[Sugestão atendida] Como escrever cenas de estupro

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Por: Carol Guimarães

Hello, hello, hello!
Há algum tempo eu vi no Ask da Liga alguém pedindo dicas de como escrever cenas de estupro, um assunto delicado, que pode acabar mudando toda a personalidade do seu personagem e o rumo da sua história. Resolvi atender ao pedido, visto que eu mesma fiquei com essa dúvida ao elaborar uma história.
A resposta? Depende. Depende de quem é o narrador, depende do tipo de história que você está escrevendo, depende de qual impressão você quer passar ao leitor. Eu não posso simplesmente lhe passar uma fórmula mágica, pois ela não existe. Cenas de estupro são variáveis, pois os personagens são variáveis. 
O fato é que estupro é um tabu e pouco se fala sobre o assunto. Entretanto, eu vou colocar algumas situações aqui para tentar ajudar você, autor, da melhor maneira possível, a retratar uma situação dessas. 
Mas antes de tudo, vamos esclarecer uma coisa:

Estupro - Ato de forçar alguém a ter relações sexuais contra a sua vontade, por meio de violência ou ameaça. = VIOLAÇÃO
("estupro", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/estupro [consultado em 05-05-2014].)

Estrupo - Ruído, tropel, tumulto.
("estrupo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/estrupo [consultado em 05-05-2014].)

As duas palavras existem e são fáceis de confundir, mas agora você já sabe e não vai mais errar. Certo? Ok. A partir de agora eu não quero mais ninguém escrevendo que a personagem foi “estrupada”.
Depois de claro que o correto é estupro, não estrupo, que tal alguns dados? Aproveitando a pesquisa do Ipea recentemente e todo o bafafá que rolou por conta dela, vamos tentar desmistificar algumas coisas.
  • Estima-se que, no Brasil, no mínimo 527 mil casos de estupro são consumados a cada ano. E dentre esses, apenas dez por cento são reportados à polícia.

Mas por que apenas dez por cento? Você me pergunta, abismado com um número tão baixo. Ora, se grande parte da população acredita que a vítima é culpada por ser vulgar, quem é que irá querer contar para alguém e ser ainda mais humilhado?
  • Em relação ao total das notificações ocorridas em 2011, 88.5% das vítimas eram do sexo feminino, mais da metade tinha menos de 13 anos de idade.

Reparem que esses dados são apenas dos casos relatados à polícia. Homens talvez tenham ainda mais dificuldade para mencionar esse tipo de coisa, afinal, criou-se na sociedade atual uma ideia de que apenas mulheres são estupradas, homens são homossexuais e não querem admitir, preferindo inventar uma história de estupro, ou então que eles são homens e todo homem gosta de sexo, e que a ideia de eles negarem isso a uma mulher é ridícula. Claro que não, né? E homossexuais ou não, homem ou mulher, jovem ou adulto, todos têm o direito de procurar a justiça e atendimento psicológico.
Outra coisa, meninas com menos de treze anos costumam se vestir vulgarmente? A grande maioria não, certo? Então é cabível dizer que a vítima pediu para ser estuprada usando roupas inapropriadas?
  • No geral, 70% dos estupros são cometidos por parentes, namorados ou amigos/conhecidos da vítima, o que indica que o principal inimigo está dentro de casa e que a violência nasce dentro dos lares.

A fulana coloca uma roupa curta para ir a uma festa e depois de um pouquinho embriagada, decide ir para casa, passando por um beco escuro e sujo. Um sujeito mal encarado, feio, fedorento e com uma faca na mão, aparece e a estupra. Previsível? Clichê?
A Beltrana tem um tio lindo, cheiroso, que parece um príncipe aos olhos de todos, até mesmo dela. Até que esse tio a estupra e continua o fazendo até que ela se rebele. Por mais que pareça doentio, esse tio ainda a trata com carinho, porque ele a ama. 
Qual dos dois casos nós vemos mais nas histórias? Um biscoito para quem disse o primeiro. Agora, qual dos dois casos acontece mais no mundo real? Um biscoito de chocolate com sorvete e petit gâteau para quem respondeu o segundo. Por incrível que pareça, o último caso é o mais comum de ocorrer. Tente surpreender o leitor, evite o beco escuro e o cara feio com a faca na mão.
Se você quiser mais dados como esses, no final do post há um link com as estatísticas do Ipea. É interessante dar uma olhada, pois grande parte dos resultados vai contra o senso comum.
Valendo lembrar também que, antes de 2009, estupro era categorizado apenas como um homem inserindo o pênis na vagina da vítima sem o seu consentimento, ou seja, todos os outros casos de violência sexual eram chamados de outra maneira e tinham outras penas, homens não podiam ser estuprados, mulheres não podiam ser agressoras, pênis inserido no ânus da mulher também não era considerado... Agora, desde 2009, estupro é categorizado como toda forma de violência sexual para qualquer fim libidinoso (finalidade de satisfazer o desejo sexual), incluindo a conjunção carnal (pênis introduzido na vagina). O crime pode ser cometido por qualquer forma e em qualquer delas será considerado crime hediondo, o tipo mais grave de crime.
Por que escrever uma cena de estupro?

Se você quer adicionar mais drama à sua história, ou se quer que seja o motivo do personagem sair em busca de vingança e iniciar a ação, sugiro fortemente que não o faça. Sério, saia desse post e vá procurar algum outro, não escreva a cena de estupro!
Abuso sexual é coisa séria. Pode mudar a personalidade do personagem inteira e até o rumo de sua história. Na verdade, muito provavelmente será o clímax.
O que você tem que entender é que estupro é um ato tão impactante que pode destruir a vida de uma pessoa, ela nunca mais será a mesma. Ela pode se recuperar? Pode, claro que sim. Há vários grupos de apoio que ajudam a vítima a se recuperar a ponto de ela viver uma vida saudável, feliz e normal. Mas ela nunca poderá dizer que é a mesma pessoa que costumava ser antes do abuso. E você terá que desenvolver essa mudança.
O personagem deverá passar por fases. Choque, negação, culpa — sim, algumas vítimas se culpam, por mais que não seja culpa delas ―, pensar, diversas vezes, no que elas poderiam ter feito para evitar — e aceitação, não necessariamente nessa ordem. Lembrando que isso varia de acordo com a idade, sexo e situação da personagem. Isso dá trabalho, e você não pode simplesmente ignorar e seguir a história como se nada tivesse mudado.
Além disso, a vítima, salvo algumas exceções, não gostará do abuso, nem irá agradecer o algoz pelo que ele fez com ela. A pessoa sentirá dor, vai odiar e temer o estuprador. A vítima pode até gozar, por fatores biológicos, mas muito provavelmente sentirá ainda mais nojo de si mesma por ter tido tal reação.
Mas não existem exceções, Carol? 
Sim, existem. Mas saiba que são raras e você teria que trabalhar com um lado psicológico totalmente diferente. O cérebro humano tenta encontrar a melhor maneira de se defender diante de um choque desse tipo, e pode acabar criando a ilusão de afeto entre a vítima e o agressor. No entanto, lembre-se de que isso não é muito comum de acontecer e, se quiser escrever algo assim, saiba com o que está lidando e faça pesquisas.
Resumindo, só escreva sobre estupro se for realmente a sua intenção falar sobre o assunto, não para tapar buracos ou deixar as coisas mais emocionantes, ou para o seu vilão parecer mais cruel. Isso é um erro!
Mas agora que decidiu que quer mesmo escrever sobre o tema, que vai se dedicar no desenvolvimento do personagem a partir do clímax, você deve se perguntar: o que eu quero passar para o leitor? Eu quero que ele fique enojado com o ato vil? Eu quero que ele sinta o sofrimento da vítima? Eu quero que ele fique indignado com o autor do crime?
E ainda: qual o narrador da cena? A vítima ou o agressor? Talvez um narrador observador?
Essas perguntas são importantes, porque dependendo das suas respostas, a sua cena mudará.
Uma cena de estupro é caracterizada, principalmente, pelo seu teor dramático. Por isso eu aconselho que foque mais nos sentimentos dos personagens durante o ato, do que o próprio ato em si, até porque não costuma ser cheio de sangue ou com muita ação como seria o caso de um assassinato, por exemplo.
A beta estudante de psicologia, Senhorita Nada, e a beta formada em direito, Tina, gentilmente me ajudaram a entender o que ocorre na mente das pessoas nessas situações. Nos três casos seguintes você terá de usar a psicologia a seu favor. Dê as mãos a ela e não largue mais. Ela será sua amiga pelo resto de sua vida ou, pelo menos, até terminar de escrever. 

A vítima
As vítimas, de modo geral, costumam demonstrar uma reação padrão. Elas se fecham a qualquer aproximação, não socializam, choram muito, acabam criando medos excessivos, ou se tornam pessoas mais agressivas, podem até começar a andar com acessórios para se defender, sprays de pimenta, facas, pistolas...
Se o seu narrador for a vítima, você terá que mostrar essas características no texto. Pergunte-se o que seu personagem faria se tivesse que andar sozinho pela cidade à noite, e depois que ele sofresse o abuso, como reagiria? Como se comportava, e como passa a se comportar com pessoas do mesmo sexo do agressor?
Durante o ato, procure focar no sofrimento e na humilhação que a vítima sente, também na raiva e frustração por tentar escapar e não conseguir. Talvez seu personagem fique em choque e apenas ore para que termine logo, ou até mesmo para que ele morra. Como eu disse anteriormente, pegue o seu amigo psicólogo, grude a traseira dele na cadeira ao seu lado e só o deixe sair depois que ele te ajudar a ver como o seu personagem reagiria em uma situação dessas.

O agressor
Se quem estiver contando a história for o agressor, a jornada será mais árdua do que se fosse a vítima, mas não menos interessante. Talvez até um pouquinho mais original.
Como as estatísticas mostraram, normalmente os criminosos são próximos da vítima, apresentam-se como amigos, frequentam os mesmos locais, são sujeitos que aparentemente têm uma boa relação com toda a família, tudo numa tentativa de liberar os seus ímpetos sexuais, algumas vezes de modo tão cruel que o crime acaba em morte. O que se pode ter ideia, devido a várias pesquisas e depoimentos, é que eles, os estupradores, demonstram ser pessoas tranquilas, calmas na frente de parentes, amigos, mas que no fundo, apenas estão calculando o momento ideal de praticar o ato do estupro (ou o ato libidinoso). 
Porém, alguns desses estupradores já vêm com problemas psiquiátricos, têm transtornos compulsivos, psicopatias, enfim, quando o objeto do desejo é inalcançável, o estupro consequentemente se torna mais agressivo, e a tendência é matar a vítima. O desejo carnal de manter ato é quase que animal, irracional, transcende a questão saudável do sexo.
Durante o ato, foque na sensação de prazer que o estuprador sente, na euforia por ter finalmente conseguido realizar o que tanto desejava, talvez até na afeição que ele sente pela vítima, pois apesar de doentio, não é incomum de acontecer. 

Narrador observador
Lembre-se de que o estupro é um ato de dominação, a fim de humilhar a vítima e minar sua moral. O abuso sexual é antigo e faz parte da história como, por exemplo, na Roma Antiga, onde a pederastia era comum. Era normal e tolerado que um jovem rapaz, ainda não considerado cidadão, que quisesse estudar, fosse abusado pelo mestre pedagogo, pois mostrava a relação de submissão que o jovem deveria ter com seu professor. É muito comum também, em tempos de Guerra, que os exércitos pratiquem o ato no inimigo, de forma a subjugá-lo, como aconteceu muito durante a Segunda Guerra Mundial, nos conflitos de vikings e na guerra de Troia. 
Portanto, se a história for contada em terceira pessoa, tente mostrar os dois lados da moeda: como a vítima se sente e pensa (está em uma posição de submissão, mesmo que não queira), e como o estuprador se sente e pensa (está dominando a vítima). 

Bom, espero ter ajudado e que tenham gostado do post! Se ainda tiver dúvidas, pesquise, peça ajuda a alguém que entenda do assunto, corra atrás e faça dessa cena uma coisa memorável para os seus leitores.
That’s all folks!


CERQUEIRA, Daniel; COELHO, Danilo de Santa Cruz. Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde (versão preliminar). Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/140327_notatecnicadiest11.pdf>. Acesso em: 05 de maio de 2014.
HINES, Jim C. Writing about rape. Disponível em: <http://www.apex-magazine.com/writing-about-rape/>. Acesso em: 05 de maio de 2014.
Estupro. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estupro. Acesso em: 05 de maio de 2014.
Sexualidade na Roma Antiga. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexualidade_na_Roma_Antiga>. Acesso em: 05 de maio de 2014.
Pederastia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pederastia>. Acesso em: 05 de maio de 2014.
Estupros de Guerra. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Estupros_de_guerra>. Acesso em: 05 de maio de 2014.
Homem pode ser vítima de estupro. Disponível em: <http://endireitado.wordpress.com/2009/09/11/homem-pode-ser-vitima-de-estupro/>. Acesso em: 05 de maio de 2014.


25 comentários:

  1. Oi Carol, seu post está ótimo e ajudou muito, mas eu ainda tenho uma dúvida, comecei a pouco tempo escrever uma fic que se passa na era medieval, e cheguei num impasse, casamentos por dinheiro era mais que comuns naquela época, e o "dever" da mulher era gerar descendentes, chegamos aí no conteúdo sexual, no caso da minha estória, não existe nem um envolvimento afetivo entre os personagens que se casaram, ou seja, um dos dois não quer, isso é considerado estupro, nessas circunstâncias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o sexo for feito contra a vontade de uma das personagens, é estupro sim, mesmo que isso fosse uma coisa comum.

      Excluir
    2. Olá, Rebeca!

      A Carol (a escritora do post) quis responder pessoalmente ao teu comentário. Deixo aqui a resposta:

      "Olá, Rebeca!
      Fico feliz que tenha gostado e que eu tenha ajudado. Respondendo a sua pergunta, sim, atualmente seria considerado estupro e, se você for colocar os avisos da sua fic, isso deve estar listado lá.
      Entretanto, naquela época, a palavra estupro nem existia e as pessoas nem sonhavam que isso seria crime algum dia, pois era dever da mulher satisfazer o marido e prover herdeiros, principalmente se essa mulher fosse religiosa, pois, no cristianismo da época, por exemplo, o objetivo do casamento era gerar filhos e ter o sacramento. Por isso, no desenvolvimento da sua história essa palavra não deve aparecer e se, por um acaso, sua personagem reclamar com alguém sobre isso, essa pessoa, provavelmente, recriminaria ela e diria que era o dever dela como mulher e que deveria ficar feliz com isso, ou algo parecido.
      Claro, há casos e casos. Ela poderia ser submissa e aceitar, apesar de não gostar, ou ser um pouco mais rebelde e recusar, mas tenha em mente que, de acordo com a época, é provável que ela sofresse represálias. Meu conselho é que você pesquise bastante sobre o papel da mulher nesse período e assista filmes e leia livros que tratam sobre o assunto."

      Beijos

      Excluir
  2. Achei muito interessante a postagem, até porque eu escrevo uma história em que uma das protagonistas é vítima de estupro. E pior - do próprio pai. Para tentar se livrar da culpa e se tornar mais forte e se proteger dele, ela tenta ficar o mais longe o possível, sempre armada, e por fora, mostra sempre uma imagem de uma pessoa sensual e extremamente forte. Mas o que eu quis ressaltar na personagem é no quanto ela ficou machucada por dentro, mentalmente, como isso a deixou mais frágil e instável. Ela foi realmente afetada pelos abusos, e chegou a sofrer de alguns distúrbios, inclusive, passou a cometer assassinatos. Por não ter um suporte em uma boa parte da história, um parente que a apoiasse ou algo assim, ela acaba passando por vários problemas. Mas apesar de tudo isso, eu fui boazinha com ela numa boa parte.
    Uma cena de estupro é extremamente complexa, tenho que concordar. Há um mix de sentimentos, ódio, às vezes até uma espécie de "amor" vinda da parte do agressor, e trabalhar tudo isso não é fácil, mas é um desafio que foi importante para mim, e ainda está sendo, no desenvolvimento da história. Nunca digo que é agradável, e eu jamais recomendaria esse tipo de escrita, é horrível. Mas como eu mesmo disse, foi um desafio importante, e como gosto de explorar vários gêneros e cantos da literatura, foi uma experiência nova, ainda que sim nada agradável. Muito obrigada pela matéria, vai me ajudar muito a finalizar a minha história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste e que o post te ajudou! Beijos e boa sorte :)

      Excluir
  3. Adorei! Me ajudou bastante! Basicamente o tema da minha fic é estupro, prostituição e trafico de mulheres. Acredite, seu post mudou o enredo da minha fic. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante este post, e ele acabou por me ajudar bastante na Fanfic que eu estou escrevendo, onde o personagem principal acaba sendo estuprado por seu primo e por conta de ele ser um garoto e ter por volta dos seus 15 anos, tem vergonha de contar aos outros sobre isso, ele se sente sujo e tem medo de voltar para casa, e o leitor só acaba descobrindo sobre esse estupro mais tarde, quando ele vai ter sua "primeira" relação sexual com um namorado e não consegue fazer aquilo por conta das lembranças do abuso... E, embora, eu não descreva explicitamente como isso aconteceu eu quis mostrar os traumas que ele sofreu com aquilo. E eu realmente estou com um pouco receio de como retratá-lo da maneira correta, e acredito que seu post tenha me ajudado muito com isso.
    Muito obrigada!! *.*

    ResponderExcluir
  5. Olá, no caso eu estou escrevendo sobre uma tentativa de estupro, não se conclui porque a personagem consegue se libertar de seu algoz antes do ato em si. Isso também pode acarretar uma forte mudança emocional na personagem como teria acontecido se tivesse ocorrido o estupro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso varia muito com as características da personagem, mas, do meu ponto de vista, pode sim provocar um grande choque emocional, que pode ser ou não tão forte como o ato em si (pode causar, por exemplo, medo de sair de casa ou de andar sozinha, relutância em ter relações sexuais, isolamento, etc.). Embora, tem atenção, que isto é apenas o que eu penso; não sou, de maneira alguma, especialista nesta área :)

      Excluir
  6. Olá,o post foi de muita ajuda,mas ainda tenho uma dúvida.Minha fic se passa em uma era medieval,o agressor nutre amor pela vítima,e a vítima também nutre fortes sentimentos por ele.No entanto,em uma noite,estando o agressor bêbado,ele violenta a vítima.Eu acredito que seja estupro porque,apesar de nutrir alguns sentimentos em relação ao agressor,a vítima não queria que o ato ocorresse,já que naquele tempo as mulheres deviam se casar donzelas e ela não tinha ambições de se casar com o seu agressor,e após o ato,a vítima fica traumatizada,com medo de ficar perto de seu agressor ou de outros homens,se isola...

    Certa vez,eu li uma fic parecida com a minha,em que apesar de amar o agressor,a vítima tenta impedir que o ato acontecesse,e em algumas partes da fic,a vítima menciona em pensamento que gostou de certas partes do ato,e no fim da trama eles ficam juntos.Isso seria considerado estupro?E se por acaso fosse,a vítima gostar do agressor e de alguns momentos do ato,pode ser considerado Romantização do Estupro,e se for,poderia dar uma imagem negativa para a fic???
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Antes de mais, é importante fazer notar que algumas das minhas respostas são a minha opinião. Sendo assim, hoje em dia seria sim considerado estupro; mesmo que os dois estivessem numa relação e não nutrissem apenas sentimentos um pelo outro, continuaria a ser estupro, visto que não foi consensual. No entanto, temos que notar que, na época em que a história se passa, isto não seria considerado estupro, se é que este conceito existia na altura.
      Agora, no que toca à segunda parte da pergunta, eu acredito sim que isso é estupro e o facto de mais tarde ser dito que ela até gostou é romantização do estupro. Dizer que dá uma imagem negativa à história ou não é mais difícil, pois depende da maneira como vais abordar o tema: ela pode ser levada a pensar que gostou, por exemplo. Tudo depende da narrativa.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  7. Olá! O seu post ajudou muito na minha Fanfic! Me ajudou a pensar no desenvolvimento,não só do ato em si, mas também de tudo que o personagem passará por ter sido uma vítima. Gostaria de saber se poderia ser possível que o personagem fingisse estar bem depois daquilo. Já ouvi falar em traumas tão grandes que você chega a esquecer de algo sobre o assunto, mas não sei se fingir estar bem seja uma possível reação depois do ocorrido. Poderia responder assim que possível? Obrigada de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho sim que a pessoa poderia fingir está bem, até certo ponto. Fingir é a palavra chave aqui. Mesmo que ela tentasse parecer ser a mesma pessoa de antes, ela teria sempre comportamentos diferentes, ter mais medo de andar sozinha, de ver pessoas que se parecessem com o agressor, de ter relações sexuais, etc. Como eu disse, fingir é a palavra chave, e tu tinhas que dar a entender que essa pessoa não está bem e que aquilo vai acabar por "arrebentar".

      Excluir
  8. E por favor: não romantizem cenas de estupro!!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei bastante do texto e dad explicações e tenho certeza que vão me ajudar muito.
    Recentemente comecei a fazer uma historia que se passa na época medieval, com um personagem (menino) com prpblemas mentais. Problemas que prejudicam apenas a sí mesmo.
    Está sendo muito difícil pois naquela época as pessoas não sabiam se quer curar ou tratar gripe... Estou focando no sentimento de: "eles dizem que está tudo bem, mas eu sei que não está. "

    Obrigado pela matéria, muito bem feita e escrita.

    ResponderExcluir
  10. Minha nossa esse POST me ajudou muito ! Eu estava perdida , nao sabia como escrever algo deste tipo ou pior , como descrever . O meu será narrado pela vitima , ou seja , vou passar todas as emoções dela , sensações e tudo mais .

    Eu já havia pensado nas consequências desse abuso , de início ela ficara em choque , agressiva e tera repulsa por toque de qulquer um , seja de homens ou mulheres .

    Detalhe , ela estara presa pela vilã da historia e será abusada pelo filho dela , nao so uma vez , mas varias . Bom , no decorrer da história , ela ficará com uma personalidade fria , sem demonstrar emoções nenhuma , e passara a aceitar o abuso . Mas eu queria a opinião de vcs ,se eu fizer isso , vou estar distorcendo tudo ? Vou dar a entender que ela estara " gostando " de ser abusada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que tudo depende da maneira que tu escreves e narras a cena. Ao dizeres que ela passa a "aceitar o abuso", assumo que estás a dizer que ela deixar de lutar contra o agressor. No entanto, isso não te impede de falar da repulsa, do nojo que ela sente durante o ato.
      Boa sorte com a tua história!

      Excluir
  11. Escrevi uma vez uma cena de estupro porque a trama da personagem envolvia tráfico e prostituição infantil e eu tive de mostrar como o cara que ela achava ser seu principe encantado se tornou um monstro.
    Foi tá difícil para mim, tão cruel porque eu sentia empatia por ela, eu sabia o que ela estava sentindo, o pavor, o nojo, a descrença, o desejo daquilo não ser real... demorei meses para conseguir terminar aquela cena de pouco mais de uma página. Foi devastador para mim e se não fosse realmente necessário eu nunca teria escrito.
    Me dá nojo dessa galera que escreve hot e escreve cenas de "estupro" com tanta leviandade. É uma falta de empatia e sororidade tão desproporcionais que eu fico abismada. Ou pior, quando fazem o estuprador se "redimir" depois de todo o mal feito e a vítima perdoar pq está "apaixonada". Isso são tantos níveis de errado que eu fico destruída só de saber que existem histórias do tipo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo imaginar o quão difícil foi escrever essa cena, e admiro teres levado até ao fim quando te custou tanto. Obrigada por leres e por partilhares a tua experiência enquanto escritora <3

      Excluir
  12. Olá! Adorei o post, muito bem didático!
    Porém, fiquei meio perdida porque o caso da minha história é mais incomum, digamos assim. Enfim, eu tenho a ideia de construção em mente e gostaria de saber se ela faz o mínimo de sentido, "psicologicamente falando"... Nos primeiros capítulos, a personagem principal se encontra num lugar desconhecido, sozinha e logo depois ela passa a sofrer tortura física e psicológica pelas pessoas que estão no "comando" desse lugar. Um dos métodos de tortura é injetar um tipo de soro em seu corpo e um dos efeitos colaterais desse "soro" são alucinações pesadas... Em uma dessas alucinações ela se vê sendo estuprada por um dos torturadores e mesmo tendo marcas pelo corpo (não esquecendo que temos as torturas físicas no pacote também), ela não consegue ter 100% de certeza se o estupro aconteceu ou não (consideraria isso uma negação, como é dito no texto, mas tem a questão das alucinações, então não sei se encaixa nesse caso...). As consequências que pensei foram as seguintes: ela perder o "rumo da vida", passar a tomar decisões impulsivas, se 'escorar' nas drogas (principalmente em álcool) e principalmente levar uma vida sexual "sem limites", tendo um histórico bem longo de 'parceirxs de cama' e com pouquíssimos envolvimentos sentimentais (não vou nem chamar de amorosos) durante a trama... Resumidamente, a ideia é mais ou menos essa, mas eu tenho um grande receio de cair em esteriótipos e/ou romantização e/ou negligenciamento do caso... Aguardo uma aprovação ou sugestão de mudança. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu vou começar por dizer que não sou autoridade nenhuma no que toca a se deves mudar ou não o enredo da tua história. Dado teres todos estes detalhes e uma situação que foge do normal, aquilo que eu aconselho é que tentes falar com um psicólogo ou com um especialista nesta área. Ele seria o melhor para te aconselhar o que fazer. :)

      Excluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana