Grammar Nazi III

segunda-feira, 30 de setembro de 2013


Por: Gabriela Petusk

Sejam bem-vindos a mais um post quase magnífico feito pela minha pessoa! Dessa vez, não trago um texto sério e cheio de compromisso para com o futuro da literatura mundial *música gloriosa*, mas um humilde e tentativa-de-engraçado Grammar Nazi. Vocês já sabem como funcionam as coisas? Se não viram as edições anteriores, acesse aqui e aqui para checar.

Só para garantir que não coloquem pregos na minha cadeira de jantar, repito aqui o disclaimer moral da categoria:

Entendam que, nesta seção, eu não tenho a intenção de ofender ninguém. Todos os trechos aqui foram tirados de fanfics reais, encontradas por mim no Nyah, e a identidade de nenhum autor foi exposta, nem mesmo o título da história. Caso a sua fanfic tenha sido usada, você conheça o autor ou até mesmo goste da história, não faça escândalo e não amaldiçoe minha mãe. Se possível, não se orgulhe. De preferência, leve numa boa. Melhor ainda, corrija sua história ou dê um toque ao autor. O objetivo aqui é ajudar a perceber como a coisa anda realmente feia na ortografia dos autores, e ajudar a combater erros que todo mundo comete.


Era meu costume separar os trechos errados em Easy, Medium e Hard, mas não dessa vez. É doloroso para o meu coração de chata gramatical: todos aqui estão no mesmo nível de assustadorabilidade. Vocês entenderam. Esclarecidas as coisas, vamos lá.

  • "Ele deu tudo para salvar seus amigos, mas no final todos morreram , (1) mas agora ele conseguiu uma segunda chance, Uzumaki Naruto ira (2) voltar no tempo com a ajuda de todos os bijus (3), e ajudara a salvar o mundo e trazer a paz                                         (o sinopse fail , P*** merda) leiam por favor(capa nova)                                          ps:a fic terá alem de amizade terá:drama,comédia,ação,hentai,humor negro,tragédia .é isso ai leiamm ^w^ (4)"

1: Use a pontuação deste jeito, okay? E não assim , porque está errado .

2: Você quis dizer “irá”, não foi? “Ira” é um substantivo feminino sinônimo de raiva. “Irá” é o verbo “ir” conjugado na terceira pessoa do singular (ele/ela), no tempo futuro do presente.

3: Sou fã de Naruto, portanto, corrijo essa: os demônios selados nos corpos de pessoas são bijuus. Biju é uma receita brasileira com mandioca. Sério.

4: Gente. Por favor, gente. A Liga reforça tanto que não se faça isso na sinopse. Nem falar que está ruim, nem escrever as coisas do parágrafo acima. Isso mata a vontade de ler. Parem. Sem brincadeira, parem.



Como deveria ser: Ele deu tudo para salvar seus amigos, mas no final todos morreram. Agora ele conseguiu uma segunda chance. Uzumaki Naruto voltará no tempo com a ajuda de todos os bijuus, e ajudará a salvar o mundo para trazer a paz.



"Não sou boa com Sinopse
Até porque nem eu sei o que vai acontecer pakslapskaoslpaks
Capa nova u.u Eu me apaixonei por essa imagem jsdkasjhd
E tipo,o "Always" vai fazer sentido daqui a pouco
Até porque nem eu sei o que vai acontecer pakslapskaoslpaks
Capa nova u.u Eu me apaixonei por essa imagem jsdkasjhd
E tipo,o "Always" vai fazer sentido daqui a pouco "

Só para constar: isso não é e nunca vai ser uma sinopse.


Como deveria ser: Nem eu sei.



"nesta (1) historia (2) conta a vida de haruno sakura (3) , (4)garota de 17 anos que vai morar com sua tia tsunade (3) para estudar numa escola particular que (3) (sua tia era a diretora)(5)(sakura avia (6) sofrido um terrivel (7) acidente que fez com que perdesse a memoria (4))(5)e quando vai morar com sua tia começa a ter sonhos estranhos que começam a deixa la (8) muito confusa... "

1: Comece as frases com letra maiúscula. Não é tão difícil.

2: O substantivo é “história”.

3: Nomes próprios têm inicial maiúscula: Haruno Sakura e Tsunade. Não vou entrar tanto no mérito da ordem nome/sobrenome porque isso é cultural.

4: Pontuação. Deve. Vir. Assim. Vocês não têm ideia do quanto é chato ter que repetir isso.

5: Parênteses também precisam de espaço. (Desta maneira)

6: O verbo se escreve “haver”, com “h”, e todas as suas conjugações o têm. Então: “havia”

7: A palavra tem acento: “terrível”. Eu acho que esse erro é que foi terrível.

8: Um pronome em ênclise (colocado depois do verbo) é usado com hífen. Além disso, o verbo “deixar” ganha um acento agudo: “deixá-la”.


Como deveria ser: Esta história conta a vida de Haruno Sakura, uma garota de 17 anos que vai morar com sua tia Tsunade para estudar em uma escola particular em que sua tia é diretora. Sakura sofrera um terrível acidente que a fez perder a memória, e quando vai morar com sua tia, começa a ter sonhos estranhos que a deixam muito confusa...


  • "A história oculta não revelada (1)Tá, não sei fazer sinopse, mas entra aí. Não posso dar maiores detalhes aqui, é contra as regras. Leiam as notas da história. (2) "


1: Se está oculto, escondido, é óbvio que não foi revelado. Pleonasmo aqui.

2: Contra as regras? Hm, bom saber. *clica em “Denunciar história”*


Como deveria ser: Não deve ser. Não poste histórias fora das regras. Você pode levar uma advertência, ser suspenso e até perder sua conta.



  • "it´s Joseph 3 temporada manolo"

Tudo bem, o que foi isso?

Como deveria ser: Não faço a mínima ideia.




  • "Guilherme e alice (1) sao (2) atores famosos!!! (3) Ambos se conhecem desde pequenos e sao (2) muito amigos!!!! (3) Eles atuam em malhacao (1) e (2) e moram no mesmo predio (2) !! (3) "

1: Nomes próprios começam com maiúscula: “Alice”.
           
2: SAO é sigla para Sword Art Online. O verbo se escreve “são”. “Malhação” tem til e cedilha. “Prédio” tem acento.

3: Não captei o porquê de tantas exclamações. Se um narrador fosse falar isso, ele passaria a sinopse inteira gritando.


Como deveria ser: Guilherme e Alice são atores famosos. Eles se conhecem desde pequenos e são muito amigos. Atuam em malhação e moram no mesmo prédio.


  • "HEEY PESSOINHAS
    *
    *
    *
    *
    NOVA FIC SEUS LINDOS
    *
    *
    **
    LEIAM TABEM MINHA OUTRA FIC
    *
    *
    *
    *
    BEM-VINDA A MYSTIC FALLS
    *
    *
    *
    *
    *
    DIARIOS DE VAMPIRO AMOR SE ESCREVE COM SANGUE
    *
    *
    *
    *
    *
    bora ler ?

Tantas estrelas que não sei mais se estou em uma sinopse ou um mapa astral.


Como deveria ser: Pergunte ao autor. Deve ser algum tipo de arte contemporânea ainda não compreendida pelo público atual. Vai entender.



  • "SE PASSA APOS (1) O CAPITULO (1) 201.

    A CAIXA QUE COM TANTO (2) FORÇA E EMPENHO TENTOU MANTER FECHADA, EM FIM (3) SE ABRIU, O QUE ACONTECERÁ AGORA, (4) COMO PROTEGER SEU CORAÇÃO DE SER OUTRA VEZ FERIDO. (4)

    ELA ESTA (1) EM MEIO A UM JOGO, O QUAL SÓ COMEÇA QUANDO ELA ACEITAR O QUE SENTE POR REN."

1: Grafias corretas: “após”, “capítulo” e “está”.

2: Erro de concordância. “força” é palavra feminina. Então, “com tanta força”.

3: O correto é “enfim”. “Em fim” são duas palavras.

4: Por que você não usa interrogações?


Como deveria ser: Se passa após o capítulo 201. A caixa que com tanta força e empenho tentou manter fechada enfim se abriu. O que acontecerá agora? Como proteger seu coração de ser ferido outra vez? Ela está em meio a um jogo que só começa quando aceitar o que sente por Ren.




  • "EM UM MUNDO ONDE VAMPIROS E HUMANOS EXISTEM...(1)NADA É IMPOSSIVEL..(1)NEM MESMO A EXISTÊNCIA DE SERES IMORTAIS QUE NÃO SÃO NEM VAMPIROS NEM ANJOS...(1)MAS UMA PARTE DE CADA UM.
    ANABELL E LUCAS SÃO A EXCEÇÃO A REGRA(2) POIS NÃO EXISTE MUITOS(3) COMO ELES..(1)SERÁ?"

1: Espaço. Depois. De. Pontuação. Não me façam perder a paciência. E por que tudo em caps? PARECE QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO. Viram?

2: Exceção à regra.

3: Existem muito como eles. O verbo haver no sentido de existir não varia, mas o verbo existir varia. 

Como deveria ser: Em um mundo onde vampiros e humanos existem, nada é impossível, nem mesmo a existência de seres imortais que não são nem vampiros, nem anjos... Mas uma parte de cada um. Anabell e Lucas são a exceção à regra, pois não existem muitos como eles. Será?



  • "temari (1) e hinata (1) são primas e perderam a família em um trágico incêndio (2) hinata (1) é a mais nova tem apenas 17 anos e temari (1) sua prima (2) tem 19 (2) depois do incêndio (2) as duas foram obrigadas a irem para outra cidade morar com amigos de seus pais (2) lá temari muda totalmente seu comportamento (2) de uma garota simpática e sociável se torna seria (3) e direta e a unica (3) pessoa com quem não muda é sua prima (2) pelo fato de ser mais velha se sente responsável por hinata (1) e começa a cuidar dela.as (4) duas se mudam para a mesma casa e lá descobrem quem foram os culpados pelo incêndio que causou a morte de seus pais (2) mas algo muda oque (5) era para ser uma história de ódio (2) se torna uma história de amor."

1: Dói lembrar que nomes próprios precisam de maiúscula? “Temari” e “Hinata”.

2: Falta pontuação demais nessa sinopse. Leiam a correção abaixo que tá mais fácil. Na verdade não tá fácil é pra ninguém...

3: Acentuem suas palavras: “séria” e “única”.

4: Por favor, espaço depois de pontuação. Sério.

5: “oque” não existe. O correto é “o que”.


Como deveria ser: Temari e Hinata são primas e perderam a família em um trágico incêndio. Hinata, a mais nova, tem apenas 17 anos, e Temari, sua prima, tem 19. Depois do incêndio, as duas foram obrigadas a ir para outra cidade morar com amigos de seus pais. Lá, Temari muda totalmente seu comportamento: de uma garota simpática e sociáve, se torna séria e direta; a única pessoa com quem não muda é sua prima, pelo fato de ser mais velha e se sentir responsável por Hinata, começando assim a cuidar dela. As duas se mudam para a mesma casa e lá descobrem os culpados pelo incêndio que causou a morte de seus pais, mas algo muda: o que deveria ser uma história de ódio se transforma em uma história de amor.



  • "O desfeixo (1) emocionante da série, farias (2) surpresas e revelaçoes (3) surpeendentes (4) "

1: Des o quê? O correto é “desfecho”. Ficou em dúvida sobre uma palavra? Joga no google.

2: “farias” é um sobrenome e um verbo conjugado. O correto aqui é “várias”.

3: “revelações” tem til no “o”.

4: Faltou uma letra: “surpreendente”. Mesmo assim, já não tem “surpresa” antes? Vamos evitar repetir.


Como deveria ser: O desfecho emocionante da série. Várias surpresas e revelações inesperadas.


Material consultado:

Acervo de fanfics do Nyah!Fanfiction


4 comentários:

  1. Achei o post muito interessante. Dá para saber ao certo aonde estão os erros, e tentar fazer certo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Uow! Ousado o post. Não conhecia a série ainda. Que coragem de pegar sinópses verdadeiras!

    Gostei bastante. Acho muito útil de verdade pra quem ainda comete esse tipo de erro...
    E a gabriela é, sem duvida, engraçada... hahahah

    ResponderExcluir
  3. Adorei kkkkkk Eu não iria comentar, mas acho que cabe um adendo. Sobre a sinopse da fic que "quebra as regras", acredito que o autor quis dizer que fornecer os detalhes feriria as regras (por ser spoiler ou por ser conteúdo adulto, não sei). Acho que foi uma desculpa bem esfarrapada pra não trabalhar a sinopse,já que existem várias formas de se fazer um resumo, mas de qualquer forma talvez seja uma alusão ao fato de que sinopses precisam ter classificação indicativa livre.

    Mas não li essa fic, então não posso afirmar com certeza que ela estava dentro dos conformes...

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana