Dicas para escrever um bom drama, terror e angst [1/3]

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Por Holly Robin (Liga dos Betas)


Olá, queridinhos da Tia Holly! Estou aqui para guiá-los no entendimento de três gêneros que muitos escritores arrancam os cabelos para conseguir escrever. Terror, drama e angst. Pensei inicialmente em começar pelo terror, o favorito de muitos, mas, como o melhor sempre deve ficar para o final... Começaremos pelo drama. Então, preparados? Vamos lá!

No universo literário, uma boa história de drama é aquela onde os personagens não são apresentados na cena, eles atuam entre si e desenvolvem tudo através do diálogo. Seus fracassos a cada tentativa de resolver seus problemas é o que dá vida à história!

Compreendido o que é um drama e ultrapassado este pequeno obstáculo, vamos às dicas.


a)     Alguém tem que fazer a cena ficar dramática: Uma cena dramática não é aquela em que a garotinha perde o seu belo cachorrinho e começa a chorar. Não! Vamos pensar na cena dramática como aquela em que o personagem, não só o principal, mas qualquer outra pessoa, deve ter uma vontade simples, uma razão para aparecer na cena. Essa razão e necessidade precisam conduzir ao fracasso. Mas eu preciso fazer o meu personagem sofrer todo final de capítulo? Não, você pode colocar um equilíbrio entre cada cena, mas que todos os acontecimentos se sustentem de uma forma que não vá entediar o leitor. E esse é o assunto do nosso próximo bloco.

b)     Não deixe o leitor entediado: Mas como fazer isso? Muito simples, vamos evitar cenas em que dois personagens falam de um terceiro. Isso chateia o leitor, todo mundo. Não transformem suas histórias em um conto mexicano, onde todos se interessam mais pela vida de fulano ou beltrano.

c)     Não dê todas as informações de bandeja para o seu leitor: Um drama precisa ser seguido de uma boa pitada de suspense; não só o drama, qualquer gênero precisa disso para se sustentar. Ninguém irá querer ler algo em que ele já sabe o que irá acontecer. Atice a curiosidade das pessoas! Faça-as terem um motivo para gostarem do que leem.

d)     Quando for escrever, tente seguir três regrinhas básicas: Sei que cada um tem a sua forma própria de escrever, mas quando se trata de um drama, precisamos pensar em três perguntas básicas.

1 – Quem quer o quê?
2 – O que acontecerá se não o conseguir?
3 – Por que neste momento?

Estas três perguntinhas são uma boa base para o roteiro do seu capítulo e pode evitar possíveis furos e inconsistências no que escrevem. Nada pior do que passar horas escrevendo para, no fim, ver que a verossimilhança foi para o espaço.

e)     Fujam dos clichês! Nada pior do que ler uma história clichê e sem inovações. Tentem ser originais, óbvio que não dá para fugir de certas situações clichês que o público ama, mas isso não significa que toda a sua história precisa ser repetitiva.


    Espero que estas dicas ajudem vocês na construção de uma boa história de drama. Até a próxima, meus queridos. Na nossa próxima seção de dicas, teremos angst!

*****

Material consultado:

13 comentários:

  1. Texto muito útil, vai me ajudar bastante com minhas fics!

    http://amaranthinethings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hallo!

    Muito bom post! :D
    Já sabia que o bom drama era alcançado por não ser possível ao personagem obter o que quer, ou consegui-lo, mas sofrer com as consequências... No entanto, acho que explicaste muito bem como se construir uma cena dramática!

    Abordaste os pontos principais e explicaste-os muito bem, de forma muito organizada e usando uma sequência lógica! Gostei muito!

    Fico a aguardar pelos próximos :D, quero aprender um pouco mais sobre como escrever um bom "angst"!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei este post! Creio que este post ajudará muita gente, pois acho que é um ponto onde as fics têm muitos "buracos". Beijos ♥

      Excluir
  3. Wow, muuuito obrigada :3 Esperando ansiosamente pela a parte 2 e 3 :D

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! Esse post ajudou de uma forma indescritível, sério. Não apenas em relação ao drama, mas de um modo geral.
    Espero pela parte dois e, principalmente, pela três.
    E... obrigada o/

    ResponderExcluir
  5. Olha só, um post com exatamente o que eu procurava.
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post. Vai ajudar muito nas minhas fanfics!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das dicas. Vou escrever um roteiro para um curtas que faremos no meu Colégio, e pretendo escrever um drama. Mas não sou familiarizados com o gênero, então essas dicas foram como uma luz no fim do túnel para mim! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos contentes por teres gostado! Boa sorte com a tua história! :)

      Excluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana