Grammar Nazi

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Por: Gabriela Petusk 
(Team Liga dos betas)


Bom dia, boa tarde ou noite. Estou de volta com o Grammar Nazi, onde arrisquei minha vida à caça de erros ortográficos *arrepio*. Apesar da demora entre um post e outro, é uma seção fixa do blog, então estejam atentos para novas “temporadas”, em falta de palavra melhor para isso.

Não vamos esquecer que continuo com os mesmos princípios de antes, como o indicado abaixo:

Entendam que, nesta seção, eu não tenho a intenção de ofender ninguém. Todos os trechos aqui foram tirados de fanfics reais, encontradas por mim no Nyah, e a identidade de nenhum autor foi exposta, nem mesmo o título. Caso a sua fanfic tenha sido usada, você conheça o autor ou até mesmo goste da história, não façam escândalo e não falem mal da minha mãe. Se possível, não se orgulhem. De preferência, levem numa boa. Melhor ainda, corrijam suas histórias ou deem um toque ao autor. O objetivo aqui é ajudar a perceber como a coisa anda realmente feia na ortografia dos autores; por isso, temos como meta ajudá-los a compreender o certo através dos erros que nós mesmos cometemos diariamente. 

Revisão moral feita, vamos começar!

Queimação de olhos: Leve



"tudo (1) aconteceu do nada não tinhamos (2) nem ideia do que estava por vim! (3)"



1: Inicie a frase com letra maiúscula. Regra mais do que básica.

2: “tinhamos” não existe. O correto é “tínhamos”.

3: “vim” não é a conjugação certa para esse caso. Estaria certo se estivesse na primeira pessoa do singular (eu), como em “Eu vim de São Paulo”. O ideal nesses casos é o infinitivo: “estar por vir”.

Como deveria ser: Tudo aconteceu do nada. Não tínhamos nem ideia do que estava por vir.



"Quem é esse muleque (1) Ruivo (2) ?! (3) Porque (4) ele é chato ? Eu to (5) sentindo uma atração por ele ? (3) Será que é esse estilo Badboy (6)? OQUE (7) TA ACONTECENDO ? (3)


1: “muleque” não existe. O correto é “moleque”.

2: Ruivo com letra maiúscula vira um substantivo próprio. Um exemplo seria “Eu tenho um gato chamado Ruivo. Venha comer, Ruivo!”, sendo esse o nome do gato. Como um adjetivo (característica do garoto de ter o cabelo ruivo), use com letra minúscula, a não ser em início de frase.

3: Um erro chato que muita gente comete. Assim é errado , sabia ? Faça assim, tá?

4: Português é uma língua que gosta de complicar um pouco nossas vidas. Existem quatro tipos de “por que”. Neste caso, meu sentido aranha instinto literário me diz que o correto é exatamente “por que”. Eu e gramática temos a mesma relação que eu e andar pela cidade: eu sei onde está tudo, mas não me pergunte nome de rua. Para informações melhores que as minhas a respeito, leiam esta Aula de Português.

5: “tô” é a forma informal e contraída de “estou”, não “to”. Prefira a forma culta ao narrar. Em diálogos, existe uma licença para a informalidade.

6: O correto é “bad boy”. Recomendo ainda que palavras estrangeiras venham em itálico: “bad boy”.

7: “o que” é separado.

Como deveria ser: Quem é esse moleque ruivo? Por que ele é chato? Eu estou sentindo uma atração por ele? Será que é esse estilo bad boy? O QUE ESTÁ ACONTECENDO?


"Já imaginou,se (1) o destino de duas crianças fossem se tornar melhores amigos e passar o resto da vida perto um do outro?Mesmo (1) sem querer e as vezes,odiando (1) essa pessoa??? (2) Pois é o caso de Elena e Damon...Damon Salvatore romantico(3),Elena (1) Gilbert casando??Mas só quando crianças pois depois se odeiam..."

1: Use sempre espaço após a vírgula, assim como eu acabei de fazer. Isso também vale para pontos finais, como eu fiz de novo.

2: Formalmente falando, o único ponto que você pode repetir é o final (.) para formar reticências (…); porém, estamos falando de literatura, onde a coisa é um pouco mais flexível. Se você quer dar ênfase num final de frase, repita só duas vezes (?? ou !!), só pela estética mesmo.

3: “romantico” não existe, o correto é “romântico”. Se não existisse o acento, a palavra seria lida em voz alta como “romantico”, o que não é nada bonito de se ouvir.

Como deveria ser: Já imaginou se o destino de duas crianças fosse se tornar melhores amigos e passar o resto da vida perto um do outro? Mesmo sem querer e, às vezes, odiando essa pessoa? Pois é o caso de Elena e Damon... Damon Salvatore romântico, Elena Gilbert se casando? Mas só quando crianças, pois depois se odeiam...


"quando (1) o Edward foi embora,deixou (2) Bella sozinha gravida (3) de uma garotinha lindinha,como (2) será a reação dele quando ve-la (4)? "



1: Maiúscula no começo da frase é pedir muito?

2: Espaço após a vírgula, por favor.

3: “gravida”, para designar uma mulher que vai ter um filho, está errado. O correto é “grávida”.

4: “ve-la” não é uma construção válida, o certo é “vê-la”. Nesse caso, ainda não seria o indicado: eu recomendaria “quando ele a vir”.

Como deveria ser: Quando Edward foi embora, deixou Bella sozinha grávida de uma garotinha lindinha. Como será a reação dele quando a vir?



"Rachel - bulimia Santana – btch (1)Quinn – adolecente (2) gravida (3)brittant (4) – bipolar"


1: O que é isso, alguém pode explicar?

2: “adolecente” não existe. O correto é “adolescente”.

3: Como eu disse antes, uma mulher que espera um bebê está “grávida”.

4: Não sou fã de Glee, mas minha memória diz que é “Brittany” o nome da menina.


Esse texto foi selecionado para o Grammar Nazi porque tinha muitos erros, mas não se baseiem nele para criar uma sinopse: ele não é uma. Eu não sei nem o que ele é, portanto, não existe meio de corrigir.


"YO MINNA (1) !!!!! (2)Aqui é Uzumaki Naruto !!! (2)Bom, aqui eu vou contar a minha história pra vocês. A história que quando a minha vida deu um revira-volta (3) daqueles.Não faz ideia do que eu estou falando ??? (2)Bom, ai você vai ter que conferir.Paz Minna (1) beeeeeeeeeeejuu (4)."



1: Esse é um assunto controverso. O uso de expressões em japonês nas fanfics de animes e mangás é frequente por alguns e desaprovado por outros. Eu não gosto e não recomendo, exceto os honoríficos “-chan”, “-san”, “-sama”, etc., quando alguma personagem em especial tem o costume de usá-los. Alguns bordões e expressões podem ser mantidos por critérios de fidelidade à personagem.

2: Excesso de exclamações e interrogações. Só duas bastam, por favor.

3: “revira-volta” não tem hífen.

4: Não precisa de tantas vogais extras, e ainda está escrito errado.


Como deveria ser: Yo, pessoal! Aqui é Uzumaki Naruto. Bom, aqui eu vou contar a minha história pra vocês. A história de quando minha vida deu uma reviravolta daquelas. Não faz ideia do que eu estou falando? Aí você vai ter que conferir.



Queimação de olhos: Média

"Um amor que atravessa obstaculos (1) para ficarem juntos!! Relacionamento com familias(1), amigos e professores! Dramas e aventuras! Uma historinha para passar o tempo e sem compromisso com fatos da atual Malhaçao(1) Quadrante! Pura fantasia!! Coisas q (2) a gente imagina muitas vezes e nao ve(1)!! Mas aqui se torna realidade!! kkk(2)! Pelo menos na nossa imaginaçao(1)!! E me digam.. Quem nao(1) se apaixonou por este casal tao(1) lindo? Brutinha pra sempre.."

1: Quantas palavras sem acento. Por que isso, gente?

2: Ah, o internetês. Ele deve ser evitado ao máximo.

Como deveria ser: Um amor que atravessa obstáculos. Relacionamento com famílias, amigos e professores. Dramas e aventuras. Uma historinha para passar o tempo e sem compromisso com fatos da atual Malhação Quadrante. Pura fantasia! Coisas que a gente imagina muitas vezes e não vê, mas aqui se tornam realidade, pelo menos na nossa imaginação. E, me digam, quem não se apaixonou por este casal tão lindo?



"Hoooy (1)!Sou Uma Garota(2) de 19 Anos(2)!Sou Nerd,Gamer,Otaku,Rocker(2) e (3) com orgulho!Vivo com mais de 4 garotas,todas adotadas (3)!Desde que Minha mãe Armeny morreu,meu(3). pai Caleb casou com minha Madrasta (2) Marisa!E (3) ela sempre me inferniza,como (3) qualquer novelinha da madrasta que fala para o garoto que odeia mãe dele,não (3) é?Enfim,minha (3) vida e quuase assim!O (3) Problema (2) e que...Não (3) sou tão meiga quanto parece!Quem (3) sou eu?Nada (3) Menos (2) que...Léo (3) Gonzaga!"


1: Por que não dizer “Oi” ou “Hey”?

2: Maiúsculas muito desnecessárias.

3: As pontuações (vírgula, ponto final, interrogação, exclamação, etc.) devem vir com espaço depois, assim como eu estou fazendo agora. Entenderam? Que bom! Estrelinha para quem faz desse jeito.


Como deveria ser: Hey! Sou uma garota de 19 anos. Sou nerd, gamer, otaku e rocker com orgulho! Vivo com mais 4 garotas, todas adotadas. Desde que minha mãe Armeny morreu, meu pai Caleb se casou com minha madrasta Marisa. E ela sempre me inferniza, como qualquer novelinha de madrasta que fala para a garota que odeia a mãe dela, não é?

Enfim, minha vida é quase assim. O problema é que... Não sou tão meiga quanto pareço. Quem sou eu? Nada menos que... Léo Gonzaga!



"AAAA (1), sou pééssima (2) com a sinopse, se fosse opcional eu nem escreveria, kkkk (1), mas vamu (3) lá né!

A história se passa em um universo alternativo onde Garp morreu, Luffy sendo menor de idade, vai morar junto de Ace, lá ele irá para um colégio novo, onde fará muitos amigooois(2) ( sinopse de bostaa kkkkk ) (4)"


1: Alguém pode explicar o que foi isso?

2: “péssima” só tem um “e”. “amigooois” não existe.

3: O correto é “vamos”, jovem autor.

4: Como leitora, eu já me afastaria dessa fanfic por isso. Admitir que a sinopse é ruim não alivia sua culpa de ela realmente ser ruim, nem faz a pessoa ler a história para ver se está melhor. Evite.


Como deveria ser: A história se passa em um universo alternativo onde Garp morreu e Luffy, sendo menor de idade, vai morar com Ace. De lá, ele irá para um colégio novo, onde fará muitos amigos.



"Fionna,Cake (1) e todos do seu mundo vieram parar na dimensão do Finn , a partir disso as lutas,aventuras,romance,mistérios (1) e comedia (2) ficaram em dobro ! (4)

Muitas novidades apareceram inclusive novos personagens como Princesa da Água,Princesa(1) da Floresta,Príncipe (1) da Areia .. E COM (3) desenhos feitos PELA EQUIPE (ótima qualidade) para sua melhor interpretação do texto !! (4)

Hora de Aventura agora em Dobro ! (4)"


1: O que eu disse sobre espaço depois de pontuação, mesmo?

2: O substantivo se escreve com acento: “comédia”.

3: Palavra em maiúsculas desnecessárias.

4: Outra maneira errada de usar a pontuação. O espaço vem depois, não antes.


Como deveria ser: Fionna, Cake e todos de seu mundo vieram parar na dimensão de Finn. A partir disso, as lutas, aventuras, romance, mistérios e comédia ficaram em dobro!

Muitas novidades apareceram, inclusive novas personagens como a Princesa da Água, Princesa da Floresta, Príncipe da areia... Com desenhos feitos pela equipe, em ótima qualidade. Hora da Aventura em dobro!


"A Conheci (1) quando tinha apenas 8 anos,o (2) nome dela era Molly.Ela (2) havia perdido os pais e veio morar comigo.No (2) inicio era apenas amizade,nunca (2) pensei que aquilo viraria amor.....ainda agora,com (2) 12 anos,não (2) consigo acreditar que,eu (2) Ciel Phantomhive, me apaixonei."



1: Não se começa frase com próclise (pronome oblíquo antes do verbo). O correto é “conheci-a”.

2: Espaço. Depois. De. Pontuação. Vou perder a paciência.


Como deveria ser: Conheci-a quando tinha apenas oito anos. O nome dela era Molly; ela havia perdido os pais e veio morar comigo. No início era apenas amizade, nunca pensei que aquilo viraria amor... Ainda agora, com doze anos, não consigo acreditar que eu, Ciel Phantomhive, me apaixonei.



"Meu nome e (1) Luz ,(2)sou uma anja da guarda ,mas não é facil (3) quanto você e (1) metade anja e (1) humana bem humana bruxa ,(2)bem a criança que eu cuido se chama Harry potter (4) , é não e (1) nada facil (3) cuidar desse menino ...nada facil,bem (2) quanto ele nasceu também nasci ,(2)mas sou diferente dos outros anjos porque sou como os anjos disse meio a meio e também porque tenho um tom (5) que os outros não tem e também sou a unica (3) menina ."


1: Esses “e” sem acento geraram uma confusão imensa. Não sei mais qual é verbo (“é”) e qual é conjunção (“e”).

2: O espaço vem depois da pontuação. Por favor.

3: “fácil” possui acento agudo no “a”; “única”, no u.

4: Nomes próprios, seja o primeiro ou sobrenome, têm letra inicial maiúscula. É Harry Potter, right?

5: Tom? Acho que não. Dicionário, preste seus serviços.

tom
(grego tónos, -ou, o que faz esticar ou pode ser esticado, corda)
s. m.
1. Cada uma das diferenças que se notam nas vozes ou nos sons.
2. Modo de falar.
3. [Figurado] Força, vigor.
4. Jaez, laia.
5. Semelhança, visos.
6. Teor, sentido.
7. Moda.
8. [Botânica] Funcho-de-porco, brinça.
9. [Música] Intervalo entre duas notas da escala, como de dó a ré, exceto de mi para fá e de si para dó.
10. Gama que se adapta para a composição de um trecho e cujo nome deriva da nota por que essa gama é começada.
11. [Pintura] Maior ou menor vigor de colorido; maior ou menor intensidade das tintas.
12. Cor predominante.



Você quis dizer dom, não foi?

dom
s. m.
1. Donativo; dádiva; benefício.
2. Prenda, talento, dote natural.
3. Título honorífico que em Portugal se dava aos membros da família real e da antiga nobreza e a certas categorias religiosas.

Como deveria ser: Meu nome é Luz. Sou um anjo da guarda, mas não é fácil quando você é meio anjo, meio humana, ou melhor, meio bruxa. Bem, a criança de quem eu cuido se chama Harry Potter.

É, não é nada fácil cuidar desse menino. Quando ele nasceu, também nasci. Sou diferente dos outros anjos, por ser híbrida e por ter um dom que os outros não têm. Também sou a única menina.




Queimação de olhos: AAAAAAARGH!



"O Dia Nunca Pode Terminar do jeito Que Nós Não Queria-mos !

Pois Se Deus Te Deu Força Par Ficar De Pé,Significa que Vc Pode Andar Muito Mas Longe e Alcançar Seus Objetivos,e Seu o Esperado Não Aconteceu é só Ter Fé,Pois no Amanhecer Vc Vai Ficar De Pé Mas Uma Vez e vai Ver Que os Seus Objetivos Ainda Podem Ser Alcançados !"



Preciso mesmo comentar sobre as maiúsculas desnecessárias e o internetês?


Como deveria ser: O dia pode nunca terminar do jeito que nós não queremos, pois se Deus te deu força para ficar de pé, significa que você pode adar muito mais longe e alcançar seus objetivos. Se o esperado não aconteceu, tenha fé, pois no amanhecer, você ficará de pé mais uma vez e verá que seus objetivos ainda podem ser alcançados.




"Pov's (1) Renesmee

Meu Deus,que (2) garoto é aquele??.(3) Quase dois metros de altura,corpo musculoso,dentes (2) perfeitos,sorriso(2) perfeitos,olhos (2) perfeitamente escuros e brilhantes.Jacob (2) Black,(2)prepare-se,porque (2) mesmo você não querendo,você (2) vai ser meu.


Pov's (1) Bella

Aí meu Deus do Céu.Quem (2) aquele cara pensa que é.Desde(2) que ele chegou.Ele(2) sismou (4) comigo.Fica (2) tentando me cantar,chamar (2) a minha tenção.Eu (2) até gosto.Mais (2) e (4) Arrrg (5).


Pov's (1) Emma

Aí que gato,Damon Masen. Lindos olhos azuis.Bem que eu queria ficar com ele.Mias Stefan mataria a mim e a ele.


Pov's (1) Elena

OMG (6). Que garoto mais lindo é aquele. Stefan Salvatore. Simplesmente perfeito,corpo (2) perfeito,dentes (2) perfeitos,cabelos (2) perfeitos.Simplesmente (2) perfeito.Um (2) problema,Jacob (2) é muito ciumento.E (2) nunca deixaria eu namorar com ele e nem com ninguém."





1: Isso de POV Fulana, POV Siclana, POV Beltrana não é legal para sua história, e veja por que aqui. Ainda mais quando é “pov's”. Isso não existe. POV é uma sigla para “point of view”, que significa “ponto de vista”. PDV também é aceito em português, como mostra o negrito.

2: A essa altura, não preciso mais reclamar de espaço e pontuação, espero.

3: O que foi isso? Duas interrogações e um ponto final. Como assim, gente? Não usem, por favor.

4: “sismar” não existe. O correto é “cismar”

5: Onomatopeias não são adequadas para livros. Em quadrinhos, sim. Aqui, nem pensar.

6: Eu sei que nesse mundo globalizado quase todo mundo na internet tem uma noção de inglês. Mas custa escrever “Meu Deus”? É mais honesto com seu idioma natal.


Como deveria ser: “Meu deus, que garoto é aquele? Quase dois metros de altura, corpo musculoso, dentes perfeitos, sorriso perfeito, olhos perfeitamente escuros e brilhantes. Jacob Black, prepare-se, porque mesmo não querendo, você vai ser meu.”

“Ai, meu deus do céu. Quem aquele cara pensa que é? Desde que chegou, ele cismou comigo. Fica tentando me cantar, chamar minha atenção. Eu até gosto, mas...”

“Ai, que gato. Damon Masen. Lindos olhos azuis. Bem que eu queria ficar com ele, mas Stefan mataria nós dois.”

“Oh, meu deus. Que garoto lindo é aquele? Stefan Salvatore. Simplesmente perfeito: corpo, dentes, cabelo. Mas Jacob é muito ciumento, e nunca me deixaria namorá-lo ou qualquer outra pessoa.”


"uma empresa mundialmente famosa resolve pegar um personagem de um desenho e fazer um muito soldado só que eles não sabiam que iriam causar a maior destruição."

Não tem maiúscula no início, não tem vírgulas, não tem coerência, só tem palavras desconexas.


Como deveria ser: Uma empresa mundialmente famosa resolve pegar uma personagem de um desenho e fazer um soldado, mas eles não sabiam que isso causaria a maior destruição.



Juro que foi difícil superar os traumas desse post. Faço aqui um pedido: autores, corrijam suas histórias. Pode parecer chatice, implicância, bobagem, mas não é. Ortografia e gramática corretas são o primeiro passo para melhorar a qualidade da escrita. Não necessariamente você precisa de um beta para esta etapa, porque o dever dele não é esse. O Word tem corretor, o Google Chrome tem corretor, o Nyah também tem, por mais simples que eles sejam. A Liga usa e recomenda este, que tem três opções (português de Portugal, brasileiro e espanhol), é inteligente e gratuito. Eu uso o do LibreOffice, a versão Office do Linux, que também me agrada muito.

Corrijam. A Liga agradece.

3 comentários:

  1. Haha... O "internetês" anda pegando todo mundo \o/

    ResponderExcluir
  2. As pessoas esculacham mesmo. Será que elas apertam em 'adicionar novo capítulo' escreve ali mesmo, não lê e publica? Sério? O mundo seria muito melhor se as pessoas passassem a ler o que elas mesmo escrevem.

    Não sou nem um pouco perito em português, talvez eu tenha cometido erros até nesse comentário, mas nada que um corretor ortográfico não dê um jeito, certo?

    Eu concordo que usar expressões em outras línguas, não é tão legal. Mas cumprimentar não tem nada de mal. 'Yo Minna' é bem comum hoje em dia. Acho que é importante sempre deixar uma tradução para os que não conhecem, e também não abusar. Eu tenho costume de colocar um 'Good Read!' ou agradecer com um 'Arigato Gozaimasu'... Se bem que não estão dentro da Fic.

    De qualquer forma, obrigado por mais um ótimo artigo e até o próximo o/

    ResponderExcluir
  3. Algumas frases doíam os olhos, porém outras chegavam a me fazer rir. Eu realmente ri muito com erros aqui.

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana