Pesquisar para escrever ou imaginar?

segunda-feira, 23 de março de 2015

Por: Arabella
Perfil: http://fanfiction.com.br/u/210814/

Olá, pessoas. Este é o meu primeiro post no blog, então eu estou bastante nervosa. De qualquer modo, espero que lhes seja útil.

Vamos à questão principal do post: pesquisar para escrever ou imaginar? Meu caro ninja, a resposta é: os dois.

“Mas como assim, tia?”

Meu caro, dependendo do tema você pode criar mais coisas. Usemos como exemplo o gênero fantasia e ficção científica. Você pode pesquisar sobre determinado assunto e usá-lo como base para criar outra coisa. Vários autores pesquisam sobre um determinado vírus ou gene e acabam fazendo mutações nele para que ocorra algo como um apocalipse ou guerra. Ou, se você está criando um novo mundo, precisará pesquisar um tanto sobre geografia ou, dependendo do seu mundo, alguma outra coisa, não? Nesse caso, envolve um pouco mais de pesquisa.

Já outros pesquisam justamente para escrever sobre. Por exemplo, câncer – que estava bastante na moda devido A Culpa é das Estrelas. Se você quiser fazer uma fanfic sobre essa doença, basta fazer algumas pesquisas, não precisa dominar todos os termos médicos, mas saber a causa e os tratamentos ajuda bastante. Sem falar de mais inimagináveis temas, certo?

“Mas como eu pesquiso, tia?”

A Wikipedia, às vezes, pode não ser confiável, mas vamos dar alguns créditos para a coitada, certo? Há também, em inglês, o ERIC, Infotopia, JURN. E agora alguns em português: Bússula Escolar, Yahoo Search (lá tem várias formas de pesquisas, gente, é sério. Tem um bando de empresa dentro do Yahoo). Sem falar do nosso supremo: o Google. Usando as palavras certas, você encontra tudo que precisa por lá. Se você quiser pesquisar sobre câncer, por exemplo, usando palavras como “tipos de câncer”, “o que é câncer” e “sobre o câncer” você acha tudo que precisa. O Google é uma ferramenta maravilhosa, pessoal, podem usar e abusar dela.

“E como é que eu organizo tudo o que achei, tia?”

Eu recomendo fazer um documento – seja no google drive, word, office, não importa o local – com os links que você achou úteis ou interessantes, além de um resumo sobre a história ou o próprio plot. Se possível, também faça um resumo sobre os personagens e onde as pesquisas se encaixam.

No fim, o importante, além da pesquisa, é empenho. Tendo empenho, você achará lugares com boas respostas para suas perguntas e achará pessoas dispostas a te ajudar. Sem falar, é claro, dos betas. Sim, betas! Betas também podem te ajudar nas pesquisas ou dando impressões quanto ao que sabe. Também há algum post aqui na Liga falando que boas histórias não são feitas somente de boas ideias, porque, obviamente, precisamos também pesquisar.

No mais, é isso. Espero que seja útil para vocês.



Fontes:

http://noticias.universia.com.br/vida-universitaria/noticia/2014/07/02/1100039/descubra-5-sites-fazer-boas-pesquisas-academicas.html


http://www.sobresites.com/pesquisa/pesquisa.htm

Um comentário:

  1. Obrigada Arabella,voce foi muito útil.Estou escrevendo uma fic de ficção/fantasia,e suas informações me ajudaram bastantes,principalmente na parte da organização já que sou muito bagunçada e atrapalhada com essas coisas.Mas uma vez obrigada...

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana