Curso: o futuro da narrativa

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Por: Lady Salieri


Quem é meu amigo no facebook já está vendo a minha insistência em divulgar esse curso. Tenho uma série de motivos para fazê-lo, desde os pessoais até os mais profissionais possíveis. Mas, acima de tudo, é uma proposta em que acredito e que vai muito de encontro àquilo que eu mesma faço no Nyah, ou seja, me sinto na obrigação de divulgar o trabalho de pessoas que dispuseram do seu tempo para levar adiante um curso ministrado gratuitamente, ainda mais sobre narrativa que, convenhamos, não é assunto que interessa à maioria das pessoas. Então me aguente uns minutos da sua vida e depois tire você mesmo suas próprias conclusões.

O curso se chama "The future of Storytelling", cuja tradução livre para o português seria "O futuro da narrativa" (ou "O futuro da contação de histórias" estando mais ao pé da letra e sendo mais pertinente, inclusive). Seu objetivo, em poucas palavras, é analisar, entender, contextualizar e criar histórias em seus mais diversos âmbitos (por isso eu disse que "contação de histórias" é bem mais pertinente que "narrativa"). Isso significa que não se trata apenas de escrever textos, mas entender a dinâmica de narração de seriados para televisão e internet, filmes, jogos de RPG, blogs, textos hiperficcionais, textos não-lineares em geral e um tanto mais de coisas... No meu caso, só essa introdução já me deixou emocionada.

Ainda, o curso será ministrado por professores da Universidade de Potsdam, uma cidade que fica na Alemanha, e permitirá a interação com futuros escritores do mundo inteiro, já que será ministrado pelo sistema que eles chamam de MOOC (Massive Open Online Courses). Da última vez em que olhei na página do facebook, éramos pouco mais de 3.000 inscritos. Pra mim, não tem nada mais enriquecedor que o contato com pessoas de outras culturas, porque "abre" nossa cabeça e permite olharmos várias coisas com "outros olhos", o que é extremamente importante para um escritor. 

E, como eu já disse, será 100% grátis e 100% online, ou seja, você nem vai precisar sair de casa. 

É muito raro, pra mim, ver cursos online grátis ministrados por professores universitários que já têm tanto o que fazer na vida. Vejo muitas pós-graduações sobre composição de narrativas, oficinas de escrita criativa, mas elas sempre cobram um preço absurdo e não vi nenhuma que trabalhasse com temas tão atuais, como as hiperficcões, por exemplo, que são as narrativas interativas online. 

E a dinâmica do curso será a seguinte:



Serão oferecidos semanalmente material de video, lições, entrevistas e tarefas dentro dos seguintes tópicos (não necessariamente nessa mesma ordem):


- Aspectos básicos da narrativa
- Formatos de séries (de TV, internet e outros)
- Narração em jogos de RPG;
- Narrativas interativas em video-games
- Narrativas transmídia
- Jogos de realidade alternativa
- Jogos de múltiplas realidades e narrativas "location-based"
- O papel das ferramentas, interfaces e a arquitetura das informações em uma narração.

Tem muita coisa aqui que nem sei se traduzi direito porque nem sei o que significa, mas estou louca pra saber =).

Enfim, creio que para os escritores iniciantes é uma excelente pedida, simplesmente.



Mas, tia, você vai ganhar alguma coisa com isso, por isso você está tão empolgada?

Sim, pessoinha querida, tem duas coisas que, se eu convidar muita gente, realmente quero ganhar:

1. Um blog na página oficial do instituto (que pretendo pedir autorização para postar em português para ajudar todo mundo - e porque meu inglês não é lá a 8a maravilha do planeta);
2. Uma carta de recomendação dos professores da Universidade - gente, para uma pessoa na minha área, é quase como que achar o pote de ouro no fim do arco iris, sério!

O curso começa dia 25.10.2013 e termina 20.12.2013, mas as inscrições estão abertas.


Acesse o link para assistir ao vídeo e saber mais sobre o curso: https://iversity.org/c/6?r=7096a

Quem quiser se inscrever, basta clicar em "enroll" e as demais informações virão por e-mail.

O curso será ministrado em inglês, mas, desde já, me coloco à disposição para ajudar àqueles que souberem menos inglês que eu. Podemos fazer um grande grupo de discussão e aproveitar melhor todas as aulas, seria o máximo. Basta comentarem aqui e podemos abrir uma página no facebook, por exemplo.

Bom, é isso, pessoinhas queridas. Aproveitem o curso e boa sorte para todo mundo!

10 comentários:

  1. Gostei muito da sugestão! Já manjo de algumas coisas de narrativa, mas tem coisa nova pra mim nesse curso! É isso o que eu vejo! Quanto ao meu inglês, eu me viro, já que sou fluente! :3 Enfim, mal posso esperar pra começar.

    ResponderExcluir
  2. Hallo!
    Mal soube disto, inscrevi-me logo. É mesmo um projecto interessantíssimo e que será muito enriquecedor para todos os que o conseguirem seguir.

    Vim comentar para dizer que acho a ideia do grupo de discussão muito gira e que também estou disponível para ajudar quem entender menos do que eu de Inglês, tal como acredito que muitas mais pessoas estarão, se souberem que há gente a precisar de ajuda. Portanto, não há mais a desculpa do "até queria, mas não entendo muito de Inglês." Se queres, então inscreve-te, que podes sempre pedir ajuda a alguém. É assim tão simples :P !!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. Esse curso é para universitários? tipo uma especialização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, minha querida, é um curso aberto para quem quiser participar =3. Corra lá, se inscreva <3

      Excluir
    2. Já me inscrevi ^^ agora só quero saber se vai ter um grupo no face pra traduzir algumas coisas, eu tenho um pouco de dificuldade com inglês

      Excluir
    3. O grupo é esse, minha querida: https://www.facebook.com/groups/408409529281034/?fref=ts

      Excluir
  4. Deathless, vou mesmo abrir a página do nosso grupo de estudos, aguarde novidades. Igor, seria muito legal se você se juntasse a nós. Já que é fluente, poderia nos ajudar haha a aproveitar melhor as aulas. Além do fato de que com a interação e compartilhamento de opiniões, todos aprendemos =3

    Bjos,

    Lady Salieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim, tudo bem! Gosto muito de ajudar as pessoas! Sinto prazer nisso. :3

      Excluir
  5. Nossa! Muito obrigado por ter compartilhado esta notícia. Já me inscrevi e estou aguardando novas informações, a respeito do grupo de estudos. O Blog esta perfeito como sempre. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ahhh Sali! Você sempre um passo a frente. Não sei como nem porque eu não pensei que isso seria um ótima pedida para ser divulgada aqui.

    Já estou inscrito ha algum tempo, como você bem sabe, e queria justamente falar do grupo de estudos, que você teve a idéia, além de atualizar algumas informações.

    Primeiro que, da ultima vez que EU olhei eram mais de 45.000 pessoas inscritas, o que é um número ABSURDO! E tem gente de todo o mundo mesmo. Das Américas (sul, central e norte), Europa, Asia, Oceania e da Africa. Vai ser incrível ter a chance de interagir com tanta gente e acho que até os professores estão super animados.

    Sobre o grupo, sei que já criaram no Facebook uma pagina para o que eles estão chamando de "story moocers" para pessoas de língua espanhola. Seria sensacional criamos um da língua portuguesa. Também sou fluente e posso ajudar aqueles que tem mais dificuldade ;D

    Anyway, keep me posted. E parabéns pelo post ;)

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana