[Pedido] Como narrar cenas de luta

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Por: Jean Claude 
(Beta reader Liga dos Betas)




O que se fazer quando não se sabe o que pôr numa cena de luta?

A cena de luta, dependendo do tipo de fic, pode ser sua parte mais importante. No entanto, é notável que descrever essas situações pode ser, de forma ou outra, um verdadeiro desafio, pois é preciso transmitir diversos aspectos nessa parte da narração. Contudo, já adianto que dois conceitos já devem estar em sua mente: Atenção e Administração (falarei sobre esses conceitos mais adiante, no item C).

Com base nisso, apresentarei diversos elementos que devem ser notados quando uma cena de luta precisa ser escrita.

A) Personagens

Os personagens fazem toda a diferença! Existem personagens com inúmeras habilidades distintas e que, em alguns casos, podem trazer vantagens, desvantagens ou um conflito. 

Seguiremos com alguns exemplos:
  • Personagens com armas normais – Com esse tipo de personagens, temos aqueles que usam armas comuns, geralmente brancas, tais como espadas, arcos, adagas ou até as próprias mãos. Como exemplo, podemos citar Katniss Everdeen (Jogos Vorazes) ou Ezio Auditore (Assassin’s Creed). Personagens assim, de forma geral, são aqueles que conseguem fazer o que qualquer ser humano normal (com muito treino ou não) consiga fazer. Em contrapartida, é preciso lembrar que eles também se cansam.
  • Personagens com poderes especiais – Já com esse tipo, temos aqueles que possuem poderes inexistentes em nosso mundo, e geralmente fazem uso de magias ou poderes psíquicos. Além disso, eles possuem uma fonte alternativa de energia. Como exemplo, podemos citar Naruto (que usa o Chakra como fonte de energia) e Ichigo (Bleach. Além disso, por mais que ele use espada como arma, ele possui seus poderes anormais). Personagens assim costumam causar algumas catástrofes ao ambiente ao realizar seus golpes e também possuem maior resistência.
  • Personagens com características especiais – Eles são bem semelhantes aos de “poderes especiais”, mas existe uma característica que os diferem: a fonte de energia alternativa, que é ausente nesse tipo. Esses personagens geralmente possuem algum poder especial, são resistentes, mas preservam diversas características dos que usam “armas normais”. Como exemplo, podemos destacar Edward Cullen (Saga Crepúsculo) e diversos super-heróis, como o Batman ou o Hulk.

B) Ambiente

O local da batalha é essencial para uma boa descrição. Todos os detalhes precisam ser bem especificados. Por exemplo, não podemos citar só uma floresta, pois ela pode ser uma floresta aberta ou fechada, pode estar de dia ou noite (em determinadas fics, isso pode fazer toda a diferença. Por exemplo, se tivermos algum personagem que é mais poderoso à noite), pode ter uma lagoa ou não (pode ser que exista um ser capaz de usar a água como arma). 

Usando isso como base, podemos diferenciar se:

  • O lugar é aberto ou fechado – Nesse caso, temos, por consequência, a presença do céu. Num lugar fechado, as condições climáticas são ignoradas. Logo, se existe algum personagem que, por exemplo, seja um lobisomem e dependa da lua para ampliar seus poderes, fica bem claro que ele estará enfraquecido. A mesma coisa ocorre se temos um vampiro que fique em desvantagem por estar exposto ao sol.
  • As condições climáticas do local são favoráveis – Se está nevando, chovendo ou apenas um céu nublado. Essas condições possuem as mesmas influências que o tópico anterior. Podemos citar, por exemplo, os Nórdicos de Skyrim, que são resistentes ao gelo e, por consequência, resistentes a lugares nevados. Utilizar o ambiente como vantagem é uma tática usada desde sempre, pode-se citar o filme 300 como exemplo, pois eles, por estarem em menor quantidade num exército, precisam elaborar essas estratégias para garantir a vitória, isto é, eles estão trabalhando com as desvantagens, buscando reverter as circunstâncias com que o âmbito favorece.
  • A área do local é favorável – Podemos ter uma região íngreme, uma grande cratera no meio do nada, ou uma batalha em pleno ar. Para essas condições, as descrições já devem ser outras. Como no último exemplo, a força do vento pode ou não influenciar.
  • Existem detalhes adicionais – Pode ser que em uma determinada situação, algum elemento terceiro pode trazer uma vantagem ou desvantagem para algum personagem. Isso é muito comum acontecer com personagens de “poderes especiais”. Por exemplo, temos uma luta do anime Naruto e que, por algum motivo, o lugar da batalha possui uma espécie de barreira que impede a circulação de chakra (a energia alternativa deles), então eles ficam incapazes de realizar os estilos de Ninjutsu e Genjutsu (estilo de luta que exige o uso de Chakra). No entanto, os usuários de Taijutsu (o estilo corpo-a-corpo) terão vantagem, pois esse estilo não consome a energia alternativa.

C) Montando sua cena

Os dois últimos itens serviram para demonstrar a atenção na hora de escrever uma cena de luta. Vamos agora prestar atenção na parte da administração, que é quando começamos a juntar nossos fatores. No que foi dito até então, ficou claro que as lutas sempre trabalham com Vantagem x Desvantagem, o que segue mais ou menos esse caminho:

Personagens > Cenário > Vantagens > Resultado da Luta


Ao visualizarmos nosso tipo de personagem, precisamos ver como ele se encaixa na cena. Então, antes de uma cena, é recomendável que você separe algumas características dos seus personagens que estarão na luta, como será feito a seguir, numa suposta luta entre Naruto e Sasuke:



.Naruto
Estilo de Luta: Ninjutsu
Elemento: Vento (Fuuton)
Informação Adicional: Raposa de Nove Caudas (Kyuubi)
Estratégia principal: Usar clones
Fraqueza: Emocional (É notável que o ninja loiro se leva muito para emoção. Em vários casos isso o ajudou nas lutas, porém também pode ser usado como uma fraqueza).


.Sasuke
Estilo de Luta: Ninjutsu (Ambos possuem o mesmo estilo de luta, então eles estarão equilibrados nesse tópico).
Elemento: Fogo (Katon); Trovão (Raiton) (Esse caso é bem interessante, pois, nos elementos do anime, o Fogo tem vantagem sobre o Vento, enquanto o Vento tem vantagem sobre o Trovão, isto é, numa luta entre os dois, seria mais fácil o Sasuke usar jutsus de Fogo).
Informação Adicional: Sharingan (Por mais que o Sharingan copie bastante jutsus, o Naruto utiliza muito do seu Chakra da Raposa, no qual o olho não pode copiar. No entanto, ele ainda pode usá-lo para uma maior mobilidade).
Estratégia principal: O uso do Sharingan. (No caso de Sasuke, existe uma aprimoração desse poder, isto é, ele não só copia como faz uso de artifícios de defesa e também de ataque).
Fraqueza: O Sharingan. (O exemplo do Sasuke é bem interessante, pois o poder que ele mais usa trás vantagens e desvantagens ao mesmo tempo, pois a utilização contínua trás alguns problemas de visão, tais como sangramentos).


Separar ajuda bastante. No exemplo acima, foi possível fazer uma satisfatória comparação para ver como funcionariam os benefícios e os malefícios de cada um. Feito isso, agora temos que encaixá-los num cenário e, para o exemplo, vamos usar o Vale do Fim, lugar que marcou o fim da saga clássica. No entanto, vamos acrescentar que está tendo uma chuva muito forte, com ventos fortes também. Temos então:


.Vale do Fim

Local aberto. Forte chuva com ventos poderosos. Terreno com uma extensa cachoeira. Local não plano.
Analisando, vemos que a condição climática impede Sasuke de utilizar jutsus de Fogo, logo, ele terá que optar pela sua segunda opção, o Trovão, porém, como já foi visto, Trovão é fraco contra Vento, que é o elemento de Naruto e, por causa do ambiente, Naruto ganhou uma vantagem. Sendo assim, Sasuke terá que arrumar formas alternativas de se equiparar com ele e não perder a batalha, podendo usar a cachoeira como opção, visto que é uma ótima condutora de eletricidade.


Pronto, já foram encaixados os personagens no cenário.

D) Narração

Agora que temos pessoas e cenários, temos que introduzi-los numa narração. Vamos separar assim:

Motivo (Conflito) > Luta > Resultado


Comece revelando o que os trouxe ali, se foi uma briga amistosa ou um conflito sério (aproveite para descrever o cenário nessa parte). Com isso, é bom reproduzir um bom diálogo de introdução para a luta e, depois disso, que ela comece. Para esse início, veja um exemplo:


“Eles se entreolharam. O Vale do Fim estava carregado de lembranças, de uma luta que ficou no passado, mas ainda marcava o presente. A intensa tempestade fazia com que eles não se enxergassem muito bem, visto que estavam sobre uma distância considerável. Cada um estava sobre uma das estátuas, Naruto sobre a de Senju Hashirama e Sasuke sobre a de Uchiha Madara. A cachoeira em meio a eles quebrava o silêncio, até que Sasuke resolveu se pronunciar:

-Vamos resolver isso de uma vez por todas. – O Uchiha, já com seu Sharingan preparado, mantinha a mesma voz fria de sempre – E lembre-se: A luta só terminará quando um de nós sucumbir.

-Eu sei... – Naruto respondeu rapidamente. Ele não queria deixar suas emoções o atrapalhar. – Mas você é o responsável por ter escolhido essa opção. Você sabe que poderia ter sido diferente.

-Que seja! – Após a exclamação, Sasuke sacou sua arma e avançou contra seu oponente.”


Como foi visto acima, o ambiente foi descrito enquanto se mostrava o motivo de eles estarem ali e, após um breve diálogo, o combate teve início.

Agora que já foi fixada a atenção e a administração, a cena de luta pode se iniciar. É importante perceber que ambos os lados precisam estar bem ativos, isto é, se um ataca, o outro precisa defender e tem que ser no mesmo instante. Logo, a narração precisa estar dinamizada e focada na luta entre os dois e existem alguns elementos que podem colaborar com isso:

  • Gerúndio – É aquele conhecido verbo terminado em “ndo”. Ele expressa ação que está sendo feita naquele exato momento, facilitando a descrição de determinadas ações. Exemplo: “Naruto desviou do ataque surpresa, contra atacando em seguida.”. Perceba que com o uso do gerúndio, deu para descrever a evasiva e o contra ataque, tudo de forma momentânea.
  • Narração em terceira pessoa – Não é uma obrigação, porém, quando se usa esse tipo de narração, fica bem mais fácil relatar os acontecimentos, justamente porque o narrador não está participando daquilo. Esse estilo de narração ajuda ainda mais quando a luta possui três ou mais personagens.
  • Caso de luta coletiva – Quando a cena exigir três ou mais personagens em uma luta, é muito importante colocá-los em ação o tempo inteiro, para que, em um determinado personagem, não fique parado por muito tempo. Quando for uma batalha de times, a dica é sempre utilizar um como atacante e o outro como suporte, pois ambos estarão em ação e não causará confusão ao leitor, coisa que ocorreria se todos fossem atacantes. Agora, se for uma luta com mais de três e for cada um por si, tente evitar que todos se confrontem ao mesmo tempo e, mesmo que isso aconteça, ainda pense numa forma de separá-los, pois quanto mais gente lutar ao mesmo tempo, mais difícil fica de organizar a narração.

E) Conclusão

Com isso, ficou mais fácil de compreender o que constitui a criação de uma cena de luta. Por incrível que pareça, tudo é focado na organização em vez da ação. Sua cena não precisa ser uma luta milenar que dura dez capítulos e nunca tem um fim. Para uma boa cena, basta ter essa organização e respeitar os limites estabelecidos por cada personagem e ambiente, isto é, não vamos fazer com que os personagens destruam o mundo com suas batalhas nem que eles ganhem ou percam uma batalha injustamente.

Uma boa dica é acompanhar alguns animes, filmes ou até mesmo fics que sigam o gênero. Dessa forma, é possível ter uma melhor visão desse tipo de cena na própria mente, pois você passa a tentar querer reproduzir o que você viu e acrescenta o seu estilo, criando tais combates com muito mais facilidade.

****


Fonte de pesquisa:

http://battlenerds.wordpress.com/2008/09/15/top-5-melhores-cenas-de-luta-de-todos-os-tempos/ - As 5 melhores lutas de todos os tempos.

22 comentários:

  1. Olá,

    Nossa! Muito obrigada por terem atendido o meu pedido. Esse post me ajudou bastante!
    Eu sempre escrevi histórias que não envolvessem brigas e lutas, mas ai resolvi escrever um romance a la RPG. Foi ai que eu tive o problema. Porém estava/estou amando escrever essa fic e não queria deixa-la por causa disso.
    Eu sabia que uma hora ou outra, teria que escrever uma cena de luta. Por isso recorri a vocês ^^
    Muito obrigada, muito obrigada mesmo!

    Bjus e abraços

    Cat.M.S

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, isso foi de extrema ajuda, nunca tinha escrito uma cena de luta antes, sempre tentei evitar, por medo de fazer, como minha mãe diz: "A maior lambança"

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muito.
    Eu já escrevi umas cenas de luta, mas essas dicas vão me ajudar a melhorar.

    ResponderExcluir
  4. Magnífico cara, eu já estou a algum tempo escrevendo minha estória de fantasia, mas eu tinha esse impasse quando se tratava de batalhas, elas acabavam não muito boas.
    Agora isso vai me ajudar e muito! Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. eu estou criando o livro em que a personagem tem o poder de gelo mas eu nao sei como narrar em primeira pessoa tem como me ajudar a como faze-la narrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não te consigo ajudar muito com isso, visto que não conheço a história. A minha sugestão é, como não consegues narrar em primeira pessoa, narrar em terceira pessoa. Podes ainda, qualquer que seja a tua escolha, solicitares um beta da Liga dos Betas, pois ele pode dar-te sugestões sobre como melhorares :)

      Excluir
  6. Ajudou muito estou escrevendo uma história original e nela vai ter bastantes lutas e esse blog me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  7. Eu mesma assisto as lutas do anime Naruto para me ajudar a fazer descrição da cena e dos movimentos que o meus personagens em uma cena de luta.

    ResponderExcluir
  8. Mas e se a luta for contra um monstro? Ele precisa falar algo ou só a pessoa que vai enfrentá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tens que ter em mente que este artigo, tal como todos os que temos no blog sobre escrita, são apenas guias. As dicas que damos aqui têm que, depois, ser adaptadas pelo autor ao contexto da história. Logo, tens que analisar a narrativa e optar pelo caminho que se encaixa melhor no contexto em que a luta se insere e que mantém os personagens fiéis a eles mesmos :)

      Excluir
  9. O segredo é visualizar na mente e por tudo direitinho no papel :)

    ResponderExcluir
  10. O meu maior problema é na hora de descrever as ações, como são executadas. Tenho tudo bem pensado, movimentos e cenário, tudo, porém não consigo descrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! O único conselho que eu posso dar para estas situações é treinar, treinar, treinar. Arranjar um beta também poderá ser útil, para te ajudar a dizer em que pontos podes melhorar ou o que podes fazer diferente. Boa sorte com a escrita!

      Excluir
  11. Eu sempre me baseio em algum anime que eu gosto muito (Dragon ball, Bleach, Naruto, etc) e normalmente assisto muitos animes Shounen, porque esses possuem muitas lutas e adapto meu personagem com os poderes do anime em questão.

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana