Escrevendo a sinopse de sua fic

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Por: Lady Pain 
(Beta reader da Liga dos betas )
Perfil Nyah: http://fanfiction.com.br/u/33636/



S i n o p s e



Sinopse: versão menor de um texto; resumo encurtado; breve sumário.

Vemos sinopses em vários lugares e de vários assuntos: de fanfics, livros, jogos e até de obras científicas. Elas existem para nos dar uma pequena explicação, é uma apresentação sobre uma obra. É a partir dela que decidimos se vamos ler ou não o livro, comprar ou não o jogo ou saber se aquela obra é realmente a que procuramos.

Mas a sinopse é realmente importante? E para as fanfics?

É essencial. Quando falamos de fanfics, é necessário lembrar que o primeiro contato que o leitor realmente tem com a história é através da sinopse. É ao lê-la que ele, muitas vezes, decide se lerá a história ou não. Uma boa sinopse já dá uma pista de que a história pode ser boa, e há algumas coisas essenciais para que elas atraiam – ou não – os leitores:

·         Tamanho

É sempre bom lembrar que exageros são dispensáveis. Quando você for escrever uma sinopse, nunca a faça muito pequena ou muito grande, procure deixá-la com um tamanho bom.

·         Detalhes

Nunca faça da sinopse a ficha pessoal do seu personagem, incluindo o nome completo, altura, gostos e amores. Também não exagere nos adjetivos, seja direto e centrado, escrevendo o essencial e o que atrairá os leitores.

·         Avisos

Avisos como "é a minha primeira fanfic", "sinopse lixo fanfic melhor" e derivados, nunca, sob hipótese alguma, farão com que o leitor leia a história. Muito pelo contrário, o assustaria.

·         Deixar em branco

Não deixe o espaço da sinopse em branco, não só faz parecer que você não se esforça para deixar a sua história interessante como também pode fazer alguém denunciá-la por não conter sinopse, afinal, ela é o primeiro contato do leitor com a história, como eu já citei.




·         Escrever em capslock (DESTE MODO):

Além de ser incômodo ainda chama muito a atenção e parece muito que você é inexperiente. Existem modos melhores de fazer os leitores se interessarem pelo seu texto, como: usando palavras menos conhecidas e tendo coerência – o que é o principal.

·         Coerência e coesão

A sinopse precisa ser coerente, seguir uma linha inteligível de pensamentos. Deve ter coesão com a história, tema e todo o resto. É fácil perder a coerência quando se escreve muito, por isso é bom maneirar.

·         Conteúdo

O maior dos pecados é quando um autor escreve tudo o que acontece na história dentro da sinopse. Desde como os personagens se conhecem até se eles morrem ou ficam juntos. Não faça isso. Para que o leitor lerá a história se, quando leu a sinopse, já soube tudo o que acontece?




Dicas de como fazer uma sinopse



·         Abuse do suspense

Não tenha medo de deixar questões pendentes. Quanto mais intrigante for a sinopse, mais vontade o leitor terá de ler a história. Faça perguntas, termine a sinopse com uma frase incompleta, instigue o leitor.

·         Use como base o começo da história

Coloque os acontecimentos iniciais da história instigando os leitores a descobrirem o que acontece no final dela. É um bom modo de criar uma sinopse quando a história é longa.

·         Poemas ou letras de música

Caso haja uma música que se enquadre na sua história, não há mal em usá-la como sinopse. Na realidade é mais fácil usá-la quando não se sabe fazer sinopses ou não se quer.

·         Frases

Seja uma frase da própria história ou de outra pessoa, que tenha coerência com a sua história, pode ser uma boa escolha. É mais aconselhável que seja uma frase de sua própria autoria.



É isso aí, pessoal. A sinopse é uma parte essencial da fanfic, já que é o cartão de visitas dela. Escrevam-na com atenção, pensando sempre que os leitores irão se basear nela para ler a fanfic.

Fontes: Wikipédia



42 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas, eu estava precisando! :3

    ResponderExcluir
  2. E quando se faz uma história que é realmente um romance feito para ser clichê, em que sua beleza está nos pequenos detalhes?
    Como mostrar isso em uma sinopse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim faz contando algumas coisas das primeoras cenas e deuxe o leitor com gosto de quero mais

      Excluir
  3. Apenas uma breve dica: nunca crie diálogos na sinopse, ninguém curte sinopses assim...

    ResponderExcluir
  4. Isso é realmente muito bom! É de grande ajuda!!

    ResponderExcluir
  5. Salvou minha vida. ;_; Muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das dicas,eu ainda não tenho uma fanfic,mas quero escrever e como vi em um dos posts,a primeira impressão é a que conta,sendo assim,estou a investigar como fazer uma boa fanfic. Mas em uma parte eu não concordo por exemplo se é a sua primeira fanfic,não acho desculpa para ser "pobre"eu acho que voce pode dizer assim"É a minha primeira fanfic,se quiser criticar está avontade,mas saiba diferenciar critica construtiva de grosseria".
    Mas tirando isso foi uma grande ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi o teu ponto de vista. Mas há muita gente que, por não se querer esforçar a fazer a fic, mete comentários como "é a minha 1º fic, desculpem os erros" e acho que o post direcionava-se mais a este tipo de desculpas.

      Ainda bem que te vai ajudar ♥

      Excluir
  7. Esse blog é muito bom.
    Já estou com uma fanfic quase pronta e a postagens daqui estão me ajudando muito.
    Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada :) Só para saberes, se quiseres sugerir algum tema para um post, estás à vontade :)

      Excluir
  8. Eu concordo muito com à parte de que é minha 1° Fic, não entendo muito porquê elas colocam isso! Realmente me assusta e eu realmente não gosto de sinopses que contém isso, dizendo: Sinopse um lixo, mas à história é boa! Não acho de extrema necessárie isso, tanto que eu estou fazendo uma Fic, e é à minha primeira, porém (graças à Deus!) Eu não coloquei nada disso, eu quis deixar os meus leitores curiosos, nos comentários mesmos, ambos dizem que estão bastante curiosos, eu já deixei um mistério pairar na sinopse, só espero que todos gostem do meu trabalho! E obrigado pelas dicas, foi de grande ajuda! XOXO

    ResponderExcluir
  9. Obrigada muito! Nunca soube como escrever uma sinopse e você me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  10. Olá! Adorei o post.
    Eu já fiz incontáveis pesquisas procurando por ajuda na hora de escrever as minhas sinopses, e nunca achei nada que me ajudasse de verdade. Eram só dicas furadas, o que não usar e eram sempre as mesmas coisas. Finalmente achei algo que me ajudou de verdade. Muito bom mesmo o post e agora vou futricar no blog por horas ^^
    Eu só tenho uma questão: Se a minha fic for escrita em primeira pessoa a sinopse tem de ser em primeira pessoa também? E como eu fasso para utilizar frazes da fic em primeira pessoa na sinopse?
    Desde já, muito obrigada ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A meu ver, a sinopse pode ser em terceira pessoa e a história em primeira, sem problema. Se quiseres fazer a sinopse em primeira pessoa, o melhor talvez seja fazeres da personagem principal "no futuro", depois do término da história. Espero que percebas o que quero dizer :)
      Beijos

      Excluir
  11. Muito bom! Ajudou-me bastante. Mas, uma coisa: minha sinopse é inspirada na sinopse de um livro. Algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que não seja a cópia da sinopse do livro, acredito que não haja qualquer problema.

      Excluir
  12. E quando a sinopse é um pedaço de alguma cena que aconteceu ou ainda está para acontecer na fanfic?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que siga os passos acima (o que não é obrigatório, aquilo é só uma ajuda) deve estar bem :) Embora, na minha opinião, a sinopse deve ser um resumo da fic, porque muitas vezes os excertos não são muito claros acerca do conteúdo da história :)

      Excluir
  13. As dicas sã ótimas. Mas mesmo assim nenhuma das minhas tentivas de fazer sinopse está dando certo ultimamente, acho que devo estar passando por uma terrivel bloqueio criativo, só isso explica.
    Enfim, a postagem é incrível, já me ajudou muito em outras histórias.

    ResponderExcluir
  14. Você salvou minha pele agora <3 Todas as dúvidas foram tiradas! Eternamente grata ^~^

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas,muito obrigada!!
    Vou tentar melhorar a minha sinopse agora ^^

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada pelas dicas, vou começar a escrever uma fanfic. Obrigada mesmo, salvou minha pele rs! <3

    ResponderExcluir
  17. OBRIGADA!! Tava precisando dessas dicas, já que eu sou horrível com sinopses (não, eu nunca escrevi "sinopse lixo,história boa" ou "É a minha primeira fic")

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não consigo escrever uma...

    ResponderExcluir
  19. Cinco anos depois estou voltando a escrever, e seguirei as dicas deste blog. Obrigada por existirem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela leitura e pelo comentário! Boa sorte com a escrita :D

      Excluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana