[Desafio Songfics Nyah] Tracking semanal: 2a semana

sexta-feira, 12 de setembro de 2014


Por: Lady Salieri


Gente! Só eu achei que essa semana passou absurdamente rápido? Enfim, de todos os modos, só sei que foi uma semana conturbadíssima para nós, os participantes do desafio. Se a primeira semana foi de empolgação [quase] geral, essa segunda semana foi de atrasos, conflitos, indecisões, desânimos... Confiramos:


Lady Salieri (http://fanfiction.com.br/u/112117/)
Fanfic: Super Natural -- Série sobrenatural, romance (http://fanfiction.com.br/historia/541685/Super_natural/



Simplesmente, todo o ânimo da primeira semana caiu precipício abaixo. Como eu andei dizendo por aí (desculpem a esclerose), não sei se foi a falta de comentário, a falta de foco, a falta de um que dizer consistente, ou se foi o fato de que a história não tem mais NADA NADA NADA NADA a ver com aquilo que eu tinha na cabeça, mas: travei. Os dois últimos capítulos foram um suplício para escrever, e ainda terminei por enfiar um personagem a mais que está tomando conta da história e me atrapalhando a narrar aquilo que eu quero. Como eu disse antes, o enredo saiu do meu controle, total! 

Mas ainda sigo em dia e estamos aí. Acho que continuo no páreo mais pelo exercício que por qualquer outra coisa (ou preciso pensar nisso para não desistir de vez... porque se eu for avaliar pelo que eu tinha planejado...). E também porque só de pensar em abandonar o barco tão no começo me provoca uma sensação de fracasso que "não está escrita".

Vamos que vamos! (Eu gritando para mim).



Rainha Kori Hime (http://fanfiction.com.br/u/7256/)
Fanfic: Eu quero a sorte de um amor maluco - Livro Percy Jackson - Romance (yaoi) http://fanfiction.com.br/historia/541410/Eu_quero_a_sorte_de_um_amor_maluco/





Depoimento da Kori Hime, gravando! 

Esse desafio foi inspirado em outro que rola na internet, o 30 day OTP challenge. Mas no dia em que comecei a bolar o tema, me veio a ideia de usar música. Anne aprovou a ideia e daí chegou a parte difícil: a trilha sonora. 

Bolei uma maneira em que as músicas se chocassem e também combinassem, assim o autor poderia trabalhar de várias maneiras (explorando todos os gêneros possíveis). Só que nada são rosas. Quem acompanha os desafios, percebe que vamos adicionando elementos novos, é um exercício para que possamos criar os desafios de gente grande futuramente. 

Escrevi três capítulos um dia antes de publicar o desafio na página do Facebook, porque eu sabia que o pessoal precisaria de exemplos para criar suas histórias. Tanto é que um monte de gente falou que não sabia o que era uma songfic (além de outras dúvidas sofridas, mas isso não vem ao caso). 

Só que não publiquei os capítulos que eu escrevi antes. Escrevi depois certinho um por dia. Me bateu um peso na consciência. A mesma coisa aconteceu dias 5 e 6 de setembro, pois essa semana que passou foi casamento do meu cunhado e eu fui madrinha e ajudei a organizar tudo. 

Estava escrito e programado a postagem. Só que me bateu de novo aquele peso na consciência. A minha história está lá de exemplo para todo mundo ver como é o desafio, coisa feia trapacear. Dia 5 escrevi o capítulo no salão, enquanto fazia as unhas dos pés. Na hora das unhas das mãos fiquei lendo as histórias da galera, só não comentei na hora porque a manicure me olhou feio. 

Dia 6 escrevi o capítulo no salão enquanto fazia o cabelo. Mais tarde, eu levei meu Ipad para a casa da vizinha que fez minha maquiagem, ela tirou ele da minha mão e só devolveu quando terminou. Daí fui correndo para me vestir e ir pro casamento (que foi no jardim de casa).

Quando 'tava rolando a festa, eu já estava muito alegre de vinho e champanhe, corri para o quarto e publiquei o capítulo. Nem revisei. O mais interessante foi que a música do dia 6, Pra sonhar, foi a mesma música que a noiva entrou, eu nem sabia. Foi tão lindo!

Voltando ao desafio. Tive problemas em publicar também porque a internet aqui da casa onde estou tem birra comigo. Tentei publicar várias vezes até que consegui. 

Não estamos nem na metade do caminho. Vamos ver se até dia 30 eu consigo manter o ritmo. Mesmo que eu tenha escolhido a maioria das músicas e feito a sequência, não tá fácil para mim não. Tem músicas que eu não conheço e nem curto, mas aí que está, se fosse moleza, não se chamava desafio.


You are always here to me, série Doctor Who, romance (http://fanfiction.com.br/historia/544183/You_are_always_here_to_me/)



Essa semana está particularmente difícil. Não pelas músicas, mas pelo tempo. Eu estava fazendo uma fanfic de Harry Potter no desafio, mas o plot estava ficando muito confuso e estava começando a confundir até a solitária leitora que me deixou três comentários. Assim, decidi mudar de casal e deixar aquela ideia para uma long fic.

Meu segundo casal foi River/Eleven. Num impulso louco, decidi começar do começo, ao invés de na segunda semana. Fiz algum tipo de macumba ou dei uma de bruxa, não sei ao certo, mas consegui escrever 8 capítulos em um dia. Após isso, tudo devia ser fácil, certo? Não, não de verdade.

Estou escrevendo duas fanfics no desafio, a segunda junto com uma amiga, com personagens originais nossos. No dia em que fiz a nova, atrasei nela. Tentando recuperar o atraso na original, atrasei a outra... E o círculo continua. Meu maior problema, no final, está sendo o tempo. Não sei se vou continuar com a original, mas realmente espero poder recuperar esse atraso e começar a postar a tempo. E nunca desistir, claro!


SuperBat de A a Z, Liga da Justiça, Romance (http://fanfiction.com.br/historia/541879/Superbat_de_A_a_Z/)




Eu fiquei doente por volta do dia 5, aí estava um pouco difícil continuar a história com posts diários. Mas, sendo uma autora muito enrolada, meio que virou questão de honra deixar a fic certinha. Eu acabei indo parar no hospital e perdi um dia, mas, com um esforço extra depois e um bocado de paciência, consegui alcançar de volta. É divertidíssimo ir produzindo uma história nova todos os dias, em especial por não ter que ser conectada à anterior. Continuo tentando unir as one-shots a longo prazo, porém, se acabar deixando algumas de fora no final, acho que o que vai valer mais será a experiência (clichezão, sim, mas é verdade). Nunca escrevi tanto e tão rápido.






A minha semana se definiu em: "socorro!". Quem está no grupo do SBLAN deve ter percebido que volta e meia eu postava lá pedindo ajuda ou descontando minha frustração. Essa semana foi muito difícil: Yesterday, Fancy, Back to Black e Like a Virgin de uma vez só, que não combinam n-a-d-a com o casal que eu escolhi e a linha de história que eu venho levando.

O bom de tudo isso é não ser a única, rs.

Quase todo mundo lá está nas mesmas. Mesmo quem achou que Fancy ia ser fácil (ó as indiretas <3) acabou tendo dificuldade com a música. No final das contas, acabamos todos odiando Fancy, hahua.

Estou firme e forte no desafio e não perdi nenhum dia até agora (com a Violin, pelo menos). Se ainda não tá participando, vem participar também, ainda dá tempo! :3


The Escapist (http://fanfiction.com.br/u/44061/)
Infinito, originais, romance (http://fanfiction.com.br/historia/543267/Infinito/)




Esse desafio tem sido de sentimentos conflitantes para mim. Primeiro, já comecei com uma semana de atraso. Assim que vi a postagem, pensei que queria participar, mas estava um pouco ocupada e decidi deixar de lado a escrita apenas para acompanhar algumas fics. Só que eu fui impelida a participar, porque sim. Para dificultar um pouco as coisas, fui direto para um original com romance no centro da coisa toda e um lindíssimo clichê começou a se desenhar no horizonte. 

As músicas mais difíceis, naturalmente, são aquelas que não fazem parte do meu gosto pessoal. Fancy foi ridiculamente complicada, e quase me fez desistir do desafio, mas como a próxima seria True Love, consegui manter o foco.

O mais interessante do desafio até aqui é não saber o que vai acontecer. A história não tem planejamento, tudo depende da música do dia, e do momento também. Dependendo de como você está na hora que escuta uma certa música, vai interpretá-la de formas diferentes. 

O mais difícil pra mim é não ser literal na interpretação da música. Ai, estou aqui pensando em como vai ser Like a virgin.


Roberto Lasneau (http://fanfiction.com.br/u/205844/)
Profilaxia: original, Yaoi (http://fanfiction.com.br/historia/542348/Profilaxia/)




Assim como semana passada, continuo atrasado. No entanto, minha visão da história começou a mudar bastante. Criar um enredo às cegas não está mais sendo um problema, as ideias estão surgindo bem rápido, mas confesso que me encontro desanimado a começar a escrever (o que me deixa atrasado). Creio que o meu grande desafio agora está sendo criar ânimo e revisar os capítulos (porque estou postando de qualquer jeito). Tudo tem seu tempo e espero conseguir a tempo.


***

Nos vemos na próxima semana, gente bonitaa!

2 comentários:

  1. A RAINHA CHEGOU
    Que divertido ler esse diário, acho que todo mundo está se empenhando bastante com o desafio, isso me deixa contente, gosto de ver o pessoal enlouquecido por conta de uma música, em encaixar no cronograma da fic, ou não.
    No final desse desafio vocês vão estar preparados para TU-DO! HEHE
    <3

    ResponderExcluir
  2. Eu estou, particularmente, achando uma loucura! Fora o fato de que já perdi totalmente o foco original da minha história. Como é bom saber que não sou a única *ri*
    Se tem uma coisa que eu não tenho é tempo! Só posso escrever depois das sete da noite (que é quando estou em casa); então preciso fazer todas as minhas coisas, ouvir a música, interpretar a letra e tentar encaixá-la com o meu casal. Isso quando não aparece alguém aqui em casa ou eu preciso sair, reduzindo meu tempo maravilhoso. Hoje mesmo foi uma loucura! Me senti Like a Ninja por conseguir postar às 23:59. Sim, estou me sentindo demais.
    As músicas tem sido um desafio, porque grande parte delas não compõem meu estilo, mas acredito que é aí que mora a graça. Qual o sentido de um desafio se não me sinto desafiada?
    Mas uma coisa posso dizer com certeza: Está sendo divertidíssimo, e, caso eu consiga concluir minha história eu posso confirmar com certeza absoluta que vou conseguir escrever qualquer coisa!
    Primeiro desafio, super aprovado ;)

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana