Fanfics criativas em português: uma espécie em extinção

Por: CowardMontblanc Link: http://fanfiction.com.br/u/232980/ Eu sei, eu sei. O título soa super exagerado e escandaloso.   Mas é...



Por: CowardMontblanc
Link: http://fanfiction.com.br/u/232980/
Eu sei, eu sei. O título soa super exagerado e escandaloso. Mas é algo que eu andei notando, e que, conversando com outras pessoas, percebi que não é apenas impressão minha.

Basicamente, achar fanfics em português criativas e diferentes é muito difícil. E a cada dia, parece que a dificuldade só aumenta. Em parte isso é porque tem mais e mais gente escrevendo fanfics (o que é uma coisa muito boa), mas existem outras razões para isso, e essas são verdadeiros problemas que os escritores e leitores, independente do que eles leiam e escrevam sobre, precisam se unir para resolver. 

Tudo isso começou quando eu estava conversando uns dias atrás com uma grande amiga minha, e nós duas relatamos estarmos lendo mais fanfics em inglês ultimamente. E não eram apenas fanfics gringas para fandoms pequenos: eram fics para fandoms que até mesmo nos sites brasileiros são imensos, como Naruto, Pokémon, Harry Potter e Shingeki no Kyojin. Esses fandoms, em sites como o FF.Net e AO3, são cheios de fics em inglês que são incríveis, algumas poderiam até virar livro. E adivinha? É bem fácil achá-las, mesmo no mar imenso de opções. 
Se você souber inglês, experimente caçar fics diferentes em inglês de algo que você gosta e ao mesmo tempo faça a mesma coisa em português. De preferência, pegue um fandom de grande popularidade aqui e lá fora pra equilibrar as coisas. Digamos que você gastou meia hora pra catar as fics em inglês sem lê-las por completo, dando apenas uma passada por cima, e com as fics em português você fez a mesma coisa: gastou meia hora e não leu nada por completo, só selecionou com uma olhada rápida. 
Acredito que você terá aberto mais fics gringas.
"Mas tia Coward, isso é você pagando pau pros gringos!!!!! É claro que eles vão ter mais histórias de qualidade, inglês é uma língua falada no mundo inteiro e por isso tem mais gente escrevendo em inglês do que em português!!!!" 
Eu concordo. Tem BEM mais gente escrevendo em inglês do que em português. Isso de fato influencia para que seja mais fácil acharmos histórias diferentes, bem escritas e interessantes. Agora, isso não justifica a verdadeira escassez de fics criativas nos sites brasileiros e portugueses. 

E desde quando isso nos impede de sermos criativos com as fics escritas em nossa língua, minha gente? 
Nós PODEMOS ser criativos. Eu sei porque eu já li fanfics incríveis em português, e que eu poderia considerar no mesmo nível das fics em inglês. Eu leio fanfics faz anos e escrevo faz anos, então eu acompanhei de perto, e ainda acompanho, o que acontece. E eu notei que as fics criativas estão ficando cada vez mais raras. É claro, criatividade é um conceito muito subjetivo. O que eu entendo como criatividade pode não bater com o que você entende, seu vizinho entende, seus amigos entendem. E isso é completamente válido. 
Então, para fins meramente explicativos, irei considerar criativo tudo que não for fanfic AU de colegial tipo americano (a não ser que a história original se passe no ensino médio, obviamente), romances tipo "bateu o olho e já se amam", fanfics de entrevista, comédias estilo script e você pode adicionar aqui aqueles enredos padrões que variam de acordo com o fandom, tipo fic de Hetalia sobre a guerra da independência, fic de banda em que cada menina fica com um cara depois de conhecerem os integrantes num show, enfim.
NOTEM que eu não botei excesso de um ship só como "não criativo" porque você pode pegar um ship e fazer mil coisas. Também não botei PWP como "não criativo" porque mesmo em PWP uma cena de sexo pode ter um contexto e não precisa ser necessariamente igual. Eu também não incluí todas as fanfics de colegial em geral porque tem sim como se criar enredos interessantes com essa base que não sejam "grupinhos definidos, batalha da bandas e formatura", assim como não incluí romance em geral porque você pode explorar romance numa história de muitas maneiras diferentes – "bateu o olho e se amam" é apenas o mais repetido, e por isso mesmo é o que poderia ser considerado não criativo para esse post. Também não botei fics de fichas e nem mesmo aquelas Fulano x Leitor porque essas também podem variar muito, e podem cair ou não cair dentro de enredos considerados aqui "não criativos". 

Ou seja, no final, até que temos um grande espaço para explorar. Você pode escrever uma fanfic de basicamente qualquer gênero e ela pode ser criativa, mesmo sendo uma AU de colegial com romance do ship mais batido do mundo. 
Então por que não temos mais fics diferentes e criativas mesmo com todas as possibilidades e a grande quantidade de escritores na língua portuguesa? 
Irei explicar os motivos. 
Primeiramente, muitos ficwritters em nossa língua escrevem atrás de fama. Não que isso seja algo automaticamente ruim. Se estamos escrevendo e publicando histórias na internet, é porque nós QUEREMOS um feedback, de preferência positivo. O negócio é que tem muita gente que considera que fanfic de qualidade é aquela famosona com 3294 comentários, 5487 favoritos e 200 recomendações. É claro, se uma fic tem toda essa fama, ela deve ter uma certa qualidade para atrair tantos leitores, e eu já li fanfics "famosas" muito bem escritas e que mereciam cada comentário e favorito. 
Mas outras... Bem, nem tanto. Sabe aquelas fics com erros de ortografia a cada parágrafo, história com furos e capítulos bem meia boca que tem muita gente seguindo e você não entende o sucesso? Pronto, é dessas fics que eu tô falando. Elas são famosas por motivos de divulgação bem feita e por serem, geralmente, de fandoms imensos e com um enredo base que agrade muita gente que não liga muito pros erros de português/enredo porque elas não são escritoras ou mal tem o hábito de escrever.
Eu não desejo nada de mau para quem escreve esse tipo de fic e ainda fica famoso. Divulgar dá um baita trabalho, e nem sempre dá certo. Agora, esse é um fenômeno que faz os LEITORES pensarem que se escreverem uma fic como aquela que admiram, eles também vão ter uma chuva de reviews, chocolate e gatinhos. 
Aí eles vão, escrevem uma fic bem clichê e super parecida com a fonte de inspiração, e 90% dessa parcela não recebe muita atenção.
Então eles desistem e as fics baseadas na famosona original ficam lá boiando. Aí gente nova entra na categoria, vê aquele montão de fanfic parecida, e pensa "pô, se tem muita fic assim é porque faz sucesso e o povo gosta" e aí lá vem mais uma leva de fics desse mesmo jeito, junto com o fato de que poucas vão realmente receber atenção. E dependendo do fandom, esse fenômeno pode acontecer por alguns dias, semanas ou até mesmo anos. 
Tá, mas e quem não se inspira nas fics famosas não tão bem escritas? 
Geralmente duas coisas acontecem com esse tipo de pessoa. Ou ela procura fics que não sigam a fórmula, encontra poucas/nenhuma fazendo sucesso relativo e desiste de escrever o que ela quer porque acha que ninguém vai se dar ao trabalho de ler, ou ela ainda escreve, mas dificilmente recebe atenção.
E você sabe o que acontece com a maioria dos escritores que não recebem feedback na internet? ELES DESISTEM. E não, não é porque eles não gostam dos leitores. É porque eles sentem que ninguém liga pro que eles escrevem, que ninguém tem interesse na história deles, e que portanto o que eles criam não é importante ou válido justamente porque não tem gente lá pra incentivá-los a escrever. 
E isso é a coisa mais triste e errada do mundo, porque mesmo a fanfic mais infantil por aí tem seu valor e seu público. 

E mesmo que a fanfic seja cheia de erros de português, tenha cenas de hentai que contrariem a lógica da anatomia humana e mais furos de roteiro do que um queijo suíço, isso não as torna menos dignas de feedback. Porque essas coisas acontecem com escritores NOVATOS. Eu não botei "novinhos". Eu botei NOVATOS. GENTE NOVA QUE AINDA NÃO TEM EXPERIÊNCIA ESCREVENDO. 

E sabe como esses escritores podem ganhar experiência e corrigir seus erros? Com feedback. Alguns podem até ser egocêntricos e falar "você tem inveja", mas tem muito escritor novato que adoraria um feedback apontando partes que podem ser melhoradas. Na verdade qualquer escritor ama esse feedback, independente do tempo que anda escrevendo. Mesmo quem escreve a dez, quinze, vinte anos precisa disso. 
Basicamente, temos poucas fics criativas porque temos muita gente que não tem coragem pra botar suas ideias em prática, muita gente que acha que fanfic é um processo "postou, ganhou" e, principalmente, falta de feedback. 
E nós todos, escritores e leitores, podemos mudar essas coisas.
Podemos explicar pros novatos e deixar claro que nem sempre teremos reviews logo de cara. Que conseguir um espaço no meio de tanta gente é algo que precisa de esforço e muita dedicação. Podemos ajudar os escritores principiantes a corrigirem seus erros e a pensar em coisas novas para suas histórias atuais e futuras. 
E, principalmente, podemos falar para nossos escritores sobre o que eles escrevem. "Amei, continua" não conta como feedback de qualidade. Você não precisa escrever uma redação do ENEM a cada review, agora, dá pra você escrever um "eu gostei muito dessa cena" ou "acho que essa parte seria melhor se fosse assim", ou até mesmo "seria legal se isso acontecesse". Até mesmo um "obrigada por escrever sobre esse casal/personagem, isso me deixa feliz" conta, assim como "nossa, adorei o tema da sua fic" dá certo. Comentários do tipo "tem um erro nessa palavra" ou "cuidado com as vírgulas de vez em quando" também servem. 
Você não precisa ter vergonha. Nenhum escritor vai te engolir. Na verdade eles vão agradecer elogios, dicas e toques, desde que dados com educação como nos exemplos que eu coloquei no parágrafo anterior. 
Isso se chama crítica construtiva. Isso é o que deixa escritores felizes. Isso é que faz com que eles escrevam mais e se sintam cada vez mais dispostos a melhorar, tentar fazer coisas novas e se desafiarem. 
E eu já aviso: comentários do tipo "não gosto desse ship, mimimi, cadê fic do ship tal", "aff, outra fic com isso" ou ainda comentários que insultem quem escreve tipo "nossa, como cê é burro, sabe nem escrever a gente separado" NÃO SÃO CONSTRUTIVAS. SÃO DESTRUTIVAS E ISSO ABALA OS ESCRITORES EMOCIONALMENTE, POIS ELES FICAM TRISTES/COM RAIVA E PODEM DESISTIR DE ESCREVER. Isso é outro problema aqui, e acho que podemos muito bem deixar de fazer comentários idiotas atacando histórias ou quem está por trás delas só porque não tá do jeito que você quer.
Então, se você quer ver uma mudança, SEJA A MUDANÇA. Como diria Shia LaBeouf, JUST DO IT. 

Você tem uma ideia de fanfic na cabeça? ESCREVA. Você quer comentar naquela fic que você ama? COMENTE, NÃO IMPORTA SE TEM 0 OU 1000 COMENTÁRIOS. Você quer ajudar um novato? AJUDE. Você quer incentivar um amigo seu a escrever? INCENTIVE. 
APENAS FAÇA ISSO. SEJA ATIVO. PARTICIPE. APOIE OS OUTROS ESCRITORES. 
Aí sim, as fanfics em português vão subir de nível. Isso não é impossível. Basta todo mundo se ajudar e querer. 
Nós podemos criar uma comunidade melhor, e mostrar do que somos capazes. Que tal fazermos nossa parte para garantir isso?



Experiência pessoal enquanto ficwritter.


Artigos relacionados

10 comentários

  1. Essa /realmente/ foi uma postagem necessária, e espero que muita gente leia isso e se inspire. Me chateia muito ter que ir no AO3 pra ler uma fanfic que me agrade! E de fato, uma coisa que chateia é não receber feedback. Você implora todo capítulo para escutar dos leitores o que eles pensam, para discutir, debater, dissecar, e quando recebe algum comentário, é só aquele 'continua' mesmo. Outra coisa é que eu faço questão de apontar o que gosto e o que me chama atenção quando posto o comentário e o autor responde tão sem sal, como se não fizesse questão... Isso também dá uma vontade de parar de ler tremenda! Enfim, essa campanha é importantíssima pros autores que exploram casais ou temas mais apagados, que não brilham perto dos temas mais comuns, que precisam desses comentários para saber que não estão sós nesses interesses, e todos deviam tentar sair de sua zona de conforto um pouco. Obrigada por essa postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenhas gostado e tens muita razão no que disseste. Obrigada pelo comentário! :D

      Excluir
  2. Olá ^-^
    Eu também tenho notado (não só no Nyah, como no Social Spirit, também) e Nossa, como eu amei esse post. Quando eu estava começando a ler fanfics, achei uma com uns 5.000 favoritos, por aí, aí eu supus ''Puxa, deve ser muito boa''. Descobri nesse dia que não sou boa em suposições ¬¬

    A fanfic não tinha muitos erros de português, mas os que tinham eram tipo ''Meu Deus, como você conseguiu errar isso?'' Até hoje não terminei de ler aquela, acho que nunca vou. Rs.
    Enfim, voltando ao post: ele me ajudou MUITO MESMO, porque alguns dias atrás eu achei fanfics tão boas, que eu adorei, mas... Tinham erros de português e eu não conseguia ler os capítulos, me dava uma coisa de ver aqueles erros ali, não conseguia...
    E saber que seria realmente bom - e que a autora não voaria no meu pescoço - e que iria ajudá-la a melhorar a história, wow... Foi muito bom <3 *risos*

    E também, isso me inspirou a comentar mais nas histórias que acompanho <3 Eles escrevem bem e merecem reconhecimento, nem que para isso eu tenha que superar a preguiça que praticamente me domina.

    Yep, acho que é isso. Eu adorei o post, como eu disse, me ajudou em diversos aspectos. Obrigada ^^
    Beijo,
    Moon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário ^-^ Fico muito contente que tenhas gostado do post! :D Beijo

      Excluir
  3. É assim mesmo, e olha que eu sou uma pessoa que ama comentar, e sai em cada capítulo comentando a fanfic que amou por que QUER e não por que o autor quer. Eu gosto disso, os comentários verdadeiros. O número máximo de comentários numa fic minha foi 8, mas eu sei que esses 8 são os verdadeiros. Apesar de ficar meio triste com um "amei, continua"

    Bye, Apófis <3

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu amei muito essa post, até porque sou uma escritora novata. Minha primeira fanfic assumo que escrevi para ganhar fama e acabei por estragar toda a ideia que eu tinha em mente no começo. Agora, com minha segunda fanfic, não me importo muito com isso, apesar de me sentir mal quando vejo que um capítulo que me esforcei bastante tenha tido apenas três comentários, a realidade é que não deixo isso me abalar muito. Os comentários que recebo, mesmo pouco, me ajudam bastante e me dão incentivo a escrever mais. Sinceramente, acho que todo leitor deve um dia ler este post para que veja o quanto seu comentário ajuda quem escreve, eu sempre comento um capítulo de fanfic que leio expondo minha opinião e elogiando a escrita da pessoa. Esse post me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  5. Esse post foi muito necessário! Fiquei com curiosidade em saber sobre aquela opção "Liga dos Betas" que tinha no Nyah! e foi bem útil. Sou uma escritora novata! E poxa vida, a minha primeira fanfic só foi publicada pela vontade de publicar - mas obteve mais comentários que a segunda, até então. Não fico triste por passar dias desenvolvendo um capítulo para obter uns dois ou quatro reviews, ao contrário, eu busco algo que possa atrair mais, entende? Não é pela fama, é a vontade que as pessoas leiam coisas novas, porque leio muitas fics em que o garotinho lindo e popular da escola se apaixona pela garota nerd e feia, acho isso muito clichê. A cada dia que passa, desenvolvo fanfics (não necessariamente termino em um dia), tenho umas que demorei anos para terminá-las e outras que ainda nem terminei. Tenho muito interesse em publicar, mas às vezes me sinto insegura, sabe? Só publiquei duas de várias. Eu procuro temas que vai além do que as pessoas já imaginaram ou leram, e antes de publicar eu procuro pessoas que possam avaliar o tema. Fanfics com finais óbvios me deixam em nervos. Dramatizar um pouco, às vezes acho bom. Ah, e gostaria de fazer uma pergunta: existe algum post que ajude a diminuir o tempo da construção de um capítulo? Porque demoro dias para publicar apenas um, e queria uma forma de cortar isso aos poucos. De qualquer forma, ajudou muito :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebo muito bem aquilo que dizes. Em relação à tua pergunta, eu não acho que existe algum post no blog sobre isso, mas vou acrescentar a tua sugestão ao nosso Banco de Sugestões e em breve algum beta deve pegá-la.
      Beijos :)

      Excluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.