Como receber uma crítica

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014


Por Luud-chan (Liga dos Betas)
Perfil: http://fanfiction.com.br/u/90223/


Olá, amados, aqui estou eu hoje para falar um pouco sobre “Como receber uma crítica”. Pois é, caros leitores, há muitas pessoas que simplesmente não conseguem lidar com críticas, e isso pode acarretar várias coisas para a relação ficwriter-leitor.

Dando uma olhada em alguns perfis pelo Nyah!, vejo que tem muitos autores que escrevem pensando em publicar um livro algum dia. Se você faz parte desse grupo de autores, certamente deve ler este post.

É importante lembrar que, a partir do momento que você publica qualquer coisa, que vai de fanfics a vídeos, você está sujeito a críticas, sejam elas boas ou ruins e, bem, isso é uma coisa que você simplesmente precisa a aprender como lidar. Como? Ok.

Eu estou falando e falando, mas o que exatamente significa receber uma crítica? Digo isso porque há uma diferença enorme entre ser criticado e receber o chamado “hate” — que inclui ofensas grátis com uma pitada de ódio sem motivo aparente —, e isso pode gerar uma pequena confusão. Ser criticado geralmente é uma forma educada de a pessoa te dizer os pontos que não lhe agradam na sua fanfic e o que deve ser melhorado. A melhor crítica é aquela que vem acompanhada de uma sugestão, ah, sim! Essas são ótimas!

O que também não quer dizer que quem as faz esteja sempre certo, da mesma forma que você não precisa reagir mal toda vez que alguém não achar lindo e maravilhoso tudo aquilo que você escreve. Qual é? Você nunca leu uma fanfic ou livro em que tal situação não lhe agradou? Pois é. É perfeitamente normal receber críticas no mundo da literatura. Livros não costumam agradar a todos e não é por isso que seus autores param de escrever ou saem xingando Deus e o mundo por causa disso.

Meu ponto é: ao receber uma crítica, independentemente do “tom” que ela tiver, não aja como um bárbaro e saia falando que a pessoa está com inveja da sua história ou mande ela ir tomar coquinho ou qualquer insulto. Reaja como uma pessoa de nível e tente tirar o melhor da situação. É comum que a primeira reação ao receber um comentário “negativo” seja se defender e tentar provar que a pessoa está errada, mas isso nem sempre é a melhor maneira de lidar com a situação. Inicialmente, agimos muito mais de forma emocional que racional, então, espere um pouco até responder àquele comentário.

Críticas ajudam a melhorar o seu desempenho. É bom lembrar que muitas vezes há aquelas situações em que nós que estamos escrevendo não conseguimos ver algo que estamos — supostamente — errando, mas quem está de fora consegue.

Tente tirar o melhor disso, veja se a crítica tem sentido e explore isso no próximo capítulo. Ao responder o review, seja educado e agradeça, diga que vai tentar fazer o seu melhor — e não da boca pra fora, realmente tente. Analise bem o comentário e, se for preciso, anote os pontos que tal pessoa disse que precisavam ser melhorados e, quando estiver escrevendo o próximo capítulo, tente incluir tais melhorias.

É comum ficar chateado ao receber um comentário negativo, mas não deixe isso te abalar, continue seguindo em frente e apenas lembre-se de que isso faz parte do crescimento de um escritor, independentemente se for amador ou profissional. Ninguém está livre de ser criticado.

E, por favor, não use aquela velha do “ah, mas não sou escritor profissional, não tenho a obrigação de saber isso ou aquilo” ou “mas todos os outros leitores gostaram, só você que não, então o problema é você”. Uma coisa é verdade, você não é escritor profissional, mas é sempre bom fazer uma pesquisa antes de escrever sobre algum tema. Cada pessoa é diferente da outra, não é porque a maioria gostou que todos precisam e vão gostar. Todos têm direito a uma opinião, então não reaja mal por causa disso. Faça uma boa fanfic para seus leitores, tente sempre ver as críticas como uma forma de crescimento e tire o melhor delas e não se abale, continue escrevendo independentemente de o comentário ser bom ou ruim.

Espero ter ajudado e lembrem-se: pensem positivo. Nem todas as críticas são ruins! Yay!


*******

Material consultado:





4 comentários:

  1. Será que podiam fazer um post sobre como escrever cenas de estupro?

    ResponderExcluir
  2. Eu me pergunto, se essas pessoa publicaram a história, é por que querem receber críticas, certo? Então, por que reclamam quando ouvem algo negativo? Ai ai...
    Enfim, vocês podem escrever uma matéria sobre como escrever um bom enrendo policial?

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana