Katie MacAlister: o segredo para planejar uma carreira de escritor profissional

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Tradução por: Ann Vinyso

O primeiro passo para o sucesso é elaborar um plano de ação e ter a capacidade de incorporá-lo em nossa vida diária. Propor a si mesmo uma meta, definir um prazo razoável para cumpri-la e – talvez o mais difícil de tudo – pô-la em prática.
Katie MacAlister, autora de Nobre Destino e Dragões de Prata, explica-nos seus 5 passos essenciais para planejar nossas carreiras como escritores profissionais.
  1. Em primeiro lugar, você deve saber claramente quais são suas aspirações.
Responda com toda a honestidade às seguintes perguntas:
- Que tipo de carreira quer seguir? Uma de curto ou longo prazo?
- Você se conformaria em publicar apenas um livro?
- Pensa em escrever uma série ou livros independentes?
- Você prefere desenvolver o seu trabalho dentro de um determinado gênero ou está disposto(a) a abordar múltiplos gêneros?
  1. Seja realista em suas expectativas financeiras.
Você espera ganhar a vida escrevendo ou considerará o dinheiro que pode ganhar como escritor(a) apenas como um complemento ao seu salário?
Além disso, é realmente importante para você ver seus livros nas prateleiras das livrarias? Aceitaria desenvolver a sua carreira através de meios alternativos de publicação (no meio digital, autopublicação, etc.)?
  1. Conheça bem suas habilidades e limites.
Quantos livros pode escreve emr um ano? Quanto tempo você pode se dedicar a escrever sem prejudicar sua vida familiar?
Você é capaz de realizar múltiplas tarefas simultaneamente (exemplo: escrever um original enquanto edita um segundo livro e promove um terceiro)?
  1. Decida se vai contar com a ajuda de uma equipe de apoio.
Tem um agente literário? Você se propõe a encontrar um ou vai se ocupar sozinho(a) na tarefa de divulgar o seu trabalho?
Sua família e amigos estão cientes de seus objetivos literários? Você pretende envolvê-los e contar com a ajuda deles ou prefere mantê-los fora disso?
  1. Defina a sua ideia de sucesso.
Todo mundo tem sua própria ideia de êxito. Quanto mais precisa for a sua ideia, melhor saberá medir o tempo e o trabalho que precisa para materializá-la.
Você considera um sucesso ver seus livros publicados, estar incluído nas listas de autores famosos, ter leitores em todo o mundo, tornar-se um best-seller?

Os níveis de trabalho e persistência variam de acordo com o tamanho dos seus sonhos.
Lembre-se de que todo projeto tem uma data de validade. Atualize seu plano profissional à medida que for alcançando os seus objetivos. Reveja suas ideias, reavalie a direção de seus esforços, se livre do que não lhe serve mais e proponha-se novos desafios.
Mas uma vez que você decidir qual o seu plano, siga-o até as últimas consequências. Essa é a verdadeira chave para o sucesso de qualquer escritor profissional.


ᴥ Publicação original por Lilly Cantara, “Katie Macalister: 5 claves para planear una carrera de escritora profesional”, consultado em abril de 2015. Disponível em: http://www.escriberomantica.com/2010/08/katie-macalister-5-claves-para-planear.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana