boas cenas de sexo: não tenha pressa. Conduza a situação com calma. Isso instiga o leitor e o excita. Muitas vezes, o ato de descrever bem as preliminares torna-se mais interessante para o público do que o ato propriamente dito. É interessante investir em cenas que possam conduzir os personagens ao sexo, como uma dança, uma comida, uma bebida, um jantar, etc. Serão nesses momentos que os mocinhos irão instigar um ao outro, criando uma tensão sexual entre eles. Vejam o exemplo:
“Ele estava de lado, virado para ela, descansando a cabeça na mão, o braço apoiado no cotovelo, o joelho direito dobrado, servindo champanhe. Eles brindaram ao seu amor e tomaram o Dom Pérignon vintage favorito de Gabriel antes de ele se inclinar para capturar os lábios dela com os seus. 

– Gostaria de alimentar você – murmurou ele.
– Sim, por favor.
 – Feche os olhos. Apenas prove.
Julia confiava nele, então fechou os olhos e sentiu algo tocar seu lábio inferior; em seguida, estava dentro da sua boca: chocolate, morango doce e suculento e a sensação do polegar de Gabriel roçando sua carne. Abrindo os olhos, ela o agarrou pelo punho, puxando seu polegar para dentro da boca, lentamente. Ele arregalou os olhos e gemeu. Ela deslizou seu polegar pela língua, tocando-o de leve e chupando-o com determinação, antes de girar a boca ao longo da sua ponta para saborear qualquer resquício de chocolate. Gabriel tornou a gemer pelo modo como Julia olhou para ele sob os cílios, encarando-a com uma mistura de paixão e surpresa.

O Inferno de Gabriel, Livro 1.
Perceberam? 
Aspectos físicos e emocionais não devem ser esquecidos. O acontecimento não deve ser baseado unicamente no que eles estão fazendo. É de vital importância descrever o que os personagens sentem, seus temores e suas expectativas. Invista nos cinco sentidos para descrever uma cena erótica. A textura, o cheiro e o sabor da pele, o contorno dos corpos, o sabor dos lábios, a sensação dos corpos unidos, o contorno dos glúteos, a maciez dos lençóis, o peso de um corpo sobre o outro, o barulho do rádio, os sussurros, as carícias, os gemidos, o sexo oral e os dedos… É muito instigante olhar nos olhos da pessoas amada e visualizar uma confusão de sensações: amor, carinho, desejo e excitação. Tudo isso contribui para que o leitor não só visualize a cena, mas se imagine nela. 
Seja criativo! Apesar de tudo resumir-se a toques, sensações, preliminares e sexo, é preciso ter cuidado para não soar repetitivo. Use e abuse da criatividade. É interessante utilizar de artigos sexuais, como velas para massagem, canetas para o corpo, massageadores eróticos, bebidas afrodisíacas e, para os mais ousados, vibradores. Não caia na repetição, seja autêntico. 
Uma coisa que acontecia comigo, como leitora, mas que eu acho que acontece também com autores, é sentir timidez e vergonha em ler/descrever relações sexuais. Não precisa ser assim. Lembre-se que sexo é algo tão natural quanto respirar. Logo, não se sinta tímido em colocar algo que você considera que irá contribuir na cena. É difícil no início, mas passa. 
Diálogos são importantes para a construção da cena. O que é dito durante o ato pode ser tão importante quanto sexo propriamente dito e isso ajuda a esquentar o clima. Só é preciso ter cuidado para que os diálogos não ficarem pornográficos, quando não é o objetivo, tipo: “Oh, God, fick my ass…”. Me deparei com situações em que a história era bem “algodão doce”, mas os diálogos nas cenas de sexo eram exageradamente “sujos”. Siga o contexto da sua história.

ALGUNS CUIDADOS:

  • Virgindade: não é novidade pra ninguém que a primeira vez da mulher, na maioria das vezes, dói muito ou é incômoda. Por isso, é interessante colocar um pouco da realidade no universo ficcional. Muitas vezes, autores descrevem a primeira vez da mulher como algo estupendo, sem dor e inteiramente prazeroso. Não é crime, mas lembre-se que importante fazer o leitor sentir um pouco de representatividade no personagem e fazer com que a história não fique fantasiosa em demasia. 
  • Mais de um ato sexual em uma única cena: é comum encontrar nas histórias situações em que, logo após o orgasmo, os personagens já estão prontos para iniciar novamente, sem levar em consideração o lado fisiológico da situação. É necessário tempo para que haja excitação novamente, e é importante levar a realidade em consideração para a cena não ficar hilariante.
  • Excesso de detalhes: muitos autores perdem tempo em descrevem a anatomia masculina de maneira detalhada, exaltando tamanho, cor, temperatura e até mesmo localização de veias. Uma verdadeira idolatria! Não é bacana.
  • Fantasia X realidade: é preciso ter consciência que o ato sexual não envolve unicamente pessoas bonitas e com corpos perfeitos. Nem sempre o sexo será algo super romântico e que ambas as partes estão plenamente enamoradas. Na realidade, o ato pode envolver raiva, desconforto, medo e tensão. Não há erro em descrever um personagem masculino sem “tanquinho” ou uma mulher com cicatriz no corpo. Muitas vezes, os leitores são influenciados pelo contexto do ato. 


CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Não esqueça que escrever deve ser divertido e prazeroso, então, não fiquem tensos. Na dúvida, pesquise, leia e assista filmes, pois estas são ferramentas que podem servir de inspiração. 


Referências:
http://www.ehow.com.br/escrever-cena-sexo-ficcional-como_20312/
http://pt.artsentertainment.cc/livros/Fic%C3%A7%C3%A3o/1009027533.html
http://www.ditopelomaldito.com/2013/10/o-que-nao-fazer-ao-escrever-ficcao.html

22 comentários:

  1. Respostas
    1. Verdade e o pior é que não é uma unica cena e temos que encontrar posições diferentes e palavras diferentes para descrever a mesma coisa sem tirar o encanto de nenhuma cena, colocar os sentimentos , sensações, falar da descrição do lugar , entre outras coisas

      Excluir
  2. meu caso não é exatamente uma fanfic e sim um rpg.... enho um caso mt interessante com minha personagem e o boy dela,é tipo aquele famigerado "tapas e beijos" ,sabe.. Enfim,vira e mexe surge uma cena dessas la e eu fico tipo "ta,qq eu faço agr?!" ksksks
    É estranho pq se fosse uma fanfic dava p mim escrever sozinha quietinha e dxr fuir,mas no caso de rpg,mano.. Tem umas 20 pessoas acompanhando td em tempo real e comentando.. Nossa é um sufoco pra eu dxr sair uma ação..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! As vezes, quando jogo algum RPG, tenho essa mesma sensação.
      É um sufoco mesmo.

      Abraços, e boa sorte.

      Excluir
    2. Isso é exatamente oq tá acontecendo cm ksjsks

      Excluir
    3. mano isso abriu minha mente de um jeito. to escrevendo uma cena hot para um rpg no pv, precisava de alguma inspiraçao e corri pro google.

      Excluir
    4. O meu também é um RPG, faz uns 4 anos que parei de jogar e estou completamente perdida. Com medo de não saber narrar a cena na hora.

      Excluir
  3. Oi, eu gostei muito. Mas eu queria uma ajuda. To com dificuldade para escrever uma cena de sexo entre duas garotas, onde uma é intersexual e a outra é inocente, não sabe muito da vida, não terminou os estudos (mas é de maior) e sabe muito pouco de sexo, fora que é virgem. Plese, me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei como te ajudar, uma vez que não conheço a fic. O que te posso aconselhar é pedires a um amigo que leia o que tens e te dar sugestões, ou então podes pedir ajuda a um beta da Liga dos Betas. No entanto, vale ressaltar que se pedires ajuda a um beta, ele betará a história toda e a história tem que ser postada no Nyah! Fanfiction.
      Espero que consigas resolver a situação e boa sorte com a tua história!

      Excluir
    2. Obrigado pela sugestão. Eu resolvi meu problema já, reli umas duas vezes esse post e parei pra pensar. Agora ta fluindo super bem e tem uma amiga me supervisionando, ela manda muito bem.

      Excluir
  4. oi no meu caso e uma fanfic e suas dicas me ajudaram muito,confesso que eu nao estava sabendo como fazer um hots detahado como muitas pessoas fazem, mas pelas suas dicas eu acho que agora consigo fazer sem sentir vergonha, pois nunca fiz um hots na vida entao tipo achei bem estranho, mas obrigada pelas dicas ira me ajudar muito.....

    ResponderExcluir
  5. Além da dificuldade de detalhar, ainda tem a timidez rsrsrs. Estou com uma fic parada por que travou na cena do sexo e não consigo escrever de jeito nenhum. Eu imagino ela perfeitamente, chego a ficar "animada", mas na hora de escrever as palavras fogem. Bate uma vergonha enorme e acabo nunca terminando de escrever... Com essas dicas acho que agora já sei o que fazer!!
    Muito obrigada!!
    Obs.: É uma fic Yaoi *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou examente como você, escrevo histórias boas, mas na hora de escrever as cenas hot me travo até chego imaginar, mas não hora de escrever travo acabo querendo desistir da história.

      Excluir
  6. no meu caso e uma fanfic e quando penso ou comeco escrever hots eu fico tipo co vergonha e nao consigo me imaginar ali, pq sao cenas dificies, e increvel que quando estou escrevendo tipo fico muito invetrgonhada e acabo nao consigo fazer um hots como de muitas escritoras, pra mim e um pouco dificil, o meu problema e a vergonha mesmo nao consigo me imaginar ali, mas super gostei das dicas tenatarei fazer ate conseguir....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos contente por teres gostado! Sei que pode ser difícil escrever cenas destas, mas o truque é treinar: quanto mais escreveres, menos desconfortável será.
      Espero que tenhas sucesso com a tua história!

      Excluir
  7. Boa noite. há dois anos venho escrevendo quatro contos eróticos que pretendo publicar numa coletânea. Em um dos contos, que se passa no ano de 1978, onde uma menina de 18 anos, virgem, prestes a se casar, porém perdidamente apaixonada por outro homem, seu professor de piano, num momento de devaneio acaba por não resistir à intensa paixão e desejo e acaba se entregando. Confesso que não consigo terminar a cena, já escrevi-a várias vezes, mas sempre acho que não está bom, superficial demais, leviano demais, chulo demais, pornográfico demais....tá difícil. Na minha história o ato não vai se consumar, por um motivo que eu ainda não defini, porém haverá preliminares que irão satisfazê-los. Eu gostaria que essa cena ficasse muito próximo da realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José! Eu não percebi se tens alguma perguntar ou dúvida para nos colocar, ou se estavas só a desabafar. Se tiveres alguma pergunta, podes ser mais claro no que queres? De qualquer maneira, obrigada pela leitura!

      Excluir
  8. Sou uma escritora amadora e sempre tenho vergonha em escrever cenas desse tipo, até porque sinto que o que escrevo não irá agradar aos leitores, fico com muitas dúvidas sobre coisa ou outra.
    Obrigado por ter escrito isso, me encorajou de certa forma. Irei tentar mais uma vez.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Eu preciso de ajuda pra escrever cena de sexo entre uma mulher humana e um arcanjo, não quero desrespeitar meu personagem principal. Ainda quero mante-lo apaixonado pela personagem o qual ele odiava, o cara foi se acostumando com os humanos, perdido a bastante tempo, quando encontra um amor além de amor paterno e fraterno entre seus irmãos transforma meu personagem frio e calculista cheio de ação, em um personagem que fraqueja por uma mulher. E mais além da história, estou com dificuldade de colocar ele numa situação ardente com a mulher e ela ja esta pronta pra isso mas não quero que ele seja crucificado por isso durante a história pq é proibido entre a ordem dos anjos. E quando encaixo ele junto com ela no momento propício eu acabo lembrando nos personagens que vive perto deles e poderiam atrapalhar tudo. Quero colocá uma cena quente sem deixar com que fique piegas e fique chato. Quero que as meninas que leem entendam que a figura masculina pode transformar o sexo no meio da história em algo mais apaixonante sem dependências um do outro.

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana