O desafio do mês

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Por: Hairo-Rodrigo (Beta-Newbie)
Link: http://fanfiction.com.br/u/82481/


Esse mês de novembro começou diferente na Liga dos Betas e vai começar diferente aqui no blog também. Para você que estava esperando mais um post com dicas e novas maneiras de se olhar para um texto, bom... Não foi dessa vez. Este é um post especial. Por quê? Por que é o primeiro post de novembro, e novembro é um mês de desafio.

Novembro é o mês do NaNoWriMo.

E agora tem gente aí se perguntando NaNo o que?! Esses caras piraram de vez?


Não! – Bem, não exatamente... – Para quem já conhece o projeto, perdoe essa pequena introdução, mas ela é necessária.

NaNoWriMo é uma abreviação para o termo em inglês National Novel Writing Month – Quer dizer, não é muito lá uma abreviação não é? – que significa, em tradução livre, “Mês Nacional de Escrever Romances” – o que também não é muito exato, pois deixou de ser “nacional” há muito tempo.

Apesar dessa confusão de nome, o projeto é um dos mais legais que tem por aí. Ele foi criado há muitos anos e é levado adiante por uma organização que se chama The Office of Letters and Light (O Escritório das Cartas e Luzes – em português) e consiste em uma ideia muito simples: desafiar escritores de todas as partes do mundo a escrever 50.000 palavras em um mês. São 30 dias, em média 1.667 palavras por dia, para se alcançar a grande meta de 50.000.

Entenda que não é preciso que a sua história seja uma original para ser participante. Você pode muito bem escrever uma fanfic. Ou então uma coletânea de contos com a mesma temática, é você quem sabe. Você também pode escrever em qualquer língua. Não é preciso que se escreva em inglês!

E não é preciso terminar a história em um mês. A meta é atingir 50.000 palavras. Se você escrever as 50.000 e ainda não tiver alcançado seu último ponto final, não se incomode. A meta está batida, você conseguiu!

E se você conseguir pode ser considerado um vencedor oficial, com direito a broche digital e tudo. O que você ganha com isso? 50.000 palavras escritas, fresquinhas, de uma história (que ainda vão precisar ser revistas e editadas, mas ainda assim, um grande passo não?).

O projeto propõe uma espécie de isolação literária, com o objetivo de fazer com que você escreva o máximo possível, no espaço de tempo de um mês. Você se propõe a começar a escrever no dia 1 de novembro e parte em rumo a sua meta, sem cansar até o fim do mês. E o mais legal é que você não faz isso sozinho. Hoje, são mais de 250.000 pessoas inscritas no NaNoWriMo, de todas as partes do mundo. São grupos no facebook, páginas no twitter e muito mais. É uma enorme comunidade de escritores se desafiando e incentivando um ao outro a continuar escrevendo, sem parar.

Em termos de ânimo e incentivo, acho que nunca vi nada igual. E a organização do projeto também não deixa por menos. São cartas de incentivo diretamente de escritores famosos (os anos anteriores contaram com pep talks de Meg Cabot, Chistopher Paolini, John Green, entre muitos outros), e-mails divertidos de incentivo (eu mesmo recebi um e-mail escrito pelo “meu futuro livro” implorando para que eu o escrevesse em novembro), recomendações de blogs com dicas de organização e planejamento, entre muitos outros meios que buscam sempre a mesma coisa: incentivar você a escrever mais.


Ótimo, muito legal! Mas o que a Liga dos Betas tem a ver com isso?


É muito simples, na verdade. Além de querermos divulgar o projeto e incentivá-los a participar, muitos de nós estamos participando também, afinal, além de leitores e críticos, nós também gostamos de escrever. Pensamos então que, talvez, compartilhar as nossas experiências durante esse mês pudesse ser algo muito interessante, além de incentivador.

Assim, especialmente durante esse mês de novembro, as sextas-feiras nós iremos contar um pouquinho de como foi a semana participando do NaNoWriMo. Um tipo de diário de bordo, ou de guia dos bastidores de como vem sendo participar desse desafio, e como estamos nos saindo.

Queremos, com isso, além de dividir e trocar experiências com os nossos leitores participantes, incentivar a todo mundo para que estejam ligados. O projeto principal acontece em novembro, sim, mas essa organização é ativa durante todo o ano, com diversos outros pequenos projetos como o Camp NaNoWriMo (uma versão diferenciada do desafio, acontecendo no meio do ano) e o Young Writers Program (Programa para Jovens Escritores), que é um projeto contínuo, voltado para os jovens escritores de hoje em dia.

Ou seja, queremos espalhar a ideia e contagiar vocês, convidando a se prepararem para serem, também, futuros participantes.

Acompanhe-nos nessa aventura, crie seus próprios desafios, se deixe incentivar. No fim, você estará algumas milhares de palavras mais próximo dos seus sonhos como um escritor...

16 comentários:

  1. Vou participar só porque o Coronel Hans Landa está todo serelepe pra cima de mim, não? Ok. Vou promover no Facebook do Nyah e dar meu depoimento sobre o Nanowri NanomaNano nano :( vou ter que subir a pagina para lembrar como digita isso. NaNoWRiMo AEE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que honra! Valeu! =)

      O nome é confuso mesmo, mas voce acaba pegando gosto pela coisa...hahahaha

      Excluir
  2. Muito legal. Estou junto nessa, escrevendo um novo capítulo a cada dia de um livro novo que, provavelmente, ia esperar ainda muito tempo para ver a luz do dia, se não fosse o Nanowrimo...

    Abraços e bons escritos a todos!

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante, vou participar! Mas será que vocês poderiam me esclarecer se é válido participar com livros de contos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, sim, Julia. O importante é que se escreva 50.000 palavras haha

      Excluir
  4. Post super diferente e super legal, Rodrigo.
    \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks! A ideia e as ilustrações super divertidas ficaram por conta do nosso grandiso Salow ;D

      Excluir
  5. bueno.... como so fiquei sabendo desse desafio hoje, acho que vou contar o meu mes a partir de hoje... e vou pegar uma das minhas fanfics, criar vergonha na cara e ir escrevendo enqto o nyyah nao volta....50,000 palavras??? bom, acho que o medalhao vai ficar gradinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Que máximo! Objetivo do post atingido!

      Faça mesmo seus próprios desafios que tudo funciona! E quem diria em? Nyah contribuindo indiretamente para a meta do NaNo enquanto fica fora do ar... hahahhaha

      Excluir
  6. Considero válida a ideia, não garanto participar, mas desejo que a minha fic que está parada a mais de 2 anos seja a meta de a escrever o máximo possível, até atingir 50,000 e assim ver o quanto evolui como escritora.

    ResponderExcluir
  7. Abençoado seja o Nyah, porque se não fosse pelo twitter do site eu jamais teria descoberto sobre o NaNoWriMo!
    Faz muito tempo que parei de escrever, mas agora me sinto pronta para voltar a compartilhar minhas histórias. Embora só tenha descoberto sobre o NaNoWriMo agora eu com certeza vou completar o desafio.
    Obrigado Liga dos Betas pela excelente dica :D

    ResponderExcluir
  8. eles fazem a contagem ou é nós que fizemos e o nyah! poderia fazer uma coisa desse tipo ou parecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles abrem o contador oficial dia 25 de novembro, mas o site tem um contador sim (descobri isso essa semana... hahhaha)

      Mas normalmente os editores de texto (Word, Pages, Libre e etc) tem seus próprios contadores também...

      Excluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana