Capas

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Por: Last Rose of Summer

Capas são bastante importantes, principalmente para fanfictions. Pouquíssimas pessoas não “julgam o livro pela capa”, o que significa que uma capa bonita pode sim ser responsável por atrair mais leitores. Junto com a sinopse, é o primeiro contato que o leitor tem, então precisa ser chamativo, sem dar spoilers.

Antes de mais nada, porém, eu preciso avisar que isso aqui não é um tutorial faça-sua-capa, mas mais uma espécie de ajuda sobre elas, na hora de criá-las/escolhê-las. Espero que gostem! 

Tamanho:

A capa não pode ser pequena demais, a ponto de ser impossível de enxergar e, no caso do Nyah!, também não pode ser muito larga (e com pouca altura), porque o ícone que aparece na hora da pesquisa fica difícil, muito pequeno. Sugiro tamanhos cujos formatos fiquem “na vertical”.

Imagem: 

A imagem é, talvez, a parte mais importante da capa. Há muitos aspectos sobre ela que merecem ser comentados, então vou separar em tópicos:

  • Escolha uma imagem que remeta à história: colocar uma imagem de dois artistas aleatórios (por mais que as descrições sejam parecidas com as descrições dos personagens na história), não vai fazer com que leitores percebam exatamente o que você pretende passar. Se a história é colegial, talvez seja interessante pegar uma imagem de uma garota uniformizada, em vez de utilizar a Karen Gillan numa roupa aleatória. Veja como você pode combiná-la com a trama de maneira que, ao chegar a certo ponto, seu leitor consiga pensar: “Ah, entendi! A capa significa alguma coisa.”
  • Evite colocar gente demais: se for escolher uma foto, prefira as que possuem, no máximo, quatro pessoas. O ideal é que os leitores logo liguem uma pessoa a um personagem, e não precisem perder muito tempo decifrando a capa. 
  • Evite colocar vários focos: isso acontece bastante quando uma pessoa não sabe usar o photoshop/similares, mas quer uma montagem como capa, então cola um monte de imagens diferentes num fundo qualquer. Há um certo lugar de uma imagem que atrai a atenção de alguém num primeiro momento, e é esse “lugar” que a pessoa memoriza e presta atenção. O ideal é que toda a informação necessária para o leitor se encontre nesta parte da imagem, não dividida. 





Complexidade nem sempre significa beleza: encher a imagem de efeitos, colar aquele monte de PNGs lindos que você encontrou, colocar aquela moldura enorme e mais um monte de outras coisas pode deixar a capa poluída: muitas vezes, quando dois efeitos resolveriam e um ou outro PNG faria um ótimo trabalho. Como dizem por aí, “menos é mais”.

Escritos:

O texto não é muito importante numa capa de fanfic, principalmente porque tudo o que precisa ser dito já está na sinopse. Ele deve ser visto como um “algo a mais”, um complemento, e nunca deve chamar mais atenção que a imagem em si. 

  • Escreva pouco: letras demais chamam pouca atenção. 
  • Use uma fonte legível: se você quer que os leitores entendam o que escreveu, a fonte precisa estar legível e ter um tamanho razoável, em comparação com o resto da imagem.
  • Evite utilizar “estilos” que atrapalhem a leitura: estilos cuja cor seja muito similar ao fundo, por exemplo.
  • Evite tampar o “foco” da imagem

Por fim, lembre-se de que as dicas acima são apenas gerais. É possível que uma ou outra coisa dê certo em casos específicos, porque o autor da capa foi capaz de combinar várias ferramentas diferentes e criar uma estética maneira. Tudo depende do que você pretende mostrar com a capa e de como vai fazer isso.

Espero que as dicas tenham sido úteis e que se divirtam fazendo suas capas. Até a próxima!

20 comentários:

  1. Like it. Eu costumava tentar fazer aquelas capas de sobreposição antes, haha. Nunca ficava muito legal. Mas as dicas são bem completas. Só observando as suas capas que eu percebi a máxima do "menos é mais" e até consigo ficar satisfeita com algumas que faço com minhas habilidades precárias!

    Irrita as vezes aquelas capas com várias imagens num fundo só, do tipo "os atores que representam os personagens" ou as que tem uma frase com fonte tão ilegível ou pequena que eu passo dezenas de minutos tentando ler, e espero que o seu artigo evite isso que façam isso ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós também esperamos que isso deixe de acontecer, ou que não aconteça tanto...

      Ainda bem que o post ajudou :D

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei o post, Última Frô do Mês de Março.

    Conheço várias pessoas que não dão a mínima para a capa, que acabam colocando a primeira imagem que o Google Images mostra e isso é uma coisa que sempre me detona, pois fica ali a imaginar o que será que virá, como serão os personagens, já que a capa é, para mim, a parte estética principal da fic. P.s.: Se tiver um erro gramatical na capa eu já nem leio, não dá u.u

    Incomodo-me também com fics sem capas, essas me deixam com uma sensação de perda... Também não leio. Eu realmente sou muito de julgar a fic pela capa e talvez isso me faça perder várias fics boas, mas eu prefiro isso a não ter algo esteticamente válido à minha mente.

    Se a fic for um romance calmo, tranquilo, eu procuro uma imagem mais brande, agora se for aquelas coisas meio pesadas que eu estou acostumado a ler eu procuro algo mais sombrio. Acho que isso poderia ter sido mais fundamentado no post, a variação do conteúdo com a capa, mas esse foi um insight que só me veio agora, e eu não consigo contê-los.

    É isso, dear (:3), ficou show. Primeira vez que eu comento aqui O/, só você mesmo pra conseguir me fazer comentar aqui. Adorei o post mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo que esse ponto podia ter sido explorado, mas mesmo assim o post continua muito bom.

      Obrigada pelo comentário e ainda bem que gostaste :D

      Excluir
  3. Esse vício dos betas em Doctor Who chega até a fazer bem.

    ResponderExcluir
  4. Essas são dicas muito boas, sério. Eu sempre tive um problema para encontrar imagens que se relacionem de alguma forma com a história, e edição também é complicado pra mim. Prefiro não colocar fotos de atores ou personalidades famosas de qualquer tipo; você pode viver sem eles e, pra mim, é sempre preferível deixar os leitores terem sua própria visão de como é tal personagem do que jogar a minha na cara deles. Bem, mas isso sou eu :p
    Todo mundo pode jogar uma palavra-chave no Google e achar um milhão de imagens, mas também seria legal procurar em lugares mais específicos. Por exemplo, sempre que eu estou a procura de uma imagem eu dou uma passada antes no Flickr e no deviantART; tem fotos incríveis lá, e você pode dar o devido crédito ao dono das imagens, também :)
    Beijos,
    Jessearth

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, sempre tive problemas com capas, você me ajudaram muito com essas dicas. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Podia aproveitar e falar que o Nyah tem regras rígidas quanto as imagens. Nada de violência pesada ou pornografia. Cada capa que eu já tive que advertir nesse site, me faz pensar o que dá na cabeça da pessoa de postar uma coisa daquela vinculada ao seu nome/nick.

    ResponderExcluir
  7. Como faço para criar capas? Como acho esse site, e como faço? Preciso criar uma capa para minha historia mas nunca encontro. Eureca!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sites tens, por exemplo, o Pixlr (http://pixlr.com/), e programas podes baixar o Photoscape ou o Photoshop. No entanto, aconselho o Photoscape para inciantes :)

      Excluir
  8. O Nyah aceita capas com gif? :3

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado pelas dicas, estou a fazer uma fan art para minha capa e espero ficar o mais próximo possível do que você explicou.
    Sim é minha primeira fanfic a ser postada... Um pouco nervosa mas estou confiante. Muito obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  10. Fiz uma capa pra minja fic, mas o nyah não aceita pq diz que a imagem é muito grande. :(((
    E a imagem não é grande :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, o Nyah é muito específico no que toca a tamanhos de capas e imagens. Tens a certeza que ela não é maior ou mais pesada que o valor limite?

      Excluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana