Como escrever ones

terça-feira, 25 de novembro de 2014
Por: Senhorita Ellie

One-shot é o termo usado no mundo das fanfics para denominar histórias contadas em um único capítulo, geralmente, com contagem maior que 100 palavras. Por serem fanfics que apresentam uma história que é contada em um único capítulo, muitas pessoas têm dificuldades em trabalhar com as limitações que o tamanho mais restrito pode trazer. Esse post serve para dar alguma luz sobre como lidar com ele e desenvolver boas one-shots.
1 – Entenda que a sua one-shot não é uma long-fic: Isso pode parecer óbvio e meio bobo, mas há toda uma questão de adaptar seu planejamento para um modelo mais curto, que não te dá muitos capítulos de margem para trabalhar. A história deve ser iniciada, desenvolvida e terminada em um único capítulo, ou seja, ela deve ser mais concisa, objetiva, resumida.
2 – Tenha em mente o que você quer escrever, planeje: Você teve uma ideia para uma oneshot e está louco para começar a escrever, mas antes de fazê-lo, pense sobre o que você quer escrever. Longfics te dão a liberdade de se deixar levar, mas com one-shots, um bom planejamento pode ser a chave de seu sucesso. Qual é a sua ideia? Qual é começo, o meio e o fim? Qual será o seu clímax? Ter todas essas coisas em mente antes de começar sua one-shot pode ajudar você a não se empolgar muito e a não render a história para além de onde ela pode ir.
3 – Pense antes de sair da sua zona de conforto: Você se sente confortável escrevendo em primeira pessoa? Escreva sua one-shot em primeira pessoa. Você gosta de romance? Escreva uma one-shot de romance. Por ser um gênero limitado, a one-shot pode ser ao mesmo tempo uma dádiva e uma maldição quando se trata de inovações a respeito de seu próprio estilo. Se você vai fazer uma coisa diferente, pense bastante sobre isso antes de começar, porque, por estar experimentando, sempre há a chance de você render demais e sua história se tornar uma long-fic... Ou de render de menos e a sua história nunca ver a luz do sol.
4 – Desenvolva seu enredo: É importante que a história tenha um enredo que conquiste o leitor, que o intrigue, e isso não se aplica apenas à long-fics. O enredo de uma história longa é mais lento, dá a possibilidade de um desenvolvimento extenso, de dar foco a várias narrativas e personagens. Uma one-shot pede maior objetividade. Enquanto uma história longa explica toda a história dos personagens e o porquê de eles estarem ali, a one-shot não pede isso. Você pode apresentar seus personagens e contar apenas os fatos que acontecem no tempo da história, sem se preocupar com o passado deles ou com qualquer outra coisa. O que importa são os fatos, porque numa história curta, são eles que vão fazer o seu leitor ir até o final. A história dos personagens ou os pormenores dela não são tão importantes. Também pode ser interessante usar um estilo de narrativa mais enxuto, com poucas descrições, focado mais nos acontecimentos.
5 – Pense na possibilidade de não desenvolver seu enredo: É comum, no universo das fanfics, as histórias centradas em um único personagem, onde, em poucas palavras, o autor descreve uma situação relacionada ao protagonista de maneira intimista e assim a história termina. Isso também é uma one-shot e também é uma possibilidade! One-shots intimistas, que se focam em apenas uma situação de maneira bastante emocional, funcionam tão bem quanto histórias curtas que apresentam começo, meio e fim. Tudo depende do tipo de abordagem que você quer mostrar, afinal.
6 – Escolha seu protagonista: Se você tem facilidade para trabalhar com vários personagens ao mesmo tempo, isso talvez não seja um problema, mas se a ideia te deixa inseguro, é interessante escolher apenas um personagem no qual se focar e limitar o número deles na sua one. Quanto mais personagens você colocar, mais palavras você terá que gastar para desenvolvê-los, ou eles servirão unicamente como “figurantes” no seu enredo. Assim, quando for começar a sua história, tente se focar e aprofundar em apenas um personagem. Está errado quem pensa que é necessário muitas palavras para isso.
As dicas principais para aprofundamento de personagens em uma história curta são:
  1. O desenvolvimento dos diálogos. Eles não precisam ser longos, mas dê atenção para eles, porque grande parte da essência do seu personagem vai ser mostrada ali.
  2. A descrição de tarefas simples do cotidiano do personagem que ajudem a construir um quadro geral sobre ele. Seu personagem é preguiçoso? Gaste algumas palavras descrevendo a luta dele para sair da cama de manhã. É muquirana? Descreva-o pechinchando na feira, recusando-se a comprar algo só porque não gosta de gastar, etc.
  3. Descreva-o, tanto em aparência quanto em personalidade. Não é necessária uma grande descrição, apenas o suficiente para o leitor ter o que imaginar e criar suas antipatias e simpatias. Seu personagem é tímido, é extrovertido, é maníaco? Faça-o mostrar isso.
7 – Não se preocupe muito se a coisa render: Se a história ficar muito grande, não se preocupe muito com isso. Pense na possibilidade de trabalhá-la como uma shortfic — histórias com no máximo cinco capítulos —, ou de desenvolver o enredo como uma long. É interessante notar que existem one-shots de 300 palavras coexistindo com one-shots de 32000, por exemplo, e isso não faz de uma mais one do que a outra. Por isso, quando for começar a escrever, não encare a limitação de um único capítulo como um problema ou como uma obrigação. As boas ideias trabalhadas em ones podem ser também trabalhadas em longs e vice-versa.
Por hoje é só isso. Espera-se que essas dicas ajudem, mas cada escritor desenvolve seu estilo único de escrever histórias curtas com o tempo — assim como ele desenvolve um estilo particular para as longas — e não tenha medo de desenvolver seu próprio método também. Arriscar é sempre interessante e, na maior parte das vezes, rende resultados admiráveis.


9 comentários:

  1. Muuuuuito obrigada meesmo!
    Era disto que eu estava precisando para finalmente começar a escrever essa one-shot que me "assombra" há meses hahaha

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigada!!! Esse post iluminou minha mente! Há varios meses quero escrever uma one shot songfic baseada na minha comic favorita, e agora já sei o que fazer! Vou esplorar os sentimentos da minha protagonista, fazer uma sohot intimista será perfeito para meu estilo de escrita!
    Muito obriga mesmo pelo post, ajudou-me muito!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada! Me ajudou muito em relação a várias coisas como: diálogos, descrição do(s) personagem(ns). Me ajudou a pensar claramente também, agora me sinto mais confiante para escrever minha one. :)

    ResponderExcluir
  4. Oneshot são fanfics? Faz um tempo q eu queria escrever uma, mas não tinha pensado que todas q eu já li vinha de fanfics

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana