[Pedido] Escrevendo cenas românticas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Por: Mayy-chan (Liga dos betas)



Olá. Hoje falaremos sobre algo que é motivo de dúvida entre muitos ficwhriters que conheço. Penso ser sobre algo que até alguns renomados autores têm certa dificuldade: falaremos sobre como narrar uma cena de romance.

Quem aí já se cansou de fanfics em que, nas cenas de romance tão esperadas, leem apenas as seguintes palavras: “E ele me beijou”, ou coisas horrivelmente melosas em que a personagem passa um terço da fanfic descrevendo o seu beijo maravilhoso com o seu “príncipe encantado”.

Pois bem, para se escrever uma boa cena de romance, temos que nos lembrar de um fato importantíssimo: beijos são coisas que nos despertam sentimentos. Não importa se foi nojo, por causa de uma situação forçada ou apenas desagradável, ou felicidade, pois a personagem esperou por muito tempo por aquilo ou simplesmente achou agradável.

Outra coisa que é muito importante: o primeiro beijo nunca é algo intenso ou divino. Que atire a primeira pedra quem teve o seu com seu príncipe encantado no meio de uma praia com um lindo pôr-do-sol ao fundo e uma trilha sonora perfeita tocando. Vamos ser um pouco realistas, okay? Sua personagem pode até gostar, porém não pode ser algo profundamente intenso. Contudo, temos que lembrar que, ela querendo ou não, vai ser inesquecível.

O mais importante nessas cenas, é se lembrar de suas próprias experiências ou se inspirar em algumas autoras que realmente são boas nisso, cujos livros sejam mais focados no romance.

Também não podemos nos esquecer de que cenas de romance não são apenas beijos. Abraços, cafuné, andar de mãos juntas e outras coisas assim, também são contados como romance e, além de darem um toque mais real à fanfic, ainda fazem com que seu texto fique mais rico.

Vejo muitas autoras confundirem a forma como narrar o afeto que a personagem sente pelo seu melhor amigo, e o amor que sente por aquele cara que faz seu coração bater mais forte. E isso é algo essencial, por isso vou tentar diferenciar ambos os sentimentos:

Um sentimento de afeto é bem mais calmo, agradável e que faz o coração ficar estabilizado. Já o amor é bem mais conturbado, desesperador e faz sentir como se fosse vomitar todo o coração.

E, claro, não podemos esquecer que para compor uma cena de romance, a personagem não deve apenas chegar ao lugar onde está o garoto de seus sonhos, falar qualquer coisa sem sentido e, de repente, os dois estão se beijando. Antes disso temos que criar um cenário, além da forma como os dois personagens foram parar lá juntos.

Também não é adequado, a meu ver, fazer uma cena de beijo um dia após o casal se conhecer. Seria bom ter uma espécie de “enchimento”, nada que seja do tipo: “Eles se esbarraram na rua, ele olhou nos olhos de Jujuba e beijou-a”. Até porque, se fosse assim, não seria romance.

É extremamente importante, porém, e a maioria das pessoas se esquece, ter em conta que o nosso corpo envia sinais de quando estamos interessados por uma pessoa. Exatamente pelo fato de quase ninguém se lembrar, resolvi citar alguns sinais que me parecem ser importantes:

(1) Demonstrar cuidado com a aparência;
(2) Sorrir com frequência;
(3) Posicionar o corpo na direção da outra pessoa;
(4) Inclinar o corpo e imitar a postura do outro;
(5) Tocar na outra pessoa;
(6) Ficar muito perto durante uma conversa;
(7) Olhar fixamente para a outra pessoa;
(8) Prestar muita atenção na outra pessoa;
(9) Tomar a iniciativa de contato;
(10) Prolongar o encontro;

Mas é claro que não podemos nos esquecer de sempre manter a personalidade dos personagens. Isso é um fato de suma importância.

Agora penso que deu para tirar boa parte de suas indecisões sobre as cenas romance. Espero que tenham gostado e possam fazer bom uso dessas dicas em suas fanfics.


18 comentários:

  1. Quando você falou do "e então ele me beijou" eu pensei de cara no Percy e na Annabeth, tipo quatro livros e aquilo kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi super sem graça, cara e.e USHAUHSUAHSU.

      Excluir
    2. Eu também pensei direto nisso kkkkk dá vontade de prender o tio Rick em uma cadeira e fazer ele reescrever isso direito!

      Excluir
    3. Verdade!Esperei quatro livros para uma frase sem graça! Mas como a saga é de aventura, Rick não tinha o dever de fazer uma super cena romântica.

      Excluir
    4. No crepúsculo foi mais ou menos assim também 😑

      Excluir
  2. Adorei! Estou começando a escrever um romance e isso me foi bem útil.

    ResponderExcluir
  3. Hallo!

    Post super instrutivo!
    Focaste-te em pontos muito úteis para o desenvolvimento dos romances: contexto, aumento gradual de tensão, sentimentos evocados no leitor, expectativas e a sua (ou a sua falta) realização, formas de expressão.

    Foram muito úteis para me relembrar do que é importante, e tê-los-ei frescos em mente quando for escrever o meu próximo romance!

    Uma dica que eu acho que é necessária, tendo em conta algumas fanfics que já li, é: não se esqueçam que o amor entre duas pessoas não se manifesta apenas em cenas de beijos ou cenas românticas; está presente em tudo o que elas fazem, quer estejam juntas, quer não estejam.

    Muito obrigada pelo teu post!

    Um beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a autora ficar super feliz por este comentário super fofo *-* Ainda bem que gostaste. Beijo

      Excluir
  4. Oi. Desculpa incomodar, é que eu tô com uma dúvida sobre essa listinha de sinais.
    "(1) Demonstrar cuidado com a aparência;
    (2) Sorrir com frequência;
    (3) Posicionar o corpo na direção da outra pessoa;
    (4) Inclinar o corpo e imitar a postura do outro;
    (5) Tocar na outra pessoa;
    (6) Ficar muito perto durante uma conversa;
    (7) Olhar fixamente para a outra pessoa;
    (8) Prestar muita atenção na outra pessoa;
    (9) Tomar a iniciativa de contato;
    (10) Prolongar o encontro"
    Uma garota na minha fanfic gosta de um cara, só que ela é altamente tsundere. Sabe aquelas brutinhas revoltadas com a vida? Pois é. Ela raramente sorri sem sarcásmo, detesta contato físico, não consegue olhar nos olhos do garoto porque fica nervosa/vermelha, etc. Acho que dá pra entender que ela gosta dele na fanfic e está lutando contra esse sentimento, mas mesmo assim, eu queria saber se estou fazendo algo errado. Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso sim ajudar! Mesmo que a personagem seja bruta e esteja a tentar lutar contra o sentimento ela mostrará sempre alguns sinais... Sorrir com mais frequência, segui-lo com o olhar quando ele passa são as coisas mais normais.
      O melhor seria tu falares com o teu beta, se tiveres um. Senão, procura um.
      Se não quiseres procurar o link do meu perfil é este - http://fanfiction.com.br/u/267364/ Envia-me uma MP e explica-me que és tu e eu ajudar-te-ia (não seria tu beta) neste ponto específico.

      Beijos

      Excluir
  5. Ajudou muitoo. Minha intenção era fazer alguma coisa mais intensa e até meio sensual. Aqueles tipos de beijo que quando a pessoa fica ofegante e fala " Meu Deus". O que realmente faltava pra mim era os sinais que o corpo da, foi a solução do meu problema. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Graças aos deuses, finalmente encontrei um post bem explicativo sobre isso!
    Tenho muitas dúvidas em questão ao beijo do meu casal principal, pois é algo esperado, porém não quero que seja apenas o "ele me beijou", sem nenhum detalhe.
    Mas enfim...
    Obrigada pela ajuda!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi eU to escrevendo uma fanfic e não sei como fazer um triangulo amoroso você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te consigo ajudar, mas vou adicionar a tua ideia ao nosso banco de ideias! :)

      Excluir
  8. Olá, eu estou escrevendo uma fanfic onde minha personagem principal é divertida, tem a língua afiada e é realmente fiel aos amigos.E tenho cenas perfeitas para começar um romance só não sei exatamente como vou fazer um clima entre minha personagem principal e seu melhor amigo já que é normal eles se tocarem e se olharem e não consigo chegar no foco principal dos meus leitores implorarem por um beijo (e sendo que minha personagem vai namorar outras pessoas antes do melhor amigo, e acho que seria legal os meus leitores não verem a hora deles ficarem junto) e com isso o meu problema é não saber criar um clima entre eles. Você tem alguma ideia que possa me ajudar? (E sim vai ter quase beijos, pessoas atrapalhando eles no momento romântico eu só preciso de um ponto para começar)
    Obrigada ☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reparei as datas e acho difícil que me responda, então se ainda estiver aí por favor me responda

      Excluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana