Tens um livro para publicar? Participa no nosso concurso de Natal!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Olá!

A Liga traz-vos a novidade de um concurso simplesmente incrível para este Natal~
Tens um livro que queres publicar? Então continua a leitura, vais gostar do que preparámos para ti com o concurso de Contos de Natal do Nyah!








Então, esta iniciativa foi e está a ser feita em parceria entre a Liga dos Betas, a Sailor Edições, o Manias de Escritores, e uma editora parceira do Manias, a Editora Lótus <3 


Para o primeiro lugar, o prémio será um conjunto de ofertas de todos os elementos da parceria:


A Liga oferecerá uma revisão profissional do teu livro (romance longo, "long shot") original;

O Manias fará a sua diagramação e paginação;
A Sailor tratá de criar uma capa adequada com direitos comerciais;
A Lótus oferecerá um contrato de publicação padrão ao autor!



Em conjunto, oferecemos a chance de publicação de um livro original completamente GRÁTIS.


Os segundo e terceiro lugares também receberão prémios. Eles poderão contar com banners de divulgação oferecidos pela Sailor Edições e resenhas críticas feitas aqui no blog da Liga, juntamente a possibilidade de uma betagem extra indireta através de comentário privado para o autor se este o desejar, tudo sobre o conto vencedor. Receberão ainda uma divulgação dos contos feita no blog do Manias com uma compilação da resenha, do banner e de uma apresentação curta sobre os autores vencedores. O segundo lugar receberá também um livro oferecido pelo Manias.

Parece incrível? É porque é realmente incrível!


Mas então... o que é preciso fazer para participar?

O objetivo do concurso é analisarmos diferentes contos escritos por vocês, para procurarmos aquele que mais se salientar pela positiva numa variedade de critérios.

Todos os contos serão avaliados em parâmetros como desenvolvimento de ideias, português, coesão e coerência do enredo, adequação ao tema proposto, organização do conto como um todo (já explico isso tudo direito)... e criatividade!

O concurso tem por base Contos de Natal. Mas isto não quer dizer que esperamos receber contos natalinos ou natalícios. A única obrigatoriedade de tema é que a história se relacione e tenha algum desenvolvimento no dia vinte e quatro de dezembro. Portanto, sejam criativos e apliquem-se bem, e o céu é o limite!

Os contos serão avaliados por membros da Liga, do Manias e da Sailor, que irão pontuar todos os contos nesses variados requisitos.

Quando olharem para o português, iremos avaliar se a história tem ou não muitos erros, se consegue ser lida sem problemas, se as frases fazem sentido... Aí entra a coesão, ponto em que os avaliadores terão em conta o encadeamento das ideias e das frases em parágrafos, e do texto num todo. Entra aí a coerência, se o texto faz sentido. Entra a adequação ao tema proposto, em que levamos em conta se a base do conto é o dia vinte e quatro de dezembro. Entra também a criatividade, aquilo que revela as vossas capacidades como escritores. E a organização do conto num todo é basicamente tudo o que o envolve, desde originalidade no título, dedicação ao fazer a capa, uma sinopse bem organizada, géneros bem marcados, notas simpáticas e esclarecedoras do que for necessário... esses pormenores que poderão marcar a diferença ao mostrarem a vossa dedicação pelo vosso próprio trabalho.

Tudo será tido em conta :)


Mas e as regras e os pormenores do concurso?
Aqui abaixo deixamos a sua lista inteira. Antes, resumimos os pontos fundamentais que irão responder à maioria das perguntas que possam vir a ter:


  • O período de inscrições começou no dia 1 de dezembro e termina dia 2 de janeiro. Só serão levadas em consideração as fics enviadas pelo formulário adequado, postadas no Nyah! dentro desse período de tempo.
  • O conto tem de ser escrito obrigatoriamente para o concurso e de ser original e não fanfic. Poderá ter qualquer género, aviso, público-alvo, classificação indicativa (se é para maiores de idade ou não)... Tudo. Não pode é ter qualquer fandom.
  • O autor deve já ter o livro original pronto antes de se inscrever e escrever o conto, porque a atribuição dos prémios ocorrerá nos primeiros meses de 2016. É preciso que o livro que será publicado já esteja terminado e editado pelo autor, para seguir para as mãos dos revisores de imediato.
  • O conto tem de ser betado. O beta é completamente escolhido pela vontade do autor. Poderá ser alguém da Liga, ou de algum grupo de betas paralelo, ou alguma pessoa que trabalhe fora de algum grupo de betagens, ou um amigo que sirva de leitor teste. O que interessa é que ajude a melhorar o conto com críticas que possa oferecer ao autor e não alguém que seja um segundo autor da história.
  • Se algum inscrito não for maior de idade nem emancipado, irá precisar que o seu tutor esteja disponível e a apoiá-lo, para ele assinar o contrato em conjunto com o autor, como seu responsável lega.
  • O conto tem de ser postado no site Nyah!Fanfiction e seguir todas as indicações dadas nos critérios de elegibilidade nas regras aqui abaixo, ou não será considerado para o concurso, mesmo que seja inscrito dentro do prazo e pelo formulário correto.




Deixamos aqui todos os outros pormenores explícitos nas regras do concurso~ Elas foram originalmente postadas no post de divulgação original no blog do Manias de Escritores:


TEMA

O tema é o Natal. No entanto, proposta não é fazer um conto natalício/natalino, mas apenas uma história que se passe no dia vinte e quatro de dezembro. A originalidade será um dos pontos avaliados, então sintam-se livres para criarem o que quiserem.
Aqui cabem dramas, suspense, terror, qualquer representatividade, a classificação é indefinida… Mas leiam as regras antes de continuarem nas nuvens, por favor.

INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas do dia 1 (um) de dezembro até dia 2 (dois) de janeiro, seguindo o horário de Brasília. Por volta do dia 10 (dez) de janeiro serão divulgados os resultados e entraremos em contato com o vencedor para conversarmos sobre o livro a ser publicado. Se houver algum imprevisto e impossibilidade de publicação, o prêmio será atribuído ao segundo lugar. O mesmo acontecendo ao segundo, o prêmio será do terceiro posicionado.

Atenção: A data de divulgação de resultados poderá sofrer alterações.

REGRAS E PREMIAÇÕES



A) CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE:

  1. O conto deverá ser escrito em português. Serão aceitas todas as variantes (brasileira, portuguesa ou africanas);
  2. O conto deverá ser postado no site Nyah!Fanfiction dentro do período de inscrições, considerando a data registrada no site;
  3. O conto deverá respeitar as regras do site Nyah!Fanfiction e as leis brasileiras;
  4. O trabalho deverá ter passado pelas mãos de um beta reader (leitor crítico ou pessoa que ajude a revisar), ficando a sua escolha ao critério do autor;
  5. A história deverá ser enviada por este formulário para ser considerada a concurso;
  6. A história deverá ter o título escrito da seguinte forma: NyahN – Título.
  7. Ter a obra original de um romance (história longa) terminada e pronta a ser revisada em janeiro
  8. Todas as histórias que não obedecerem a estes critérios serão rejeitadas e não participarão do processo de avaliação nem serão levadas a concurso.

B) ESPECIFICAÇÕES DO CONTO


  1. O número de palavras obrigatório mínimo é de 3.000 (três mil)a  8.000 (oito mil) palavras;
  2. Não há restrições quanto a faixa etária, gênero ou avisos;
  3. Deverá ser uma história original, pois o prêmio envolverá a publicação de um livro também original. A capa e/ou trailers ou banners poderão conter elementos não originais (desenhos, fotos, atores, etc), mas a história deverá ser completamente original;
  4. Deverá conter no título o nome do concurso segundo especificação anterior nos critérios de elegibilidade;
  5. Nas notas gerais da história deverá constar o aviso de que se trata de uma inscrição neste concurso e o link para algum dos três posts de divulgação disponíveis nas páginas no Facebook dos organizadores, para o post do blog da Liga dos Betas, ou para esta postagem;
  6. Ainda nas notas gerais é obrigatória a creditação do beta reader e da capa, se houver capista a indicar.

C) PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO

  1. Serão tidas em consideração a originalidade das ideias, o domínio da língua portuguesa, o uso do tema, a coesão e a coerência do conteúdo e a organização dos elementos da história, como notas, sinopse, capa, e pormenores ligados à história;
  2. Os avaliadores serão elementos das três páginas parceiras (Liga dos Betas, Manias de Escritores e Sailor Edições), e todos pontuarão as histórias seguindo os mesmos critérios.

D) PREMIAÇÃO DO PRIMEIRO CLASSIFICADO

  1. O vencedor do primeiro lugar será aquele que tiver a pontuação mais elevada no conjunto de todos os concorrentes;
  2. Para atribuição do prêmio, entraremos em contato por e-mail na data da revelação dos resultados;
  3. Se o vencedor não retribuir o contato em 48h (quarenta e oito horas, dois dias) reservamo-nos o direito de atribuir o prêmio ao concorrente com a segunda melhor pontuação. Se esse não retribuir o contato em 24h (vinte e quatro horas) reservamo-nos o direito de atribuir o prêmio ao terceiro classificado. Se ele não responder em 24h (vinte e quatro horas), o prêmio ficará sem efeito;
  4. A Editora Lótus oferecerá um contrato padrão editora-autor cujos detalhes serão acordados posteriormente entre o vencedor e a empresa, tendo em conta o livro e as intenções de ambos para com ele;
  5. Por pedido da editora, as três páginas parceiras farão ainda a apreciação crítica da obra para publicação. Se a obra for inviável para publicação, recorrer-se-á a obra do classificado seguinte no concurso.

E) PRÊMIOS DOS SEGUNDO E TERCEIRO CLASSIFICADOS

Os contos avaliados com as segunda e terceira melhores pontuações receberão a seguinte premiação:
  1. Comentários críticos e resenhas dos contos do concurso, divulgados no blog da Liga dos Betas;
  2. Banner de divulgação com excerto criado por Sailor Edições para cada autor;
  3. Divulgação dos contos e do trabalho dos autores pelo Manias de Escritores, com um post com um pequeno “sobre mim” dos autores, com sinopse, os banners e os links das resenhas e dos contos;
  4. Um livro para leitura apenas para o 2º lugar, também atribuído pelo Manias de Escritores.

F) CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO GERAIS

  1. Todos os contos enviados a concurso serão divulgados pelas três páginas parceiras no compilado dos resultados;
  2. Todos os contos enviados implicam na leitura e aceitação implícita destas regras de participação.



E é isso, pessoal. Foi uma boa surpresa ou não?

Esperamos as vossas inscrições. Muito boa sorte a todos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana