Eu odeio os betas!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Por: Carol Ferreira*
(Liga dos Betas)


Olá, olá. A postagem de hoje não tem fins didáticos e, sim, de discorrer um pouco sobre um tema polêmico que rondou minha timeline do Facebook no último mês. O conteúdo abaixo expressa única e exclusivamente minha opinião, que provavelmente irá divergir da de outros betas. Finalizado o disclaimer, vamos ao que interessa. Sou o tipo de pessoa que adora participar de grupos de interação social. Se eu fosse uma personagem dos anos 90, com certeza seria a Marla de “Clube da luta”. Porém, como não há essas reuniões onde vivo, me contento em participar ativamente de milhares de grupos no Facebook. Nos últimos meses, entrei em uma onda de grupos de fanfics e tudo estava indo muito bem. Até que alguns amigos que fiz na Liga comentaram que certo grupo não aceitava betas como membros. Achei chato, mas não reclamei, pois se o grupo é particular, é direito de seus moderadores só aceitarem os membros que coadunem com o grupo.  


Então, semana passada estava conversando com um grupo de meninas que eu conheci por intermédio de um grupo de fanfics do Nyah!; e, em certo momento, enquanto trocávamos links de nossas fanfics, elas descobriram que eu era da Liga. Uma das meninas fez um comentário que chamou minha atenção: “Nossa, você é da Liga dos Betas? Mas você é tão legal!”. Pedi para ela me explicar essa afirmação, afinal, não entendia a ligação entre não ser legal e ser um beta. Durante as duas horas seguintes, eu tive que ouvir que meus colegas eram arrogantes, prepotentes, grosseiros, presunçosos, insira aqui outra ofensa de sua preferência... Curiosa para saber se o caso era isolado ou geral, fui conversar com mais pessoas, para saber o que elas pensavam a respeito e, quase sempre, a resposta era a mesma: arrogantes, grosseiros, dá até medo de visualizar o perfil. Uma afirmou categoricamente: “EU ODEIO OS BETAS!” (em caixa alta e com exclamação). Decidi então que precisava desmistificar esse preconceito, e fiz questão de que as meninas me contassem o que exatamente elas não gostavam nos betas. Abaixo vou listar os cinco maiores motivos de ódio errôneo direcionado aos betas.


 1) “Eu não gosto dos betas, porque eles excluíram minha fanfic.” Sinto lhe dizer meu caro jovem, mas os betas não têm esse poder grandioso de excluir ou não uma fanfic. Quem cuida dessa parte são os staffs do site, que vale a pena lembrar, só excluem fanfics que infringem alguma regra de postagem ou conduta.


 2) “Ok, quem excluiu minha fanfic foram os staffs, mas tenho certeza de que foi um beta que denunciou!” As denúncias são feitas de maneira anônima, então, não, você não pode ter absoluta certeza de que foi um beta que denunciou. Quero ressaltar também que não existe peso maior: uma denúncia feita por um usuário do Nyah! vale e será devidamente respondida, do mesmo jeito que a de um beta. E, voltando para o item acima, só são excluídas as fanfics fora das regras.


 3) “Por que os betas não aceitam betar a minha fanfic?” Temos várias hipóteses aqui, mas vamos para a principal: você está fazendo isso correto? Tem certeza? Ao fim do artigo, deixarei o link do “Guia básico para encontrar um beta”, desenvolvido pela staff (e não beta) Kori Hime. Lá está tudo escrito bem bonitinho e, se você tiver paciência para ler, verá que algo estava errado das outras vezes que você enviou a MP.Vale a pena lembrar que um beta pode negar sua fanfic,simplesmente por achar que não combina com ele (por mais que todas as especificações de sua fanfic batam com as do classificado dele).


 4) “Os betas são arrogantes demais, nunca falaram comigo, não respondem minhas MPs, nunca me convidaram para jantar…”A Liga dos Betas é composta por quase 100 membros. Agora, pense em sua sala de aula. Se com quarenta pessoas é difícil se identificar e fazer amizade com todos, imagine em um site com o tamanho do Nyah!. Gostaria também de lembrar que nós da liga realizamos betagens, além da inúmeras atividades que já temos em nossas vidas, sendo assim, não ficamos 24h por dia online, fazendo amizades site afora. Mas, particularmente, não me importo de responder pessoas que falam comigo por MP. Provavelmente a maioria dos betas também não vão comer seus dedinhos à noite se você o fizer.


 5) “Tenho muito medo dos betas. Acho que, se for falar com eles, eles irão me humilhar ou excluir minha conta ou fanfic.”Não para todas as afirmações acima. A faixa escrita “Liga dos Betas” só nos dá habilitação de betar fanfics no site. Se cometemos irregularidades, somos punidos da mesma forma que qualquer usuário do site. Ou seja, esse medo é totalmente infundado. Novamente, excluir fanfics está fora do nosso poder. Quanto à humilhação, nenhum usuário do Nyah! tem esse direito. E, se um beta o fez, você deve relatar isso aos coordenadores da Liga. Só pedimos discernimento, pois uma denúncia é algo muito sério, e só deve ser feita se realmente necessária.


 Fazendo um resumo de tudo acima, a Liga dos Betas não é um conjunto de monstros canibais que querem exterminar todos os usuários do site. Nós somos monstrinhos legais, que só desejam o bem para sua estória. E, diferente do rótulo que temos hoje, somos super sociáveis, amigáveis e, esporadicamente, podemos até ser engraçados.



Links para consulta: Guia básico para encontrar um beta - http://fanfiction.com.br/noticia/256/guia_basico_para_encontrar_um_beta/ 

*Edição feita para trocar o nome do autor. Equivocadamente pensei que fosse a Elyon, mas na verdade foi a Carol F. Desculpem-me

31 comentários:

  1. Toda vez que vejo um post desses meu sangue sobe a cabeça. Sou um beta, e não entendo o porquê de termos pegado a fama de "mals". As pessoas/usuários do Nyah! conversam com UM beta, e se a conversa DESTE beta não foi realmente "boa" eles simplesmente dizem a si mesmos que todos os betas são daquele jeito. Eu amo betar, e gosto muito de conversar com as pessoas. As MP's são uma das coisas que eu mais gosto no Nyah!, e metade do meu dia se passa lá, respondendo solicitações e até pedidos de "amizade". Sinceramente, sinto raiva quando alguém me pede algo que não posso cumprir e depois a pessoa fica com raiva porque não fiz.
    Odeio denúncias! Não denunciei ninguém até hoje e provavelmente não vou denunciar. Assim como eu não queria que fizessem comigo, não faço com eles. Agora eu me pergunto: será que eles também pensam assim? Será que ficariam como fico quando lessem um post no blog escrito "Nós odiamos os usuário do Nyah! Fanfiction"? Tenho certeza que sim. Seriam os primeiros a nos denunciar ou fazer qualquer coisa que nos prejudicasse (Não digo todos. Aliás, é uma minoria as pessoas que são grossas com os betas, mas essa minoria está aumentando por más influências).
    Tomara que o povo desperte. Tomara que entendam que nós não somos monstros. Que somos como qualquer um deles. E se temos a "faixinha", é porque queremos ajudá-los, não prejudicá-los!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disseste tudo! Não tenho nada a acrescentar. Eu realmente tenho esperanças que isto pare...

      Excluir
  2. Muitas vezes li postagens de blogs escritos por membros da Liga dos Betas, que tratavam justamente da relação entre autores e betas, principalmente daquelas relações discordantes. Uma das mais clássicas é uma lista das desculpas mais escrotas dadas pelos autores. Mas como essas postagens foram escritas tempos atrás, achava que essa discórdia havia amenizado um pouco.
    Mas ao ler esse texto, fiquei surpreso. Não sou da Liga dos Betas, não sei como é fazer um trabalho, o mais decente o possível, para ouvir um autor metido a Tolkien dizer "Mimimi, você tá com inveja da minha fic". E a única vez que procurei um beta para betar uma fanfic minha foi no desafio de férias que ocorreu recentemente. Todavia, minha empatia permite compreender um pouco da dor dos betas, que ganham fama de serem arrogantes, maldosos e algum adjetivo negativo da vida, só porque fizeram apenas e unicamente o trabalho de um leitor beta.
    E qual a necessidade desses boatos maldosos? O autor metido a Tolkien recebeu uma crítica e achou que o beta tava esculachando a fic? Mesmo se esse autor não pedisse ajuda para um beta e postasse a fic mesmo assim, cedo ou tarde um leitor apareceria e escreveria um comentário crítico, daqueles que apontam as falhas da história. E aí, como vai ser? Vai pedir colo pra mamãe? Não, procure aprender com os erros, edite a história e siga em frente.
    Ninguém merece ser odiado só porque alguns não souberam lidar com críticas. E críticas são diferentes de um comentário que apenas fala mal da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós ganhamos o dia com esses comentários ♥ Uma crítica não é uma coisa má, mas a pessoa que está do outro lado tem que as saber receber. A nossa ideia não é rebaixar o autor, até porque, se não nos identificar-mos com a fic preferimos recusá-la, pois a betagem não seria tão bem feita.

      Eu nunca sofri de críticas, mas acho que é triste e sinto-me ofendida ao ouvir isto.

      Beijos.

      Excluir
  3. Excelente, Carol. Falou tudo o que deveria e foi muito clara em suas explicações. A verdade é essa, mesmo com muitos torcendo contra: NÓS SOMOS LEGAIS, PESSOAL! Rs É difícil de acreditar, mas somos. É mais fácil (e inteligente) enviar uma MP para um beta e buscar conversar com ele do que dar razão a boatos, não é? Aquilo de 'ver com os próprios olhos', é um conselho que dou. Ninguém vai destratar, humilhar ou ofender. Pelo contrário, estamos aqui para ajudar, para socializar. Por isso estamos em tantos lugares: no blog, no ASK, no facebook. Tudo isso é e sempre vai ser pra facilitar a interação com o público e desmentir essa ideia de que beta é anormal, beta é comedor de jovens ficwriters, beta é alienígena da pior espécie XD

    ResponderExcluir
  4. Excelente, Carol. Falou tudo o que deveria e foi muito clara em suas explicações. A verdade é essa, mesmo com muitos torcendo contra: NÓS SOMOS LEGAIS, PESSOAL! Rs É difícil de acreditar, mas somos. É mais fácil (e inteligente) enviar uma MP para um beta e buscar conversar com ele do que dar razão a boatos, não é? Aquilo de 'ver com os próprios olhos', é um conselho que dou. Ninguém vai destratar, humilhar ou ofender. Pelo contrário, estamos aqui para ajudar, para socializar. Por isso estamos em tantos lugares: no blog, no ASK, no facebook. Tudo isso é e sempre vai ser pra facilitar a interação com o público e desmentir essa ideia de que beta é anormal, beta é comedor de jovens ficwriters, beta é alienígena da pior espécie XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÓS SOMOS LEGAIS! Sério, eu morro de rir ao ler os comentários no face, não há razão para sermos considerados como arrogantes e antipática! Nunca mal-tratei um autor meu e sinto-me ofendida quando oiço isto.

      Excluir
  5. Chato né? A moderação passa por isso também. Somos hostilizados, xingados e odiados por fazer o trabalho que fomos convidados a fazer.
    O mais engraçado é que essas respostas "arrogantes, prepotentes, grosseiros, presunçosos, " não tem fundamento e sequer existe provas.
    Apenas aquela bobagem de que as pessoas acham que o fato de alguém se prontificar a "corrigir" outra pessoa, ela está se achando melhor. hehehehe
    Bobagem não? Quem está perdendo mesmo?

    Ps.: Todos os dias eu faço um passeio pelas categorias do Nyah e deleto mais de 20 histórias que violam as regras do site.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, felizmente, nunca passei por isso. Mas acho que isso não tem razão de ser. É bobagem mesmo!

      Tenho a certeza que se toda a gente contribuísse com a sua parte (ler as regras) estas coisa não aconteceriam, ou não aconteceriam tanto (haveria sempre alguém a estragar tudo). Se bem que os círculos coloridos que o Seiji pôs em volta da imagem de perfil não ajudam nada.

      Beijos.

      Excluir
  6. Bom! Não sou "Beta", aliás, não sou nenhum exemplo de autor, mas nunca cheguei a ofender nenhum beta ou acha-lo mau por criticar a minha fic. Aliás, até gosto das criticas. Isso mostra que o "Beta" esta prestando atenção na fic e deveríamos estar agradecendo-os por isso. Primeiro de tudo, a critica não é a mim e sim a fic, você tem o direito de aceitar ou não as criticas e fazer de seu modo. 2º Vocês não sabem como é satisfatório perceber sua evolução como escritor e receber um elogio do próprio "Beta" do tipo " Nossa! Você melhorou muito em tal aspecto" ou ressaltar seu ponto forte. Acho revoltante este pensamento em relação aos betas que tanto fazem por nós gratuitamente e pacientemente. Simplesmente bato palmas pela bela iniciativa. Só tenho elogios para oferecer à todos os betas. Sem exceções!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz (eu e todos nós) com o teu comentário ♥ Nós amamos o nosso trabalho e estas críticas, por muito que não parece, magoam.

      Beijos

      Excluir
  7. Estou pasma que isso aconteça! Eu adoro minha Beta, ela é super compreensiva e nunca foi arrogante, prepotente ou qualquer outro adjetivo ofensivo. Apesar de minha experiencia com Betas se limitar a ela, quando eu estava procurando por um, pelos perfis que li, não encontrei nenhum que eu pudesse dizer "com esse não faço. Ele (a) parece arrogante, chato e etc...". Por isso não entendo de onde surgiu isso, sinceramente estou surpresa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia disto, mas não sabia que tinha tal amplitude. Posso dizer que quando li o post fiquei pasma! Ela, se ler o teu comentário, certamente adorará.

      Beijos.

      Excluir
  8. O que é um beta? O que eles fazem? O que significa "betar"? Sou nnova nisso de fanfic, não sei do que estão falando... Alguém pode me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro ninja! Eu vou tentar fazer um explicação rápida e curtinha, mas se mesmo assim tiveres dúvida está aqui o link do meu perfil (http://fanfiction.com.br/u/267364/), manda-me uma MP e eu respondo mais detalhadamente.

      Um beta reader, mais conhecido como beta, é uma pessoa que vai ler e CRITICAR a história antes de ela ser 'lançada para o mundo'. Um beta vai ler a história com uma atenção que normalmente não existe e analisar tudo.

      O que eu quero dizer com isto é que um beta vai desmontar a história em pedaços e analisar cada um separadamente, antes de os voltar a juntar. Vai analisar o enredo, as personagens, o cenário, tudo. Vai apontar o que está mal e dizer maneiras para corrigir, sendo que o autor pode aceitá-las o recusá-las. Vai dizer quando algo está fora do lugar ou não se enquadra, pois teres alguém de fora a ler a tua fic, é diferente do que seres tu a lê-la.

      Betar é o que o beta faz.

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida já sabes!

      Beijos

      Excluir
  9. Estava lendo este tópico e preciso fazer um desabafo. Sou alguém que posta histórias no Nyah e particularmente tenho lido sobre os betas. Acredito que o trabalho seja interessante mesmo. Mas eu compreendo de onde surge esse preconceito para com os betas e como não escrevo tão mal assim (sei bastante português, amo de paixão) também entendo como os betas se sentem. Vou contar o meu caso. Uma vez, há mais de um ano, postei um capitulo de uma fanfiction sobre um tema. Daí umas duas horas, alguém leu e criticou a minha história de um modo que achei que não era para tanto. Essa pessoa encrencou comigo por causa do travessão mal colocado como se fosse a pior coisa que eu poderia ter feito no mundo! E ainda disse que os meus personagens não tinham personalidade e que eu não sabia escrever direito, que daquele assunto ela era expert. Olhe, é uma coisa empática, concordo que não é correto escrever hífen no lugar do travessão, essa pessoa não está errada, mas precisava ter sido tão arrogante? A única coisa que eu estava querendo era um estímulo para escrever, céus! Comecei a chorar em casa, nem sabia o que responder a essa alma infeliz... Enfim, postei o outro capítulo que era mais desenvolvido (que tinha sido feito antes) e a tal , tenho certeza de que lá no fundinho viu que pegou pesado e tentou consertar...Não tinha jeitomo estrago já estava feito e ainda assim ficou pegando muito no meu pé, escrevendo em maiúsculo por causa de um hífen no lugar do travessão como se eu estivesse assassinando a gramática inteira. Percorri o site, li outras fanfics para ver se alguém já tinha feito esse tipo de crítica para outro escritor, enfim, mas não vi nada, se essa criatura fez alguma outra vítima, o escritor referido com certeza apagou os comentários. Fui à página de biografia dessa alma e lá ela já vinha fazendo ameaças que nem precisava denunciar para a moderação que era desse jeito mesmo e a moderação tinha mais o que fazer do que punir gente como ela. Deixei a fic pela metade e nunca mais tive vontade de escrever aquela história e nenhuma outra história também e demorei um ano e meio para recomeçar a escrever um tema totalmente diferente e que infelizmente ninguém consegue betar, mas tem pessoas que comentam e me ajudam, graças a Deus, os próprios fãs do tema. Não me identificarei nem revelarei o apelido dessa pessoa porque ela deve ser coisa alta, é dona de um site grande, enfim, não cabe a mim julgar ninguém, mas juro que se uma pessoa dessas vier fazer esse tipo de destroço comigo outra vez, vou denunciar! Nota: Procurei essa criatura dentre os betas e, se está participando está usando um nome diferente, perdão que sei que tem gente que nem merece estar lendo isso, mas marcou muito. Obrigado quem leu e consegue me entender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um caso muito mau. Asseguro-te que não foi nenhum dos betas da Liga, pois nós, no máximo, apontaríamos o erro e diríamos para tomares atenção da próxima vez. Nós, naquele caso, estaríamos a ler, não a betar, e por isso não agiríamos assim.

      Tens a certeza que ninguém pode betar a tua história? Olha nos classificados, pois ainda por cima temos mais betas a entrar esta semana, pode ser que algum possa.

      Beijos flor <3

      Excluir
    2. Obrigada por publicar e responder! Concordo que não, essa pessoa não deve estar na liga. E, sim, creio eu que encontrei alguém disposto a betar uma fanfic minha, até mandei uma mensagem, mas ela se encontra um pouco ocupada no momento, pelo que entendi. Irei aguardá-la com carinho, outro beijo!

      Excluir
    3. Certamente que tudo vai correr bem! Não custou nada responder.

      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  10. Eu não sou uma beta e só consultei um beta desde que foi "fundado" a liga dos betas, foi para o desafio de Natal, o Beta é um cara super legal, ele foi tão educado e em nenhum momento teve essa "humilhação" que muitos falam. Vou falar que é o Beta Jean <3 (sempre que eu tiver uma fanfic pronta vou tentar ver se você está livre)
    Quanto aos outros eu não sei, pois como disse ele foi o primeiro até agora, então a minha visão dos betas é o Jean.

    Flw

    PS: Beijinho no ombro pro recallq passar longe :v ;)

    ResponderExcluir
  11. Olha, eu nem sou beta e apesar de uma vez ter entrado em contado com um e não ter sido respondida imaginei que foi por que fiz algo errado e não perdi a cabeça por isso rs
    As pessoas tem algo chamado por nós leigos de opinião própria - livre arbítrio - e isso é direito de todos.
    Não entendo por que dessa fama.

    ResponderExcluir
  12. Hum, eu não sou beta. Na verdade a única vez que tive contato com um foi no desafio do Nyah! Porque era obrigado ter um e a experiência não deu muito certo e a beta acabou sendo "castigada" quando eu fui falar com a Kori Hime. Eu tinha medo de falar com eles, admito isso sem problema nenhum... Não sei, mas... Acho que o problema é comigo. E não digo que os betas do Nyah são arrogantes nem nada do tipo, a Kori Hime me tratou super bem quando falei com ela, a beta que ela "castigou" e eu fiquei bem mal por causa disso... Me deixou meio traumatizada em procurar outro beta, eu não sou do tipo que gosta de causar problema pros outros. Mas a verdade é que conseguir um beta no Nyah é um trabalho de Hércules. Eu desisti mais ou menos uns dois anos depois que entrei, a maioria que combina com a história tá indisponível ou tem algum aspecto que não beta ai desconsidera-se todos os aspectos que poderiam levar à betagem, ou então só está disponível para Ones... Acabei por desistir e escrever por "sorte divina". Peço aos meus leitores que me desculpem qualquer coisa e tento fazer o meu melhor.
    Esse post me chamou atenção porque eu já ouvi muito isso... Mas não o "odeio" os betas e sim o "tenho medo dos betas", acho que isso acabou internalizando em mim e por isso fiquei tão apavorada quando tive que procurar um. Foi legal ler esse post e ficar por dentro da perspectiva de vocês, às vezes a gente vive tanto tempo em meio aos "autores" que ignora o fato de que vocês também tem um lado que a gente não sabe. Eu não tive muita experiência com vocês, mas... Não tenho mais medo de vocês agora rsrsrs e desejo de coração que essa tensão Autor X Beta termine, afinal, vocês só vem a acrescentar na história (Quando um autor consegue a ajuda de um de vocês rsrsrs). É isso. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há razão para o medo. Aconteceu uma vez e temos muita pena, mas temos muitos outros betas disponíveis. Quanto a não haver betas disponíveis, no início/meio de Julho devem entrar mais, por isso fica atenta e quem sabe não tenhas sorte? Beijos

      Excluir
  13. Acredito que várias pessoas pensam assim, até porque sabendo que o que mais existe no mundo é ignorantes com tamanha negligência (o que está a aumentar de dia para dia) e sabendo que a metade dessa maior existência de cidadãos ignorantes vive a invejar porque não conseguiu ou não teve qualquer coisa é esperado que isso viesse a acontecer.
    Quem não gostaria que fosse diferente? Todos as poucas pessoas do mundo que não são ignorantes de certo! Acredito que se as pessoas tomassem consciência e que fossem mais maduras ao ponto de parar de invejar e acusar sem qualquer prova concreta o mundo acabaria por evoluir mais depressa. Eu por acaso não sou beta mas admiro e respeito muito quem é beta, um dia também quererei ser uma beta açoriana (irei lutar até ao fim para concretizá-lo) admiro o que fazem pelos escritores iniciantes não são obrigados a ajudar porém o fazem sem pedir qualquer coisa em troca e deviam pensar nisso antes de ofenderem qualquer beta. Não acredito que os betas sejam más pessoas muito pelo contrário são pessoas comuns (todavia não são más pessoas até porque existe o bem e o mal e vocês são do bem) apenas com um dom especial: Tornar a escrita mais enriquecida e menos desprezada pela humanidade (até porque há muitas pessoas que não lêem para enriquecer o seu modo de falar e de escrever no seu quotidiano ou seja há poucas pessoas que levam a escrita a sério) e tornar as suas dicas mais acessíveis aos autores iniciantes cujo o seu maior sonho é escrever livros ou seja ser autor de vastas obras como também os betas têm esse sonho... Estarei enganada?
    Bem quanto há inveja é porque ser beta é uma responsabilidade e um dom (como tinha dito anteriormente) que todos querem contudo que poucos conseguem! Bem é tudo um beijo para a liga dos betas e continuem a ser o que são porque vão longe ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que disseste está certo. O nosso trabalho é totalmente voluntário e tem como objetivo ajudar novos e velhos autores. Por isso, não percebemos de onde vem o ódio.
      Obrigada pelo comentário, gostei muito!

      Beijos

      Excluir
  14. Até hoje eu não entendo esse enorme problema que alguns escritores tem com seus betas. De verdade. Confesso que não cheguei a usar o sistema do Nyah! para buscar um beta, pois em todos os anos que escrevo, sempre tive amigos que se propuseram a fazer isso. Aliás, digo mais: eu tive 3 grandes betas durante minha vida como escritora até agora e, a mais recente, é simplesmente a minha paixão! Além de ser uma excelente beta, é uma das minhas melhores amigas, confidente e até co-autora, se bobiar! rs Então, se preciso de ajuda para desenvolver a história, ela dá opinião, ela me orienta, além de sentar e me ajudar a corrigir pacientemente os erros que vão surgindo na fic.

    Acredito que grande parte da hostilidade venha pelo fato dos betas, em geral, serem extremamente rígidos com seu trabalho. Não é porque a fanfic é interessante que aquela frase pode ficar montada daquele jeito horrendo que assassina a gramática; isso é imperdoável! Muitos autores podem pensar que, devido a essa atitude, eles são grossos. Mas não. Acredito que, para bom andamento da história, autor e beta deveriam dialogar mais abertamente, deixando claro o que, por exemplo, não tem condições de ser mudado (afinal, algumas coisas precisam de licença poética, não é mesmo? rs). Esses são alguns parâmetros que eu e minha beta utilizamos para que a história, por vezes, não perca o sentido original devido a uma mudança gramatical (normalmente aplicada em falas de personagens).

    Uma excelente matéria! Espero que os novos escritores, e os velhos também, entendam que os betas estão ali para nos auxiliar. E que essa imagem de "monstros canibais" suma com o tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. :D Nós também esperamos que ajude os autores a perceberem que nós não somos "monstros canibais".

      Excluir
  15. Talvez o tal "medo dos betas" seja porque o beta é geralmente uma pessoa bem mais experiente que você, que escreve muito corretamente e, portanto, parece sério demais hsuahsa (Sim, é um pouco intimidante). Agora, odiar betas? Eu acho que uma pessoa que resolve dedicar um pouco do seu tempo para ajudar autores novatos a escreverem melhor não pode ser tão ruim :)
    Confesso que sou aspirante a beta, mas considero a responsabilidade grande demais para o meu tempo disponível, hhsuahsuha.

    O máximo que aconteceu na minha experiência com betas foi ter que esperar tempo demais pela betagem. Eu estava muito animada pra postar minha história, mas de tanta demora, eu desanimei. Pode ser só o caso daquela beta em questão, que aliás, pediu desculpas, mas a impressão ficou. Agora geralmente não procuro betas, principalmente porque me considero relativamente boa em gramática, narração, etc, então não tenho essa insegurança, e porque dá pra postar na hora que eu quiser.

    Eu também tive muita dificuldade em achar algum beta que se encaixasse nos meus parâmetros porque tem que ficar lendo um por um, e as descrições são longas. Por que vocês não desenvolvem alguma ferramenta de busca por fandom e categoria? Seria muito útil meeesmo.

    Abraços!

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana