Dicas: ganhando leitores para sua fanfic

quarta-feira, 17 de abril de 2013



Por: Nami Otohime 
(colaboradora da Liga dos betas)


Algumas pessoas costumam me escrever buscando por dicas de como conseguir leitores para sua história. Eu não tenho a resposta clara e precisa, mas costumo fazer algumas coisas que sinto ter boa recepção por parte das minhas leitoras e no meu fandom. Quero deixar bem claro que eu não faço isso porque quero ganhar comentários, mas faço em respeito às minhas leitoras que são lindas e mereciam muito mais. De todos os modos, vou tentar escrever minhas ações em forma de dicas, quem sabe isso não ajude vocês em algum momento. Também andei conversando com as meninas da Liga dos betas do Nyah! Fanfiction que me deram dicas muito boas e vou colocá-las aqui, junto com as minhas.


1. Escreva regularmente: estabeleça um intervalo fixo de tempo e poste nesse intervalo. Se é toda sexta-feira, é toda sexta-feira. Se é dia 08 de cada mês, que seja irrevogavelmente dia 08 de cada mês. Isso cria hábito no leitor e ele poderá esperar ansiosamente pela data em que vai ter o capítulo seguinte da sua história. Imagine as suas séries preferidas sendo exibidas só Deus sabe quando na televisão! Seria o caos. E fanfics novas e boas são publicadas diariamente, certo? Para um leitor começar a ler uma dessas e esquecer para sempre de nossas existências, é muito fácil.


2. Escreva em bom português: quanto melhor a gramática e a redação, mais amplo será o seu público. No Nyah! há muita, mas muita gente mesmo que desiste de qualquer bom enredo porque a redação é ruim. Se a literatura é uma linguagem bem trabalhada, tratemos de trabalhá-la bastante. E o Nyah! oferece um serviço de betagem, é grátis e não arranca pedaços, um beta te acompanha corrigindo não só erros de gramática, mas possíveis complicações no enredo, na composição das personagens, etc. Dá aquela segurança enorme na hora de postar. É um serviço gratuito e você pode buscá-lo aqui: Clique.


3. Escreva uma boa sinopse, de preferência curta: "o bom, se breve, duas vezes bom". E, por favor, não escreva "sinopse está um lixo, mas a história é boa". Isso MATA a vontade de ler sua história por parte dos leitores mais esclarecidos. Não sabe como fazer sinopses? Uma boa alternativa é olhar as sinopses dos filmes. Ajuda muito. E essa questão de sinopse ser boa ou ruim, isso é um julgamento do leitor, vocês têm de escrever uma sinopse que dê conta da história, só isso (risos). Eu fico muito chateada quando vejo "sinopse ruim" porque se você, escritor, sabe que é ruim, você não deveria estar se esforçando para criar uma sinopse boa? Ou uma sinopse que pelo menos você a veja e pense: é o melhor que eu posso fazer?


4. Responda os comentários, o mais rapidamente possível: isso mostra respeito e consideração para com seus leitores. Além do mais, é sempre uma oportunidade para discutir o andamento de sua história, assim como uma forma de falar cada vez mais sobre seu fandom preferido. Ah, o comentário foi muito crítico? Agradeça-o, pense bastante sobre ele (afinal de contas, não podemos levar tudo o que os outros falam 200% a sério, é necessário AVALIAR) e aproveite para discutir os pontos fracos de sua escrita com essa pessoa. 

5. Leia as histórias de outros autores do Nyah! referentes ao seu fandom e a outros fandoms de que você gosta: primeiro, isso faz com que você seja notado dentro do fandom. Isso também costuma inspirar a gente, nossa, quantas ideias eu não tive lendo a história de vários autores do Nyah! Depois, é muito mais eficaz do que divulgar sua fanfic por MP (o que é proibido e pode acarretar no bloqueio da sua conta e de seu banimento do Nyah!). Não é legal ter um novo leitor? Pois vamos dar essa alegria a outras pessoas também. Alguns ficam tão agradecidos que, muito além de um leitor, terminamos por ganhar um grande amigo. E muita gente sempre entra no perfil daquela pessoa que lê sua história para saber de quem se trata. Sem contar que falar dos nossos assuntos preferidos com gente que também curte a mesma coisa é super divertido. "Ah, eu gosto de escrever mas eu odeio ler!" Na boa, com essa postura você jamais será um bom escritor! Jamais! 


6. Aproveite para conversar com seu leitor nas notas do capítulo: pessoal se sente acolhido assim e se sentirá mais à vontade para comentar. Mas seja breve nas notas e não faça como eu, assustando os leitores com notas absurdas.


7. Não escreva nas notas do capítulo "achei esse capítulo um lixo", "leiam esse lixo", "odiei esse capítulo": isso desanima muito o leitor. Imaginem, se nem vocês que escreveram gostaram, qual é a possibilidade de o leitor gostar? Isso não mostra humildade, como muitos podem pensar, mas mostra descaso. É a mesma questão da "sinopse lixo", se vocês sabem que estão ruim, então por que não esforçaram para escrever melhor? Sério, eu desisti de ler um livro do Érico Veríssimo, que é um grande expoente da nossa literatura, porque ele veio com essa conversa, que dirá de fanfics... Experimentem fazer o contrário, sempre que você tiverem vontade de escrever qualquer uma daquelas frases acima, ou derivadas dela, escrevam "o resultado ficou bom", "gostei", "fiz o meu melhor". A recepção de sua história será outra! Eu garanto!


É isso, espero que eu tenha ajudado de alguma maneira e que essas dicas possam ser úteis.

****

Material consultado:

Entrevistas com as beta readers da Liga dos Betas.


Nami Otohime é um alter-ego ativo e operante, autor da fanfic Great Expectations, acessível a partir do seguinte endereço: http://fanfiction.com.br/historia/267561/Great_expectations/ . Ela também tenta manter um blog sobre Amor Doce e sobre sua fanfic, mas só tenta.


As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana